Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Problemas com o Kalango?

Notícia publicada por brain em junho 9, 2004 11:32 PM | TrackBack


O Kalango é um mod do Kurumin que vem recebendo atenção ultimamente - tendo inclusive sendo encartado na edição corrente da revista PC Master. Recebi hoje o aviso de que houve um desentendimento entre os mantenedores do software, e este desentendimento se refletiu no redirecionamento do site do Kalango (www.kalango.org) para uma página de protesto sobre o andamento do projeto. Aparentemente o redirecionamento ainda não se propagou para todos os servidores DNS - eu, por exemplo, ainda vejo o site original do Kalango, e não o protesto. Detalhes são escassos, mas o fórum do Kurumin está dando atenção ao assunto. A área de comentários está à disposição para quem tiver explicações sobre o que houve.

Para os demais membros da comunidade, fica a repetição da dica que já mencionei no FISL: se for formar equipes ou parcerias, selecione bem os componentes, e combine claramente o papel de cada um. Uma equipe bem estruturada é pré-requisito para um projeto duradouro.

Atualização: O Leandro Santos, do grupo de pessoas que hoje mantém o Kalango, informa que o site do projeto está sendo migrado para kalangolinux.org (neste momento ainda inacessível) e que tudo está retornando à normalidade apesar do protesto publicado pelo proprietário do domínio anterior. É bom ver que apesar das brigas, os empreendedores do software livre rapidamente encontram soluções técnicas. E deixam os outros brigando sozinhos ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Saulo De Baco () em 09/06 23:47

Rapaiz acabei de acessar o site kalango.org e tá lá a figura de um peixe, chamando o cara de traíra e uma série de acusações. Como diria o Augusto: Lado bom: ainda não consegui ver. Lado ruim: o kalango parecia uma excelente live cd, com essa cria-se uma instabilidade, ou quem sabe o fim do projeto.
O que é lamentável é que o projeto é (era?) bom e estava ganhando destaque.
Brevemente estarão aparecendo em sites contra linux esse episódio, ilustrando que linux é coisa de moleque que no primeiro atrito pega seus carrinhos e não brinca mais, deixando o usuário na mão.

Saulo


» Luciano Giordani Bassani () em 09/06 23:54

Eu contribui para o Kalango 2.0 e estou ajudando no desenvolvimento do Kalango 3.0 e garanto que o projeto não vai ser descontinuado. No máximo, dos máximos a gente vai trocar de nome.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/06 00:00

Só pra constar, se o texto for retirado do ar, reproduzo aqui o que está no http://www.kalango.org no momento:

[Gravura de uma traía com anzol na boca]
Traíra: 1. Traidor, pessoa não confiável
Traíra: 2. Peixe de água doce

------------------------------------
Caro visitante,

o site do Kalango Linux foi retirado do ar pelos proprietários do domínio e criadores do Kalango Linux pelos motivos abaixo:

- Falta de ética e de companheirismo de Leandro S. dos Santos (leandronanet@hotmail.com/leandro@toquetoldos.com.br)
- Pelo site kalango.org estar afastado do projeto inicial
- Pelo Leandro S. dos Santos estar utilizando o nome e todo o projeto que NÃO É SEU E NEM DE SUA AUTORIA
para se autopromover e ganhar dinheiro.

Seja menos arrogante Leandro Santos, não desmereça o trabalho das outras pessoas.
Aceite receber o crédito APENAS e tão somente por aquilo que você fez, e não pelo que os outros fizeram.

Todos nós sabemos que você é novo (16 anos) e merece desconto pelo que faz. Mas paciência tem limite.

Jessé Dorta (lynxbydebian em hotmail.com)
Leandro Martinez (lmartinez em terra.com.br)


Desabafo

1) Gostaria de esclarecer, que apoio e que quero retirar minha contribuição do kalango o NOME e o LOGO, como telas de boot, lilo e wallpaper, os que foram feitos por mim..
devido a irresponsabilidade do Sr. Leandro S. dos Santos.
agradeço toda a equipe que trabalhou e que nunca foram citados.. os verdadeiros heróis no anonimato...
JsD


» Luciano Giordani Bassani () em 10/06 00:09

Apenas para resumir o que está acontecendo e para provar que isso não tem nada haver com o desenvolvimento do Kalango:

O Leandro Martinez e o Jessé Dorta participaram de alguma forma ou de outra do Kalango 1.0, seja fazendo o logo ou ajudando a escolher o nome, mas eu particularmente não conheço nenhum deles. Quando entrei para o projeto Kalango (eu mantinha o Kurumin+GNOME antigamente) os dois não participavam mais do desenvolvimento do Kalango.

Só que o domínio kalango.org havia sido registrado pelo Leandro Martinez e este sem avisar nem nada, simplesmente decidiu fazer esta "palhaçada" toda...
Ou seja, o Kalango continua sendo desenvolvido, sendo que atualmente estamos trabalhando para disponibilizar o kernel 2.6 (já tem versão alpha). O problema é só no domínio.


» EdCrypt () em 10/06 00:10

No minimo esse Jessé Dorta e Leandro Martinez deviam resolver o assunto junto com esse Leandro Santos... Isso queima o projeto... a menos que essa tenha sido considerada a "ultima tentativa" e tal, mas uma coisa dessas queima um projeto. Talvez seja essa a intenção mesmo... Alias, isso queima uma *comunidade*.


