Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BR-Linux com Wordpress está indo bem

Hoje completamos uma semana de testes (veja mais detalhes) do BR-Linux rodando sobre o WordPress, e tudo parece estar indo bem.

Em particular, a carga do servidor caiu, e o tempo para servir cada página de conteúdo também caiu consideravelmente – conseqüência da diferente natureza das duas ferramentas entre as quais a migração está ocorrendo, acredito.

Uma conseqüência que eu não esperava é que o número de visitantes únicos por dia aumentou consideravelmente e de forma súbita: mais de 15% (o normal no BR-Linux é crescer pouco menos de 5% por mês). Vou tentar identificar os fatores que levaram a isso.

Já está quase na hora de oficializar a mudança, então este é um bom momento para buscar o feedback de vocês: que recursos vocês não gostaram, sentem falta, ou sugerem?

Quanto ao layout, volto a explicar que tenho uma análise já em andamento, portanto neste aspecto ainda é cedo para criticar o layout corrent – ele é apenas provisório. Quanto aos recursos nos comentários sobre os artigos, de fato o WordPress oferece bem menos riqueza, pelo menos em sua configuração default. Talvez tenhamos que conviver com isso.

Quanto ao restante, aguardo os seus comentários! Mas não prendam a respiração esperando pela implementação das sugestões, eu vou analisar cada uma delas, e mesmo as que eu concordar e considerar viáveis podem demorar!


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu gosto deste visual simples e limpo, mas acredito que meu gosto não seja o mesmo da maioria.

    O que tenho sentido falta até agora é daquela página “Novos Textos” para acompanhar os tópicos que foram comentados por último (inclusive era aquela página e não a inicial do BR-Linux, que ficava nos meus favoritos) e também de uma área de comentários que os organize em forma de árvore, podendo responder diretamente o comentário dos outros.

    Também notei a navegação mais rápida aqui, obrigado!

    José Vitor (usuário não registrado) em 28/01/2008 às 1:44 pm

    O BR-Linux.org usando WordPress ficou muito bom, principalmente pelo feed completo e a possibilidade de ler os comentários sem acessar o site (usando liferea)

    http://img153.imageshack.us/my.php?image=capturadatela1hu0.png

    A participação dos leitores vai crescer consideravelmente.

    Quanto ao layout [e] aos recursos nos comentários sobre os artigos (…).

    Por minha parte, por enquanto, é só esses dois pontos que precisam de atenção mais urgente.

    WordPress é uma das plataformas mais extensíveis que conheço(as in “Ouvi falar”), acho difícil não ter um sistema de comentários decente e amplamente usado por aí.

    Gustavo (usuário não registrado) em 28/01/2008 às 1:48 pm

    Acho que o Br-Linux ainda está com um desing muito quadrado, poderia ser algo mais clean e moderno.

    Como layout não está em discussão, ficaria só a questão do tracker levantada pelo edempoa e por outros em outras ocasiões, realmente isso faz falta, quanto ao “responder” muito requisitado, existem opções sim, já até usei certa vez no meu blog, mas acabei retirando numa mudança que fiz por lá, até pq não vi tanta necessidade.

    Quanto ao aumento de trafego, experimentei a mesma coisa quando mudei do Joomla para WP, até assustei na época.

    Boa Tarde a todos, principalmente para você Augusto !
    Bem como frequentador assiduo do br-linux.org, gostei muito da migração para wordpress ! Me parece uma plataforma mais adequada pro tipo de site que mantens ! Gosto do design limpo e rápido, prefiro este do que algo mais “carregado”, com mais firulas ! O interessante aqui são as notícias, conteúdos, e não as imagens !
    Parabéns ! Nos encontramos no campus-party em são paulo !

