Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info: Ao apoiar Obama, Torvalds desanca Stallman

Ao escrever post a favor da eleição de Obama, o criador do Linux desenterra rivalidades e detona Richard Stallman. [leia também: Linus Torvalds bloga sobre Stallman e pessoas que dividem o mundo em preto-e-branco]

Em seu blog pessoal, Linus Torvalds publicou um texto intitulado “Black and White” em que defende uma abordagem menos radical e mais flexível e rica em nuances ao tocar questões políticas e de software.

No texto, Torvalds afirma, pela primeira vez publicamente, que está torcendo para que o democrata Barack Obama vença as eleições presidenciais americanas que acontecem esta semana.

Para Torvalds, Obama não é uma pessoa apenas “preto e branco”, ou seja, que não vê o mundo de forma maniqueísta com oposições claras entre bem e mal, certo e errado, aceitável e condenável.

“Curiosamente acho que Obama entende melhor os Estados Unidos justamente por ser uma pessoa preta e branca, mas num sentido totalmente diferente”, escreveu Torvalds, em alusão à origem racial miscigenada de Obama.

Todo o elogio ao democrata, no entanto, é construído em cima de críticas a Stallman, o principal formulador das licenças em software livre GPLv2 e GPLv3, esta última duramente criticada por Torvalds.

“Alguém realmente acredita que você pode tomar boas decisões se investir 17 ou mais anos de sua vida apenas pensando com ódio e medo?”, diz Torvalds, numa referência velada à militância de Stallman contra o software proprietário.

A ironia da argumentação de Torvalds é que, como europeu, ele não pode votar em Obama. Já Stallman é um eleitor americano e apesar de se contrapor a John McCain, não apóia Obama, mas sim o partido verde. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    José Antônio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 2:56 pm

    Estranho, mas é como se eu estivesse vendo essa notícia duas vezes. É impressão minha, mas essa questão do preto e branco já não foi noticioado, aqui mesmo, no br-linux?

    José, o link para a notícia anterior consta no primeiro parágrafo, inclusive.

    Quando publiquei a notícia anterior, anteontem, alguns leitores se queixaram da abordagem, e de que eu não havia mencionado o aspecto relacionado a uma eleição que estava ocorrendo nos EUA na ocasião. O texto da Info tem um viés diferente, e achei por bem publicá-lo, em complemento.

    Luiz (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 3:15 pm

    Muito interessante este debate. É claro que posições maniqueístas obstruem nossa visão ao põr o mundo em preto e branco, ou como se diz no Brasil, 8 ou 80. Eu uso dois sistemas: Windows, no modo proprietário, e Linux, no modo software aberto, em suas várias distribuições (Ubuntu, Fedora, Suse, Mandriva,etc.). No entanto, concordo com o Torvald que a política do medo e do ódio não levam a decisões boas. Ou seja, é como tentar mudar o mundo impondo nosso ponto de vista e isto ( o impor ) nunca é uma boa solução. Por outro lado, vejo que o poder do dinheiro, a força econômica das grande corporações (Microsoft, etc.) que também impõe sua visão de mundo, talvez não pelo medo, mas pela destruição de alternativas.

    weber jr (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 3:37 pm

    Eu fui um dos que critiquei e mantenho minha posição afirmando que considero o título da Info sensacionalista, muito mais do que o do post do Br-Linux do outro dia.

    Se o “desanca” posse subtituído por “alfineta”, ficaria muito mais “proporcional”, digamos, com o que é citado no texto do Linus.

    De mais a mais…

    Admiro a obra dos dois, Linus e Stallman. Não concordo em 100% com nenhum dos dois, afinal, o Linus está certo, não se pode “escolher um lado” e querer aceitar tudo que alguém diz como o correto, sem questionar.

    Entretanto o Linus não pode ser considerado alguém moderado, um pouquinho mais de respeito pelos outros faria bem a ele. Ainda mais que, nesse caso, usou seu prestígio e um assunto quente do momento para criticar o RMS de maneira completamente gratuíta e fora de contexto.

    jonatas (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 3:49 pm

    Gratuita? O RMS nunca criticou ele?