» GHOST () em 10/06 00:15

ESTE TAL DE KALANGO TEM MAIS É QUE ACABAR MESMO É SO MAIS UM DOS MUITOS CLONES DO KURUMIN COM UM TEMA DIFERENTE.
TEM MUITA GENTE CHUPANDO O TRABALHO DO MORIMOTO.
VIVA O KURUMIN (O ORIGINAL É CLARO).


» Marcelo Siqueira () em 10/06 00:34

Mas o que esse tal de Leandro S. dos Santos fez de tão ruim para que tenha seu nome queimado de ssa forma?


» Jacaré Alado () em 10/06 00:48

Parece briga de egos ... o nome de um saiu na revista e de outro não ...

ou um deve achar que o outro ganhou $$$ só porque saiu na pc-master ... (eles pagam ? acho que não)


» Luciano Giordani Bassani () em 10/06 00:59

Jacaré, pior que nem é isso nada...

Olha um trecho da PC Master:
"O Kalango é um projeto que visa incluir de forma prática o Linux nos desktops brasileiros. Baseado no Kurumin, o novo sistema feito por Leandro Martinez e Leandro S. dos Santos foi desenvolvido para adequar as ferramentas mais utilizadas no mundo Linux em único CD." (PC Master, edição 85, ano 7, junho 2004, página 24).

Ou seja, o pessoal da PC Master até citou o nome do Leandro Martinez, apesar de ele nem ter contribuído para a versão 2.0 do Kalango e nem estar ajudando no desenvolvimento do Kalango 3.0. Ou seja, não tem explicação isso que este moço fez! Ou até tem: pura má-fé!


» Luciano Giordani Bassani () em 10/06 01:12

Olha GHOST, na boa, vc não tem a menor capacitação para falar uma coisas destas...

Primeiro, o Kalango não é um clone do Kurumin, mas sim teve sua origem no Kurumin, e ouso comparar o Kalango como se fosse um irmão do Kurumin. Tenho certeza que o Morimoto também pensa de forma similar. Ambos os projetos trocam idéias e contribuições...

Inclusive quem está acompanhando o desenvolvimento de ambos, sabe disso. Por exemplo, o novo Kernel do Kurumin 3.0 foi desenvolvido pelo Luis Marks que é do Kalango. Ele foi lançado pelo Kalango 2.0 e em seguida o Morimoto adaptou o mesmo kernel para o Kurumin. Tanto é verdade que se vc der um uname -a vai ver escrito lá: 2.4.25-klg (o klg é um sufixo que o Luis Marks criou para as versões do kernel do Kalango).

Tem várias coisas que o Kalango também adapta do Kurumin e vice-e-versa. Por isso, peço que vc não dê opiniões tão superficiais como esta. No mínimo tenha a descência de se informar sobre o assunto, antes de falar algo como isso.


» EdCrypt () em 10/06 01:14

Ignore o ruído...


» Jacaré Alado () em 10/06 01:17

... então é ataque de bicha mesmo ...

Vocês podem se encontar dia 12 no Hopi Hari
e acertar suas diferenças para fazer um desfile liiin-do no dia 13

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u44842.shtml

ps: não vale quebrar o salto do sapato da outra ...


» bebeto_maya () em 10/06 05:24

Realmente. . .
__Uma crítica bem suja ao Kalango, muito mais que isso uma agreção, principalmente porque um desenvolvedor que não participa mais, caiu em cima com uma atitude depreciativa desta.

__E o pior é que ele, foi citado na revista.
__Acho que você tem que ser radical e acertar tudo antes, registrando direito autoral, pagando domínio, distribuindo adequadamente os créditos. . .

__Isso, picha e muito, a credibilidade do Linux e das empresas que com ele trabalham!


» gbitten () em 10/06 06:19

De uma coisa eu tenho certeza, os senhores Jessé Dorta e Leandro Martinez mostraram-se muito imaturos.


» t0ad () em 10/06 08:08

Isso só mostra que as pessoas que fizeram este manifesto esqueceram definitivamente que o sw livre visa um bem comum e não a promoção de indivíduos.
Como fala o velho ditado, dinheiro (reconhecimento) é consequencia de um bom trabalho.


» Tchelo_Xinelo () em 10/06 08:36

Roupa suja se lava em casa!!!

Os mocinhos deveriam ter discutido o assunto entre eles antes de sair soltando o verbo pela net!!! lamento o ocorrido, se era uma cópia ou não não interessa, uma nova distribuição ajuda no desenvolvimento dos Linuxers do brasil fazendo o breguenaite crescer mais!!!

100+


» Carlos E. Morimoto () em 10/06 08:50


O Leandro e o Luiz Marks estão entre as pessoas que mais contribuíram durante o desenvolvimento do Kurumin 3.0. Isto é software livre, mesmo trabalhando em projetos diferentes, os avanços podem ser compartilhados.

Quem desenvolve um remaster ou uma distribuição separada baseado no Kurumin não tem obrigação nenhuma de contribuir com nada. Mesmo assim eles contribuem e muito.

O que enche o saco são estes moleques que não fazem nada da vida e ainda por cima fazem questão de compartilhar sua ignorância nos fóruns. Esses sim deviam levar 100 chibatadas em praça pública e ganhar um banho de vinagre ao voltar pra casa.


» Eder S. G. () em 10/06 09:59

Muito bom dia a todos.

Porque desde a primeira série do ensino fundamental os professores não ensinam ÉTICA/HONESTIDADE em uma disciplina chamada CIDADANIA E POLITICA?