    Fernando França (usuário não registrado) em 28/01/2008 às 2:02 pm

    So senti falta do “envie essa notícia”… eauehaueha.
    Nem sempre tenho tempo de ler todos os textos que gostaria, está me fazendo falta mesmo… =)

    Opa, lembrei de uma coisa que pode ajudar em acompanhar os comentários.
    O WP oferece feeds de quase tudo, dentre eles os comentários…

    Esquece, já tem o link para os feeds de comentários, mas está pequeno, poderia por como botão ou aumentar a fonte ali hahaha.
    Botões para enviar aos agregadores ou enviar por email seriam legais tbm.
    []‘s

    Rafael Ferreira Silva (usuário não registrado) em 28/01/2008 às 2:28 pm

    Fala Augusto,

    Leio quase tudo do Br-Linux por RSS, então a questão do layout para mim, é indiferente.

    Sobre a velocidade e carga, realmente tem a ver com a natureza e propósito dos dois sistemas. O Drupal é um CMS e o WP é uma ferramenta de blog, o que torna o segundo bem menos complexo e carregado.

    Um dos motivos de ter aumentado o tráfego, pode ser, o formato das URL(chute total). Sinceramente não sei.

    Parabéns pelo trabalho excelente até aqui!

    Lealcy B. Junior (usuário não registrado) em 28/01/2008 às 2:38 pm

    O aumento no número de visitas se deve ao fato do sistema wordpress.org anunciar os posts no wordpress.com, mesmo que o site não esteja hospedado lá.

    Júlio Santos Monteiro (usuário não registrado) em 28/01/2008 às 2:41 pm

    Augusto, adorei o novo BR-Linux. Acho os layouts que tem esta sequencia de colunas (onde o conteudo está do lado esquerdo) muito mais confortáveis e “ergonômicos”.

    Prefiro o texto principal no centro da tela.

    Augusto,

    Um dos motivos pelos quais não utilizo uma resolução maior (1600×1200) no meu monitor é pq muitos sites ficam horríveis.

    Infelizmente, o Br-Linux com drupal ficava bem ruim tb. A coluna das notícias fica fixa ocupando apenas 1/3 da tela, mesmo sobrando espaço em branco nas bordas. Eu tinha que aumentar a fonte e a coluna não aumenta. Resultado, fica uma bagunça

    Pretendo fazer o teste agora com o site no wordpress. Espero que o resultado seja melhor :-)

    Eu acho as fontes padrão aqui no firefox meio pequenas, se eu mudo o tamanho as coisas acabam se acavalando, minha resolução é 1280×800, não sei se existem plugins para melhorar a maneira que o WP lida com diferentes resoluções.
    Eu percebi que o tempo para entrar no site diminuiu muito, o que é um ponto positivo.

    Embora eu já tenha enchido o saco demais com isso, acredito que alguns recursos do site anterior, como assinatura em comentários (aquelas frasezinhas bestas q tomam metade do comentário ;-)), poder responder à comentários, gerando “subtópicos”, o “novos textos”, já citado pelo colega acima.
    Seria legal também aquele esquema de ser exibido, junto ao comentário, qual o sistema operacional e navegador q o usuário estava utilizando. Assim poderísmos ter uma noção sobre qual o sistema mais utilizado pelos comentaristas de plantão. Mas isso é só frescura ;-)

    Sei da questão do layout, que ainda não está pronto e tal, por isso vai minha sugestão: fontes maiores, além a área de texto poder ser redimensionada conforme a largura da tela.

    Quanto à questão dos feeds, pelo menos o das notícias continua igual o do site antigo.

    Mesmo com a maior quantidade de acessos, tenho percebido uma menor quantidade de comentários com o site novo. Isso é só impressão minha ou as estatísticas também mostram isso?

    Mais uma vez, Augusto, você está de parabéns pelo ótimo site e conteúdo. Ainda bem que você não cedeu à baixaria q encontramos em outros sites de tecnologia. Você consegue mostrar como ainda é possível ter um site sério, sem precisar apelar para textos parciais ou opiniões sem fundamento.

    Hugo Branquinho de Carvalho (usuário não registrado) em 28/01/2008 às 5:13 pm

    Concordo com o “edempoa”. Esse layout simples e limpo está ótimo.

