Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva troca CEO por especialista em saneamento de endividadas

“A distribuidora francesa Mandriva tem agora um novo chefe: Hervé Yahi tomou o posto de CEO de François Bancilhon.

O físico Hervé Yahi traz vinte longos anos de experiência em empresas da área de tecnologia. Em seu novo cargo na Mandriva, ele será responsável por todas as operações da empresa, assim como seus negócios, marketing e distribuição. A mudança surpreendente na liderança, no entanto, não será imediata. Nas próximas semanas, Bancilhon atuará como conselheiro do novo CEO.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bison (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 10:18 am

    É bom porque depois que compraram e mataram a Conectiva aqui no Brasil foi soda.

    abcd (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 12:07 pm

    falência à vista!!!

    oO (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 12:42 pm

    falência à vista!!!

    Deus queria que não!!! ¬¬

    a (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 1:02 pm

    que bela cebola!! deixa muito pêssego no chinelo

    Psantos (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 1:44 pm

    Será que a Mandriva não vai sair da pindaíba nunca?
    Desde os tempos da Mandrake ela vive na corda bamba.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 1:51 pm

    Pq a Canonical ou a Red Hat não compram a Mandriva isso consolidaria o mercado

    Pq a Canonical ou a Red Hat não compram a Mandriva isso consolidaria o mercado

    Porque 10 minutos depois alguém iria criar mais umas 35 distros “Reddriva” ou “Ubuntriva” e acabaria não consolidando nada?

    Marcelo (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 2:07 pm

    > Pq a Canonical ou a Red Hat não compram a Mandriva isso consolidaria o mercado

    Não sei se seria bom negócio. Uma empresa tem dois “bens”: a tecnologia ou produto e a carteira de clientes.

    No caso de uma distribuição GNU/Linux, o produto ou tecnologia não é algo com valor em si. O código é livre é o conhecimento está na cabeça da equipe de desenvolevedores;

    Já a carteira de clientes poderia interessar. Mas se não está dando lucro para a Mandriva , será que daria para outra empresa?

    Grobsch (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 2:51 pm

    “especialista em saneamento de endividadas” significa em português claro “pessoas demitidas”.. .hehehe

    Eu (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 3:57 pm

    não deixem a mandriva morrer!!!!!!!!!

    Sem Mandriva só restará uma distribuição linux o SLACKWARE!!

    Convoco os fãs do mandriva a assinarem o MandrivaClub, a versão paga lógico!!

    quem sabe fazendo a nossa parte a Mandriva não deslanche!

    Curioso (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 3:59 pm

    Manter um empresa baseada em uma distribuição Linux não da lucro, é preciso ter clientes de peso do mundo corporativo ou ter muito dinheiro em caixa. Acho que a Mandriva não se encaixa em nenhum desses casos.

    O Mandriva sofre por ser uma distribuição baseada em usuários domésticos e esses não contribuem em nada ou muito pouco para manter a estrutura de uma empresa. Se o Mandriva focasse no mercado local, a França, e a mesma utilizasse em larga escala, ai sim teria uma grande chance.

    Acho difícil aparecer outra grande distribuição visto que hoje ja temos Suse, Red Hat e Ubuntu, que são empresas que possuem grandes clientes no mundo corporativo. O próprio criador do Ubuntu em uma notícia aqui falou da dificuldade de ter lucro com uma distribuição Linux.

    Somente uma empresa é capaz de lançar uma grande distribuição hoje, e competir com as grandes, essa empresa é o Google, mas acho que no momento não há interesse nisso, pelo menos baseado no Linux, acho que vão fazer algo realmente novo, como fizeram com o Chrome

    Marcelo (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 4:34 pm

    > Somente uma empresa é capaz de lançar uma grande distribuição hoje, e competir com as grandes, essa empresa é o Google…

    Não sei. O Chrome não foi um sucesso. Se alguma empresa poderia lançar uma distribuição seriam os proprios fabricantes de PC.

    Mas teria que ter qualidade, diferente do que foi feito com o PC popular aqui no Brasil.

    Alias, no mercado doméstico acho que um empresa só daria lucro vendendo OEM para os fabricantes, no estilo que a Microsoft faz.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 5:46 pm

    Desejo que a mandriva consiga se recuperar logo dessa crise financeira. Eu acho uma excelente distro, tanto no desktop como no servidor. Possui soluções únicas, e na minha opinião o mcc funciona muito melhor que qualquer programa da mesma função. Quem experimentou sabe.

    Engraçado que assim como o colega acima, muitos usuarios dessa distribuição vieram do slackware, inclusive eu. Embora para maioria dos linux users isso parece esquisito, saibam que no quesito simplicidade e no “só adiciono um recurso se ele realmente funciona” os dois são bastante semelhantes.

    Quanto a observação que o colega fez que os desktop users não colaboram tanto, posso dizer que financeiramente realmente eu nunca colaborei. Entretanto sempre tentei colaborar diversas vezes na tradução ou trabalho, mas isso eh algo muito díficil na mandriva, parece que só os funcionãrios da mandriva podem fazer as coisas. Nem na tradução, nem no desenvolvimento as coisas são fáceis.
    Este ano fiz de tudo para tentar ajudar na tradução do mandriva 2009, fui no forum –> http://www.mandrivabrasil.org/site/forum e o máximo que encontrei foi um email que não me responde. Entrei em contato com um dos tradutores brasileiros via blog e nada. Vasculhei o wiki da distribuição e conseguir encontrar uma sala irc sobre isso. No irc depois de muita conversa, o máximo que consegui foi contribuir com duas linhas de tradução.
    Recentemente tentei entrar em contato com o pessoal, via grupo de e-mail, mas até agora nada.

