Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Escrevendo aplicativos e extensões em JavaScript para o GNOME

Enviado por Leonardo Fontenelle (leonardofΘgnome·org):

Como eu já tinha adiantado, o GNOME 2.28 vai ganhar binding para JavaScript através do Seed. Infelizmente, quase nada foi escrito em português sobre o assunto, então resolvi resumir o estado atual, as potencialidades e as questões em aberto. Segue-se um trecho:

“Como o JavaScript é uma linguagem de programação incrivelmente popular, e agora muito bem adaptada à plataforma, espera-se que a novidade traga muitos frutos. Na verdade, já existem aplicativos e extensões sendo escritos para GNOME em JavaScript, e existe pelo menos uma empresa startup desenvolvendo seus produtos com essa combinação.”” [referência: leonardof.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    hell (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 10:37 am

    JavaScript é uma linguagem de imenso potencial, contudo muito desvalorizada, justamente pelo seu uso em Web ao invés de Desktop (e pelo stress que causa em relação a compatibilidade de browsers).

    Espero que a linguagem em si possa ser melhor vista por novos desenvolvedores, mas quem quiser aprender programação sem ter que preparar um complexo ambiente, recomendo que comece programando com o JavaScript no Firefox, nem precisará mudar nada e poderá aprender muito.

    Eu contudo sou desenvolvedor Java/C/C++, mas se tivesse conhecido melhor JavaScript no passado, não teria tentado aprender Delphi e VB, e nem me stressado tanto quanto me estressei para conseguir uma linguagem de brinquedo sem saber que já tinha em minhas mãos.

    lucas (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 1:25 pm

    Concordo plenamente com o hell. JavaScript é uma excelente linguagem, mas infelizmente muito subestimada.

    cajahyba (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 5:55 pm

    Javascript foi subestimada até o momento pelo simples fato de que ela merecia isso. Foi uma linguagem criada para rodar dentro de um browser e, tirando todos os problemas do mundo relacionados à guerra entre os navegadores, tinha um desemprenho ruim.

    Com o mundo se voltando para a internet, sua importância aumentou. Hoje já temos virtual machine que faz garbage collector para JS, e os parser da linguagem melhoraram significativamente. Por isso, é possível, atualmente, se cogitar o seu uso.

    Não estou desmerecendo a linguagem, muito, pelo contrário. Mas, em minha opinião, não valia o esforço antigamente. Hoje sim.

    foobob (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 10:43 pm

    Jebus, não!

    Excelente linguagem é a empregada por bebuns, javascript é uma atrocidade desde a mais tenra infância, ainda mais agora que está mais Java do que nunca!

    Escrevam aplicativos em Python, Perl, Ruby, Scheme, Haskell, C, C++, C# o que for, deixem PHP e Javascript só para a web mesmo…

    foobob (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 10:46 pm

    cajahyba:
    “Hoje já temos virtual machine que faz garbage collector para JS, e os parser da linguagem melhoraram significativamente”

    Meu tio toca trombone!

    sério, que non-sense! Devia querer falar do compilador JIT, mas falou de algo que existe em toda linguagem de alto nível desde a década de 70!

    foobar (usuário não registrado) em 27/08/2009 às 12:39 am

    eu nao sei da onde vem tanta “insatisfacao” com linguagens de programacao….

    precisamos de “implementacoes”, nao mais um binding ou outra linguagem de programacao, ou outro paradigma de programacao(aspect-like?)

    ahh ta bom, deem uma chance para o javascript… :)

    agora vem a salada, daqui uns tempos voce vera, um plicativo que depende de .net, javascript, java, python, …, tudo misturado…

    que nao faz praticamente …

    se for so pela diversao, ok, boa diversao :)

Este post é antigo (2009-08-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.