Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvedor anuncia fim do projeto Automatix

Há um bom tempo o Automatix vem sendo reconhecido (ainda que com controvérsias) como um utilitário para instalação simplificada de uma série de programas (livres ou não) em distribuições derivadas do Debian, que atrai muitos usuários que recorrem a ele para tarefas como fazer o download e instalar players multimídia, CODECs de vários formatos de áudio e vídeo, fontes True Type adicionais, visualizadores de documentos, softwares P2P e mais.

E segundo anúncio publicado no fórum oficial do sistema, ele está para ficar como uma recordação – não porque seus desenvolvedores o considerem obsoleto ou desnecessário, mas porque estão sem disponibilidade de tempo para continuar a se dedicar ao sistema.

Felizmente uma boa parte das facilidades providas pelo Automatix já passou a ser provida diretamente pelas distribuições desktop recentes ou por repositórios como o medibuntu (e sem os efeitos colaterais!), mas mesmo assim é uma pena ver um projeto popular ser encerrado por este motivo.

Saiba mais (getautomatix.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Barba (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 4:21 pm

    Pois é, bem que reparei que o apt-get estava engasgando enquanto lia o repositório do automatix ^^

    diogo (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 6:49 pm

    Já vai tarde… Esse automatix reconfigurava o apt-get, provocando erros na configuração quando desintalado, o que o deixava parecido com os programas windows, que quando desinstalados, deixam lixo e configurações erradas por todo lado.

    A intenção do projeto era boa mas eu pessoalmente nunca gostei das soluções encontradas. Achei meio “gambiarras” e não era incomum ele quebrar o Ubuntu.

Este post é antigo (2008-03-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.