Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Conseguindo o reembolso da licença do Windows em um PC Dell

“”Você comprou um computador com Windows mas não o utiliza? Então pegue a parcela do dinheiro referente à licença de volta! Não é tão difícil quanto parece, e você ainda estará estimulando a indústria de computadores a fornecer suporte e opções mais abrangentes quanto à sistemas operacionais.””

Enviado por Vinicius Massuchetto (viniciusΘsoylocoporti·org·br) – referência (vinicius.soylocoporti.org.br).

A experiência do Vinícius não ocorreu no Brasil, mas já ouvi relatos similares (alguns bem-sucedidos) ocorridos por aqui.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu tentei e não consegui.

    Rodrigo P Matias (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 6:27 pm

    Legal, será que alguem poderia tentar com alguma distribuidora aqui do brasil, e poderia relatar o sucesso ou insucesso?

    Eu comprei um notebook Dell Vostro 1400 que veio com o Windows Home basic OEM. Na nota fiscal veio destacado claramente o valor de R$ 130,95 destacado do valor do hardware, ou seja, é totalmente falsa essa idéia de que o windows “vem com o micro”, que é “de graça” ou cortesia da Dell.

    Quando liguei o computador pela primeira vez, a primeira coisa que vi é uma janela detalhando a EULA do windows e somente a opção de aceitar a licença para prosseguir e conseguir usar alguma coisa. Logicamente instalei o linux nele e tive o cuidado de não abrir o envelope do DVD de reinstalação do sistema operacional (que tem o logotipo da Dell) e ligar para o serviço de atendimento de pós-venda e dizer que não aceitava a licença do Windows e que, de acordo com o que diz na própria licença, estava solicitando o reembolso do sistema que não iria utilizar. Para espanto meu a atendente não falou nada para tentar me convencer do contrário nem colocou nenhum obstáculo. Protocolou o meu pedido e disse que a transportadora viria na minha casa para recolher o DVD do windows e a etiqueta COA (com o serial do windows) colada embaixo do notebook. Quando recebessem o material e verificassem a não utilização do número serial iriam entrar em contato comigo para combinar o reembolso. Disse que até poderia aceitar o reembolso em forma de algum hardware ou serviço de meu interesse.

    A transportadora entrou em contato comigo para marcar o recolhimento do material e me pediu que também entregasse uma cópia da primeira via da nota fiscal do computador. O material foi recolhido nesta semana.

    No momento estou aguardando o processamento da minha solicitação de reembolso.

    Acho importante lutarmos pelos nossos direitos, já que a Dell não oferece a opção de adquirir o computador sem sistema operacional e somente alguns computadores têm a opção de comprar com o FreeDOS, e mesmo assim muitas vezes de forma absurda essa opção chega a custar mais caro do que a versão com windows OEM.

    Como aqui no Brasil também não oferecem a opção do Ubuntu, infelizmente temos que fazer esse caminho burocrático para reembolso.

    Mesmo pessoas que não usam linux acabam instalando um windows xp pirata porque certos modelos só oferecem a opção do Windows Vista, que está sendo empurrado goela abaixo das pessoas por causa da pressão da M$.

    Manoel, se não for pedir muito, mantenha a gente atualizado quanto ao procedimento.
    Estou pensando seriamente em optar por um computador deles, ando recebendo ofertas tentadoras, mas todas vem com algum Windows, outro dia simulei a compra e não dá para retirar, só adicionar mais peças de hardware, então, com sua experiencia, pode ser mais fácil fazer o pedido de reembolso.

    Tks.

    ziriguidum (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 8:48 pm

    Com relação ao preço de notebooks Dell Vostro 1500 com S.O. freedos, percebi que a mesma versão com windows é pouco mais de 100 reais mais cara. O curioso é que a configuração default da versão com freedos (Vostro 1500 N Series) contém componentes mais caros do que a configuração default da versão com windows (Vostro 1500), o que faz parecer que a versão com freedos é mais cara. Após configurar os dois modelos exatamente com os mesmos componentes foi que percebi a diferença em favor da versão com freedos.

    Pelo menos a Dell parece estar se rebelando ultimamente da pressão que a M$ faz sobre seus “parceiros”, tanto que já oferece o Ubuntu nos EUA mas para alguns modelos somente e mesmo assim por uma diferença de apenas uns 50 dólares em relação ao mesmo modelo nos EUA.

    Bem, já que não podemos obrigar os vendedores de hardware a venderem com linux ou sem sistema por enquanto, pelo menos podemos usar o próprio texto da licença a nosso favor. Basta não aceitar a licença, não utilizá-la nem romper o lacre do DVD. Está escrito. Eles contam que a grande maioria das pessoas irá clicar next, next e finish e aceitar tacitamente o contrato de adesão.