Devemos preparar os futuros engenheiros, médicos, analistas de sistema etc desde pequeno... é assim que o mundo poderá formar bons profissionais/pessoas. Enquanto nada acontecer, não sei se o mundo ainda tem lugar para pessoas de boa fé!


» Hugo () em 10/06 10:10

Só uma dúvida... se o Kalango é SL, teoricamente o carinha lá não pode impedir o Kalango de usar as tal imagens de logotipo, etc... que o Kalango usa, se (como provavelmente deve ter ocorrido) as imagens foram distribuidas sob GPL nas versões anteriores...

Essas briguinhas entre autores de sites de linux e agora de autores de "live cd distros" só mostra o quanto de amadorismo e egoismo ainda existe na comunidade... o que é uma pena...


» Leandro S. dos Santos () em 10/06 10:56

Olá comunidade.

Bem vou explicar toda a situação aqui e não volto para responder nada porque isso só aumenta o ibope deles que é justamente o que eles estavam procurando.

Algum tempo atrás eu conheci o Leandro Martinez através do fórum do Kurumin e começamos a nos comunicar via MSN, eu tinha a idéia de fazer uma remasterização do Kurumin e ele também, ele comentou isso comingo e amadurecemos a idéia isso sim foi nós dois.

Também convidei o tal de Jessé que era meu "amigo" para participar no desenvolvimento cuidando do Design da distro e tal.

A princípio o trabalho mais pesado que é remasterizar ficaria com o Leandro Martinez que não teve conhecimentos suficiente para isso e ficou empurrando com a barriga, foi então que eu comecei a estudar este processo para que essa parte eu pudesse fazer, quanto a isso nada de + já que ele mesmo me passou o "cargo" pois disse que era um só e queria concentrar as forças em outras coisas.

Fiquei 1 mês mais ou menos "apanhando" para conseguir mas enfim deu certo, acontece que por falta de organização das outras pessoas eles acabavam não contribuindo com nada de concreto, a não ser o Jessé que pelo menos elaborou o Logo da distro.

Com o tempo passando e eu fazendo praticamente tudo, isso eu digo sem medo, se quizerem é só perguntar para ele com que ele contribuiu. Eu comecei a me encher de colocar "Equipe Kalango" em tudo, já que não existia uma equipe de fato, pois, que eu saiba equipe é um conjunto de pessoas e não uma só e o resto de torcida.

Com essa minha atitude de passar a colocar por exemplo no instalador que somente eu adaptei para o Kalango, adaptado por Leandro S. dos Santos dispertou a ira do Leandro Martinez, pelo que ele dizia eu gostava de me aparecer.

E queria que eu colocasse "equipe kalango" em tudo mesmo sem ninguém colaborar com nada.

Tivemos uma discução e ele resolveu sair do projeto, esperei a poera baixar e passando alguns dias eu o chamei de volta dizendo que o projeto precisava dele etc (me arrependo até hoje). Como a personalidade da pessoa não muda assim de uma hora para outra começaram as brigas novamente e ele novamente optou por não contribuir mais (aliás nunca contribuiu apenas registrou o domínio). A alegação dele quando eu dizia que ele não fazia nada era de que eu não deixava o pessoal fazer nada por que eu queria fazer tudo sozinho.

Bem de lá pra cá se passaram uns 5 ou 6 meses e agora ele resolve aparecer acredito eu pelo fato do Kalango estar indo muito bem.

Agora deixa eu explicar porque está indo muito bem:

Agora sim o Kalango tem uma equipe, já que eu não deixo ninguém fazer nada é só perguntar para o Luis Marks para quem eu pedi ajuda para cuidar do Kernel do Kalango a partir da versão 2.0, ou para o Luciano quem foi que eu pedi ajudar para colocar/manter o Gnome no Kalango a partir da versão 2.0, ou Até mesmo para o Éderson que está cuidando dos menus dos outros gerenciadores de janela e assim por diante, hoje diretamente está eu o Luis e o Luciano mas outras pessoas estão começando a colaborar e logo passarão a ser membros oficiais do desenvolvimento do Kalango (se eu tivesse feito essa "peneira" antes isso não estaria acontecido como disse o Augusto).

Não vou ficar aqui dizendo se eu sou traíra ou não pois quem me conhece sabe e não preciso ficar provando nada para ninguém.

O logo eu também acho que se estava sob licensa GPL ele não tem direitos já que outras pessoas deram sugestões etc.

Quanto ao nome foi colocado uma lista com vários e a tal de "equipe" decidiu "Kalango", talvez seja ele mesmo quem deu a sugestão mas como ele me disse em uma conversa o nome pertence a ele, acho que isso não tem muita lógica já que ele não registrou como marca etc.

Acredito que a partir de agora passamos a "operar" no domínio kalangolinux.org que já pertence a mim.


Agradeço a paciência de todos, e não quero que acreditem em nada que eu disse apenas leiam e tirem suas conclusões.


» Augusto Campos () em 10/06 11:01

Hugo, eu acho que demonstra na verdade o quanto é importante montar boas equipes e estruturá-las. Akmadorismo e egoísmo existem em qualquer área, e é importante saber lidar com eles - o projeto ou o objetivo do projeto deveria estar acima disso. Se não está, é porque algo não foi bem planejado, ou foi executado diferente do que se planejou.

Mas não tenho dúvidas de que as pessoas que realmente se empenham na customização e empacotamento do kalango vão continuar fazendo seu trabalho, mesmo que as imagens ISO e os anúncios tenham que passar a ser publicados em outros locais.

