Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical no Brasil: Entrevista em vídeo com Fabio Filho

Enviado por Felipe (felipejx17Θyahoo·com·br):

“O programa Olhar Digital fez um entrevista com Fabio Filho, diretor da Canonical América Latina. “Na entrevista, você vai entender como é possível oferecer software de graça e vai saber como trabalha a empresa multinacional que tem como foco a distribuição gratuita e o suporte aos sistemas Linux.”” [referência: olhardigital.uol.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael Rossignol Felipe (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 10:57 am

    As vezes me pergunto se a Canonical já foi atras da CCE ou AmazonPC pra tentar algum acordo?

    Edinho (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 11:26 am

    DELL ou Amazon eu já estaria feliz!!

    Lucas (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 3:28 pm

    Muito interessante e inteligente a forma que ele fala sobre Ubuntu e Linux. Certo que o apresentador ajudou bastante, ou melhor, não atrapalhou :)

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 3:35 pm

    Boa entrevista, esse cara devia ir no Jornal da TV falar sobre o Ubuntu e Linux. Ou melhor, devia ter uma edição do Globo ou SBT repórter falando só sobre isso. Ia ser massa. =D

    E teoricamente todo mundo pode mesmo distribuir Linux… E agora que o mercado está começando a adotar Linux no desktop, o Google que não perdeu tempo.

    Lucas Perillo (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 5:02 pm

    Praticamente explicou tudo o que um iniciante precisava saber sobre Linux e Ubuntu, opensource e programas livres. Muito boa a entrevista, até já salvei aqui no meu computador!

    Obs.: Entrevistador legal e simpático, deixou o cara falar na boa, sem piadinhas ou coisas do tipo, ao contrário de alguns que apresentam programas de madrugada ¬_¬

    glaucius junior (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 5:23 pm

    engraçado, falar é fácil pessoal :

    http://br-linux.org/2009/canonical-novamente-acusada-de-ajudar-pouco-o-kernel/

    ou todos esqueceram que a canonical é lobo em pele de cordeiro ?

    glaucius junior (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 6:53 pm

    Aos cuidados do Senhor Augusto Campos

    Acabei de postar um comentário sobre este artigo, alguns minutos atrás, inclusive me referindo sobre outro artigo publicado pelo mesmo site (br-linux.org), e o meu comentário foi retirado do site, qual a razão ? não me recordo de escrever nada ofensivo nem agressivo, apenas uma constatação.

    O br-linux não gosta de comentários críticos e que são contrários a maioria ?

    gostaria de receber uma resposta, pode ser por email, ja que não querem publicar idéias que contrariam a linha editorial do site.

    muito obrigado

    Glaucius Djalma Pereira Junior
    glaucius@gmail.com

    Glaucius, seu comentário contendo a sua opinião, que você chama de constatação, continua disponível, não tendo sido retirado do site.

    Veja como funciona a moderação pelos usuários, com a qual você concordou ao aqui participar.

    miranda (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 8:56 pm

    Olha Augusto, já faz um bom tempo não dá pra visualizar comentários moderados. Pode clicar no link referente ao comentário moderado que ele não aparece mais como aparecia antigamente.

    Miranda, acabei de testar em 3 navegadores, tanto logado quanto anônimo, e o box que permite exibir cada um dos comentários moderados apareceu normalmente sempre que cliquei no link que ativa a exibição.

    Marcos (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 9:07 pm

    Augusto,

    Também não consigo visualizar os comentários moderados como anônimo…

    Edinho (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 9:10 pm

    Ubuntu é Ubuntu o resto é resto. E viva a Canonical que cada mais facilita e a vida do usuario final e sem cobrar por isso.

    Alterei o texto que explica como funciona a moderação pelos usuários, para explicar (ilustradamente) como é o procedimento para ver os comentários que os demais leitores moderaram.

    Pois eh, o que fazem estam empresas brasileiras que embarcam o Linux nos PCs populares, alem de queimarem o filme, vendendo PCs desconfigurados com Linux?
    Tomara que morram todas eh sobre somente Canonical e Conectiva/Mandriva.

    glaucius junior (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 9:25 pm

    Augusto

    desculpe a minha insistência, mas isso vai contrário a tudo que a internet propícia, sem cabimento um recurso como este.

    concordo que deve haver moderação quando existir ofensas, preconceito – seja de qualquer espécie ou natureza – violência e guerra verbal. mas em casos como o meu texto, sem ofensas a ninguem, apenas comentando uma matéria de uma empresa, que prega suas boas intenções nos enviando pelo correio um cd, e em contra partida não contribui em nada com o atual kernel linux. A matéria em que esta confirmado a não partipação da dita empresa na evolução do kernel linux é do próprio website br-linux. Ou seja, ainda estou fomentando a leitura mais profunda do br-linux.

    justamente numa situação destas, meu comentário é “moderado”, para não dizer outra palavra, e simplesmente deixa de existir, sendo acionado por uma seleção no rodapé do site, numa área completamente inócua.

