Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Asneiras”: site do Kurumin NG classifica como boato a declaração de término do projeto emitida por Carlos Morimoto

Mais uma rodada. Após a recente declaração do fim do Kurumin NG emitida por Carlos Morimoto, que coordenou as versões 1 a 7 do live CD brasileiro Kurumin, surge agora uma reação em contrário.

E a negativa ocorre na forma de uma nota não assinada no site do Kurumin NG, que fala em boatos e asneiras, e que reproduzo na íntegra: “Não farei um post longo para falar deste assunto por enquanto, porém caso vocês tenham visto alguma notícia com relação ao fim do projeto saibam que estas se tratam de boatos, o projeto está devagar mas não morreu e quando acabar eu serei o responsável por noticiar tal decisão, portanto, independente de quem está falando asneiras saibam que não é verdade.

A declaração de Carlos Morimoto veio acompanhada de detalhes sobre o andamento recente do Kurumin NG, que reproduzo em parte: “Em dezembro o Leandro postou uma mensagem no grupo interno de desenvolvimento, anunciando que não poderia mais se dedicar ao projeto por motivos pessoais. Desde então o assunto ficou parado, sem que fosse feito nenhum anúncio oficial. Quando cobrei uma definição sobre a continuidade do projeto, ele respondeu me excluindo do grupo. Hoje o Jqueiroz, que era o único membro ainda ativo (e quem estava segurando as pontas aqui no fórum) anunciou a saída do projeto, o que significa que o projeto chegou ao final“.

Saiba mais (kurumin-ng.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 2:39 pm

    Espero que isso não se torne uma briga do Morimoto com os desenvolvedores do Kurumim NG.

    Mesmo que não goste muito do jeito do Kurumim ser instalado (Prefiro ele mais como LiveCD), ao menos ajuda os usuários a ficar mais próximos ao Linux e, se um apoiar o outro, todos ganham.

    Marcelo Andrade (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 2:40 pm

    Olá,

    Há bastante tempo deixei de usar o Kurumin (agora o NG) mas dois uma das minhas distros preferidas.

    Gostaria de saber quais são as dificuldades do projeto. Por que “o projeto está devagar”?

    Apesar de estar bastante tempo sem usar, eu ficaria feliz em poder contribuir com o projeto no que for preciso.

    Atts.

    Cobalto (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 2:41 pm

    Prevejo pancadaria digital e muito flame…
    Será que isso é um efeito colateral por eu ter ido para o lado livre da força? o.0

    Sr. da Guerra (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 2:55 pm

    Guerraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !

    Rafael (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:00 pm

    Galera, nao se exaltem atoa

    usem biglinux

    klarkc (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:08 pm

    È triste ver situações assim, só ridicularizam o software livre, dificultando o crescimento. É difícil para, por exemplo, uma grande empresa confiar em uma distro, se os desenvolvedores criam “briguinhas” internas… Só geram flames, e no final quem sai perdendo são os usuários.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:09 pm

    Acho que foi então um mal entendido. Como o projeto estava parado e o Marimoto não obteve respostas e não pode continuar e o principal analista saiu, deduziu que tinha acabado. Pelo jeito ficou alguém no grupo.
    Bom, vamos aguardar o desdobramento…

    Julio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:09 pm

    O anônimo da mensagem no site oficial do KNG é o Leandro Santos. A mensagem não foi assinada por bobeiras do WordPress.

    Julio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:10 pm

    Aliás, parece que ele editou lá. Agora está assinada.

    como assim, não assinada? tá lá o nome do tal Leandro S. dos Santos…

    hum, mas pra um projeto q não está capengando, o site tá bem devagar… vendo superficialmente, claro.

    [ ]s

    Então agora ele editou para inserir o nome dele, Wallysou. Originalmente foi publicado sem assinatura.

    André0991 (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:25 pm

    “Em dezembro o Leandro postou uma mensagem no grupo interno de desenvolvimento, anunciando que não poderia mais se dedicar ao projeto por motivos pessoais.”

    Então o Leandro agora voltou atrás? Se essa mensagem existe de fato, realmente era para ser o fim do Kurumin NG.

    Essa história ainda está mal contada.

