Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ato em SP quer criticar lei de controle da web

A notícia da Info não divulgou a data ou local do evento. Informarei, futuramente, sobre as atualizações. Veja também: “Cerca de 50 internautas protestam na Avenida Paulista contra lei de internet“, sobre evento anterior.

Um ato público organizado por provedores, pesquisadores e políticos pretende reunir usuários de internet descontentes com o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que prevê maior controle do uso da web no Brasil.

O texto, já aprovado no Senado, está na pauta da Câmara dos Deputados e poderá ser votado em plenário já na próxima semana. O projeto tipifica crimes como a falsificação de cartões eletrônicos, furto de dados e disseminação de código malicioso.

Outros pontos do projeto, no entanto, despertam controvérsia como a exigência de que provedores armazenem dados de registro de seus clientes, como nome, endereço, CPF e os horários em que se logaram e saíram da web. O projeto não prevê nenhum tipo de registro sobre qual conteúdo os usuários andam visitando.

Um artigo prevê ainda a punição de quem acessar arquivos protegidos sem autorização. Para alguns pesquisadores, este item pode ser usado para punir quem baixa arquivos em redes P2P. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Celson (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 3:04 pm

    Mais informações: http://samadeu.blogspot.com/2009/05/ato-contra-o-ai-5-digital.html

    Smaug (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 4:28 pm

    Cinquenta gatos pingados?

    Luciano.M (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 8:31 pm

    Sim, apenas 50 no último. Simplesmente não divulgaram o evento. Eu só tomei conhecimento dois dias depois por acaso.

    Poderia ter comparecido se soubesse com antecedência que iria acontecer.

    No BR-Linux e na Info, ao menos, a notícia sobre o evento de 2008 foi publicada com razoável antecedência.

    Smaug (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 10:18 pm

    Pelo visto, já aconteceu hoje mesmo:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u566083.shtml

    Luciano.M (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 10:49 pm

    Augusto, acesso esta página diariamente, mas não tomei conhecimento do protesto antes que fosse realizado. Eu poderia ter sido um a mais lá.

    Provavelmente nesse dia (e talvez nos 2 seguintes) você não nos honrou com sua visita, Luciano ;-)

    Luciano.M (usuário não registrado) em 15/05/2009 às 10:19 am

    De forma alguma Augusto. Estive por aqui sim. Assim com estive ontem durante a tarde quando este post foi publicado. Veja o link sugestivo passado pelo smaug mais acima. O fato é que estão falhando quanto a divulgação desses eventos. E penso que uma manifestação com apenas 50 pessoas é pior do que nenhuma.

    Luciano.M (usuário não registrado) em 15/05/2009 às 10:21 am

    Complementando, não acho que você Augusto, tenha falhado, mas sim os organizadores desse Ato.

    Eu entendi seu ponto, mas quero esclarecer que os organizadores conseguiram divulgação antecipada do ato espontâneo de novembro em alguns dos sites mais lidos da área de TI no Brasil, bem como em diversos dos blogs de nicho, como o BR-Linux. Se mesmo assim as pessoas potencialmente interessadas e que acompanham estes veículos se consideram não atingidas pela comunicação, é de se pensar o que seria necessário para comunicar este público sobre uma manifestação espontânea.

    Ademais, considerando que naquela ocasião mais de mil pessoas confirmaram antecipadamente presença, e só cerca de 10 apareceram (acompanhados de 21 jornalistas), acredito que o problema esteja em uma camada mais profunda, e não apenas na comunicação: é grande o número de pessoas que expressa o desejo de que estes eventos aconteçam, mas é pequeno o número que tem interesse suficiente para de fato fazer-se presente.

    Para piorar, quando ocorre o inevitável fracasso de público, os ausentes (potencialmente interessados, mas que não foram, mesmo sabendo e, eventualmente, tendo confirmado que iriam) culpam a organização, que se vê desmotivada a tentar novamente, e o ciclo se realimenta negativamente.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 15/05/2009 às 11:14 am

    Pô, Augusto. Mas aposto que todos eles assinaram uma petição digital contra a lei.

    Porque isso sim faz diferença.

Este post é antigo (2009-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.