MySQL: Monty entrega sua petição à Comissão Européia
Veja mais detalhes em “Fundador do MySQL persiste na campanha para a Oracle não comprar o SGBD que ele vendeu – e tenta colocar o PostgreSQL na jogada“.
Trechos da notícia do iG Tecnologia:
(…) Widenius, que entregou a petição na segunda-feira, afirmou que ele continuaria a recolher assinaturas até que a Comissão tome uma decisão final, o que deve acontecer em 27 de janeiro. “Nossos signatários não acreditam que a Oracle seria uma boa gestora para o MySQL”, afirmou Widenius em comunicado.
Ainda assim, Beau Buffier, advogado especialista em questões antitruste no escritório Shearman & Sterling, disse que petições não têm grande peso junto à Comissão. Ele disse que as autoridades regulatórias em geral desejam que cada pessoa que se pronuncie sobre casos pendentes ofereça detalhes específicos sobre como uma aquisição poderia afetar suas atividades específicas. “O necessário seriam declarações detalhadas de programadores considerados importantes”, ele disse.
Widenius informou que mais de cinco mil assinaturas vêm de programadores autônomos, e outras três mil de funcionários de empresas e outras organizações que usam o MySQL. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
é que nem eu vender meu fusca pro vizinho e depois querer regular para quem o vizinho irá vender o fusca!
Esse cara ainda se afunda e leva o mysql junto com ele para o buraco.
A comparação do MySQL a um fusca não me parece muito adequada, pois o MySQL é único, mas acho importante lembrar que o provável comprador também é proprietário da única alternativa: o único Ford T do pedaço…
Não é por acaso que este caso está sob julgamento de uma côrte que avalia casos de monopólio.
O caso é público e o homem está manifestando a posição dele a respeito.
Do meu ponto de vista, não vejo com bons olhos uma empresa deter todos os direitos sobre ambas alternativas: sou a favor de “não guardar todos os ovos em um único cesto.”
esse maluco tá viajando
ele tem desenvolvido o mariadb e devia estar se dedicando a isso
@gmbastos
Mesmo quando a nova dona da cesta declarou publicamente suas intenções com o MySQL para os próximos 5 anos, coisa que sequer a antiga dona havia feito?
Sim. Ainda assim.
Não acredito que seja “tudo em um único cesto” pois não existe somente MySQL e Oracle, temos muitas outras tecnologias concorrentes diretas tanto ao MySQL quanto ao próprio Oracle.
Concordo com o exemplo do fusca.
@gmbastos
“A comparação do MySQL a um fusca não me parece muito adequada, pois o MySQL é único”
Ao contrário. O fusca é físico, um objeto palpável que pode ser substituído somente por OUTRO carro, um fusca ou outro.
O mysql não, pode ser copiado, modificado e afins.
Uma petição do Monty e 14 mil ‘seguidores” para defender um fusca faria muito mais sentido.
“mas acho importante lembrar que o provável comprador também é proprietário da única alternativa: o único Ford T do pedaço…”
Aaaaahn ??! Quem seria ?
-O Oracle ?
Proprietário e muito bem pago. Para um tipo de aplicação bem diferente, praticamente inviável de usar para o típico usuário de mysql acostumado com um banco que acha stored procedure algo super avançado.
-O Berkeley DB ?
Nada a ver, nem relacional é.
“Do meu ponto de vista, não vejo com bons olhos uma empresa deter todos os direitos sobre ambas alternativas”
Só que isso não existe no caso.
‘“não guardar todos os ovos em um único cesto.”’
Perfeito. Só falta lembrar a todos que desenvolvem seus sistemas dependendo do mySQL especificamente para fazerem isso.
Mesmo depois de mais de um ano de polêmicas sobre o destino desse banquinho, não saiu uma versão sequer de um WordPress mudando.
O máximo que vi foi anúncio de que não estavam preocupados, poderiam usar o MariaDB ou outro fork. Ao menos deram exemplo de não ficar estérico com algo que nem existe.
