Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Moderação de comentários

O BR-Linux ativou no início de 2005 o recurso de moderação comunitária de comentários, conceito que pessoalmente me desagrada mas foi pedido tão insistentemente pelos usuários que acabei optando por atender, e integrar aos Termos de Uso do BR-Linux.

Mas a moderação pela comunidade é um recurso que traz consigo uma responsabilidade que recai sobre aqueles que a solicitaram: o sistema só funciona bem se um número suficiente de pessoas moderar. Se as próprias pessoas que exigiam este recurso agora esperarem que os outros moderem por elas, ou se a tendência geral for usar a moderação apenas para rebaixar a classificação de determinados comentários, e não para classificar as mensagens importantes, interessantes ou informativas, o sistema não vai ter sucesso, e fica vulnerável à opinião dos primeiros que se dispuserem a usar a ferramenta. Mais frequentemente, a ausência de pessoas suficientes interessadas em moderar faz com que baste um número extremamente reduzido de moderadores para tirar o destaque de um comentário qualquer.

Portanto, aqui vai o chamado à ação: se você gosta de moderação, modere! E sempre que você encontrar alguma moderação da qual você discorde, não hesite em moderar em sentido contrário. Se eu for agir como fiscal ou juiz da moderação, vamos entrar na categoria de problemas que se busca evitar quando se adota a moderação comunitária – vão reclamar que há abuso de poder, injustiças, prevalecimento da minha opinião, etc.

Se cada um moderar os comentários que lhe chamarem a atenção, a moderação vai funcionar bem, e nenhum usuário sozinho vai conseguir influenciar a média. Mas se as pessoas que demandavam moderação agora esperarem que os outros moderem, a inércia vai fazer com que o sistema não funcione, e vão prevalecer os abusos.

Para os que não conhecem o sistema de moderação, o documento abaixo busca explicar como e quando usá-lo, e quais seus efeitos.

O que a moderação faz?

O BR-Linux registra em média 10.000 comentários dos leitores a cada 4 meses, e em meio a muito material interessante, há também uma parcela de ruído. Mas separar o que é ruído e o que é comunicação é um processo complicado, subjetivo e dependente de muitrs variáveis. Há algum tempo os sites que permitem discussão tendem a recorrer a sistemas em que os próprios leitores classificam, geralmente via voto individual e secreto, cada comentário, e a classificação dada pelo conjunto dos leitores é o principal fator para determinar o tratamento que cada comentário recebe.

No BR-Linux, o voto de moderação é permitido a todos os usuários, e a diferença de tratamento dada às mensagens é bastante simples: comentários que ultrapassam um determinado limite de votos negativos são movidos das páginas principais de discussão e substituídos por links que permitem que eventuais interessados cliquem para ler sua íntegra.

O que a moderação não faz?

Muitas coisas. Não faz nascer cabelo, por exemplo. Nem aumenta o número de comentários inteligentes, pertinentes e relevantes. A qualidade dos comentários depende de cada um, mas não é a moderação que dá condições ao seu surgimento.

Outra coisa que a moderação não faz é censurar. Nenhum comentário é removido por intermédio da moderação, embora muitos tenham a sua visibilidade diminuída por força do voto da maioria dos que se manifestarem.

Quando você discordar da moderação dada a algum comentário, não deixe de acessar o comentário em questão e moderá-lo em sentido contrário, conforme explicado abaixo.

E se eu não gostar de moderação?

A moderação foi adotada em 2005 atendendo a pedido insistente da comunidade de usuários. Se você prefere acessar um website que não dê aos leitores a opção de influenciar na visibilidade dos comentários uns dos outros (e não há nada errado em adotar esta posição, que já foi a do BR-Linux por muitos anos), ou se prefere não confiar no BR-Linux para administrar a moderação dos comentários nele registrados, a comunidade brasileira oferece diversas opções. Algumas delas constam como sugestões no cabeçalho do site.

Como faço para moderar?

