Notícia publicada por brain em junho 10, 2004 11:29 AM
| TrackBack
yZarc (gabcam@gogo.com.br) enviou este link do JavaFree e acrescentou um trecho: "Acreditem se quiserem: escrever o comentário 'TODO' em código-fonte agora é propriedade intelectual da Microsoft. A mesma Microsoft que há menos de uma semana atrás patenteou a idéia do 'duplo-clique' no mouse agora terá direitos autorais sobre o uso do 'TODO' nos códigos. "
Comentários 'TODO' ou 'to do' são um recurso usualmente empregado por desenvolvedores para indicar (para eles mesmos ou para outros) as pendências em seus programas. Aparentemente, a nova patente da Microsoft não cobre o uso dos comentários em si, mas sim a criação de uma lista de tarefas ou agenda automatizada para desenvolvedores, construída a partir dos comentários TODO no código fonte. Como no caso da recente patente do duplo clique, esta é mais uma daquelas histórias que vai sendo piorada a cada vez que é recontada.
Acho que tem um pouco de exagero nessa história. O que foi patenteado na realidade foi um mecanismo que permite listar comentários marcados com os tokens TODO, HACK, UNDONE, entre outros, em uma janela integrada a uma IDE. O mesmo exagero também está presente na afirmação de que a empresa teria patenteado o clique duplo, onde a patente está estritamente relacionada ao uso de clique duplo em situações específicas durante o uso de palmtops.
É claro que é uma grande besteira o fato de patentear coisas intangíveis como essas, afinal de contas, existem patentes para coisas tão banais quanto essas em nome de empresas como a Xerox, Novell, etc.
Se outros fazem, porque a "impronunciável" com a sua já conhecida capacidade de apoderar-se de idéias alheias não faria?
Porque a Microsoft não faz um sistema operacional bom ???? ao invés de ficar atrapalhando o desenvolvimento de algo melhor?
Aposto como todos já pensaram assim.
Eu acho que o pessoal do UNIX deveriam patentear os protocolos TCP e IP para que o pessoal da M$ não poder mais usar ele e os tornar GLP assim como outras coisa que foram inventadas apartir do UNIX assim como também a linguagem C que inicialmente foi feita para o UNIX. A M$ esta provocando a comunidade SL. Deveriamos providenciar um BOICOTE TOTAL a produtos da Microsoft. Só falta eles quererem Patentear o a Respiração.
"onde a patente está estritamente relacionada ao uso de clique duplo em situações específicas durante o uso de palmtops."
Cuidado! um "sistema computacional de recursos limitados" pode ser *qualquer* coisa, inclusive u micro de mesa!
"Se outros fazem, porque a "impronunciável" com a sua já conhecida capacidade de apoderar-se de idéias alheias não faria?"
O grande problema não é a Inominável obter patentes absurdas, mas sim a *tremenda* influência jurídica dela, que pode, inclusive, fazer patentes absurdas valerem.
Quando ao demais, isto é ruim, muito ruim. Há certos processos de desenvolvimento que, se forem patenteados e não forem combatidos a tempo, podem paralisar toda a indústria do software (imaginem uma patente sobre os N processos que o CVS usa, por exmeplo)
Pessoal resumem, daqui há um ano ou dois a Microsoft terá patenteado todas as idéias que foram formadas perante ao software. E apartir daí se você inventar algo terá que dá a patente para Microsoft, estou començando a pensar em parar de mexer com soft, pois qualquer coisa que eu for criar ou desenvolver não será minha, mas sim da Microsoft, principalmente se for algo lucrativo e com uma grande capacidade de desenvolvimento. Aí a Microsoft vai patentear a idéia e vai travá-la para que ninguém possa melhorar. Como ela fez com o hardware, quando a INTEL tentou colocar nos computadores pessoais dois ou mais processadores e foi impedida pela Microsoft.
Além do mais com já foi dito a Microsoft tem um poder jurídico absurdo e pode até pegar as idéias já patenteadas, como o Linux por exemplo, pois a justiça americana apoiará a Microsoft, como já fez antes e fará quando a Microsoft mandar.
Este último paragráfo é a minha revolta, mas se conseguiram fabricar uma batéria que a energia dos raios, engraçado uns dois atrás discutir isso com um professor de cursinho pré-vestibular e ele disse que era impossível, mas os japoneses conseguiram. Então mesmo sendo minha revolta, pode occorer da Microsoft conseguir a patente do Linux ou idéia já patenteada.