Já os que publicaram seu protesto, certamente vão ter seus 15 minutos de fama, e serão lembrados por isso todas as vezes em que foram ser considerados para compor uma equipe. Independente de estarem certos em seu questionamento ou não, infelizmente eles optaram por uma saída que ataca o projeto, e não as pessoas que aparentemente fizeram algo que os desagradou.

O BR-Linux já sofreu no passado com um domínio que subitamente tornou-se indisponível (o br-linux.com, há cerca de um ano) e isso não freiou o projeto. Espero que o kalango também mantenha seu ímpeto, e que as pessoas que tentaram pará-lo reflitam sobre suas motivações e interesses.

E que todos parem com as briguinhas em público e tentem dedicar seu esforço a alguma causa construtiva.


» Roger Lovato () em 10/06 11:10

Infelizmente isso é um ponto negativo para o software livre. Infelizmente nós humanos somos egoístas e sempre queremos tirar vantagem em tudo. O que sempre existirá essas brigas em projetos.

Para piorar mais ainda a imagem do software livre, existe um monte de "moleques" irresponsáveis (não que todos sejam), mexendo e desenvolvendo coisas para o SO de forma desordenada, sem planejamento, sem ética e sem humildade.

Na minha opinião, o pior de toda a história foi a infantilidade da pessoa que colocou esse site no ar, aparentando ser uma pessoa totalmente desequilibrada e que se essa pessoa realmente for do grupo de desenvolvimento da distro, mostra a total imaturidade dele e da distribuição por deixá-lo ter acesso aos documentos do site.

Se o episódio ocorreu devido a reportagem da PC Master, bastaria colocar uma errata no site apontando os erros da reportagem e enviar uma nota para a revista para que a mesma fosse publicada. É muito simples de se resolver esse tipo de problema sem surtar, o que mostrou total despreparo da pessoa para encarar as dificuldades da vida.

obs.: explicando o que eu quis dizer com imaturidade da distro para não gerar flames: Ter escolhido pessoas sem carater para compor o grupo de desenvolvimento. Não que a distro seja ruim, até mesmo porque ela é muito elogiada.

Abraços.

Roger


» Augusto Campos () em 10/06 11:13

Atualizei a notícia incluindo o link para o novo endereço do Kalango Linux. Aparentemente o pessoal que realmente trabalha em prol da distribuição não está se importando muito com os que só querem atrapalhar, e já arranjaram novo domínio e hospedagem.


» Xtian Xultz () em 10/06 11:24

Aqui vai uma frase para todos refletirem:

"Compartilhar problemas é muito fácil. I difícil é compartilhar sucessos."


» Marcelo R. Minholi () em 10/06 11:55

Não sei que tipo de benefício a pessoa que resolveu externar seu descontentamento com os colegas de projeto espera conseguir com essa história. Só pra avisar, as pessoas da comunidade do software livre costumam ter boa memória, e caso não tenham, a prótese global contra esquecimento chamada google manterá essa mancha.

Vai ser muito bonito depois querer participar de um outro projeto com uma ficha pública de falta ética exposta na web para todo mundo ver.

Se é que posso dar um conselho aqui para esse caso, eu sugiro que sejam retiradas quaisquer palavras de desagravo que ambas as partes possam estar proferindo e que procurem se entender em particular. É claro que tudo parece não passar de um mal entendido, mas não é nada fácil ter que prestar esclarecimentos a cada vez que alguém achar algo a respeito num possível futuro ladeado por esse tipo de briga boba.


» Henrique Vicente () em 10/06 12:20

Entrei a um bom tempo atrás em contato com (eu acho que é esse) Leandro Santos para ajudar a manter a página do Kalango e ele mandou eu entrar em contato com esse outro leando que simplismente se negava em me responder no icq, no email não falava nada comigo.. em fim, ele fez que eu acabasse desistindo de ajudar já que não estava recebendo a mínima atenção e para não ser chato nem falei sobre isso com o Leandro Santos. Acho que esse outro cara queria se amostrar... fazer a página sozinha etc.. porém não posso dizer muita coisa


» Leandro S. dos Santos () em 10/06 12:46

Só lembrando que o site pode ser acessoado normalmente enquanto o novo domínio não entra em vigor pelo endereço: http://renata.topserverbr4.com/~kalango/

e o Fórum também:

http://renata.topserverbr4.com/~kalango/forums


» Joubert Vasconcelos () em 10/06 13:58

Quem brinca com criança amanhece...

Por isso que eu digo: se você quer coisa séria, procure pessoas sérias. Senão é nisso que dá.

Para quem saiu arranhado: valeu o aprendizado. Sempre se aprende com alguma coisa. É claro que ao errarmos aprendemos, mas a mágoa fica por muito tempo e as vezes nunca se cura. Por isso, previna-se antes de tomar decisões para não ter que aprender do pior jeito.

Quando se trata de negócios, mesmo quase informal como esse, TUDO deve estar escrito. Direitos, obrigações, etc...

É isso aí.


» Marcelo PPPo () em 10/06 14:21

Sou meio que novato no uso do Linux e sou um grande entusiasta sobre os futuros deste SO, acho que existem os grandes no cenário nacional que realmente passar a se doar para que possamos dispor de ferramentas suficientes - de nosso gosto ou necessidade - para que tenhamos uma solução confortável e nada traumática. Acontece que existem muitas discussões fúteis sobre qual a melhor distro ou quem fala muito ou pouco, etc... Acho que deveríamos focar em unir grupos fortes com pessoas que realmente se interessem em pavimentar as vias rumo ao desktop e a supremacia da liberdade de escolha, A LIÇÃO é que esse tipo de babaquice de expor problemas de ego na net só dá argumentos à Micro$oft que nem os desenvolvedores acreditam no Linux... Parar e pensar...