    Caio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:31 pm

    Olha a treta!

    Emanuell (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:46 pm

    Next Generation… Next Complication ou Next Confision… sugestão proximas versões do Kurumin by Lendro :D

    Quem acompanha o gdhcast sabe o que era um projeto com o Morimoto e o Leandro mais o Morimoto abandonou recentemente e acabou o vinculo com o guia do hardware ou seja parece que rola uma discórdia entre esses dois ai.

    Kurumin decepcionado (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:50 pm

    Gostava doantigo kurumin… quando misturava aspectos o knoppix e debian… era um livecd e tanto…, perdi o gosto pelo projeto quando foi descotinuado peli morimoto… agora num passa de um kubuntu com maquiagem

    Kurumin decepcionado (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:53 pm

    eu acho que morimoto tem todo direito a logomarca kurumin pertence a ele, ele que criou… se leandro que da continuidade a um dristribuição que ele num quer que morimoto num participe que seja com outro nome :D… ele não tem esse direito… Ou ele ta achando que decide as coisas sozinhas… Onde está comunidade?

    André0991 (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 4:03 pm

    Kurumin decepcionado, não é bem assim. O controle do projeto Kurumin NG é do Leandro, não do Morimoto.

    Rickd (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 4:04 pm

    Se depender do Leandro, o Kurumin já morreu a muito tempo. Quem usou o Kalango sabe o lixo de trabalho que ele faz, remendos de varios temas e script dos outros e ainda tem coragem de chamar aquilo de “distro”

    Kurumin decepcionado (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 4:18 pm

    Claro… morimoto ia parar com as atualizações ne meu amigo andré como ele iria comandar… passou a responsabilidade para o leandro ele se propós a isso… mas vejo que agora ele quer dar os passos sozinho pegando carona(fama) no kurumin, pq ele num volta pro kalango =]

    Amauri (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 5:18 pm

    Sempre achei uma boa distro é pena o Kurumin acabar assim…

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 5:30 pm

    A verdade é que o Kurumin, tal como muitos outros projetos, é um projeto fracassado desde a sua concepção, pois é um projeto de software livre que atrai a atenção dos usuários e não dos programadores. Mas o software livre só se desenvolve com a presença de programadores. Quando acontece alguma coisa e os criadores do projeto precisam deixá-lo, não há ninguém para tocar o projeto para frente, simplesmente porque o projeto só atraiu usuários e não atraiu desenvolvedores…

    Infelizmente este é o triste destino de todos os projetos (principalmente as distribuições) que se focam exclusivamente no usuário.

    Steve Jobs (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 5:45 pm

    Bem, eu acho que o Kurumin sem o Morimoto não vai andar, porque o Carlos é uma pessoa que faz acontecer e não fica esperando a tal comunidade iniciar alguma coisa. Só para relembrar a quem não presenciou, olha a briga do LEandro e os integrantes do falecido KALANGO.
    http://br-linux.org/noticias/002609.html

    Eu realmente não levo fé, o Kurumin sem o Morimoto vai ficar igual a APPLE quando eu for para o andar de cima. :)

    estranho (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 5:46 pm

    Acho que se o Leandro quiser continuar esse projeto sem o aval do Morimoto, o Morimoto tem todo o direito de exigir que não seja usado o nome “Kurumin”.

    Se o Morimoto não concorda com o que está sendo feito, se acha que algo está mal feito, tem todo o direito a não ter o nome “Kurumin” manchado, e o seu próprio nome, que é associado diretamente ao Kurumin por fatos históricos.

    Que tal dar o nome de “Leandro-NG” para a distro?

    Marcelo Minholi (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 5:50 pm

    Sou usuário de Linux há mais de 10 anos, já contribui com vários projetos, e vi esse tipo de coisa acontecer algumas vezes em comunidades de usuários de distribuições nacionais, chegando inclusive, vez por outra, a ser noticiado aqui no br-linux, como aconteceu agora.

    A questão é:

    O que essas distribuições nacionais feitas por hobby oferecem de diferente afinal? O que se vê nessas distribuições é, na imensa maioria das vezes, um “re-branding” de distribuições mais conhecidas com papel de parede, splash screens, boot loader, cores, ícones e nome alterados.

