Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Grátis? Aumentam os rumores de que o Mandriva Club deixará de ser comercial


“Um anúncio inicial por um administrador dos fóruns da Mandriva, que também pode ser lido em tradução automatizada para o inglês, dá mais uma dica de que o Mandriva Club será remodelado e deixará de ser comercial.

Segundo o texto, o Club passará a ser simplesmente um grupo de usuários, e para participar, bastará fazer o cadastro. Ao mesmo tempo, as vantagens no download de arquivos (e ISOs) da distribuição passam a ser dissociadas do Club, e serão oferecidas comercialmente, de forma direta.

Vamos aguardar o anúncio oficial...”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen - referência (forum.mandriva.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Emerson Gomes
RIP..?: É o que está dando a impressão...
Comentário de ricardomoc
Gosto: Gosto não se discute, mas o meu gosto é pelo Mandriva, não há dúvida. Por isso me tornei sócio do clube. E continuaria sócio, mesmo tendo que pagar. Se for grátis, melhor ainda.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de bode
Como assim RIP?: Descanse em Paz? O que te levou a ter esta impressão?

Pelo que entendi o Clube passaria a ser gratuito, a versão gratuita do Mandriva One e do Mandriva DVD continuariam normalmente e vc poderia comprar uma versão PowerPack através de Download que provavelmente deve sair mais em conta do que comprar a versão em caixinha. Se for isso mesmo, achei EXCELENTE a notícia!
Comentário de maiconfaria
Bom, isto seria uma boa...: Bom, isto seria uma boa... mas seria bom também se houvessem versões LTS ( suporte por longo tempo)
3 aninhos seria ótimo, ter que reinstalar o mandriva a cada ano, que sofrimento para um acomodado !

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de VagnerFarias
Mandriva Corporate: A Mandriva oferece produtos com ciclo de vida maior, mas na linha "Corporate": Mandriva Linux Corporate Desktop e Mandriva Linux Corporate Server.

Mas estes produtos são vendidos no modelo de subscrição (até onde lembro) - você paga para ter acesso aos updates. Mas estes produtos não são para quem gosta de usar sempre as versões mais atualizadas dos softwares, pois o objetivo deles é manter uma plataforma estável para os clientes e fornecedores de hardware e software.
Comentário de spin
Caldera: Do jeito que esta a Mandriva, acho que vai acabar como a Caldera. Servindo de muleta para algum canalha.
Comentário de bode
Como assim?: Como assim? De qual jeito a Mandriva está que te fez pensar desta forma? Compartilhe alguma informação, pois pode ser que você saiba de algo que não saibamos!

Não vejo relação entre abrir o Clube Mandriva e sua citação comparando com a Caldera...
Poderia nos iluminar com informações ou é só um achismo aleatório de sua parte?!
Comentário de EthraZa
É flame: A Mandriva pode ter seus defeitos e pode tomar decisões aparentemente sem fundamento as vezes (coisas de francês), mas abrir o Clube e diminuir a idéia de certos usuários leigos de que a Mandriva e uma distro só comercial, com certeza não é uma dessas decisões ruins.
Eu sou sócio do Mandriva Club atualmente, os servidores de Web, Aplicação e Oracle onde trabalho são todos Mandriva Corporate Server e posso dizer com orgulho que uso Mandriva Linux... uma das melhores distros, se não a melhor, que existem atualmente!
Comentário de spin
Achismo: É um achismo... mas não muito aleatório.

Pense comigo: RedHat tem um plano de negócios que é bem viável, tanto que tem muita gente usando, pagando e copiando.
Novell, por bem ou por mal tem um acordo com a maior fabricante de softwares do mundo, tem um mercado muito sólido na europa, é bem possível que também consigam um lugar ao sol.
Ubuntu , ainda não sei como eles vão transformar a distribuição em dinheiro para manter a qualidade do trabalho. Más, como trata-se de uma iniciativa relativamente nova (de 2004) eles devem ter algum plano de negócios para gerar receita e tornar a empresa lucrativa a medio prazo.
Mandriva: Não tem o mercado de servidores que a RedHat tem, Nâo tem certificação para rodar oracle (e isso conta muito), Não tem acordos importantes de interoperabilidade nem de patentes nem de nada.

Além disso, desde o lançamento do IBM-PC, o mercado de computadores pessoais sempre gostou de um monopolio no desktop. Se isso mudar, além da Microsoft, vão ter que competir com RedHat, Novell, Ubuntu e talvez Sun. Eles não tem como competir.
Comentário de spin
coisas de francês: A mandriva teve um papel muito importante no desenvolvimento do linux, principalmente no desktop. Mas hoje em dia é praticamente irrelevante.

Por favor, expliqeu oque é "coisas de frances"?
Presto serviço para várias empresas, duas são francesas e nunca notei "coisas de frances" além do sotaque.

Qual é a empresa que você trabalha que usa oracle com Mandriva? Deve ser uma softwarehouse de quinta categoria. Daqueles caras que acham um absurdo pagar para ter a consultoria de um DBA mesmo que seja eventualmente e manda qualquer micreiro instalar e configurar o Oracle, o DB2, o SQl Server ou o que quer que seja.

