Stallman diz que o termo "Taxa do Autógrafo" é um exagero, já que ele não é um governo e não pode cobrar taxas. Conta ainda que disseram a ele que esta bobagem é comum entre pessoas que aproveitam todas as oportunidades para criticar a FSF, com argumentos válidos ou não. Ele conta ainda que tomou a decisão de cobrar por autógrafos e fotos logo após chegar ao FISL, quando percebeu que muitas pessoas fariam este pedido, tomando seu tempo, que não está à disposição dos presentes - e que considera justo pedir uma contribuição para a causa em troca disso.
Além disso, Stallman afirmou que a cobrança permitiu angariar algumas centenas de dólares para a FSF e a FSFLA, e o poupou de várias horas chatas assinando crachás. Ele aproveitou o ensejo para mencionar que este dinheiro vai ajudar a espalhar a filosofia do software livre, e que esta tarefa às vezes é dificultada por pessoas que acham que o nome do sistema operacional GNU é "Linux", e não percebem que ele é fruto dos ideais do software livre.
Encerrando sua manifestação (exceto pelo termo de licenciamento), Stallman afirmou que livre não é sinônimo de grátis, e que isso se aplica a software e a serviços - incluindo assinar autógrafos ou posar para fotos. Assim, ele declina de apoiar o recente movimento pelos autógrafos grátis, e lança o movimento do autógrafo livre, que advoga o direito de cada indivíduo assinar autógrafos ou não.
Mas acho bom que isso tenha acontecido, está gerando muita reflexão sobre o que é ético ou correto nesse tipo de situação
Por falar nisso, por que será que estamos discutindo essa besteirada toda e ninguém publica uma linha sobre as discussões da GPL 3 no FISL 7?
Acho sinceramente que ele pecou nisso. Vamos usar como exemplo o John "MadDog", a primeira vez que ele veio em um evento no Brasil, ele distribuiu fotos e autógrafos gratuitamente, ele tem noção de que é "uma celebridade" mundial no quesito software livre.
"Ele como lider de projeto, deveria assumir uma postura mais 'amigável' e pensar bem em suas falas e atitudes."
Bom sinceramente não me agradou o principal fato dele assumir o Linux como SEU sistema operacional GNU, mas isso é outro flame que não quero alimentar.
Tarde pra isso por quê vc já falou besteira. Linus proveu o kernel Linux, o projeto GNU os utilitários. Segundo a Wikipédia, e algumas biografias, a definição de S.O. é "um kernel e seus utilitários". Logo o sistema É parte GNU. Portanto não fale bobagens. Siga o link para o meu site, no meu nome logo abaixo, que lá tem um artigo sobre isso.
Você fala sobre a controvérsia do nome do sistema operacional como se já estivesse resolvida, quando o que há são duas (ou possivelmente mais...) correntes de pensamento antagônicas.
Essa é uma das discussões mais bestas que eu já ví.
O problema é a antipatia da atitude...
Quanto ao "empurrar uma criança", ele fez isso?
Sei lá, mas se foi o único momento do fórum que chegou a sair no news forge (saiu alguma coisa em outros sites conhecidos de fora do brasil?), não é futrica, é uma coisa do interesse de bem mais gente.
Realmente, resta a pergunta: Quem ganha com isso?
Concordo. Pra que fazer isso? Ele tem o direito, isto está claro. Mas precisa?
Mas precisa mesmo continuar essa discussão inútil, quando temos assuntos mais importantes?
Mas aconteceu, 70% do pessoal que votou a respeito disse que não acha que essa atitude do RMS seja positiva pra imagem do Software Livre, e agora o Newsforge publicou a posição do Stallman a respeito, trazendo o assunto de volta à pauta. Espero que você não ache que eu deveria ignorar o tema ou bloquear a discussão.
Isto é uma coisa que eu fico me perguntando. Se a cobrança de autografos gera mais interesse e relatos que a discussão da GPL3, isto é culpa de quem comenta, ou de quem não consegue fazer a massa se interessar pelo assunto?
Acho que estamos perdendo uma ótima discussão sobre quais os valores que nos interessam em nossos representantes e dando muito 'spotlight' e uma só pessoa.
Dito isso, gostaria de saber do VMedina: tu és contra ou a favor do Stallmann? Confesso que não consegui perceber isso
Creio que o que todo mundo quer aqui é que o cara não se auto-destrua com seu comportamento junto a comunidade.
Avaliação das discussões da GPL 3 no FISL
A FSF publicou em seu site um texto, na lingua inglesa, um resumo da 2ª conferência internacional sobre a GPL 3 no 7º FISL.
Um dos pontos interessantes, IMHO, foi o aviso do RMS sobre o perigo de adoção de patentes de software no Brasil. Aparentemente existem esforços para que o nosso "escritório de patentes", que vou interpretar livremente como o INPI, forneça estas patentes. Ele então pediu que os ativistas pró Software Livre tomem ações opostas a estes esforços.
Sobre a GPL 3, ele apontou que "não existe uma grande mudança por quê não há grandes mudanças". Segundo ele, a licença continuaria a cumprir seu papel de proteger as 4 liberdades e incorporaria apenas mudanças para acompanhar novas leis e softwares.
Ele comentou também sobre relação com a OSI. Neste tópico ele insistiu que a FSF está disposta a cooperar com grupos como a OSI para espalhar o uso de softwares que respeitem as 4 liberdades, contanto que isto não exija que a FSF "fique quieta" sobre seus princípios e motivações políticas.
Mais detalhes no original em inglês.
http://www.fsf.org/blogs/community/fisl-gplv3.html
Tudo que posso dizer é que todas as coisas serão esclarecidas logo.
Andei lendo esta thread toda e fiquei perplexo com a quantidade de comentários teus e também preocupado contigo.
Por acaso você está fazendo tudo isso por que quer tomar o lugar do Patola?
Você tem feito algo a mais da sua vida além de comentar todo e qualquer comentário do br-linux?
Por que diabos você ainda não mudou sua signature de "Usuário Linux" para "Usuário GNU/Linux"? Sabe que o titio Stallman não gosta de meninos que não obedecem ele. :)