Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Conseguindo o reembolso da licença do Windows em um PC Dell – outra experiência

“O br-linux.org publicou recentemente a experiência do Vinicius Massuchetto no reembolso do windows em um computador Dell e na época comentei que estava aguardando a finalização do mesmo processo perante a Dell brasileira.

Gostaria então de relatar que também obtive sucesso no reembolso da licença do Windows (Windows Vista Home Basic OEM, o sistema mais simples e barato oferecido nesse modelo, que não oferece o windows XP nem o linux como opção), no valor de R$ 130,95, que veio num notebook Dell Vostro 1400. O processo levou menos de 30 dias a partir do recolhimento do DVD de reinstalação do sistema operacional (com logotipo Dell) e a etiqueta COA (da Microsoft, com o número da licença, colada em baixo do notebook).

O reembolso veio sob a forma de crédito no mesmo cartão de crédito que usei para pagar o notebook de forma parcelada, ou seja, o estorno já trará de fato a diminuição do valor de uma parcela.

O processo para reembolso (pelo menos na Dell, incluindo a do Brasil) está muito bem descrito no site do Vinicius mas de forma resumida seria:”

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) .

1- Caso não aceitem em hipótese nenhuma a venda do computador sem sistema operacional ou queiram cobrar mais pela mesma configuração com FreeDOS ou sem sistema e tenha certeza de que não há outra alternativa de sua preferência, compre o micro com windows mesmo. Sugiro escolher a versão mais barata que puder e usar cartão de crédito (pois o processo de reembolso fica mais fácil e você acabará recebendo o crédito antes mesmo de terminar de pagar o computador de forma parecelada).

2- Ao ligar o computador pela primeira vez e se deparar com a pergunta se aceita ou não a EULA NÃO PROSSIGA (se não me engano não há sequer a opção “não” para não aceitar e por isso é importante não apertar a opção “sim” para prosseguir e, com isso, aceitar tacitamente a licença. Só haverá mesmo a opção de desligar o computador e então vocẽ pode usar um livecd de linux para testar rapidamente o funcionamento do hardware.

3- NÃO ROMPA O LACRE do DVD/CD de reinstalação do sistema operacional. No caso do Dell Vostro 1400, esse é o DVD com logotipo da Dell e com o nome “DVD de reinstalação do sistema”. Cuidado porque o único CD que tem o nome Microsoft é na verdade do Microsoft Works (o primo pobre do MS Office), não do windows. Somente foi necessária a devolução do DVD de reinstalação, de forma intacta.

3- Instale a distribuição linux de sua preferência :-)

4- Ligue para o telefone do Atendimento ao Cliente (0800 970 3355, opção 4 no caso da Dell do Brasil) e diga simplesmente que não utilizou a licença e que não concorda com os termos da licença e por isso quer o reembolso do valor do sistema operacional (que aparece de forma destacada na nota fiscal). Eles deverão informar que a transportadora irá agendar o recolhimento do DVD de reinstalação do sistema, a etiqueta COA (com o serial do windows, que fica colada ao computador) e uam cópia da nota fiscal.

5- Devolva o que foi pedido à transportadora e aguarde alguns dias para o recebimento do material na Dell e processamento do reembolso.

Lembrem-se também que sistemas windows OEM são mais baratos porém não dão direito a suporte da Microsoft (ela manda procurar o fabricante do computador) e também não permitem a reutilização da licença em outro computador no caso do computador “pifar de vez” ou no caso de não utilização do sistema no computador original.

Para piorar a situação, a grande maioria dos computadores e notebooks com configuração melhor hoje em dia são vendidos com a opção única de alguma versão de Windows Vista, que é um sistema odiado por quase todo mundo, inclusive as próprias pessoas que gostam do windows, pelo desempenho medíocre e grandes dores de cabeça com incompatibilidades de software e hardware.

Mesmo a opção de downgrade para Windows XP só é permitida pela Microsoft somente para as versões mais caras (Vista Business e Vista Ultimate). Portanto, mesmo quem goste ou precise do Windows XP terá somente as opções de comprar uma das versões mais caras do Vista e passar por um processo de requisição de licença do XP para downgrade ou comprar uma licença de windows xp por fora. Neste último caso a opção de reembolso da licença do windows vista não utilizada também representará uma economia.

Exijam seus direitos ! Windows não é de graça nem “vem junto” com micro nenhum como chegam a afirmar alguns vendedores ignorantes e/ou desonestos. A nota fiscal com valor destacado da licença do windows é uma prova disso. NÃO ACEITAR A EULA (um contrato de adesão) é perfeitamente possível e está prevista na própria EULA o reembolso do valor pago em caso de não concordância.”

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) .