    Além disso, lembrem-se que as versões OEM do windows não dão direito ao suporte da Microsoft, não dão o direito de serem reaproveitadas em outro hardware e as versões mais básicas nem sequer podem ser usadas em máquinas virtuais e nem permitem o downgrade legal para o Windows XP. Ou seja, muita gente vai acabar pagando e nem sequer usando o sistema. Não acreditem no papo furado dos vendedores de que o Windows acompanha o hardware e que você não paga por ele. Paga sim e ainda tem uma porção de restrições e não tem garantia nenhuma (basta ler a EULA).

    Ops, esqueci de dizer que o meu notebook foi comprado diretamente da fábrica da Dell brasileira, ao contrário da experincia do Vinicius Massuchetto.

    Fernando (usuário não registrado) em 3/02/2008 às 11:10 am

    Olá
    No blog do André Noel foi postado em março de 2007 um relato de como ele conseguiu o reembolso do windows OEM de seu DELL comprado no Brasil

    Fernando (usuário não registrado) em 3/02/2008 às 11:26 am

    Corrigindo, não foi o André Noel, mas um amigo dele que conseguiu o dinheiro de volta. Desculpem-me a falha!

    Solon,

    Tente documentar sua experiência. Mais importante do que pessoas que conseguem, são as que não conseguem, e devemos identificar e denunciar tais problemas. Quem sabe até procurar soluções legais.

    Rodrigo P Matias,

    Como o Pinho também relatou, a relação com a Dell foi tranquila. Eles parecem ter uma política mais aberta com um procedimento já definido para usuários que não querem Windows.

    Recomendo a tentativa. Compre com o Windows mais barato e mande bala. Documente aqui pra gente depois.

    O que eu gostaria de ver são relatos com outros fabricantes, principalmente os mais populares no Brasil tais como Compaq, Acer, Asus, etc.

    Desculpe, a resposta acima na verdade era pro MaxRaven. :)

    Oi Pinho,

    Já lhe entrevistei uma vez para uma Zine quando eu trabalhava na Conectiva. :)

    Dê uma olhada nesse outro post do meu blog com alguns links a respeito do suporte ao Ubuntu prestado pela Dell.

    Vinicius Massuchetto,

    Obrigado pelos links e pela lembrança da entrevista.

    Eu havia pesquisado bastante antes de comprar este modelo (Vostro 1400) e o fato da Dell vender algumas de suas máquinas com linux (Ubuntu) e de ser uma marca respeitada e com garantia no Brasil foi certamente o que me levou a decidir pela compra.

    A Dell americana tem uma página com todos os modelos que são vendidos com Ubuntu

    http://www.dell.com/content/topics/segtopic.aspx/linux_3x?c=us&cs=19&l=en&s=dhs

    e o Inspiron Laptop 1420 N é basicamente o mesmo hardware que o Vostro 1400, só muda a cor e poucos detalhes.

    Mas eu estou rodando o Mandriva 2008.0 nele sem problemas. Tive apenas que acrescentar um pequeno detalhe no modprobe.conf para o som funcionar (isso acontece em todas as distribuições, inclusive no ubuntu).

    Oi Manoel,

    Poizé, afinal você tem que tocar a comunidade do Mandriva Linux, não? =)

    O seu microfone está funcionando? O chipset é o STAC9228 também?

    Abraço!

    Vinicius,

    Realmente o microfone interno não funciona ainda. Mais detalhes podem ser vistos aqui

    http://www.hlegius.pro.br/vostro-1400-microfone-interno-e-linux/

    Mas como o hardware é bem recente e notebooks são sempre bem mais complicados não esperava mesmo que tudo funcionasse 100%. Só o fato de não ter problemas com implementação de ACPI bugada já me faz recomendar esse notebook para quem usa linux.

    Mas acredito que em no máximo 1 ano o alsa já deverá ter suporte 100% para o chipset de som.

    Esse blog tem mais informações sobre o Dell Vostro 1400 e sobre o linux nele

    http://www.hlegius.pro.br/dell-vostro-1400-e-o-linux/
    http://www.hlegius.pro.br/review-dell-vostro-1400/

    WANDERSON (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 10:36 am

    Vinicius, e muito bom seu artigo. Ja havia denunciado o problema tambem com a venda casada de software oem e equipamento.
    Hoje mesmo, apos ler se artigo, entrei em contato com a Dell atraves de Lisiane novamente para tentar um ressarcimento da minha licenca e nao consegui. O papo e sempre o mesmo: Comprei o equipamento via site em promocao e nao tenho direito de devolver o sistema operacional.
    Veja que ja havia feito reclamacao antes conforme abaixo.
    ——— Forwarded message ———-
    From: Wanderson
    Date: 26/10/2007 17:14
    Subject: Venda casada
    To: procon@pbh.gov.br

    Boa tarde!
    Gostaria de obter esclarecimento sobre venda casada. A pouco tempo comprei um computador no site da Dell (www.dell.com.br). Não tinha opção para retirar o sistema operacional no casa windows vista.
    Hoje, entrei em contato com Joice através do atendimento pós venda, que é um 0800, a mesma disse que não é possivel a devolução do mesmo.
    Veja, eu queria compra apena um equipamento (micro) porém fui obrigado a compra o sistema operacional uma vez que não tinha como retirá-lo na compra.
    Isso não é venda casada? Também não é ilegal?
    O que faço para resolver a situação?