    Gostaria de chamar atenção para este problema,

    sera que o Br-Linux esta virando a veja ?

    obrigado,

    se vc quiser “moderar” o meu comentário, sinta-se a vontade

    Glaucius, longe de mim tentar adivinhar por que os demais leitores acharam que a sua afirmação tão contundente (“todos esqueceram que a canonical é lobo em pele de cordeiro?”, como se todo mundo soubesse disso como fato, e concordasse) merecia ser moderada negativamente.

    Mas ele não “deixou de existir”, simplesmente foi moderado negativamente pelos seus colegas leitores, e agora está disponível apenas a quem explicitamente manifesta o desejo de ler este tipo de material.

    Discordo de que isso vai contra tudo que a Internet propicia. Para mim seria muito menos custoso restringir a possibilidade de comentários aprovados diretamente, moderar pesoalmente, analisar previamente os comentários ou mesmo dar poderes de moderação apenas a uma panelinha; mas me parece que o caráter colaborativo e aberto a todo o público do site que adotei na moderação está bem de acordo com o que a Internet propicia – embora seja natural que os autores de comentários moderados raramente concordem – é mais comum que eles fiquem indignados e lancem questionamentos na intenção de ofender, como quando você pergunta se o site “está virando a Veja”.

    Pessoalmente, eu raramente participo da moderação. Mas os leitores pediram insistentemente por este recurso, contra a minha vontade (resisti por 6 meses), e agora (desde 2005, na verdade) ele está aí, e não custa lembrar que você concordou em se submeter a ele ao participar do site.

    Felipe (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 10:36 pm

    Bom não sei de nada só sei que contribui com o site

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 10:55 pm

    Augusto as vezes eu tambem nao consigo ler os comentarios moderados estando “logado” como anonimo. Ja reparei que de uns tempos para cá (uns 5 meses) isso vem acontecendo.
    Normalmente resolvo o problema ou logando no blog ou “postando” algum comentários na mesma notícia. Daí a opção de ver os comentários moderados aparece.

    Abs!

    Vou fazer referência também a isso na documentação, e um dia corrigir a situação que permite o eventual descompasso entre a base de dados e o cache.

    Grato, este detalhe foi importante para identificar o que estava causando experiências diferenciadas para alguns dos leitores.

    miranda (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 10:33 am

    Excelente a postura do entrevistador, nem se longe se parece com a postura tomada por Jô Soares enquanto entrevistava Sergio Amadeu a um tempo atraz.

    Legal a resposta do Fabio Filho quando questionado sobre o valor do suporte, na verdade manutenção (suporte) em Linux praticamente não existe se comparado ao Windows. Montei um servidor faz 5 anos para rodar uma base de dados em SQL e ate hoje só tive problema com 2 paradas no serviço mysql, e isso em 5 ANOS.

    Imagina em 5 anos, quantas vezes ja teria formatado o Windows? Instabilidade? GPF? Virus?
    Se for ver bem é muito mais caro manter o sistema do Bill, sem falar no custo da licença, o custo dos “adendos” (antivirus, antispyware, anti-tetano, anti-aids, tamiflu e por ai vai).

    Parabens ao Fabio Filho, foi muito preciso nas suas declarações.

    glaucius junior (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 11:23 am

    Augusto

    Eu costumo acessar o RSS do br-linux, e aprovo o material publicado, quando não me interessa eu descarto, e quando é interessante, até me animo a comentar, como foi o caso acima, também não quero polemizar, haja visto que assunto repetido só serve para perder tempo.

    porém, vai como sugestão inverter a ordem.

    que tal mostrar todos os comentários ? e deixar a opção para o usuário escolher se não quer ver os comentários moderados “clique aqui”. seria mais plausível não ?

    não pretendo me estender no tema, porém, se quiser aprofundar eu gostaria de colaborar com uma maneira mais participava nesta questão, segue meu email : glaucius@gmail.com

    obrigado,

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 11:47 am

    Já que tamo na onda da sugestão, que tal aumentar a fonte do controle de moderação dos posts? Ainda não consegui entender o último item: gen… ofensiva…?

    Glaucius, sugestão recebida e registrada.

    Mas prefiro a ordem atual, em que a moderação exercida pelos leitores é aplicada a todos eles, preservado o eventual interesse individual de ter acesso aos comentários que os demais moderaram.

    Fabio Filho (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 2:49 pm

    Ola pessoal

    Agradeço os comentários sobre a entrevista ao Trend makers.

    Comentando as duvidas de todos quanto a Canonical realizar parcerias com fabricantes para oferta de UBUNTU pre-instalado, a Canonical esta certamente contatando estas empresas.
    Infelizmente, como a maioria de vocês sabem, a oferta de equipamentos com Linux no Brasil( assim como em diversos outros países) tem sido endereçada , como solução, especialmente a uma mercado de baixos preços e equipamentos de baixa performance.
    Muitos destes equipamentos são endereçados com alguma versão de Linux NÃO SUPORTADA e sem qualquer controle de qualidade e gestão.
    Isto ocorre pelo valor percebido em benefícios e oportunidades pelo lado do fabricante de Hardware, assim como a um empreendedorismo situacional de mercado, sem garantias.
    A Canonical, em todas suas ofertas e parcerias, sempre procura uma certeza de que o usuário consumidor de um equipamento com UBUNTU pre-instalado tenha acesso a qualidade não somente do ferramental/usabilidade que o UBUNTU oferece, mas também a certeza de sua total e eficiente performance no hardware instalado, sem contar claro com todo suporte a manutenção/atualização da plataforma.
    Todas estas garantias requerem esforços e serviços que são adequados e customizados a cada fabricante, e são ofertados e dispostos.