» Leandro Martinez () em 10/06 15:55

Só que o domínio kalango.org havia sido registrado pelo Leandro Martinez e este sem avisar nem nada, simplesmente decidiu fazer esta "palhaçada" toda...
Ou seja, o Kalango continua sendo desenvolvido, sendo que atualmente estamos trabalhando para disponibilizar o kernel 2.6 (já tem versão alpha). O problema é só no domínio.


---- Isso se chama fork
O Leandro Santos não dava os créditos a quem merecia.

Foi muitas vezes avisado para o Leandro que se ofereceu a pagar o dominio depois de "ameaçado".

Realmente esse palhaçada não era pra ser pública, era só pra ele ver que não era dono do mundo, mas infelizmente a filtragem de ip do host existe só na ficção então boa parte das visitas puderam ver o desabafo.

O link aponta para o projeto Kurumin agora
e ele será obrigado a mudar o nome para continuar já que ataca os outros em entrevistas como essa: http://www.pczone.com.br/html/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=9

(Leia segunda pergunta)

Sem mais para o momento

Força ao Linux e sem mais brigas.


» Flavio Moreira () em 10/06 16:00

Para o Forum Kurumin, o caso Kalango já foi resolvido graças a intervenção do AValle que conversou com as partes envolvidas.

Quem (qualquer um) não se adequar as regras de civilidade, será convidado a não mais participar do Fórum.

Quanto a questão em si do desenvovimento/domínio do Kalango é algo que eles vão ter que decidir em particular, pois de forma nenhuma usarão o Fórum do Kurumin para ofensas e flames.

Espero que este episódio desagradável tenha sido encerrado.

:-/


» Leandro Martinez () em 10/06 16:01

OBS: Não sabia da existência da revista.
Mas nem gostaria do meu nome lá... Houve muitos que ajudaram muito mais que eu e não são lembrados em nada como o Jessé Dorta que desenvolveu toda a parte gráfica do Kalango.

O Hugo Freitas que ajudou por muito tempo com os gráficos tb.

O cara que desenvolveu o Painel de controle pro kalango e que depois foi usado pelo Kurumin que eu nem me lembro mais do nome.

O Lame_Duck que ajudou muito nos testes.

O Fly que deu grande apoio, pelo menos moral.

O Morimoto a cada versão cita os que ajudaram a desenvolver o Kurumin, mas este jovem não. Funciona como a Microsoft, você trabalha e só o Bill Gates ganha.


Eu só queria uma coisa... Que ele fosse menos arrogante e lembrasse que ele apenas está a frente do projeto. Ele não fez tudo sozinho não. Então valorize o trabalho da comunidade.

Discussão encerrada (pelo menos pela minha parte).


» Leandro Martinez () em 10/06 16:08

Tive que intervir novamente desculpem...

Essa declaração do Leandro Santos é ****:

Tivemos uma discução e ele resolveu sair do projeto, esperei a poera baixar e passando alguns dias eu o chamei de volta dizendo que o projeto precisava dele etc (me arrependo até hoje). Como a personalidade da pessoa não muda assim de uma hora para outra começaram as brigas novamente e ele novamente optou por não contribuir mais (aliás nunca contribuiu apenas registrou o domínio). A alegação dele quando eu dizia que ele não fazia nada era de que eu não deixava o pessoal fazer nada por que eu queria fazer tudo sozinho.


----

Nunca contribuí para o projeto pois bem...
Manual, remasterização (a 1. fui eu quem fiz sozinho) dominínio, hopspedagem, tudo eu pagava...
Forum, divulgação...

Legal. É uma facada nas costas.


Ta, sei sei... Não leva a nada, mas a pessoa fica brava quando os outros mentem... Desculpem!


» Leandro S. dos Santos () em 10/06 16:11

Filtragem de IP foi fogo essa... hehe como você sabe meu IP?


Quem é Hugo Freitas?

O Lame_Duck começou me ajudar com SCRIPTS (nada de teste) mas também não vingou nada por outras razões, ele tá aki no meu ICQ e é um grande amigo, não sei por que citou ele se você nem o conhece.

Fly me deu apoio moral? hehe o cara falava que ia ajudar pra vale nakela semana e sumia, aparcia depois de um mês e falava a mesma coisa...depois falou que programa em C e que ia fazer umas coisas e estou esperando até hoje hehe.

Como disse não vou ficar dizendo se sou arrogante ou não ;-)


» Augusto Campos () em 10/06 16:12

Agora que cada um já fez um round de acusações em público, que tal se continuassem a discussão em particular? Melhor ainda, que tal se passassem logo de fase, parassem de se acusar e buscassem uma solução?

Aqui é uma área de discussão livre, mas esse assunto parece ser de interesse específico dos envolvidos. Debater assim em público só vai piorar tudo.


» Advogado () em 10/06 16:31

Esse blog esta parecendo maquina de lavar, um monte de lavagem de roupas.

Ta louco o editor desse blog deveria filtrar mais essas coisas, pq cada dia mais a imagem fica apagada.

E para o Critico isso é ótimo...


» Anonimo () em 10/06 16:39

Depois dessa toda confusão vocês deveriam cuidar do Projeto, sem mais.


