Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft muda de discurso sobre o driver livre para o Kinect

No final da semana passada soubemos que um desenvolvedor havia ganho a recompensa de US$ 3000 oferecida a quem desenvolvesse o primeiro driver em software livre para a tecnologia de interação Kinect, desenvolvida pela Microsoft – mas poucos dias antes a mesma Microsoft havia lançado uma ameaça velada sobre a recompensa, dizendo que ia continuar trabalhando em conjunto com as autoridades para impedir que seu produto fosse modificado pelos usuários.

O driver foi completado e disponibilizado, a recompensa foi paga e agora a Microsoft mudou para outro discurso bem menos agressivo: o driver não modifica em nada o Kinect portanto não é um hack – mas a empresa não o suporta, e encoraja seus usuários a usarem o Kinect só com o XBox 360, para melhores resultados.

No ZDNet vemos a questão dos motivos: será que os advogados da empresa perceberam que não teriam nada a questionar no caso, ou alguém percebeu que os drivers que permitem usar o periférico em mais plataformas sem custos nem responsabilidade para a empresa podem vir a ser uma mina de ouro? (via uk.gamespot.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 8:22 am

    Eles deveriam pensar mais antes de falar algo, só uma pessoa sem visão pode falar que um driver livre que irá conectar em + dispositivos é prejudicial ao produto.
    Eu realmente não sei como a Microsoft pode ser tão “grande” ainda, pois sempre eles dão um bola fora a altura deles.
    Bom melhor exemplo é o Ballmer, nunca vi um cara para falar tanta besteira em tão pouco tempo na mídia.

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 8:31 am

    Eu acredito muito que a ameaça inicial deva ter saído quase que exclusivamente do departamento jurídico da empresa. Para mim foi a mesma coisa que um cachorro raivoso latindo e babando para o carteiro na rua, e parando logo em seguida por nunca saber exatamente o que aquele cara faz.

    André Moraes (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 9:11 am

    Voto no número 2.

    Agora é só salgar o preço do kinect avulso e dar um desconto camarada na dupla “xbox + kinect”.

    Ganha dos dois lados e ainda sai “com fama de boazinha”, mas no final das contas o usuário sai ganhando por não precisar ficar preso ao xbox.

    luiz (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 10:24 am

    @Profeta do Caos

    Faça um favor a todos, cala boca.
    E pode moderar, sei que não aguenta a verdade.

    Renato (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 11:12 am

    Calma pessoal, acho que a Microsoft sempres foi capitalista ao extremo, podemos até dizer que eles foram bonzinhos dessa vez, risos…

    self_liar (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 12:18 pm

    A Microsoft não é boazinha. Ela é somente focada nos seus interesses.

    Microsoft se tivesse um jeito de impedir que o driver livre seja lançado, ela causaria revolta e rejeição das pessoas .Possivelmente as pessoas iriam procurar outras soluções .

    A melhor solução seria as pessoas procurarem hardware aberto e bem documentado.

    Infelizmente a Microsoft está comprando várias patentes de várias empresas relacionadas com esse sistema de visão.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 3:38 pm

    Eu estou pouco me lixando com as intenções da MS, que com certeza não são nem um pouco benevolentes.

    O que acho incrível é a força da comunidade, que conseguiu criar um driver, e ainda por cima fez com que a MS recuasse as ameaças. É um feito que não deve ser subestimado. Parabéns aos responsáveis.

    self_liar (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 3:50 pm

    Reikainosuke

    Entendo ,mas ainda sim não acho bom pois a comunidade não muda de hábitos e estimula as empresas a continuarem com estas práticas. Por exemplo os desenvolvedores do OpenBSD sempre dizem que hardware com documentação é o caminho.

    Mas ainda sim é um ponto postivo pois que nem mesmo usa Linux vai se beneficiar deste driver.

    alberto (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 7:20 pm

    Se for comparar com a Oracle ou Apple… A MS é super gente boa, galera!!!

    João Vitor (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 8:49 pm

    @alberto Pelo o que eu sei a apple parece que tambem apoia o free software, mais a microsoft não é lá tão gente boa não. Mais voltando ao kinect, esse driver livre é otimo, eu imagino as possibilidade de usar isso em diversas aplicações. Imagine essa camera em um avião, poderia se otimo, ainda não sei em que, mais com certeza vai ser muito util.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 9:39 pm

    ALberto…

    “Se for comparar com a Oracle ou Apple… A MS é super gente boa, galera!!”

    Pois é o que sempre digo, a Microsoft gosta de FUD, mas late mais que morde, e FUD não deixa de ser uma forma de latido. Já a Apple, considerada a empresa “cool”, “do bem” e etc…Não perde a viagem e processa todo mundo, como fez com a Psystar. Pra Apple e Oracle, usar seus produtos de modo diferente é algo tão absurdo que eles consideram ultraje máximo e toda a comitiva de fanboys desligam seus cerebros e vão bajular o Steve Jobs, dizendo atrocidades, como “jailbreak é crime”, “Hackintosh é crime”, ainda que não tenham qualquer base legal pra afirmar isso.

Este post é antigo (2010-11-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.