É melhor gastar um pouco mais agora e garantir os dados, do que se arrepender depois.
Comentário de bode
Resumindo, precisa aprender a ler e interpretar um texto.: Mero achismo aleatório e nada mais.

Seu argumento não tem sustentação nenhuma, amigo. Interpretação de texto mais básico...

Se é a Novel quem tem acordo de patentes com a Microsoft, o que é que te faz pensar que a Mandriva seria uma segunda Caldera? Acho que você digitou errado... fala a verdade, você estava se referindo a Novel, certo?!

Outra. A Canonical distribui CDs do Ubuntu até para pinguim de zoológico e é a Mandriva que não tem plano de negócios?

Já ouviu falar na FON?
http://blog.fon.com/fr/archive/evenement/partenariat-entre-fon-et-mandriva.html

Por acaso você já usou o Mandriva? Conhece o MCC? Seu último parágrafo não ousaria existir caso tivesse usado.




Comentário de spin
Caro Bode,: Caro Bode,
Por um instante deixe de lado seu ódio e rancor a Microsoft (também acho que eles não são os competidores mais leais e que não tem os melhores produtos). Hoje o fato é que eles detém mais de 95% do mercado de desktop e mais de 60% dos servidores. Se de alguma forma uma distribuição garantir que seu produto interage bem com windows, isso é uma vantagem competitiva, certo?

Já usei Mandriva (na verdade era Mandrake na época), MCC é o Mandriva Control Center? Se for, realmente é muito bom. Mas a questão não é tecnica. Temos uma questão estratégica. Por tudo que já fizeram torço para que consigam sobreviver. Não esqueça que nos últimos anos eles já passaram por uma concordata que quase os levou a falência e mandaram muita gente embora.

Entrei na página do FON. É um produto interessante. Mas não depende da mandriva para nada.

Não gosto do seu jeito arrogante, em nenhum momento faltei com respeito a você, é melhor você retratar. Seu pai não te ensinou a respeitar o próximo?

Um dos principais problemas do linux é ter gente como você na comunidade. São os chamados fanáticos, que, como o fanático religioso, quando acabam os argumentos passam a agredir e insultar. Não sabem manter uma conversa minimamente civilizada. A quantos anos você trabalha com informática? Por quais empresas já passou?

Se tiver essa mesma postura no trabalho, então você deve ser mais uma fracassado que passa o tempo todo reclamando da MS. O que você já fez pelo Software livre? Com quais projetos já colaborou?
Comentário de bode
Spin, meu jeito arrogante: Spin, meu jeito arrogante raramente aparece. Te digo que é preciso algum esforço externo para que ele venha a tona.
No mais parei por aqui. Já havia cotado parágrafo por parágrafo mas não vale a pena.
Devo ser mais um profissional frustrado mesmo... e a Mandriva será uma futura SCO como você previu em sua bola de cristal.
Saudações.
Comentário de joaoemanuel1981
Você pode ter usado o: Você pode ter usado o Mandrake, mas não conhece as pessoas que trabalham lá. Outra a Mandriva já mais viraria contra o SL/CA, pois quando ainda era a Mandrake passou por um processo de concordata e durante o processo jamais ameaçou ninguém. Então senão conhece não fique comentando besteira sem o devido conhecimento.
Comentário de Mack
O Mandriva Club não: O Mandriva Club não deixará de existir. Somente não será comercializada a assinatura. O informação do Distrowatch está mais enfática que a do Augusto. Esperemos.

Na nota anterior sobre o Mandriva, vi um comentário do Manoel Pinho e senti saudades dos tempos da Linux-BR da Conectiva. Hoje entendo um pouco melhor a desilusão que os "filhos" da Conectiva sentiram. Pensava que a Mandrake se unindo à Conectiva, os esforços pelo desenvolvimento do software livre iriam ser maiores. Atualmente sei que foram, mas não para o lado que pensavamos. Se, pelo lado corporativo isso era inegável (enchendo o bolso dos 7 anões de dinheiro - no flames, please), pelo lado do usuário houve uma retração. O paradoxo é que, talvez, graças a isso, é que tenhamos uma nova onda de mudanças nos modelos de distribuição das distros - há notícias de que a própria Red Hat estaria pensando em voltar para o mercado doméstico.

Que venham os touros...
Comentário de spin
Note que falei da Caldera e: Note que falei da Caldera e não da SCO.
No final, a Caldera acabou servido de muleta para empresários inescrupulosos.
Não falei que a Mandriva vai sair processando usuários nem nada do gênero. Mas ainda acho que pode acabar na mão de algum canalha se nada for feito.
Comentário de joaoemanuel1981
Mesmo assim. A Mandriva não: Mesmo assim. A Mandriva não vai se tornar a Caldera, pois a Mandriva tem uma administração muito mais competente do que a Caldera tinha, além disso como já comentei a Mandrake já passou por um processo de concordata e por isso sabe como se adpatar aos momentos mais difíceis.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004