“Beau Buffier, advogado especialista em questões antitruste no escritório Shearman & Sterling, disse que petições não têm grande peso junto à Comissão.”
Essa frase é super-anti-democrática.
@Weber Jr .
Stored procedures já não são um tópico avançado para o MySQL à algum tempo.
Não compare o MySQL 4.x com o 5.x. São muito diferentes.
@André Luis Pereira
“Stored procedures já não são um tópico avançado para o MySQL à algum tempo.
Não compare o MySQL 4.x com o 5.x. São muito diferentes.”
Lógico que sim. Versão 4, por favor, não estamos falando dos primeiros alphas…
Para não ficar na mesma tecla de sempre, não vou falar do Postgres. Vou pegar o Firebird, pobre coitado, ignorado pela maioria, mas tem SP a muito tempo.
E está encrustrado na cultura dos usuários MySQL que Stored Procedures, Triggers e Transações são “frescuras”. Isso acaba se refletindo em código tosco que diz para não confiar em Chaves estrangeiras, por exemplo, melhor cuidar tudo no código.
E porque ? Porque durante anos, o MySQL não tinha nada disso e alegava que isso tudo era supérfluo.
Eu lembro com especial “carinho” de ler num manual antigo, versão 3.’alguma coisa’ provavelmente, onde dizia algo como “O mysql não é ACID…. Mas não precisamos pois implementamos de uma forma muito melhor”.
Arrogância de dizer que o banquinho que não tinha nem mesmo chave estrangeira na época tinha feito algo melhor que algo consagrado como característica de qualquer banco relacional decente.
Ok, poderiam ter inovado mesmo. Porém um ou dois releases depois, era destacado com fanfarras …”Agora cumprimos completamente com as propriedades ACID”.
Lembrando que as citações são de memória, longe de exatamente isso, e antigas.
O problema ? Coerência !
Lembro de um episódio de um bug descoberto pela equipe do Postgres uns dois anos atrás. Como o bug afetava ambos os bancos (acho que era algo relativo a cálculo de Hash) a equipe do PG, que descobriu, informou o pessoal do mysql.
Corrigiram e divulgaram como tendo descoberto e corrigido completamente dentro do projeto do mySQL.
Eram obrigados a relatar ? Não, mas se trata de cortesia. E é assim, aos poucos, que o caráter de alguém (uma empresa no caso) vai sendo revelado.
Agora temos somente a cereja do bolo, o tal Monty fazendo um escândalo, criando mentiras para atrapalhar o negócio de um produto que ele mesmo vendeu. Envolvendo gente que não tem nada a ver com um problema que ele mesmo está no papel de intrometido.
Por toda essa cultura, eu acho mesmo que seria mais benéfico que prejudicial se o Mysql sumisse do mapa.
Substituído pelos CouchDBs da vida ou mesmo algum fork simplificado do mysql, que não tentasse afirmar que aquilo que não está implementado, não é útil.
@webe Jr.
Cara, voçê é sempre agressivo assim tentando argumentar em uma discussão?
Ninguem é obrigado a concordar com voçê. Eu sou a favor da oracle deter controle sobre o mysql, assim como a nokia ter comprado o QT, assim como a criação do MONO, etc.
O linux esta ganhando mercado e é MAIS que natural que se adeque ao mnundo corporativo/competitivo/capitalista
Empresas são vendidas e compradadas TODOS os dias, se acostume com isso.
Logo logo alguem vai comprar a red hat, e ai? vão fazer camapanha na frente da empresa cantando “kumbawa?
Sinceramente , eu repito o que eu sempre disse
Eu acho que o Monty esta agindo de má fé, ele fez bastante dinheiro com o MySQL , agora ele criou um FORK , o MariaDB , quer destruir a imagem do MySQL e mover todos para o seu MariaDB…
Muita sacanagem da parte dele… e muito sujo do ponto de vista de licenciamento , ele simplesmente esta jogando no lixo a GPL…
@bill
“Cara, voçê é sempre agressivo assim tentando argumentar em uma discussão?”
