Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


País por país: Linux em notebooks no varejo eletrônico da Dell

Uma nota preliminar ao texto do Christian, abaixo: A Red Hat publicou dois rankings, o de atividade (destacado no mapa da empresa e usado no comparativo do Christian, abaixo) e o de ambiente. O de ambiente é o que estaria mais associado às condições favoráveis para o sucesso continuado de ofertas comerciais baseadas em código aberto (“a favorable environment for open source software to take hold“, na FAQ oficial).

Mesmo sem questionar a metodologia ou as fontes do estudo da empresa, vale notar que o levantamento da Red Hat sobre o Brasil nos coloca na 12a. posição quanto à atividade (e é este o número adotado no artigo abaixo), mas apenas na 45a. quanto ao ambiente (e na 65a. no que se refere especificamente ao ambiente da indústria, isolada portanto de comunidade e de governo).

Assim, aceitando que há alguma relação entre o ranking da Red Hat e o possível interesse da Dell em vender notebooks com Linux pré-instalado no Brasil, como levantado, é possível que a observação acima sobre os diferentes rankings ajude a responder as perguntas do Christian, abaixo – afinal, no que diz respeito ao ambiente, a fonte escolhida não nos é tão favorável – algo que não me surpreende após ter visto de perto a qualidade de variadas ofertas de Linux pré-instalado disponibilizadas anteriormente no varejo brasileiro, e o efeito causado por elas em seus consumidores, salvo raras e honrosas exceções.

Segue o texto do Christian Ferreira:

“Em função da recente discussão sobre o Dell Inspiron Mini vendido no Brasil apenas com Windows XP, resolvi fazer uma pesquisa para ver quantas filiais da Dell realmente vendem notebooks com Linux. Para isso visitei e pesquisei em cada um dos sites individuais disponíveis no rodapé do site da Dell (em http://www.dell.com/)

A seguir vemos os resultados por: país; presença ou ausência de notebooks com Linux; e em que lugar estão esses países no ranking mundial criado recentemente pela Red Hat:

Áustria – Não – 27
Austrália – Não – 4
Bélgica – Sim – 17
Brasil – Não – 12
Canadá – Sim* – 28
Estados Unidos – Sim* – 9
Suíça – Sim – 22
Chile – Sim* – 43
China – Não – 15
Colômbia – Sim* – 45
Alemanha – Sim* – 3
Dinamarca – Sim – 10
Espanha – Sim* – 2
França – Sim* – 1
Hong Kong – Não – NP
Irlanda – Sim – 19
Índia – Não – 23
Itália – Sim – 11
Japão – Sim* – 14
Coréia – Não – 20
Oriente Médio – Sim -NP
México – Sim – 51
Malásia – Não – 26
Holanda – Sim – 13
Noruega – Sim – 7
Panamá – Sim* – NP
Porto Rico – Sim* – NP
Rússia – Sim – 42
Suécia – Não – 18
Singapura – Sim – NP
Reino Unido – Sim* – 6
Venezuela – Sim* – 34

OBS: “Sim*” significa que o site destaca de alguma forma a opção “Dell Ubuntu”, e “NP” siginifica que o país não está presente no ranking da Red Hat.

A analise inicial revela que apenas 28,12% dos sites da Dell não vendem notebooks com Linux. Dos 71,88% que vendem notebooks com Linux, mais da metade destaca explicitamente a opção na barra lateral e/ou menu superior do site.

Outra coisa que me chama a atenção é o fato do Brasil ser o único país do continente americano que não vende notebooks com Linux. Não me impressiona que ficamos atrás dos Estados Unidos (9° lugar no ranking). Mas perder até para Porto Rico e Panamá e que nem sequer figuram no ranking? Para mim isso mostra que mesmo que o Brasil esteja levantando a bandeira do software livre há anos (dando a melhor posição no ranking da RH, entre os sul-americanos). Nada disso é capaz de seduzir a Dell Brasil a vender notebooks com Linux.

Tudo bem que em teoria pode-se recusar a EULA do Windows e pedir o reembolso. Mas queria saber se alguém sabe o que leva a Dell Brasil a ignorar completamente o Linux? Para finalizar, não faço essa pergunta para minha pessoa, pois já comprei meu Dell Inspiron 6400 com Linux (Ubuntu) na Alemanha já faz quase um ano e meio. Mas me coloco na posição dos muitos brasileiros aos quais não é dada a opção de comprar pcs e notebooks com Linux pela Dell, principalmente depois de ver que quase 72% das filiais já adotaram tal medida.”