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 3:49 pm

    Achei muito bacana o texto , Linus é formidavel.
    cada um tem uma pessoa que admira , alguns o Linus e outros o RMS.
    Augusto ta tentando competir com a Sonia Abrão e o SuperPop nas polemicas.
    To brincando , mas acho que as vezes o pessoal aqui defende demais o RMS enquanto outros o Linus.

    Acho que o pessoal deixa um pouco o lado fã falar mais alto rs

    Da mesma forma que o RMS da a opnião dele , o Linus , Andrew Tanembaum e outras furaças também podem dar a opnião deles.

    Concordo com o comentário do weber jr.

    Quanto as críticas ao Stallman, afirmando que ele divide o mundo em preto e branco, isso é uma bobagem. O Stallman possui outros valores. O Linus pensa apenas nas questões práticas, o Stallman tem um engajamento social.

    Algumas pessoas dão as costas, outras as ridicularizam (e isso eu chamo de medo e ódio).

    Não, também não quero o software proprietário. Ele pra mim é uma das coisas que dividem o mundo em preto, branco, vermelho, azul, norte, sul, oriente e ocidente.

    dk (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 4:17 pm

    Pra mim os dois sofrem de “estrelismo”, algo muito comum no Brasil.
    Nunca ouvi dizer de nenhum desenvolvedor de BSDs brigando entre si.

    cardoso (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 4:27 pm

    O Texto original do Linus é muito bom.

    Não há nada de “velado”, ele cita nominalmente Stallman no começo do texto. Já a citação escolhida pela info NÃO fala sobre Stallman, mas sobre ele mesmo. Vejam o trecho completo:

    This is, just to take an example, one of the reasons I try to avoid talking much about Microsoft – I’m very passionate about Linux (obviously), but quite frankly, I really find the whole notion of Linux as being “against Microsoft” to be silly and wrong-headed. Yeah, I might make an occasional tongue-in-cheek joke or two, but does anybody really seriously think that you can put 17+ years of your life and make good decisions based on hate and fear?

    Em outro trecho ele diz que não vê problema em ser passional em relação a algo, mas fica feio quando se torna paixão contra algo.

    O velho discurso xiita de é preciso destruir o software proprietário, é o Stallman dizendo que se tivesse filhos eles não jogariam videogames pq são fechados.

    Mostre as vantagens e deixe que as pessoas decidam. ISSO é liberdade.

    cardoso (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 4:30 pm

    “dk (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 4:17 pm

    Pra mim os dois sofrem de “estrelismo”, algo muito comum no Brasil.
    Nunca ouvi dizer de nenhum desenvolvedor de BSDs brigando entre si.

    Recordar é viver:

    Stallman associa OpenBSD e softwares não-livres. DeRaadt sobre Stallman: “mentiroso hipócrita”

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 4:50 pm

    @ Cardoso

    Eu também ia postar o link do Teo x RMS :P

    Revoltado (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 5:49 pm

    O Torvalds perdeu uma boa oportunidade de ficar calado :-P

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 6:08 pm


    … Já Stallman é um eleitor americano e apesar de se contrapor a John McCain, não apóia Obama, mas sim o partido verde. …

    Será que o Stallman anulou o voto?
    Um sujeito cheio de argumentos para querer “mudar o mundo” simplesmente anula o voto?
    Que partido verde? Lá só dois partidos concorrem à presidência: democrata e republicano.
    O Stallman apóia um partido municipal?…
    Ainda bem que o Stallman não tem nenhuma influência sobre o povo americano, porque não pedindo para votar no Obama, o McCain ia ganhar.

    cardoso (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 6:35 pm

    rá-tim-bum, você está enganado. Vários outros partidos existem e concorrem, como o Partido Libertário, o PV e até os Comunistas.

    Este ano foram TREZE candidatos, só que o 3o melhor colocado, Ralph Nader, ficou com 0,5% dos votos. (fonte)

    Veja neste link uma lista de partidos políticos nos EUA.

    Só se fala nos dois principais pq são maioria absoluta.

    É a opinião dele! Eu particularmente reconheço o grande avanço possível devido ao Stallman, mas também vejo que ele é um cara antiquado, ou seja, não se adapta aos novos tempos, pelo contrário, tenta adaptar os tempos à ele e sua forma de pensar. Não que seja ruim, é impetuoso, é corajoso, mas ainda assim ele devia deixar de lado um pouco do radicalismo dele.