Pessoal desculpe pelos erros na minha última mensagem, estou muito irritado, pois não podemos mais criar ou desenvolver mais nada sem ter que dizer a Microsoft o que estamos fazendo, pois a patente é dela.
João Manuel, as patentes da Microsoft tem valor zero aqui no Brasil. Obviamente, elas atrapalham os desenvolvedores americanos (que correspondem a uma grande parcela dos desenvolvedores de software livre).
Como o AngusYoung disse, patentes de software não são válidas no Brasil, e espero que essas pragas jamais sejam trazidas para cá. (ALERTA: A legislação de patentes faz parte do 'Pacote Alca'!)
Ja que as patentes so valem nos EUA, vamos fazer uma campanha para criar um Vale do Silicio no Brasil e trazer todos os melhores desenvolvedores de software do mundo pra cá, e ainda melhorar a economia brasileira, não depender dos EUA, e que se f*** a microshit.
Essa Microsoft ta é com um tremendo medo do SL. Acredito que estas patentes são tão ridiculas, quanto os softwares que ela faz. Imagine só se alguem diferente da M$ fizesse a patente do clique unico, nunca a M$ poderia dar o duplo clique porque infrigiria duas vezes a patente do clicque unico. Agora imagine também se ao contrario dela, ao inves de patetear o 'TODO' (será que serei penalizado? HEHE), patenteassemos # ; /**/ //. Como é que ela poderia fazer os comentarios em seus programas? Muita gente diria ela alteraria para um caracter que não fizesse parte desta lista! O que quero dizer com isso é que mesmo ela tendo feito esta patente idiota, podemos nos adaptar a um novo termo por exemplo: Breafing. Será que ela já patenteou toda a lingua Inglesa?
Acredito que este tipo de noticia tenha sido realizada com o intuito de provocar disturbio na comunidade do SL, mas não deve ser levada muito em consideração porque para cada problema achamos uma solução, se não podemos dar o duplo clique usamos apenas um (não conheço nenhum ambiente grafico do Linux que o utilize, a menos que se configure), se não podemos usar o 'TODO' podemos usar 'Aquele termo Patenteado'. Chega de falar, um abraço a todos e pensem enquanto houver empresas como a M$ havera de outro lado pessoas como nós, que lutam pelo SL.
Se a Alca der certo, as patentes dos EUA serão unificadas para o continente inteiro, bem como a legislação de política de pirataria.
Por isso é bom ficarmos espertos com essa nova jogada da MS.
Se a Alca der certo, as patentes dos EUA serão unificadas para o continente inteiro, bem como a legislação de política de pirataria.
Por isso é bom ficarmos espertos com essa nova jogada da MS.
Falando em patentes.
Alguém poderia me esclarecer uma coisa, as patentes só tem valor nos EUA. Digamos que o Linux não possa usar o duplo-clique por exemplo.
A Red Hat tem uma versão de sua distribuição funcionando em solo americando, lá se alguma aplicação tiver o duplo-clique a Red Hat pode ser processada?
Mas a mesma aplicação no Brasil não terá problemas?
Outra pergunta tem algum orgão para registro de patente a nivel mundial?
Eu e minhas dúvidas jurídicas.
Caro Pierre.
Não existe patente de software mundial porquê cada país tem uma lei de patentes diferente.
No Brasil, por exemplo, como já citado acima, não existe patente de software o que torna esse assunto inóquo para nós.
Quanto ao caso da Alca, apesar de os EUA quererem esta unificação, não acredito que esta ocorrerá. Já foi tentado algo parecido no Brasil mas foi duramente rechaçado e com o governo que temos agora, acho ainda mais difícil que ocorra.
De qualquer maneira, mesmo que algo assim ocorra o que, como falei, acho que seja extremamente improvável, eu acredito que a implicação não seja retroativa pois isso inviabilizaria toda a economia baseada em tecnologia no Brasil pois a pendendga jurídica que se criaria seria infindável e, na prática, inviável de ser posta em prática.
E, sinceramente, eu quero mais é que as empresas como a Microsoft patenteiem até o 1 e 0 como rolou aquela paródia na Internet a alguns anos.