    De uma forma geral há muita gente que se diz altamente envolvida com software livre mas só faz personalizar visual de desktop e instalações de Drupal e phpBB na esperança de ser conhecido como lider de algum projeto ou responsável por alguma comunidade nacional de usuários de alguma coisa (*-br.org).

    Façam um favor a si próprios e a todos os outros que usam software livre: Parem de ficam tentando inventar moda e contribuam com algo realmente útil. Parem de ficar desenhando papéis de parede, logos e esquemas de cores para suas próprias distribuições caseiras e contribuam pra algum projeto de forma centralizada.

    Qualquer um com um pouco de força de vontade e algumas buscas no google é capaz de remasterizar um live-cd de distribuição de linux e personalizá-la com a cara que quiser, sendo assim, parem de perder tempo e vão programar, corrigir bugs, traduzir e documentar software, escrever tutoriais, etc. que é o que pode ser classificado de útil no momento.

    Passar bem!

    AlphaZine (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 6:20 pm

    Essa discussão não faz o menor sentido. O Kurumin tá morto e enterrado faz tempo. Já o tal NG já nasceu morto.

    Rickd (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 6:20 pm

    Minholi, no caso do Kurumin foram feitos muitos scripts e automacao para iniciantes teve os icones magicos, foi feita muita coisa para o leigo. Foi um grande avanço. O Kurumin foi inclusive muito elogiado lá fora, com varios pedidos de traducao de scripts ao Morimoto.

    Marcelo Minholi (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 6:39 pm

    Rickd, por isso nem todos se enquadram na minha colocação, já que para distribuir os scripts era essencial remasterizar o Knoppix, já que a idéia era fazê-los funcionar no próprio CD.

    Mas em quantas situações isso é necessário? O EasyLife do Fedora é um caso bem semelhante, mas que não foi usado pelo autor para criar uma nova distribuição e sim disponibilizado para a comunidade de usuários da distribuição para a qual ele foi criado originalmente.

    Quem usou Ubuntu nas versões mais antigas deve se lembrar do Automatix, que também é parecido. No Slackware foi criado o slackpkg que gerenciava pacotes e dependências. E assim é com todo e qualquer software desenvolvido para que funcione no Linux.

    A questão é que nesses casos o intuito dos criadores foi o de contribuir com a comunidade de usuários, o que é muito diferente de, a cada novidade, querer criar uma comunidade totalmente separada de usuários, afinal de contas, se todos fizessem o mesmo, teriamos um universo de distribuições ainda maior e ainda mais desconexo.

    Asneira é dar trela para esse Kurumin NG. Que a porcaria volte para o ostracismo de onde jamais deveria ter saído.
    O projeto já caiu em descrédito. Se eu fosse o Morimoto agora proibiria de usarem a marca.

    Eduardo Pestanha (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 7:24 pm

    O fato é que esse tal de Leandro tem inveja do Morimoto e quer usar o Kurumin-NG apenas para se auto-promover.

    Que o Morimoto o impeça de usar a marca!!!

    Steve Jobs (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 7:31 pm

    Desta vez dou razao ao Morimoto. Este Kurumin-NG é uma farsa.

    Fulano Detal (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 7:36 pm

    e agora fica essa lenga lenga pra segurar a carroça na beira do penhasco pra não perder o nome já consagrado …

    pqp …

    Fábio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 7:50 pm

    Ele já se pronunciou sobre o assunto, juntamente com o Jqueiroz:

    http://www.guiadohardware.net/comunidade/projeto-continuidade/944469/

    esbrolbus (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:13 pm

    já vai tarde 2 !

    Celton (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:13 pm

    Me admira o Morimoto, macoco velho, dar abertura para o Leandro, que é conhecido na comunidade por ser barraqueiro e tentar brilhar em cima dos outros, o Morimoto até defendeu ele quando deu-se a querela no Kalango, quando os criadores começaram a se digladiar por créditos.
    Estava na cara que o Leandro sói queria usar o nome do kurumin para se autopromover, por que já tinha brigado com todo mundo do Kalango.

    Morimoto caíu que nem pato, deu espaço para a Cobra e foi picado.

Este post é antigo (2009-01-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.