Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Criando seu próprio layout de teclado usando o xkb

Notícia publicada por brain em junho 10, 2004 11:38 AM | TrackBack


O Linux.com publicou um excelente artigo sobre a criação de layouts de teclado sob medida para cada necessidade usando o xkb. Digamos que você tenha um teclado multimídia com dezenas de teclas extras e quer ativá-las para usos diferenciados, ou que você comprou um notebook com teclado espanhol e quer remapear todas as teclas para adaptá-las ao nosso idioma, ou ainda que percebeu que a tecla Caps Lock só serve para atrapalhar, e quer transformá-la em alguma outra coisa: com as dicas deste artigo, e um pouco de criatividade, você pode fazer isto e muito mais.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» The Darkness () em 14/06 11:10

Este artigo é interessante, mesmo que simples.

Esta área de configuração de teclado é realmente uma área bastante turbulenta, pois cada país tem seus próprios padrões e muitas vezes estes são incompátiveis.

Gostaria de aproveitar e perguntar se alguém conhece algum utilitário que exibisse o KEYCODE gerado ao se precionar uma tecla, oo alguma forma de encontrar esta informação.


» Augusto Campos () em 14/06 11:23

O utilitário xev exibe o keycode e muito mais


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.