Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Richard Stallman anuncia novo alvo: “a armadilha Javascript”

Determinados programas em Javascript acabam de entrar na categoria dos objetos de críticas, reprovações ou alertas específicos emitidos pelo Dr. Richard Stallman, juntando-se assim a temas como (in)determinados ministros brasileiros, um artigo de 2006 do BR-Linux, as licenças Creative Commons, vários webmails, uma proposta de regulamentação das profissões de informática no Brasil, os autógrafos compulsórios, as nuvens, os celulares, a Microsoft, a Apple e muitos outros exemplos.

Dr. Stallman, que é fundador do projeto GNU, emitiu um alerta sobre o que chama de “a armadilha Javascript”, armadilha esta que pode ser sentido especialmente por quem tem restrições quanto a rodar softwares não-livres em sua CPU, e em um caso particular destacado por ele: os programas “não-triviais” em Javascript, e que não sejam livres.

Definir o que é “não-trivial” é complicado, e ele reconhece isso. Mas para facilitar a tarefa de quem pretende seguir sua recomendação, o bom doutor oferece até mesmo um critério: para ele, são não-triviais os programas em Javascript que definem métodos e, além disso, carregam programas externos, são carregados na forma de um programa externo, ou fazem uma requisição AJAX.

Para impedir a armadilha definida por ele, o Dr. Stallman propõe uma série de medidas, que culminam em os navegadores livres sejam modificados para reconhecer scripts não-livres e não-triviais, informando o usuário a respeito, ao invés de executá-los. Adicionalmente, segundo a proposta, os navegadores poderiam substituir o código não-livre por outros que sejam da preferência de seu usuário.

O alerta termina fazendo menção a uma eventual futura campanha para que os websites optem por scripts livres.

O BR-Linux recomenda a extensão NoScript a quem queira, por qualquer razão, evitar o carregamento dos scripts que não satisfaçam a algum critério de interesse seu.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 8:29 am

    Dúvida: porque dar o título de Dr. ao Stallman sem ele ter terminado o doutorado? Título honorário não vale!

    Christiano Milfont (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 8:41 am

    Quanta contribuição que ele já fez com seu talento não precisava disso para aparecer! Parece um ex-BBB pedindo atenção!

    Linus (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 8:42 am

    Eu acho que a empresa que mais investe em JavaScript hoje é a Google, que tem o sonho de tudo ir para nuvem e o browser ser a porta de entrada de todos os browsers. O Richard já teve algum conflito com a google? Nunca vi nada a respeito. Alguém sabe?

    André Machado (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 8:43 am

    Claro, claro. Agora só falta ele pedir pra gente abandonar os navegadores gráficos e usar o Links para navegar na Internet.

    Adilson Sansos da Rocha (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 8:44 am

    Richard Stallman, é o cara, mas ultimamente suas declarações estão desconectadas com a realidade.

    Luiz (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 8:47 am

    Esta extensão noscript funciona bem quando uso no firefox dentro do ambiente windows. Ao usar esta extensão em ambiente Linux (Ubuntu) simplesmente não consigo acessar o site do BB,mesmo estando desbloqueado.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 9:04 am

    “Agora só falta ele pedir pra gente abandonar os navegadores gráficos e usar o Links para navegar na Internet.”
    Que links nada, vai ter de navegar com o emacs mesmo.

    PoolS (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 9:07 am

    O próximo da lista vai ser o Ubuntu… ou será que já foi? hehe

    Acredito que ele esteja obcecado demais com o que desponta no mercado. Consigo enxergar o que ele faz de bom mas também não concordo em tudo. Acho que o alerta está dado, igual quando a mãe manda os filhos à padaria dizendo: “Tenham cuidado!”

    Você não precisa deixar de ir a padaria por causa desse aviso, assim eu entendo as mensagens.

    Até mais!

    Eh links ou lynx? Acho que é lynx.

    Dúvida: porque dar o título de Dr. ao Stallman sem ele ter terminado o doutorado? Título honorário não vale!

    Nao vale porque? Voce possui tantos assim que já nem conta mais?

    Abs!