» Leandro Martinez () em 10/06 16:42

Ultima mensagem minha:

Lembra-se que eu te passei o link para vc ver o que eu iria colocar no ar se vc nao pagasse as suas contas?
Pois é... Vc acessou e eu tranquei aquele ip, e a mensagem de erro para os ips trancados era aquela. Facil não? Melhor era ter funcionado. E não existir essa palhaçada toda.

Canaliza suas forças agora para o Linux, seria bem útil. Você tem talento, só falta valorizar o trabalho dos outros.

----------> Não postarei mais msgs aqui e nem lerei mais, podem falar mal de mim, eheheh :-)


» erasmo () em 10/06 16:45

eu não sabia desta pendenga...
fiquei sabendo a pouco...
depois de ter lido tudo que foi dito...
algumas pessoas esquecem que isto acontece...
em grandes empresas...
todos sabem o que aconteceu no lançamento
do w95... da Lindowns... muitos casos...
isto é próprio da natureza humana...
no pior do pior ... o kalango pode mudar
de nome... como alguns calango que mudam
de cor...
o que vale é a troca de idéias...
erasmo


» Augusto Campos () em 10/06 16:51

Na minha opinião, a imagem ficaria apagada se as notícias existentes não fossem publicadas. Se os fatos desagradáveis acontecem, eles têm que ser divulgados sim. Espera-se que sirvam para inspirar melhor comportamento ou medidas de prevenção por parte de outros. Se vão servir como munição para outras pessoas terem assunto, ou se o crítico vai gostar, este é o preço que se paga pela transparência.

O "editor deste blog", como disse o advogadol anônimo ali de cima, preza a transparência, e acredita que em uma comunidade livre a disseminação das notícias deve ser aberta. Se essa pessoa (que nem imaginamos quem seja, não é mesmo?) propõe um modelo alternativo, restrito, onde alguém decide quais as informações que devem ser divulgadas e quais devem ficar "protegidas", sabemos onde ele pode procurar...


» AValle () em 10/06 17:00

E ae pessoal (venho pouco por aqui)

Bom, lá no fórum Kurumin já está tudo em paz. Vim aqui só pedir a todos para evitarem postar mais flames por lá ok?

Obrigado a todos.


» Augusto Campos () em 10/06 17:24

É, flames não são bem-vindos em lugar nenhum.


» Pierre () em 10/06 17:35

Xtian Xultz,

"Compartilhar problemas é muito fácil. I difícil é compartilhar sucessos."

O colega foi muito feliz em citar esta frase, realmente isto acontece em todos os segmentos da sociedade, é bem triste e lamentável ver um episódio como este, isto só irá fortalecer os "criticos" da vida que irão dizer que Software Livre é coisa de hackers buscando notoriedade e não algo que se deva investir em uso profissional. É lamentável, o que nos conforta é sabermos que isto é um dos poucos casos e que a comunidade em sua maioria são de pessoas voltadas para os seus ideais e não apenas pensando em buscar notoriedade. A natureza humana é assim, tem pessoas que querem ser o centro das atenções: No casamento querem ser a noiva e no velório tem inveja do defunto, querem estar em evidência de qualquer forma.
O que digo? Aprendam com esta lição, pensem no projeto em si e deixem os egos de lado, pois podem ter certeza o reconhecimento virá com certeza. E nada mais justo que possam usufruir dos beneficios que o Software Livre irá trazer a vocês em todos os aspectos das suas vidas. Isto faz parte e é justo para as várias pessoas que contribuem para o Software Livre no Brasil e no mundo.
Por coincidência, estava chegando em casa com a PC MASTER e pensando em testar o Kalango, mas é engraçado como estas noticias refletem em nossas atitudes, parei e pensei: "Não vou mais testar, o Software Livre é algo maior que a briga de egos".

Um abraços a todos.

E que não haja nem vencedores nem vencidos, sentem e revejam seus atos, o dialogo é a arma mais eficaz para mal-entendidos.


» Emerson () em 11/06 01:49

Nós até que gostamos da idéia de Sofware Livre...
Mas é necessário haver uma mudança cultural...
Isto tudo mostra o quanto precisamos evoluir...


» bebeto_maya () em 11/06 02:35

__No fórum kurumin, já está tudo em ``paz``, o Flavio MOreira encerrou as discussões acerca dessas mesquinhices, com punho de ferro!

__Agora, finalizando, li a entrevista na PCZONE.COM e de fato o Leandro se exalta um pouco, em especial neste trecho:

``A princípio era que um grupo de pessoas desenvolvessem em conjunto mas ao passar do tempo muitos foram se afastando e os que restavam estavam se escorando em mim, hoje o desenvolvedor sou eu, mas claro que os usuários do fórum tem participação no projeto, pois postam idéia, relatam bugs dentre outras contribuições. ``

__Na entrevista há um excesso de ego inflado do Leandro, que não cita nomes, exceto o dele, e se limita a usar as terceiras ``pessoas anônimas``. o EU é constantemente usado.

__Agora realmente esse ``fork`` do Martinez, foi rídiculo, ele se suja, suja o Kalango, suja a comunidade, e ainda passa por burro, incapaz de usar um mínimo de criatividade nos seus protestos.

__De sobra o kalango é uma distro excelente e visionária, independente dos autores, e o Leandro, apesar de precisar de um pouco de experiência de vida, não necessitava passar por um constrangimento tão grande !

__Acho que no final o projeto ficará mais ``calejado``, essa serve como lição, para que no futuro, não aconteçam estes problemas novamente, porque brigas existem, mas essa do MARTINEZ foi o cúmulo da baixeza!