    Acho que nisso o pessoal da mandriva poderia melhorar, deixar o pessoal participar mais. Acho chato você fica só usando uma coisa e não participar/ajudar em nada.

    Vida longa ao Mandriva!

    Abraços!

    Uso o Mandriva e acho a melhor distro entre todas. Mas a empresa peca de não conseguir entrar no mercado corporativo e nem conseguir associar a um fabricante de PCs com peso no mercado. O mercado dela está ficando cada vez mais restrito e isso não é bom.

    Flancox (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 6:21 pm

    Adeus Mandriva…

    Engraçado falar de dificuldades financeiras. Há pouco tempo atrás vi sobre uma reportagem com o dono da Canonical, o Mark não sei das quantas, falando que a Canonical até hoje não auferiu lucro. Relatava inclusive da sua fortuna, adquirida graças a uma empresa que era dele e que foi vendida, se não me engano a Thawte (é assim que se escreve?). Realmente, ganhar dinheiro com Linux hoje só mesmo a Red Hat que consegue, pois teve competência para sair na frente e entrar no mercado corporativo. Porém, acredito que é questão de tempo para que as demais consigam também. Afinal, já se comentou que a própria crise seria uma porta aberta para o SL (via info.com.br).

    G85 (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 7:10 pm

    Olha se estiver para falir então deixem na mão da Conectiva que ao meu ver estava indo muito bem.

    marck (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 10:17 pm

    Engraçado a mandriva comprou a conectiva, que era a maior distro linux da américa latina, e mesmo assim tá no buraco???? Fala sério tá faltando um braço firme ai gente!!!!!
    Lembro que quando saiu o conectiva 10 eu senti muito prazer em comprar a PRO que era uns 300 reais. E ajudar a manter a empresa nacional. Mesmo que ela tenha acabado , eu fiz minha parte……….

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 11:09 pm


    … O físico Hervé Yahi traz vinte longos anos de experiência em empresas da área de tecnologia. Em seu novo cargo na Mandriva …

    O cara é físico… será que ele vai desintegrar equipes inteiras???

    Spin (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 11:48 pm

    A um ano atrás tive uma discussão acalorada com um usuário conhecido como “bode”.
    Gostaria de saber a opinião dele sobre esse assunto. Visto que de lá para cá, a situação da Mandriva se deteriorou um pouco mais e pelo visto vamos enfrentar uma crise econômica sem precedentes.

    Referencia:
    http://br-linux.org/linux/gratis-aumentam-os-rumores-de-que-o-mandriva-club-deixara-de-ser-comercial

    Seres Vivos (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 7:47 am

    Meros mortais… não conhecem nada… dirá as finanças de uma empresa…

    Orvalho J Augusto (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 3:55 pm

    Estou muito assustado com tudo isto.

    Mas o que foi dito eh q so mudaram de BOSS nada mais.

    Espero sinceramente q Mandriva nao estaja a passar maus bocados.

    Boa Sorte
    Caveman

    pjunior (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 9:09 pm

    Tomara que as coisas melhorem com este novo CEO. Viver de linux não é nada fácil. Normalmente o que os possíveis clientes sabem é que o linux é free então perguntam pq seu suporte ou sua customização é tão cara? Quando vc vai oferecer um serviço as pessoas para as quais vc oferece não sabem o empenho e o custo de se ter uma equipe de alto nível para pesquisa, desenvolvimento, testes e suporte. Tomara que este novo CEO faça o dinheiro entrar na empresa e não sair dela como outros fizeram.
    []‘s

    Zé Mané (usuário não registrado) em 9/11/2008 às 8:06 pm

    Acho que é questão de tempo para que a Mandriva seja adquirida por uma grande companhia francesa de tecnologia, que está há uns quatro anos promovendo a si mesma como empresa de serviços e tecnologia open source…

    Ouça quem tem ouvidos para ouvir… :-)

    Zé Mané

    Leonardo Sakai (usuário não registrado) em 10/11/2008 às 4:45 pm

    “…Gostaria de saber a opinião dele sobre esse assunto. Visto que de lá para cá, a situação da Mandriva se deteriorou um pouco mais e pelo visto vamos enfrentar uma crise econômica sem precedentes…”

    Caro Spin,

    O que seria a Mandriva se deteriorou um pouco mais? Sério fiquei curioso, se tiver tempo explique seu comentário por favor, um abraço.

    A empresa conta com mais um novo colaborador experiente que poderá trazer bons negócios como François teve. Existem muitas oportunidades no mercado para o uso de Linux, seja serviço, treinamento, consultoria, pesquisa, desenvolvimento etc. Na América Latina a Mandriva Conectiva S.A. tem grandes oportunidades de negócio em serviços, por ter principalmente um time excelente de desenvolvedores, analistas e consultores. Essa mudança não é nenhuma novidade, a empresa já passou por 2 CEOs obtendo bons resultados, acredito que a missão de Hervé Yahi não seja diferente, trazendo novos recursos e principalmente investimentos acarretando em receita. Aos que supostamente acreditam que essa mudança seja um sinal vermelho, muita calma nos comentários sem conhecimento sobre o assunto. Um abraço a todos.

Este post é antigo (2008-11-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.