Notícia publicada por brain em junho 10, 2004 11:47 AM
| TrackBack
O NewsForge publicou uma interessante entrevista com Jim McQuillan, do projeto LTSP, na qual ele tem oportunidade de falar sobre as motivações do projeto, a grande adoção em todo o mundo (ele é particularmente orgulhoso do uso do LTSP nos telecentros brasileiros) e da possibilidade de a Novell "adotar" o sistema (apoiando e financiando o desenvolvimento). Eu já tive oportunidade de assistir apresentações do LTSP feitas pelo Jim McQuillan, e na entrevista ele transmite o mesmo entusiasmo pelo projeto.
Só falta um thinclint realmente "barato" para o LTSP decolar em escolas, empresa, telecentros, etc .
É "revoltante" ele custar mais caro que um computador completo com monitor.
Apesar de eu concordar com o colega Flavio Moreira quanto ao custo de compra de alguns thinclients existem outras alternativas mais baratas como:
- Placas mini-ITX. Estas costumam vir já com boot PXE e funcionar "out of the box" com o LTSP.
- Reciclagem de micros antigos. Eu já fiz isso algumas vezes e os resultados foram muito felizes. Você basicamente "depena" o micro e deixa o boot via disquete, eprom na placa de rede ou PXE se houver suporte.
- Equipamentos (e kits) tipo "bare bone". Apesar de não serem montados geralmente com materiais de primeiríssima linha, costumam funcionar bem neste tipo de ambiente.
Eu já utilizo o LTSP há alguns anos em alguns projetos e o considero de excelente qualidade. Tem muita criança utilizando a internet, editores de texto e até joguinhos graças a ele. :-)
Com relação ao custo de thin clients, realmente eles custam um pouquinho mais que um micro (em alguns casos), mas o custo total de propriedade, em um prazo de 3 a 5 anos é muito inferior. Praticamente não exigem manutenção, consomem pouca energia, não geram ruído. Uma magavilha. :-)
Aqui no Dep. de Matemática da UnB temos mais de 70 máquinas bem antigas (Pentium 133 16-24RAM) rodando "depenadas" como mencionadas pelo Adilson. Viraram terminais leves, e agora o laboratório está um sucesso! Os três servidores dão conta do recado numa boa. E olha que o povo roda o Maple (software de matemática simbólica, gráficos, animações...) e tudo tranqüilo. A interface gráfica é o Blanes 2000, os alunos acham ótimo! Tem o Firefox e Open Office também. Os professores incluem (e recolhem) provas/atividades das pastas de todos os alunos com poucos cliques. Está um brinco! Tudo graças ao LTSP! Se não fosse assim, essas máquinas já estariam no lixo...
O LTSP é um projeto de sucesso absoluto.
Simples e Funcional.
Falar mais o que?
Abraços
Roger
O LTSP ´´e sem comentários. Muito bom mesmo. Creio ser uma das ramificaÇÕES DO linux que mais irão atrair a atenção, pela proposta e pelas possibilidades que essa ação nos apresenta.
Posso elogiar e muito, pois vivo num ambiente LTS, possuo uma Lan em Vassouras que usa O Kurumin como servidor lts e os clientes pagam para acessar, e voltam sempre, elogiam e já dominam, chegam a ficar 5 horas, tenho clientes dos 12 aos 70 anos.
Todos, aprendendo a usar o Linux e ganhando noções de software livre. Minhas máquinas são pentium 166 e alguns 2oo, o servidor é forte...
todos usam exaustivamente os recursos gráficos, a rapidez é impressionante... Sou muito grato ao pessoal do ltsp e do kurumin, hoje eu estou trabalhando graças a eles, se não der certo será por motivo da realidade economica do país, pois pelo sistema que uso, posso dizer, já deu certo. Funciona.!!!
Olá, utilizo o LTSP a alguns anos e hoje em dia compro o terminal thin da FIC chamado Genesis por 850 reais com nota fiscal e garantia. Acho que esse preço é justo. Roda que é uma beleza.
Aonde voce compra tão barato ? Só vi por R$ 1.200,00 !!
vao todos tomar no cu por que eu sou hacker
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.