    Gostaria de saber se foi usado algum plugin e qual a versão do WordPress. Pois instalei o último e gostaria que ele tivesse a página dos usuários (principal) em português. Vou utilizar para um site de alunos da faculdade.

    Valeu

    Ah, Augusto, onde é q vc acha estas fotos de pessoas com camisetas do WordPress?
    Elas são de verdade ou são “montagens”?
    Se são reais, vc sabe onde posso adquirir uma, e ela vem com com o “conteúdo” ou só a peça mesmo? hahuaauhaua

    Tenchi: http://shop.wordpress.net/

    Hugo, estou usando apenas o plugin Akismet, anti-spam. Ainda vou instalar outros, mas só depois dos testes. Uso a versão corrente do WordPress, e eu mesmo editei os arquivos dos temas, para traduzi-los. O nome do tema é Prosense, você encontra o site dele com facilidade no Google.

    Lealcy: não é não, os acessos vindos de lá seriam contabilizáveis (via http referer). Mas o palpite foi bom, obrigado!

    Quanto aos demais: sugestões e manifestações devidamente anotadas, obrigado! Podem continuar sugerindo, pois vou voltar a ler estes comentários amanhã.

    Nem precisa pesquisar onde achar o ProSense, o link está no rodapé aqui, no Dosh Dosh.
    Quanto aos acessos extras, pelo que vi, nos 2 sistemas que uso para monitorar, não veio ninguém do wp.com, nem sabia que apareciam as postagens por lá, nunca calhou deu ver, mas uma coisa pe certa, as vindas via buscas no google aumentaram, ainda mais quando usava este mesmo prosense que tem uma optimização “para melhorar o SEO”.
    Augusto, uma curiosidade, não quer utilizar a tradução do WP?

    Eu usaria a tradução aqui no BR-Linux se soubesse uma forma simples de ativá-la apenas nas interfaces exibidas para o usuário, e não nas exibidas para o administrador.

    É, neste caso não dá, é 8 ou 80, se traduzir vai tudo, pelo menos é assim no arquivo que conheço, até porque isso não garante que o template seja traduzido, só perguntei justamente por ver a parte administrativa em ingles.

    Que bom, o site cresceu e o consumo diminuiu!! Realmente a migração foi muito boa!!!

    Na verdade sinto uma falta de organização, ao menos visual, nas colunas, aqui na página do artigo, não na principal.

    1 – Quem vem ao BR-Linux não fica só no que aparece de cara no browser, percorre site abaixo para ler notícias. O que eu percebo e detesto agora é que a publicidade esta muito mais ‘visível’ do que os menus tão necessários a nós. Eu colocaria o conteúdo para o usuário lá em cima e só depois a publicidade, e melhor dividida entre as colunas da ‘sidebar’ (veja que a mais a direita está absurdamente maior que a da esquerda). Você também pode investir, já no layout, em ‘caixas’ que peguem as duas colunas, para melhorar a usabilidade e derepente subir mais a publicidade.

    2 – Itens como destaques, últimos artigos, podem fica além da sidebar aqui no rodapé, etc.

    humm hehehehe.

    Augusto, acabei de abrir o Efetividade.net, ele usa o Bartelme, e eu ia sugerir uma disposição bem parecida com a que está lá, diferente claro, dando mais espaço a publicidade que mantém o br-linux, mas mais puxada pro efetividade.net, que alias está muito bom.

    Então agora que já critiquei, vai as dicas :).

    Existe um meio no html/css de você mander um ‘menu’ fixo na tela, em qualquer altura. É usado bastante com alguns ícones, como ‘menu’, por exemplo. Seria uma abordagem interessante para um menu para o usuário, economiza o espaço, fica bonito, agiliza pro usuário já que fica sempre na mão. O esquema usa uma div com css do seguinte modo:

    position: fixed;
    top: 100px; /* mude aqui */
    left: 0px /* não precisa mudar aqui */
    width …
    height…
    blabla…

    to sem exemplo agora fora um teste meu que fica offline aqui em casa maior parte do dia. amanhã agilizo pra postar aqui.

    que mais … ah, search form, no topo em vez de ser no menu, e no rodapé também se a busca no site for muito usada.

    a caixa de login também tem que ficar mais nítida no site.

    ah, tinha mais coisas, mas não lembro, só lembro de falar de links.