Enviado por Christian Ferreira (christian·linuxΘgmail·com) – referência (dell.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ótimo artigo!
    Parece que no Brasil a Dell está indo de encontro aos fatos.
    Como não tive a opção de incluir o Ubuntu no meu Vostro 1400 quando da aquisição, fui obrigado a instalá-lo.

    acho interessante dar conhecimento da

    Campanha: “Dell, eu quero Ubuntu!” – Participe

    abs.

    sblsks (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 4:13 pm

    Também gostei do artigo, e sinceramente, para mim tem safadeza ai, e além do mais, até aonde eu pesquisei, ninguém pode vender obrigatoriamente um computador e obrigar o usuário a levar o Windows aqui no Brasil.

    Vai ter gente falando que é coincidência ou que eles estão trabalhando para fazer isso, mas não há justificativa válida para venderem com linux em países bem menores como Chile, Panamá, Porto Rico, Venezuela e México e não venderem para o Brasil, China e Índia.

    Dos BRICs, só aparece a Rússia, o menos populoso. Por que será ?!

    A Dell mesmo mudou radicalmente de postura recentemente quanto ao reembolso para windows. O meu foi tranquilo, o de uma outra pessoa só aconteceu no Procon (como postado aqui no br-linux) e o de outra pessoa mais recentemente FOI RECUSADO (num caso em que o usuário me pediu ajuda e eu testemunhei a má vontade e as recusas absurdas).

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 4:25 pm

    Legal o artigo!

    Eu tb gostaria de ver o Ubuntu pré-instalado, e fiz a minha parte, quando comprei, exigi o reembolso do windows:

    http://mistura.wordpress.com

    Resumindo: BOICOTEM A DELL ATÉ ELA MUDAR DE POSTURA NO BRASIL. A melhor tática contra empresas é sempre onde dói mais, no bolso delas.

    Não recomendo mais a Dell por essa postura absurda quanto ao reembolso e quanto à negação de oferta de vários modelos de computadores com linux ou sem sistema ou, quando há a opção do FreeDOS, o valor é absurdamente maior. Por mais que a Dell receba dinheiro para colocar crapwares feitos somente para windows, o valor não seria tão significativo.

    sblsks (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 5:21 pm

    Manoel Pinho,

    eu acompanhei alguns comentários seus a respeito e admirei sua atitude, mas agora e eu quiser comprar um not. e mover uma ação contra a Dell no PROCON, o quê eu tenho de fazer para ser bem sucedido, afinal, a lei esta do nosso lado, ou não???

    Leia o meu caso em

    http://br-linux.org/2008/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-windows-em-um-pc-dell-outra-experiencia/

    e os outros casos em

    http://vinicius.soylocoporti.org.br/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-microsoft-windows/
    http://vinicius.soylocoporti.org.br/mais-um-relato-de-reembolso-do-windows/
    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-Microsoft-Windows?pagina=1

    http://reembolsowindows.wordpress.com/

    Karoauk (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 8:19 pm

    Apoiado,

    Já estou boicotando a Dell. Parece que o Brasil vai ser o último a ser incluso pelo linux ubuntu nos notebooks Dell na América Latina!

    Quem tiver informções sobre reembolso ou contar com experiências recente com sucesso, envie comentários para meu blog:

    http://www.reembolsowindows.wordpress.com

    Não sei porque os meus comentários com vários links não estão sendo postados, creio que por causa do anti-spam, mas veja isso

    http://br-linux.org/2008/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-windows-em-um-pc-dell-outra-experiencia/

    http://vinicius.soylocoporti.org.br/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-microsoft-windows/

    http://vinicius.soylocoporti.org.br/mais-um-relato-de-reembolso-do-windows/

    Não sei porque os meus comentários com vários links não estão sendo postados, creio que por causa do anti-spam, mas veja isso

    http://vinicius.soylocoporti.org.br/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-microsoft-windows/

    http://vinicius.soylocoporti.org.br/mais-um-relato-de-reembolso-do-windows/

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 12:32 am

    Ao meu ver a Dell pode colocar o que quiser nos seus Notes e Nets, desde que, claro, seja software legalizado. O que ela não pode fazer é venda casada, o que já outra história. Quanto ao consumidor: Não querendo, não compre. Se começar a doer no bolso da Dell, ela passa a oferecer a opção. É assim que funciona o livre mercado. Criar leis e apelar para as mesmas vai contra a liberdade individual das pessoas, nesses casos.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 2:36 am

    É simples: se não quiser re-embolsar está fazendo venda casada e cometendo crime.

    Se re-embolsar, beleza. Tudo legal.