A moderação de comentários é um procedimento bastante simples. Para moderar os comentários de uma notícia no BR-Linux, siga os seguintes passos:


Figura 1 – exemplo de comentário e controles de moderação

1) Localize a caixa de moderação abaixo do comentário, como na figura acima, e observe as opções disponíveis. Usualmente, você encontrará as seguintes alternativas:

  • [+1]: voto positivo, idealmente destinado a comentários especialmente relevantes ou interessantes.
  • [-1]: voto negativo, idealmente destinado a comentários redundantes, repetitivos, desinformados, ininteligíveis ou que não acrescentem valor à discussão.
  • [fora do tema ou repetitivo]: voto negativo específico, idealmente destinado a comentários que fujam ao tema da notícia sendo discutida, ou do tema do site.
  • [troll/flame]: voto negativo específico, idealmente destinado a comentários ofensivos, deselegantes ou que tentem provocar desvirtuamento da discussão, como por exemplo: manifestando-se sobre os demais comentários e comentaristas (e não sobre o tema da notícia), fazendo generalizações indevidas, posicionamentos preconceituosos, posicionamentos rejeitando de antemão quaisquer opiniões contrárias (“não me venha com…”), etc. Leia também: Não alimente os trolls e Flame FAQ.

2) Clique na opção desejada. Seu voto será registrado (e computado apenas posteriormente, após verificação).

Como a moderação é computada?

A moderação é uma soma dos votos dados pelos usuários, adotando diversos pesos e fatores atendendo a critérios variados coletados ao longo dos anos recentes de operação do método, em uma constante luta contra os usuários que tentam abusar do sistema, seja através dos votos constantes contra comentários de desafetos, ou através de votos em massa (individuais ou coletivos), de scripts, etc.

Os fatores hoje empregados incluem, entre outros: se o usuário está ou não logado ao site, se o autor do comentário estava ou não logado ao site, número de outros comentários que o usuário moderou na mesma data, número de outros comentários que o usuário moderou na mesma notícia, uso de mecanismo não-interativo (script ou bot), número de comentários de autoria do usuário que receberam moderação negativa recentemente, número de votos de moderação registrados ao longo do último período, votos repetidos, número de votos que o usuário já registrou contra (ou a favor) do autor do comentário, históricos diversos. Como o cálculo é intensivo em termo de recursos, o script de contagem e atualização da moderação é executado periodicamente e não on-line a cada registro de voto.

Moderação administrativa: Um caso especial é a moderação administrativa, empregada pelo BR-Linux diretamente (e de forma independente da participação dos leitores) quando da ocorrência percebida de violação clara dos Termos de Uso do site, incluindo especialmente o uso de vocabulário ofensivo, o spam, as tentativas de burlar o sistema de moderação, reincluir comentários moderados (ou novas versões dos seus conteúdos, no todo ou em parte, modificadas ou não) ou incluir referências sobre como visualizar o texto deles por outros meios, inserir manifestos, anúncios ou outros conteúdos não relacionados à discussão da notícia em que forem inseridos, menções a política partidária (nos termos deste esclarecimento), ou as ofensas aos leitores que participaram da moderação. Neste caso, o comentário é identificado como “moderação administrativa” e seu texto fica indisponível na página de comentários exibida.

Caso especial: veja os esclarecimentos sobre comentarios com referências político-partidárias, cuja vigência é permanente.

Como posso ver os comentários moderados pelos leitores?

Nos textos em que houver presença de comentários moderados pelos leitores, o comportamento padrão do sistema é mantê-los ocultos, substituindo-os por um indicativo, previamente selecionado, que sinaliza a presença deste texto que os demais leitores optaram por reduzir o destaque da exibição.


Exemplo de indicativo de comentário moderado pelos leitores.

Para visualizar os comentários moderados, basta localizar, ao longo da lista de comentários, os indicativos como os do exemplo acima (atenção: as cores podem ser diferentes), e aí clicar para desativar a opção de Manter oculto este comentário. Esta opção apenas exibe o comentário para o leitor que a executa, sem efeito para os demais usuários.

Outros sistemas de moderação

Embora ele atenda bem aos interesses do site e esteja aí para ficar (e já há alguns anos), alguns usuários usualmente manifestam desconfiança quanto aos resultados expressos pelo sistema de moderação desenvolvido localmente e integrado diretamente ao banco de dados (veja o título “E se eu não gostar da moderação”, acima).

O BR-Linux está sempre interessado em analisar alternativas de código aberto com características similares e que implementem um sistema de moderação integrado ao WordPress; se você dispõe de experiência em alguma delas que tenha testado em produção para uma carga de cerca de 30.000 usuários únicos por dia, e desejar compartilhar suas impressões, por favor entre em contato para que possamos conversar!


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.