__Continuem trabalhando, pessoal do Kalango, pois vocês são fundamentais nessa comunidade!


» Augusto Campos () em 11/06 09:05

Aqui também está tudo bem desde as 16:42 de ontem, e sempre esteve, e ninguém precisou encerrar nada ;)

Pelo contrário: se há motivo para discutir, acho que o melhor é fazer com que a discussão ocorra logo de uma vez, e não abafá-la. Quando se abafa, sobra combustível, e na primeira fagulha tudo explode novamente.

Claro que a situação lá no fórum do kurumin deve ter sido diferente, e o Flavio deve mesmo ter precisado intervir. Mas o importante é que as partes envolvidas disseram o que precisavam dizer, e agora todo mundo está mais calmo. E o desenvolvimento do projeto continua, e eles já têm novo site... passou,


» Emanuel () em 11/06 11:45

Deixem de infantilidades, e toquem o projeto pra frente.
Achei o Kalango excelente, e torço para que melhore ainda mais.

Emanuel Monte


» semente () em 11/06 12:13

E eu aqui lendo essa palhaçada...


» bebeto_maya () em 12/06 05:56

''Aqui também está tudo bem desde as 16:42 de ontem, e sempre esteve, e ninguém precisou encerrar nada ;)

Pelo contrário: se há motivo para discutir, acho que o melhor é fazer com que a discussão ocorra logo de uma vez, e não abafá-la. Quando se abafa, sobra combustível, e na primeira fagulha tudo explode novamente.


Claro que a situação lá no fórum do kurumin deve ter sido diferente, e o Flavio deve mesmo ter precisado intervir. Mas o importante é que as partes envolvidas disseram o que precisavam dizer, e agora todo mundo está mais calmo. E o desenvolvimento do projeto continua, e eles já têm novo site... passou,"

__COncordo Augusto, não gosto de pôr panos quentes, é preciso discutir os problemas e não abafá-los, note que o ''punho de ferro'' foi uma ''crítica'' amiga.Sem maldades e nenhum ódio.Afinal isto é software livre e não Rede Globo de Televisão!


» Flavio Moreira () em 12/06 10:31

Havíamos postado duas vezes que deveriam encerrar o flame --- como continuou o jogo "eu dou a ultima palavra", postamos que quem insistisse no assunto (seja quem fosse) seria desligado do forum. Tentamos permitir que todos expressassem suas opiniões, e assim foi feito. ANTES de que alguem diga que censuramos os posts, os mesmos foram apagados por um acordo entre o AValle e os Leandros - que chegaram a um entendimento (pelo menos para acabar o flame - não sei de mais detalhes sobre o resto).

Gostaria de dizer também , em virtude de mensagens privativas que recebi, que o forum Kurumin possui uma sala interna onde os moderadores discutem estes problemas e decidem de forma colegiada os conflitos. Eventualmente algum moderador toma uma atitude "preventiva" bloqueando o tópico até que consiga ouvir a opinião dos outros moderadores. Eu já fui "voto vencido" em muitas situações e sempre me curvo às determinações do "conselho". Não há que se falar em "ditadura", "dono do fórum", etc etc . Quem sempre reclama da moderação é quem não respeita as regras (que foram aceitas por ocasião da inscrição no fórum - e acredito que seja assim em quase todos os sites similares - sempre tem uma "regra" ou "termos de uso" para dar "consistência orgânica" ao serviço proposto). Espero que este episódio já faça parte do passado. :-)


» marktrusted () em 12/06 11:42

Vocês não têm noção mesmo. Parece que ainda acreditam no Linux pequeno, birrento, tentando ganhar espaço.

Sou gerente de informática de uma escola no Rio de Janeiro, Capital e estamos trocando todas as nossas trinta estações de usuário de Slackware 9.0 para Kalango.

Decidimos isso depois de ver quão bom é aquele lagarto do Nordeste.

Só que, se a gente fica na mão por causa de egos, é a escola que fica na mão, quase mil alunos e cem professores e mais uma penca de funcionários.

Vai tudo pelo ralo.

Vocês acham que uma migração de uma empresa é um projeto de comunidade, 100%?

Não, não é, não absolutamente. A resitência das pessoas é inacreditável nos mínimos detalhes.

E não adianta vir com punho de ferro de técnico achando que uma instituição se dobra a qualquer boa intenção que encontra por aí. Existem mais coisas numa instituição do que computador.

Esse tipo de amadorismo (a discussão de vocês) estraga o trabalho de muitas pessoas que já migraram porque já sabem que o Linux tem espaço e que é grande.

Enfim... pura irresponsabilidade de vocês que parecem pensar que o Kalango está apenas na casa de técnicos e não em empresas com gerentes furnicados diariamente por uma resitência ao novo.

Pensem bem. O Linux já tem espaço garantido. Pelo amor de deus, não entrem numa palhaçada dessas porque para fazer um projeto como o Kalango vocês devem considerar que depois de um certo momento o projeto não é mais só da equipe que desenvolve e sim de todo mundo que ajuda e que usa. Não tem crédito para fulano. Fulano é todo mundo. Se fulano é realmente bom, ele vai aparecer de qualquer maneira.

É como o Volkerding. Ele não precisa ficar pintando o nome dele em cada linha do Slack.

Estou de cabelos em pé pois já fiz metade das instalações e agora não tenho certeza se vou abrir um Kalango e encontrar um xingamento. Em frente a uma direção que busca resultados, fica difícil explicar que o trabalho do Kalango se resume aos desenvolvedores e que eles não têm responsabilidade nem bom senso para resolver seus problemas internos.