    Certamente veremos equipamentos no Brasil com UBUNTU Pre-instalado. Esta demora de oferta , conseqüente de uma percepção dos players de mercado , é esperada pela Canonical, que trabalha engajada para garantir a popularização com qualidade de um alternativa segura e suportada como o UBUNTU.

    Reitero que, hoje, apesar de noticias e comentários recentes de maquinas ofertadas com UBUNTU, NÃO existem equipamentos oferecidos com UBUNTU suportado pela Canonical( as máquias anunciadas da Microboard entre outros são customizações não suportadas) os quais estarão no mercado em breve.

    Volto a postar novidades em breve

    Abraco

    miranda (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 3:12 pm

    “Certamente veremos equipamentos no Brasil com UBUNTU Pre-instalado. Esta demora de oferta , conseqüente de uma percepção dos players de mercado , é esperada pela Canonical, que trabalha engajada para garantir a popularização com qualidade de um alternativa segura e suportada como o UBUNTU.”

    Fabio, será que a hora não é agora? Digo porque no ano que vem temos o Chrome nas prateleiras e se a Canonical demorar mais não perderá mercado para ele (Chrome)?

    Fabio Filho (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 5:47 pm

    Se dúvida é a qualquer momento, Mas é uma opção do Fabricante, e não demora da Canonical.

    Apenas como referência relativo ao Chrome, existe sem dúvida muita expectativa , de todos setores do mercado, entretanto acreditamos que para atingir uma maturidade, como a que o Ubuntu possui hoje, ainda vai tempo – :-)

    Abraco

    glaucius junior (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:32 pm

    Prezado Fabio Filho

    Não vi nada na tua mensagem que seja referente ao problema ja noticiado inclusive neste portal – para os desinformados (http://www.linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2009-08-21-007-35-OP-KN-UB) – bom, o fato é que tu não se manifestou sobre o tema.

    Todos sabemos da necessidade de haver um kernel cada vez melhor, e contribuições são extremamente necessárias para este objetivo.

    Sendo bastante objetivo, qual a razão da Canonical não contribuir com o atual kernel sendo que utiliza seu código em benefício próprio, é uma estratégia de mercado, de posicionamento ou uma atitude que se deva evitar comentar ?

    Parabéns pelos avanços do Ubuntu, não posso negar que trata-se de um bom produto.

    Glaucius Djalma Pereira Junior
    glaucius@gmail.com

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 17/09/2009 às 9:29 am

    É engraçado esse posicionamento dos defensores da ajuda direta ao kernel… Imagino que quem pensa desse jeito e usa Linux no trabalho certamente contribui diretamente com o kernel, já que consegue retorno financeiro com o uso do mesmo.

    Fabio Filho (usuário não registrado) em 17/09/2009 às 4:50 pm

    Também não entendi qual a referência em meus comentários com a ajuda a kernel??
    A Canonical atua , dentro de suas capacidades e retorno, com o objetivo de oferecer a sociedade alternativas em produtos(como o UBUNTU) acessíveis, GRATUITOS, de fácil utilizaćão e confiáveis.
    Parte deste trabalho, além de outros , é a adequação de kernel, que realizamos de acordo com as demandas pelo produto apresentadas.
    Averiguemos por exemplo o tamanho de contribuição que Produtos como o UBUNTU oferecem no reconhecimento de Linux para o mercado Desktop, na garantia de acesso or parte de milhões de pessoas através de equipamentos funcionais e de fácil utilizacão, e em sua interface Gráfica???? São bastante não são?

    Abracos pessoal

    Tava demorando pra alguém falar do kernel, como se fosse a única forma de uma empresa contribuir. Será que o cara nunca leu nenhuma tópico sobre isso em nenhum forum?

    Augusto, uma sugestão nas moderações é colocar o link pra exibir comentários moderados no alto do site, logo antes do primeiro comentário. Se a pessoal quiser ver os comentários moderados não precisaria ir até o final da página e depois subir tudo de novo procurando eles….

    Prazado Fabio Filho,

    obrigado por participar das discussoes e do espaço pra sanar dúvidas e estreitar os laços com a comunidade.

    É bom saber que a Canonical vem negociando com outros fabricantes pra distribuir o Ubuntu pre instalado em outras máquinas.

    Também não sabia que os fornecedores que vem com o Ubuntu são máquinas que não tem suporte oficial da Canonical e que o pessoal instalou por conta própria. Provavelmente isso acontece com outras distribuições e é um dos motivos de tantas máquinas virem com hardware mal configurado.

    Espero ver o Ubuntu em cada vez mais computadores com linux pre instalado E suportado pra conseguir fidelizar mais gente na plataforma.

Este post é antigo (2009-09-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.