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Douglas (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 1:21 am

    Se, e somente se o Sistema vier em nota fiscal separada, e você discordar do valor na hora da compra, vejam bem somente na hora da compra. Pois se você comprar e depois reclamar não irá adiantar de nada, porque você aceitou o produto, sabendo que o Windows estava lá e iria custar tanto.

    Se realmente queremos que os notebooks, tenham custos reduzidos,
    temos que começar a exigir isto dos fabricantes, e não tentar de forma apelativa, uma receita de bolo, que por experiência própria não funciona.

    o custo do produto é 130,00 não é considerado abusivo pela lei, tendo em vista, que é necessário para o funcionamento do produto principal o notebook.

    Não estou aqui para defender a Microsoft, sou usuario, e administrador Linux, defendo veementemente o software livre. Mas vamos fazer isto de uma forma mais trabalhando, não seguindo a velha Lei de Gerson.

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores são impedidos de condicionar a venda de um produto a contratação de um serviço ou outro produto, considerada pela doutrina e o próprio legislador como uma prática abusiva. Vejamos o artigo 39 do CDC:

    “Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

    I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

    (…)

    V – exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;”

    Nestes termos, demonstra-se que o código de Defesa do Consumidor veda expressamente a venda casada, sendo considerada inadmissível pelo ordenamento jurídico vigente.

    Douglas,

    Você disse:

    “Se, e somente se o Sistema vier em nota fiscal separada, e você discordar do valor na hora da compra, vejam bem somente na hora da compra. Pois se você comprar e depois reclamar não irá adiantar de nada, porque você aceitou o produto, sabendo que o Windows estava lá e iria custar tanto.”

    Eu sinto muito, mas você esta enganado.

    Estando ou não o S.O. em destaque na nota, ele não é parte essencial para o funcionamento da máquina, o que configura venda casada.
    Nesse caso, a qualquer tempo, o rapaz poderia entrar com uma ação – e desde que não faça uso do produto, facilmente ganharia.

    Mas o texto trata do REEMBOLSO DA LICENÇA PELA NÃO ACEITAÇÃO DA EULA.

    Isso diz respeito unicamente ao contrato que a MS pretende estabelecer com você, usuário. E em não sendo abusiva, é perfeitamente legal.

    Nesse caso é que não importa MESMO! o valor vir em destaque.
    Se a EULA fala em “reembolso em caso de não aceitação” significa que existe um VALOR. A única vantagem dele vir em destaque na nota, é que você já sabe o valor real do reembolso por antecipação. Caso receba o valor e não concorde, pode ainda entrar com uma ação pedindo a devolução da quantia que acredita ser justa – nesse caso cuidado: má fé e custas podem doer no bolso dos espertinhos.

    joaoELCUERVO (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 2:20 am

    Ainda bem que sexo anal não tem EULA! Ou será que tem? Oh! Quem poderá me esclarecer?

    heheh

    Bem que esse linuxers poderiam escrever um howto de como usar um ânus.

    #man ânus

    02:19

    2- Ao ligar o computador pela primeira vez e se deparar com a pergunta se aceita ou não a EULA NÃO PROSSIGA

    3- Instale a distribuição linux de sua preferência :-)

    Se eu vou instalar a distribuição linux de minha preferência, as partições serão formatadas. Assim, como eles saberão se eu aceitei ou não a licença?

    Tem como pedir (exigir?) que o preço do SO venha discriminado na nota? Os grandes (dell, americanas…) devem separar por padrão, mas e uma loja menor? Eles têm esse valor?

    Marco (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 9:38 am

    Eu acabei de comprar um note da DELL, e pedi sem SO, o vendedor me falou que não seria possivel, que nos vostro 1000 seria obrigatório a venda com o SO, mesmo eu afirmando que usaria DEBIAN.

    Farei exatamente como vinícius. Não aceitarei a licença OEM.
    E ligarei para o 0800.

    Assim que receber meu note, postarei também como procedi. E como tudo ocorreu.

    mvnascimento,

    O que eu quero dizer é para a pessoa não prosseguir no diálogo da EUA porque isso significa a aceitação da licença e, na verdade, para evitar qualquer início do processo de ativação caso a pessoa esteja conectada na internet. A Dell deve ter condições de verificar se a licença foi ativada e por isso descrevi o processo do modo mais seguro e certo juridicamente. Lógico que a remoção das partições removerá qualquer vestígio de uso do windows, mas não recomendo fazer isso porque seria anti-ético.