Não, só quando o assunto fica ridículo no ponto que essa novela do MySQL chegou.
“Ninguem é obrigado a concordar com voçê.”
Perfeitamente. Só que essa sua afirmação não procede, pois se prestar atenção ao meu último comentário vai ver que nem mesmo me dirijo ao André Luis.
Minha agressividade, se houve, foi focada é na atitude do tal Monty, e no produto que ele vendeu, não no André Luis. Logo, tem
” Eu sou a favor da oracle deter controle sobre o mysql, assim como a nokia ter comprado o QT, assim como a criação do MONO, etc. ”
Dessa parte para baixo creio que você não entendeu mesmo meu posicionamento.
Eu não sou contra a venda do mysql, ao contrário, estou defendendo que a Sun e produtos podem ser comprados por qualquer um.
Estou justamente atacando um sujeito que vende um produto e depois reclama que o comprador foi vendido.
O cara só quer promover o MariaDB e depois vender também..
“O linux esta ganhando mercado e é MAIS que natural que se adeque ao mnundo corporativo/competitivo/capitalista
Empresas são vendidas e compradadas TODOS os dias, se acostume com isso.”
Graças a deus nem todo mundo pensa como você, então existem LEIS (anti-trusti, defesa do consumidor, SOX, … ) que servem justamente para conter um pouco essas artimanhas que prejudicam tanta gente só para beneficiar um pequeno grupo.
Vendeu porque quis, deveria estar fazendo bom uso do dinheiro.
Eu gosto muito do mysql, mas por exemplo, se eu comprasse o projeto do mysql pra mim, acho justo que eu pudesse fazer com ele o que eu quisesse, sem precisar de alguém pra ficar me perturbando.
É a mesma coisa de um cara me vender um fusca e depois ficar dizendo o que eu posso ou não fazer com ele hehehehe
O MySQL não deveria nunca sair do mapa. Possui uma base instalada gigante e muitas aplicações sérias baseadas nele.
Fácil de instalar, simples de manter, rápido, confiável quando bem administrado (como todo SGDB descente), multi-plataforma e por ai vai.
Muito disso não foi conseguido por outros SGDBs. Qual SGDB é tão simples de instalar e manter como o MySQL e ainda por cima sendo confiável e rápido mesmo sem nenhuma otimização específica?
Lamento, mas nem o PostGres é tão fácil assim de implementar.
O produto é fantástico para aquilo a que ele propõe-se.
Mas eu pessoalmente, não tenho medo da Oracle. Apoio a compra da SUN por ela. Eu confio da GPL.
O Monty… ele simplesmente fala um MONTE de #$@*&.
@André Luis Pereira
“Qual SGDB é tão simples de instalar e manter como o MySQL e ainda por cima sendo confiável e rápido mesmo sem nenhuma otimização específica?”
Firebird. Se baixarmos para os que focam performance e simplicidade, daí temos o SQLite.
“Lamento, mas nem o PostGres é tão fácil assim de implementar.”
Avaliou ambos e achou complexo ?
Não está comparando algo que usa sempre, mySQL, com outros que não está habituado ?
Última vez que tive de instalar e configurar mySQL, fui obrigado, claro, devo ter levado três vezes o tempo que levo para instalar e configurar o Postgres.
No final tudo se resume a hábito e preferência.
Ao menos sou grato ao Monty, Oracle e UE por um lado de toda essa confusão.
Ainda que em escala muito pequena, estão fazendo com que se PENSE a respeito do banco utilizado.
E mesmo se deve se usar um BD relacional ou alguma daquelas novidades “NoSQL”, como couchDB.
Não seguir usando algo por mero hábito ou “porque todo mundo usa” como acontece com mysql. O Windows dos bancos de dados.