Larguem desse papinho de créditos de equipe e pensem maior.

Sugiro esquecer qualquer crédito e fazer uma camiseta exclusiva para cada um.

Assim, quem mete a mão na massa pode abrir sorriso de orelha a orelha e se sentir orgulhoso com os amigos.

E quem não mete a mão na massa tem a garantia de que, mesmo todo mundo se batendo, aquilo que interessa mesmo, que é o Kalango, continua de pé, firme e forte, pois o Kalango não é mais de vocês, é de todo mundo que usa também.

É uma sugestão patética, mas talvez consiga sanar um problema que é mais patético! CRÉDITOS!! Estão malucos???!!! Querem que suas mães tatuem seus nomes no trazeiro para dizer quem fez vocês??!!! Que tal??!!

Ou vocês acham que ao configurar o X do Kalango (que sempre fuciona no Slack e no Kalango eu tenho problemas) eu não estou contribuindo também?

Numa mensagem de fórum eu posso estar lá para aliviar o sofrimento de outro que também é dono do Kalango, não porque digitou código do Kalango, mas porque está usando o projeto como se fosse seu também.

A propósito, deixem levar a logo. Ela é horrível!

O Linux sempre usou logos simpáticas e aquela lagartixa raquítica está meio over.

Que tal dar uma olhada melhor no Tux, no Kandalf ou na logo do Abiword?

Enfim... desculpem a ofensa a quem fez a logo, mas ela poderia ser mais simpática sim. Do jeito que está parece logo de Windows.

Como a discussão dá margem para esse tipo de comentário idiota, achei por bem fazer uma reclamação no nível da idiotice desse negócio de quem tem crédito pela linha verde da borda esquerda do navegador que aparece no canto oculto da logo do Kalango.

[]'s
Marktrusted


» Augusto Campos () em 12/06 11:50

Caro Marktrusted, os endereços de e-mail da equipe do desenvolvimento do Kalango constam na discussão acima, sugiro que você envie sua mensagem para eles se quiser ter certeza de que será lido.

A não ser que você queira só desabafar ou externar sua opinião sobre eles.


» T"en () em 12/06 21:01

Meu caro nao reclame pois vc nao esta pagando nada se vc quer que alguem se responsabilize pelo prejuizo entao pague por uma distro ou então coloque o windows que e pago , e tem mais eu nunca deixaria minha mae colocar uma tatuagem no meu trazeiro para dizer que ela me fez pois quem me fez foi minha mae e meu pai juntos. acho que vc nao leu nas condiçoes de uso: que os autores nao poderão ser responsabilizado por qualquer tipo de dano causado pelo seu uso. Concorda ainda que não não existe nenhuma garantia de que ele realmente irá funcionar no seu computador e que o fato de utilizá-lo não lhe dá direito a nenhum tipo de suporte técnico, embora você seja bem vindo para postar suas dúvidas no fórum. entao nao se metam mais na vida dos outros tao incomodado entao mudem de distro, esse povinho ja gosta de criar polemica com o caso...



» RJP () em 14/06 17:13

Essa discussão de egos já cansou. Passem para a próxima, ou então vamos traduzir o Knoppix para o português, usar Adios Linux ou outro Live-CD...
Ah gente, deixa de criancice. Como disse o Marktrusted, quem é bom acaba sendo conhecido. Como diria um velho ditado do CuD: "Uma árvore não precisa dizer que é uma árvore para ser uma árvore. Um hacker não precisa dizer que é um hacker para ser um hacker".

Tem muita gente preocupada com méritos e pouco preocupada em trabalhar. Tá, eu sei q é voluntário, T"en. Mas se propuseram a fazer algo direito, que continuem assim. Afinal, como diz o livro preferido das misses (uma raça em extinção), "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

Além do mais, poderia ser o nome da mãe num dos lados do buzanfã e o nome do pai no lado oposto... :-)


» Celacanto Provoca Maremoto () em 14/06 18:40

Dois dias depois o coveiro atrasadinho desenterra este tópico ... ele devia estar fazendo feriadão e não podia deixar de postar sua opinião furada sobre o assunto.


» filipe dinis () em 17/06 19:21

Leandro,
Se for mesmo preciso novo logo do kalango e outros elementos visuais, CONTA COMIGO!! :)


» Marcos Moraes () em 27/06 22:58

Tentei instalar o Kalango 2.0 mas não o fiz, porque o OpenOffice não funcionou. Já fiquei "esperto". Daí procurei saber se alguém saberia me dizer o que poderia ter ocorrido (comprei 2 CD's da PC Master para ter certeza) e daí, vejo essa discução "besta" e sem propósito nenhum. Que raio de distribuição é essa que lava roupa suja na frente de todos. Não dá para confiar em molecada. Fiquemos à mercê do Bill que apesar de obsolento, é confiável.


» Alessandro () em 09/08 16:35

estou descobrindo o mundo linux há dez dias e até agora tive somente boas surpresas, estou adorando, será que posso usar este canal para tirar dúvidas???
ah. estou usando kalango em duas máquinas e mandraque em uma... té logo.


» Daniel () em 02/09 17:08

Olá, gostaria de pedir que alguém me envie um ling para conseguir o kernel-source-2.4.25-klg em pacote deb, pois eu não consigo baixar pelo kurumim, pois preciso do kernel sources para instalar o modem, alguém pode me enviar tal link?programad(at)yahoo


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.