    Se cometer crime, que seja acionada administrativamente (PROCON) e/ou judicialmente (Juizado Especial Civil).

    Christian (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 7:15 am

    Uma pesquisa no site da Dell BR mostra que aparentemente houve em 2008 a geração de algumas páginas suportando o Ubuntu (nos casos abaixo parecia ser o Ubuntu 7.04.

    http://search.la.dell.com/results.aspx?s=dhs&c=br&l=pt&cs=brdhs1&k=ubuntu&cat=all&x=0&y=0

    Seria um sinal que eles planejaram vender notebooks com Linux e desistiram? Ou apenas um, digamos sim, um suporte informal da parte deles?

    David C. J. (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 7:38 am

    Realmente é uma pena esta atitude da DELL. Tenho um DELL antigo (ainda com o XP) que mantenho em caso de extrema necessidade de utilizar algo do Windows.

    Com a idade avançada do laptop busquei comprar um novo, da DELL pois gostei muito do anterior que ainda funciona perfeitamente. Resultado: só vendem com o Vista, teria que pagar por um XP (não gostaria, mas seria melhor que o Vista). A história termina com o Intelbrás que tenho em casa e funciona muito bem. É pena, mas fazer o que?

    Wanderson (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 10:02 am

    Devolucao de licenca e ressarcimento com a Dell?

    Vejam:

    Wanderson
    paraAndre_Santos@dell.com
    data29 de abril de 2009 11:16
    assuntoRe: Resumo do Pedido Dell 269305124
    enviado porgmail.com

    ocultar detalhes 29 abr (13 dias atrás)

    Responder

    Follow up message
    Bom dia!

    Verificando o termo de aceitação da licença pelo usuário final do Windows Vista Home Basic encontrei a seguinte seção:

    “Usando o software, você aceita estes termos. Se você não os aceita, não use o software. Ao invés disso, contate o revendedor para um reembolso ou crédito. (…) ”

    Link: http://download.microsoft.com/documents/useterms/Windows%20Vista%20SP1_Home%20Premium_Portuguese%20(Brazil)_43583c4e-93e2-4f94-920b-39613f217855.pdf

    O termo está em anexo também neste email no formato pdf.

    Na página 90 do manual “Guia de Informação do Produto” da DELL, título Contrato de licença do software Dell diz:

    “Se abrir ou romper o selo do pacote de Software, ou fizer download ou instalar o Software, ou usar o Software que está pré-carregado ou instalado em seu produto, você estará indicando que concorda com os termos deste acordo. Se você não concordar com estes termos, devolva prontamente todos os itens do Software (discos, material impresso e embalagem) e apague todas as cópias pré instaladas ou pré-carregada do Software.”

    Acredito que a primeira vez que eu ligar o computador esta licença será mostrada, e eu não tenho a pretensão de checar nenhum tipo de formulário que confirmará minha aceitação. Isto provavelmente reiniciará o computador ou coisa parecida, o que não me deixará usar o Windows Vista.

    Estou recusando os temos de licença dos softwares pré-carregado.

    Por favor, verifique a situação e instrua-me de como posso mostrar evidências suficientes de que recusei a licença.

    A atendente de pos venda, Ana Carolina, entrou contato comigo e disse que eu tenho que recolher o notebook pois eu deveria comprar um que nao tinha sistema operacional instalado no site.
    A minha compra foi por telefone.
    Estou entrando no pequenas causa pois eles desrespeitam a licenca do windows e descumprem o que esta no manual deles conforme citado acima.
    Estou indignado dom a Dell.

    Enquanto isso a Dell até amplia a oferta de netbooks com linux lá fora

    http://www.linux-magazine.com/online/news/dell_freshens_up_its_mini_10_netbook_with_ubuntu

    Wanderson,

    Realmente é um absurdo o que a Dell brasileira está fazendo atualmente. Depois dela ter devolvido o valor da licença do windows no meu caso e de outras pessoas, a MS deve ter lhe passado um pito e ela agora está agindo como todas as outras, isto é, tentando convencer que você tem que devolver o computador também, o que é um absurdo.

    E os modelos que não vẽm com windows quase sempre são os mais caros, por serem feitos para empresas e não para usuários domésticos. Querem te convencer a pagar mais caro por um computador sem sistema do que outro com sistema.

    Não sou advogado mas o que precisaríamos é de uma ação coletiva na justiça contra esses fabricantes abusados que insistem em não respeitar sequer o que está escrito no contrato (EULA). Venda casada é crime ou pelo menos abuso de poder econômico !

Este post é antigo (2009-05-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.