    VSMoraes (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 9:12 am

    Boa! Vamos retardar grande parte do dinamismo que a web ganhou com o ajax só por causa de um velho esclerosado.

    Porque ele não vai pegar no pé do site da playboy que está oferecendo revistas inéditas e grátis, só que é feito em silverlught?

    Frank (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 9:32 am

    O Richard já teve algum conflito com a google? Nunca vi nada a respeito. Alguém sabe?

    Richard Stallman é contra a tecnologia cloud computing, o que o coloca numa posição contrária ao que vem pregando o Google.

    Vinícius (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 10:04 am

    Faz tempo que ele não fala nada interessante.

    Tadzio (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 10:04 am

    existe lynx e links. eu já usei muito o links quando tive uma distribuição slack problemática numa época que baixar 200MB tirava o dia (a noite) numa internet discada… e sem X…

    kayo (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 10:10 am

    pq ele mesmo não faz isso? ou ele e os seus amigos? cade o espirito de ‘faça você mesmo, você pode’? acho que ele está cansado de programar e quer apenas ficar palpitando, virar um guru, agora.

    João Marcus (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 10:18 am

    Stallman sempre foi um idealista um bocado desconectado da realidade. Ele tem o direito de pensar o que bem entender. Eu não tenho o dever de levar em consideração tudo o que ele diz. Para mim, frequentemente ele começa a delirar, parece até que está doente.
    ps: Ahhh, a romântica figura de Che Guevara, o grande líder que nunca conseguiu fazer nada de útil, sempre fracassou em tudo, tinha como objetivo declarado matar todos os que não concordavam com ele, mas mesmo assim é amado por adolescentes e aqueles que, nesse ponto, travaram na adolescência.

    Fernando Leme (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 10:32 am

    Augusto, perdão por invadir seu espaço para falar de um tema tão aleatório. Mas é que este comentário precisa ser corrigido antes de virar desinformação.

    João Marcus
    Não sei qual é sua orientação política, e também não me interessa. Mas a memória de Ernesto Guevara merece um pouco mais de tempo do que os gibis que vc leu a respeito. Talvez fosse importante sobre saber um pouco sobre a ditadura de Fulgêncio Batista (e o povo miserável sob ela) que Guevara ajudou a derrubar.
    Nunca ouvi falar em objetivo declarado de matar, mas sim de empreender qualquer esforço na busca de um mundo mais justo. Objetivo que não me parece muito ruim.
    E talvez seja útil dizer que Guevara não fosse tão besta assim como vc sugere, porque só foi assassinado depois de seus inimigos receberem verba e reforço da CIA.

    André Caldas (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 11:04 am

    @kayo,

    pq ele mesmo não faz isso? ou ele e os seus amigos? cade o espirito de ‘faça você mesmo, você pode’?

    Quem disse que o objetivo principal dele é fazer um plugin para TODOS os navegadores livres? Se você se incomoda com os argumentos dele, argumente contra os ARGUMENTOS. Ou pelo menos procure entender o significado da discussão.

    acho que ele está cansado de programar e quer apenas ficar palpitando, virar um guru, agora.

    Guru ele já é. Sua afirmação não faz o menor sentido. Mesmo porque já faz muitos anos que ele largou essa coisa de ficar programando. Eu pessoalmente acho que ele tem muito mais utilidade falando do que escrevendo código.

    André Caldas.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 11:05 am

    Esse cara é MUITO CHATO!!!!!!!!! Últimamente só tenho lido besteiras a respeito dele.
    Que ele fique só falando do emacs e do HURD, que aliás, nunca vi uma release final deste.

    .deb (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 11:06 am

    Posso não concordar com o Richard Stallman, mas pintá-lo como o Che Guevara já é um tanto maldoso, não acham?

    Tião (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 11:14 am

    >>>Eh links ou lynx? Acho que é lynx.

