UCA! Ano letivo em escolas públicas terá início sem os prometidos notebooks populares
Processo para aquisição de 150 mil máquinas do projeto “Um computador por aluno” (UCA) foi interrompido, e o presidente do Serpro continua afirmando que serão entregues na data – mas o MEC nega.
Em 7 de janeiro (“Pause ou Stop? TCU pede vistas e congela licitação de laptop educacional do MEC“) já havíamos noticiado que o Tribunal de Contas da União pediu vistas ao edital de laptops educacionais citando supostas irregularidades nas exigências de hardware. O processo se encontra parado desde então.
Os 150 mil notebooks populares do projeto “Um computador por aluno” (UCA) não serão entregues a 300 escolas do ensino público brasileiras antes do início do ano letivo.
Segundo a Agência Brasil, a data de entrega foi mantida nesta semana por Marcos Mazoni, presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). No entanto, continua a agência de notícias, a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC) explicou que não seria possível cumprir esse prazo.
Isso porque a licitação para a compra dos computadores ainda está em andamento: o processo foi interrompido, devido a um pedido de vista do Tribunal de Contas da União (TCU). (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
Daqui a uma semana fará um ano desde que publiquei a notícia relacionada sobre o pregão do ano passado: “Agora é oficial: pregão do laptop educacional foi cancelado pelo MECAgora é oficial: pregão do laptop educacional foi cancelado pelo MEC“. Mas, independente do mérito ou não do projeto, acho que nenhum aluno vai comemorar a forma como está indo.