    Wanderson

    Douglas (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 2:54 pm

    Não é possivel a devolução do sistema operacional, conversei pela 3ª vez com o pós venda e a resposta foi a mesma. se o equipamento não tem a opção de vir com o freedos, então não há como devolver o sistema operacional.

    ou seja, somente produtos dell que não tenham a obrigação de vir com windows podem ter o windows devolvido, após a compra.

    ou seja até hj não vi nenhum notebook que não venha com windows.

    Oi Wanderson,

    Neste post tem relatos de diversas pessoas que conseguiram o reembolso no Brasil. Recomendo que você entre em contato com a Dell novamente, e exponha a seção da EULA (licença de aceitação do Windows Vista) referente à aceitação, você pode encontrá-la aqui.

    “Usando o software, você aceita estes termos. Se você não os aceita, não use o software. Ao invés disso, contate o revendedor para um reembolso ou crédito. (…) “

    Diga que o reembolso é obrigatório, e que caso este não ocorra você o pleiteará judicialmente. No link que eu passei acima, um tal de José (que relata o fato em Agosto de 2007 – logo acima do meu comentário) conseguiu o dobro do dinheiro da licença ao acionar a justiça. Consiga mais informações com ele e vá para o telefone mais bem armado.

    Você está com a razão, mas não tem a necessidade de ser rude. Portanto não se extenda e seja direto com os atendentes. Não vejo a necessidade de argumentar a ilegalidade da venda-casada, por exemplo. Isso só vai dar mais corda pra papo-furado e pouco resultado.

    Depois disso, se necessário mesmo, contrate o mesmo advogado e parta pra cima.

    Poste pra gente o que aconteceu, vai ser super-interessante pra muita gente se você conseguir esse reembolso.

    Boa Sorte!
    Grande Abraço

    Oi Douglas,

    Recomendo que você faça o mesmo que eu disse para o Wanderson. A fabricação do laptop e o OEM do Windows Vista são coisas diferentes. Portanto, a devolução É SIM possível e obrigatória caso o cliente a queira.

    O argumento de que o Windows não precisa ser devolvido se existem outras opções é papo furado.

    Corra atrás também, e informe a gente a respeito.

    Grande Abraço!

    viniciusandre em 3/02/2008 às 5:42 pm

    Solon,

    Tente documentar sua experiência. Mais importante do que pessoas que conseguem, são as que não conseguem, e devemos identificar e denunciar tais problemas. Quem sabe até procurar soluções legais.

    Eu comprei o notebook, no dia que chegou liguei lá para conseguir o reembolso, fiquei por mais de meia hora no telefone, falei com 4 pessoas, e todas me falaram a mesma coisa. Que eu comprei um que estava em promoção (dessas que eles sempre fazem) e que não poderiam fazer o reembolso, porque esse dinheiro vai direto para a Microsoft.

    Falei que iria no procon, e eles falaram que poderia ir que não iria conseguir, porque quando eu comprei o notebook eu sabia que estava comprando com a a licença.

    Oi Solon,

    Para você fica o que eu disse para o Wanderson. Alegar que é promoção e que você compra tudo junto é mentira.

    Em pouco tempo postarei mais informações aqui.

    Grande Abraço
    Vinicius

    Legal, Manoel!

    quando comprei meu micro, o cara insistiu pq insistiu pôr o Windows nele, disse que faria de graça. Eu disse que não precisava, que ia instalar Linux mesmo. Não tive reembolso ou diminuição de valor algum, já que provavelmente era pirata mesmo.

    Minha ex-cunhada e o marido estão tendo problemas com o XP deles hoje. Provavelmente é pirata e numa dessas atualizações entrou aquela mensagem da M$ alegando que é software pirata e coisa e tal. Resultado: o micro deles tá cheio de problemas e outro dia eles viram meu Ubuntu, as facilidades e a rapidez e estão me pedindo para instalar lá. espero em breve termos mais 2 usuários satisfeitos… :)

    de grão em grão, a galinha enche o papo…

Este post é antigo (2008-02-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.