    Eu não quero discutir muito essa questão jurídica se é ou não venda casada mas na prática para mim é sim, porque se o objetivo do sistema operacional ser pré-instalado apenas para ver se o computador funciona ou não isso poderia ser conseguido com a instalação gratuita de um FreeDOS da vida ou mesmo o simples fornecimento de um livecd de linux junto. Para mim também vir com uma distribuição linux comercial qualquer também é uma forma de venda casada e tira a liberdade do comprador de decidir o que ele quer colocar no micro. Acho que a pré-instalação de um sistema operacional qualquer é um SERVIÇO acessório e que deveria ser opcional, assim como a maioria dos fabricantes permite o contrato de garantias adicionais ou outros serviços quaisquer. O comprador pagaria pela COMODIDADE de não ter que instalar o sistema e pagaria pela licença do sistema pré-instalado junto, ou seja, seria um serviço com fornecimento de “material” (o CD do software e a licença).

    De qualquer modo eu apenas relatei o processo ESPECIFICAMENTE para os computadores vendidos pela DELL do Brasil e não garanto nada que outros fabricantes aceitem o reembolso. Também não sei se, no caso de recusa, um comprador vá ganhar judicialmente o reembolso. Mas fica como dica pelo menos.

    Mesmo que a Dell do Brasil passe a vender alguns computadores e notebooks com linux, como já acontece nos EUA, certamente não serão todos os modelos existentes e não sei se a diferença de preço será justa.

    Há relatos de conseguir isso com outras fabricantes, como HP?

    Oi Rodrigo,

    Eu procurei também antes de pedir o meu reembolso e não encontrei. Seria uma maravilha você tentar e contar pra gente. :)

    O que os fabricantes ganham vendendo o sistema da MS junto com a máquina? Nada. Pelo contrário, se na versão OEM a MS se exime de suporte, é uma despesa a mais para o fabricante. O único que ganha alguma coisa é a MS, que garante seu monopólio.

    Curioso seria saber como são os contratos entre a MS e os fabricantes… quem será que paga quem??

    Rodrigo Gabriel (usuário não registrado) em 21/02/2008 às 5:45 pm

    Já acho que alguma coisa eles ganham sim, pois além de ter o serviço de instalar ainda tem o serviço de dar suporte para a máquina especifica se a mesma chegar a dar algum problema proveniente da instalação! E uma coisa sempre é bom lembrar nesse mundo ninguém faz nada de graça… Todos procura alguma coisa em troca… Principalmente as empresas de Tecnologia e CIA.

    Agora imagino como será isso se virar moda comprar esses notebook e computadores que já vem pré-instalados e depois entrar com uma ação judicial em cima pela venda casada (Acabei de confirmar com a Procuradora Federal daqui do Órgão e ela afirmou realmente que se trata de venda casada, principalmente se de fato o cliente não quiser usar o Sistema que vem junto, mas que pode ter diversas interpretações dependendo dos argumentos apresentados). Aposto que até os usuários Windows não irão querer o Sistema junto para pagar mais barato e depois comprar um cd pirata na 25 de março ou Santa Efigênia!!!!

    Se no mundo ninguém faz nada de graça, o brasileiro é pior ainda não quer sair perdendo nunca!!!!!

    Vinicius Cordeiro (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 2:56 pm

    Fiz a encomenda hoje de um Dell Inspiron 1525 onde pretendo instalar em dual boot o Linux e o Windows Vista Business, cuja licença já possuo, obtida via MSDNAA em minha faculdade.

    Infelizmente eu não posso abandonar o Windows por motivos diversos, mas pelo menos eu recupero parte do dinheiro gasto em algo que não irei utilizar. E seria melhor ainda se houvesse drivers para WinXP, mas enfim, fazer o quê… Se eu conseguir fazer o Wine rodar redondo os programas que preciso, nem o Vista Business vai sobreviver à tesoura.

    Vinicius Cordeiro (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 3:03 pm

    Em tempo: o blog do meu xará aponta o endereço direto para download da licença do Windows Vista Business em inglês, o que não é muito útil para nós aqui no Brasil.

    O link do site da Microsoft para o download da EULA em todas os idiomas disponíveis é http://www.microsoft.com/about/legal/useterms/default.aspx.

    Daí é só começar a preencher o formulário da página até que ele mostre o link para o arquivo da EULA em PDF. Recomendo imprimir pelo menos a primeira página, que é onde está a cláusula de não-aceitação da mesma.

    Filipe C. Mondaini (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 4:46 pm

    Teste

    Ao usar o software, você estará aceitando esses termos. Se você não os aceitar, não use o software. Devolva-o ao revendedor para receber um reembolso ou crédito. Se você não puder ser reembolsado, contate a Microsoft ou a afiliada da Microsoft em seu país para obter informações sobre
    as políticas de reembolso da Microsoft.

    Está aí o trecho referente à EULA em português.

Este post é antigo (2008-02-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.