    A compreensão sempre é o melhor caminho onde existe divergências de opiniões!

    “dk (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 4:17 pm

    Pra mim os dois sofrem de “estrelismo”, algo muito comum no Brasil.
    Nunca ouvi dizer de nenhum desenvolvedor de BSDs brigando entre si.

    Recordar é viver:

    Stallman associa OpenBSD e softwares não-livres. DeRaadt sobre Stallman: “mentiroso hipócrita”

    O Stallman não é desenvolvedor de BSD. Pelo menos não que eu saiba…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 8:07 pm

    @thotypous

    O Stallman não é desenvolvedor de BSD. Pelo menos não que eu saiba…

    Corretíssimo. A única coisa que o Stallman realmente desenvolveu foi o GNU/Emacs.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 8:20 pm

    Não Timm, o Stallman escreveu o GCC, quando ainda era um compilador só de C e não o “compiler collection”. Só isso já bastaria como contribuição de uma vida.

    Ficar querendo tirar o mérito das pessoas porque ela fez SÓ isso ou só aquilo é muito baixo. Fora que no caso é absurdo, visto o tanto que ele cooperou pra informática.

    Se fôssemos ficar dando atenção só a quem fez algo de útil, praticamente não haveria diálogo nesse mundo, afinal, a maioria das pessoas vive só na sua vidinha cotidiana. E isso não é vergonha pra ninguém.

    cardoso (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:32 pm

    O tal do Bill Gates não programa faz um tempão. Vamos ignorar a influência do cara também?

    Stallman está louco, talvez já tenha passado de sua fase útil, mas sua importância vai muito além do que ele programou.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 12:33 am

    Pra mim há um deslumbramento total com a figura do Obama…ninguém sabe ao certo o que ele fará, e toda sua história é contada na auto-biografia, Dreams of my father, o detalhe é que Obama não foi criado com o pai, que o largou desde cedo…

    Acredito que Obama fará pelo Linux o que Lula fez por aqui, e que no final das contas, ambos estarão envolvidos em escandalos políticos, e por favor não me venham com chantagem racial, votar ou defender um candidato pela cor da sua pele é racismo crasso.

    dk (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 12:41 am

    Que comparação ein cardoso!
    Stallman x Gates

    Oque quiz dizer foi que BSDs devs nao brigam entre eles, não quis dizer que brigam com ninguem.
    Richard Stallman e Linus Torvalds tem um problema identico, se acham donos da verdade. Como aquele caso que o Linus chamou os devs do openBSD de macacos punheteiros, sem contar o Stallman que já seus classicos…

    Lógico todos deram suas contribuições, parabens. Mas isso nao dá direito de sair apontando o dedo pra todo mundo e julgando.

    cardoso (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 1:02 am

    Tem razão, comparar Gates a Stallman em termos de relevância para o mundo foi algo sem-noção. Peço desculpas ao Bill.

    bla (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 2:50 am

    @dk
    “Oque quiz dizer foi que BSDs devs nao brigam entre eles, não quis dizer que brigam com ninguem.”

    Ao que me parecem brigam sim, só que de forma mais polida e sempre em private.

    –bla

    Allison (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 8:55 am

    @cardoso
    “Tem razão, comparar Gates a Stallman em termos de relevância para o mundo foi algo sem-noção. Peço desculpas ao Bill.”

    Lógico, por tão louco que seja Stallman é mais facil exaltar uma pessoa que afirma “É precisa fazer os outros precisarem de você”, concordar com isso é ser cumplice do buraco que esse mundo capitalista se tornou, sem dúvida a *relevância* de gates foi maior, mais não diria que foi algo positivo!

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 5:23 pm

    @bebeto_maya:

    Pra mim há um deslumbramento total com a figura do Obama… ninguém sabe ao certo o que ele fará [...]
    [...] e por favor não me venham com chantagem racial, votar ou defender um candidato pela cor da sua pele é racismo crasso.

    Você está certo, amigo.
    Mas penso que em uma eleição, se não se pode votar no “melhor” (porque ele não existe), então se deve votar no menos pior.
    E bem que o Stallman poderia pensar assim também, e não ser tão radical em política.

Este post é antigo (2008-11-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.