    Tem os 2. o “elinks” que trabalha com frames, e o “lynx” que é mais simples…

    Na verdade, Richard Stallman acertou em cheio dessa vez e novamente está alguns anos adiantados.
    Nos últimos e nos próximos anos a importância do JavaScript vai ser cada vez maior como principal meio para criação de interfaces ricas na internet (RIA), por ser ubíquo, programação relativamente simples, bons frameworks, integração ótima com conteúdo HTML e outros padrões como SVG, e por ter um desempenho minimamente razoável para os fins mínimos mas melhorando nos motores novos do Firefox e Chrome.
    Infelizmente, mais uma vez a web está usando uma tecnologia que deveria servir para um propósito simples e específico para contornar problemas ao invés de se criar novos padrões. Cada vez mais temos que usar aplicações pelo navegador, onde pedaços das aplicações ficam no navegador, boa parte no servidor e o usuário nem tem (e muitas vezes nem quer) ter o fonte. Mesmo JavaScript sendo uma linguagem interpretada, os frameworks (mesmo os livres) tem que diminuir o código por obscuração o que acaba tornando eles praticamente um binário ilegível.
    Sim, esse é sim um grande problema para o Software Livre e para o Software em geral.

    @Igor, o Stallman hoje não tem nada a ver com Hurd. O Hurd está inteiramente nas mãos da comunidade. Cadê Cabral hoje para resolver os problemas dos brasileiros? :-)

    Eu particularmente – está certo falar isso? – acho que ajax é uma tecnologia sensacional – eu mesmo estou usando o tutorial da w3schools para melhorar uns projetos aqui – e prefiro que usem javascript a alguma tecnologia proprietária (puts, sacanagem usarem silverlight no site da playboy. O único que conseguiu acessar o site do Linux foi o Miguel de Icaza (http://tirania.org/blog/archive/2009/Mar-19-1.html) hauahuaah

    Há muita coisa que desenvolvedores criam em flash (q tem muitas limitações) e que poderia ser feito utilizando-se javascript. E me parece que a crítica não foi tanto da tecnologia, mas do uso que fazem, ao inserir scripts sem que o usuário saiba. Os tais dos códigos não-livres. Ou mesmo outras tecnologias externas como SilverLight, Java, etc. Sou da época em que coisas dentro do navegador eram sagradas :-)

    E não adianta povo: o Stallman nunca vai concordar com algo que sugira o uso de código não livre. Embora eu não concorde totalmente tenho que respeitar a opinião do véio :-)

    Linus (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 11:37 am

    Dentro das suas convicções o Richard tem suas razões. Ele foi brilhante, com certeza criou uma cultura que hoje muitos pregam, ele tem suas convicções e creio que seja um verdadeiro defensor do software livre, este é realmente um purista e tem contribuição e história, ao contrário de muitos aproveitadores de plantão que jogam pedras, mas nunca fizeram nunca de útil para o movimento que defendem.
    Pode ser chato, birrento ou até ultrapassado como muitos falam. Mas creio na honestidade do Richard é um mito de verdade.
    Pronto. Agora podem me moderar e apedrejar.

    :)

    Monge (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 11:48 am

    A preocupação do Stallman é legítima, mas acho que, dessa vez, sua luta está perdida.

    A era do PC em cima da mesa, com todos os aplicativos instalados dentro dele, está acabando. Já estamos entrando em uma nova era, dos dispositivos móveis e da computação “ubíqua”, “pervasiva”, “em nuvem”, onde os aplicativos estão espalhados na rede, e o usuário sequer sabe de onde vem cada funcionalidade que está usando.

    Dentro do paradigma do software instalado no PC, o software livre conquistou o seu espaço não apenas pelo discurso filosófico, mas principalmente pela competição. Foram desenvolvidos softwares livres capazes de igualar ou superar seus concorrentes fechados, e as pessoas passaram a usá-los.

    Agora, muda o campo de batalha, do PC para “as nuvens”, mas a natureza da batalha é a mesma: os serviços “malignos” devem ser igualados ou superados por serviços “livres” equivalentes, para que os usuários migrem de um para o outro.

    Um pequeno detalhe: nos PCs, o software livre pode ser copiado e distribuído sem custo (na verdade, cada usuário paga pela sua infra-estrutura: hardware, armazenamento, banda…). Na nuvem, o serviço livre sempre dependerá de uma infra-estrutura coletiva (hospedagem, armazenamento, banda…), com custo. Quem pagará por esse custo?