    Link azul claro não fica nitido nem em branco, nem em azul, a não ser que se use negrito, qdo for mecher no layout pense nisso.

    e.. cuidado com o layout adotado não zoar quando se aumenta a fonte. Eu mesmo uso 1600×1200, de perto do monitor fica legal, mas é bom relaxar e poder ler o BR-Linux a 1M do monitor, encostado na cadeira rs*, aumentar a fonte sem o site quebrar é ótimo.

    quem sabe com mais algum tempo o BR-Linux não ganha uma etiqueda de acessibilidade!

    também invista no SEO :), e, ficamos por aqui!

    depois eu meto mais meu bedelho.

    Augusto, eu sou desenvolvedor web, não necessariamente um designer, mas sei até falar bem onde as coisas não ficam legais, se quiser depois conversar mais eu creio que vc tem o meu e-mail, Felipe Prenholato.

    Abc.

    Felipe, li tudo e agradeço, mas o que eu falei sobre o layout lá em cima, na notícia, é importante nesse contexto. Mesmo assim, certamente será levado em conta.

    Marcelo "Samurai Caolho" Ferreira (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 12:49 am

    Opnião sincera? Com certeza esta muito melhor, isso não esta sendo discutido o conteudo que sempre foi ótimo e sim a forma como as nosticias são dispostas aos leitores. antes de compartilhar informações é importante absorver o maximo possivel e se for de forma clara e direta é mais facil explicar sem dar satisfações.

    Marcelo, com relação ao layout, o que eu mencionei no texto da notícia, lá em cima, é importante. Mas as sugestões estão sendo anotadas.

    Sérgio Berlotto (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 8:16 am

    Eu realmente gostei, utilizo o wordpress na fonte, e me sinto feliz e com minhas nessecidades de bloger supridas. Acredito que aconteça o mesmo com o(s) admin(s) do br-linux.
    Gostei da velocidade de abertura do site tb, como citada acima.
    E concordo tb que o layout é meio quadrado sim, poderia ter algo mais inovador, mais futurístico.. mas no geral é nota 10 !

    Sinto falta do: (1) recurso “track”, ou seja, um índice dos artigos, mencionando se há novos posts e com possibilidade de listar apenas os artigos em que o usuário participou da discussão; e (2) a possibilidade de responder diretamente a um post com leiaute hierarquizado.

    Nunca fui de utilizar leitores RSS, como o Liferea, mas comecei a utilizar agora e notei que o feed do BR-Linux mostra apenas o início da notícia. Não seria possível fazer com o RSS daqui como é feito no blog Efetividade.net? Lá posso, além de ler a notícia na íntegra, ver os comentários.

    Abraços! :D

    Thigu, tanto o feed do BR-Linux quanto o do Efetividade têm a notícia completa. Creio que a exibição de complementos (como os comentários) é um recurso extra do seu leitor de feeds. Qual o endereço dos feeds que você está acessando?

    Olá Augusto,

    Estou acessando o RSS através do link http://br-linux.org/feed/rss/. No Liferea é exibida apenas o início das notícias do BR-Linux, mas do Efetividade.net fica completa. A configuração para ambas as RSS estão idênticas…

    Minha sugestão é que você use o feed em padrão RSS 2.0, em http://br-linux.org/feed/ – e não o feed em RSS 0.92, mais limitado, que é o que você está usando.

    Augusto,

    Tranquilo! Desconhecia esse link para o RSS 2.0, já que no cabeçalho da página tem atalho apenas o RSS mais antigo.

    Valeu! :)

    tem razão, já vou resolver isso!

Este post é antigo (2008-01-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.