O sistema de marcas e patentes deles vem sido duramente questionado e criticado já a tempos. Quanto mais destes absurdos aparecerem, mais força para a mudança disso existe.
De mais a mais, garanto que, além de nós, países como a Russia, por exemplo, adorariam hospedar todos os projetos que não puderem estar nos EUA devido a este tipo de problema.
Num mundo globalizado e de comunicação rápida como o nosso, acho que este de coisa não pega.
Os EUA são uma grande força no software livre. Indiretamente, o uso dessas patentes pela MS nos afetaria, sim.
Também acho que a M$ está morrendo de medo, acho que ela vai querer fazer o que a SCO não conseguiu, tentar dizer que há partes no código fonte do Linux que pertencem a ela. Acho que vou patentear o BIT, assim não haverá mais informática! ;-)
__A MS é hipócrita, o Linux e o SL, infelizmente não detém o gosto de 10% ainda, que seja dos que atestaram a ignorância em informática.O que acontece é que o consumidor é passivo e desinformado, portanto se acomoda diante das desfeitas da MS.Em síntese, ninguém tá nem aí com a procedência dúbia e monopolista do Windows, ou os males que ele causa a sociedade.As pessoas querem mais é usar, consumir e pronto.QUe se FODA o mundo, os pobres, os excluídos e os seres viventes que fazem algo por amor e pela necessidade de servir e não apenas a de ganhar! ! !
__A Europa quer aprovar a Lei de Patentes, e aí o que será do Mundo, quando seus dois blocos maiores economicamente falarem a mesma língua contra a ciência em pró do Lucro e da economia de mercado? ? ?
___O fato é que a lei americana é falha e anti-democrática.Ao contrário do que dizem nossos pseudo-intelectuais, a respeito das leis deles serem as mais perfeitas do Mundo.O que me parece uma piada. . .
___Basta ver a qualidade do último RedHat, o 9.0, uma piada de mau gosto, não tinha suporte nem a Flash, nem a MP3.Isso devido aos anseios provocados pelas leis imundas dos Norte-Americanos!
__Não sei o que vai acontecer, mas o mais importante é acabar com a ignorância, transformando os cidadãos do futuro em seres pensantes e não em Zumbis programados para aceitar e comprar todo o Lixo preconizado por sucubos como a Microsoft!
a microsoft ta com medo, é so ver a quantidade de propaganda que ele ta fazendo nas revista e na web, ela perde espaço pro linux e vem com uma dessas pra ver se consegue algo.....isso pra pra min é puro desespero
Não sei aluém chegará a ler est comentário. Pois bem.
Não acho algo tão alarmante. Depois do que eu tenho visto por ae...
Alguém de você já leu as condições de uso do Java?
A Sun possui direitos sobre TODOS os programas escritos em Java. Ou seja, se um dia eles quiserem, tudo que você desenvolveu pode ser deles. Claro que isso é algo pouco realizável, mas no papel é totalmente possível.
Reflitam bem sobre essas patentes...
Se um dia a informática acabar por causa desses imbecis, pelo menos não me faltam CDs de várias distribuições. Além de eu nunca deixar de usar Linux, ainda faço um câmbio negro e distribuo Linux a torto e a direito pra quem quiser. Pode acabar Red Hat, SuSe, Mandrake etc mas o Linux mesmo não acaba não. Vou viver de "piratear" Linux. Parce incrível essa frase não? Mas corremos esse risco.
Caro Filipi Zimermann,
Essa informação não é verdadeira para todos os programas Java. Ela só é válida se você usar alguma biblioteca proprietária como o Swing, AWT, J2ME...
Scirious.
Que coisa deprimente... Como é que uma empresa do porte da Micro$oft vai para este lado ? Achei que processar um cara com o nome de site MikeRowSoft fosse o "the best" deles... mas agora vem essa de patentear o duplo clique e agora o "todo" ?????
Minha nossa! Que desespero. Achoe que coisas como a notícia da migração do McDonalds para Linux podem explicar um pouco o que se passa na cabeça do pessoal de Redmont...
Certa vez li sobre os quatro passos para a vitória:
1) eles ignoram você;
2) eles riem de você;
3) eles combatem você;
4) você vence.
Creio que já chegamos ao terceiro passo. =)
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.