    Mais uma vez, entra em cena a questão dos Modelos de Negócios que darão sustentação econômica para essa nova realidade do software livre.

    Christiano Milfont (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 12:18 pm

    @Silveira

    “Cada vez mais temos que usar aplicações pelo navegador, onde pedaços das aplicações ficam no navegador, boa parte no servidor e o usuário nem tem (e muitas vezes nem quer) ter o fonte.”

    Se ele está acessando um serviço ele não precisa ter os fontes do software desse serviço, mas aqui é uma polêmica que vou passar e ir para o ponto abaixo…

    “Mesmo JavaScript sendo uma linguagem interpretada, os frameworks (mesmo os livres) tem que diminuir o código por obscuração o que acaba tornando eles praticamente um binário ilegível.”
    A técnica de minificação é para diminuir o tráfego ocasionado pelo tamanho dos arquivos javascripts, mesmo que esse script seja cacheado [com browsers que por algum motivo não fazem o cache]
    Os frameworks javascript como Jquery, Extjs, YUI são livres e fornecem os fontes, se voce quiser voce mesmo aplica a minificação ou usa de forma como os fontes são.

    “Sim, esse é sim um grande problema para o Software Livre e para o Software em geral.”
    Considerando que as aplicações JS são [ou pelo menos devem ser] apenas para UI [camada de apresentação] não consigo enxergar esse temor todo em relação a eles especificamente.

    hostile (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 12:38 pm

    Velho caduco, doênte, virgem…É uma espécie de lider comunista do SL, a figura do che-guevara foi bem aplicada…Ele precisa de uma ajuda psiquiatra urgente.

    dk (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 12:59 pm

    Realmente parece um ex_bbbosta querendo chamar atenção, já fez algo util sim, mas ainda fica com esse estrelismo ae. Jaja sai um video dele em sexo explicito na net =P

    Mais uma do stallman… Como ainda querem que levem o free software a sério, tendo um porta-voz como esse ???

    cardoso (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 2:06 pm

    Não há nem o que falar, é quase como bater em bêbado. Não é há toa que quando a gente cita o Stallman, para alguém de nível de gerência ou diretoria de grandes empresas de TI, a resposta é “quem?”

    Isso em empresas que empregam o modelo Open Source, padrões abertos, etc.

    Stallman está se saindo um radical entre os radicais, digno de risada, e sua (pouca) relevância se esvai a cada dia. Ainda bem.

    Henrique (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 2:21 pm

    A preocupação esboçada por Stallman é legítima, já que com o uso do Javascript se tira o poder do usuário ao qual ele prega.

    Mas acontece que estamos num estágio final, onde o software passa a ser serviço e não mais produto, e onde os interesses do usuário passam a ser menos sobre o código do software, e mais com a liberdade dos dados.

    Stallman deveria mudar o foco e usar a influência que (ainda) tem em alguns campos para popularizar padrões abertos, porque o código aberto e, mais especificamente, software livre (GPL/LGPL) já atingiu quem e onde pode atingir.

    Daniel Augusto Bastos (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 3:08 pm

    Acho que o comentário do Henrique foi muito feliz, e disse a amior parte da minha opinião, mas queria só acrescentar que, o Stallman perdeu muito da sua influência por estes tipos de comentários.

    celio mello (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 3:17 pm

    Comparar Ernesto Guevara a Richard Stallman é o mesmo de Jesus com Zé Buchudo. Sem mais comentários!

    Adilson Sansos da Rocha (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 4:34 pm

    Che tirou cuba de uma ditadura (Batista) e entregou para outro ditador (Fidel). Grande Feito.

    Só lembrando que o funcionamento do sistema de moderação pelos demais usuários está explicado aqui, e que os comentários moderados negativamente pelos leitores não são removidos, podendo ser consultados por qualquer interessado, bastando clicar no link específico ao final da listagem.

    Alexandre (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 6:45 pm

    Vamos voltar ao Gopher ! Para que usar outros. Usem Gopher.

    esse cara já está gaga !

Este post é antigo (2009-03-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.