Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sistema “gratuito” de gerenciamento de lan houses não era tão grátis assim

Recebi hoje um comunicado dos responsáveis pelo gerenciador de Lan Houses “Lan BR” informando que o “sistema Netparty 1 para LinuxFx Xtreme”, divulgado aqui no BR-Linux na quarta-feira, por indicação dos responsáveis pelo LinuxFx, como sendo um “sistema gratuito de gerenciamento de Lan Houses e Cyber Cafés”, não era tão gratuito assim, pois incluía um componente não-livre, alterado e distribuído sem autorização.

Eu divulguei anteriormente por se tratar de um software rodando sobre plataforma Linux. Só que o comunicado que eu recebi hoje dos responsáveis pelo sistema Lan BR esclarece que o Netparty é na verdade uma versão adulterada de uma versão recente do Lan BR, em uma das suas variedades não-livres. Assim, para evitar colaborar para que alguém venha a usar um software não-licenciado, estou publicando esta retificação, e vou remover o texto da notícia original sobre o Netparty.

Veja abaixo a íntegra do comunicado recebido. Os responsáveis pelo LinuxFx também enviaram um comunicado.

Comunicado

O Portal Criativa notifica a todos os seus clientes, investidores e parceiros que o gerenciador “NetParty Level 1″, supostamente lançado por acidente através da LinuxFX.org, se trata de uma modificação ilegal do gerenciador LanBr, onde foi utilizada apenas modificações gerais básicas em uma versão anterior do LanBr, com data de 2007.

O gerenciador “NetParty Level 1″ não se baseia no código fonte do LanBr na época que ele era GPL, ele é uma versão adulterada de forma ilegal de um sistema que é comercial, onde o Portal Criativa está recebendo a autenticação de cada usuário que infelizmente estão utilizando este gerenciador sem saber dos fatos. Portanto, o “NetParty Level 1″ não possui o código fonte disponível e não está sob a licença GPL.

É válido ressaltar que anteriormente os seriais do LanBr eram gerados gratuitamente e depois passamos a cobrar a geração de seriais de acordo com as notícias do dia 15/12/2007 e 21/01/2008 no Portal Criativa: http://www.portalcriativa.com.br/Noticias/noticias.htm

Porém, mesmo na época da geração gratuita dos seriais, o licenciamento era estritamente comercial onde os limites do gerenciador sempre foram explicados no próprio sistema e são bem expostos em nosso site.

O Sr. Rafael Wagner, membro da LinuxFX, se prontificou a nos auxiliar na remoção de todas as menções deste gerenciador ilegal, bem como garante que a LinuxFX não tem ligações com a “Devil Crackwarez”.

O Portal Criativa está avaliando o caso através de um corpo jurídico especializado para que todas as medidas legais sejam tomadas a fim de que os direitos do titular da propriedade intelectual afetada seja ressarcido, bem como todos aqueles que forem afetados de forma negativa tenham os seus direitos garantidos.

Aproveitamos para esclarecer que o LanBr é a única solução comercial não livre que desenvolvemos no momento, sendo que em nossas demais implementações utilizamos uma solução baseada no Linux Ubuntu 7.10, o LanOS 6 Reality, onde todas as ferramentas que desenvolvemos foram licenciadas sob a GPL versão 3.

Já o LanOS 6 Open Edition está em status “congelado” devido a mudanças internas de acordo com a expansão de nossa estrutura recentemente, mas o seu desenvolvimento deverá ser retomado assim que possível para que todos os usuários possam optar em utilizar nossas ferramentas livres nas distribuições Ubuntu (versões atuais) e as modificar como bem entender, sem precisar adquirir o pacote completo do LanOS 6 Reality ou implementação conosco.

Contamos com a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Mauro da Rocha Xavier Neto

Presidente / Diretor Executivo de Desenvolvimento
Portal Criativa – Desenvolvimento
Santa Cruz do Rio Pardo – SP
www.portalcriativa.com.br


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Esse LinuxFX vai ficar muito tempo na mídia, pelo jeito. É um nome engraçado numa hora, erros gramaticais noutra, e agora a questão da violação de licenças.
    Se a disponibilização da ferramenta não foi intencional, como foi parar no site da distro? E bem que achei o nome “Devil Crackwarez” um tanto sugestivo.. hauahau

    A ferramenta apareceu no site mesmo mas foi desenvolvida por terceiros(pelo menos é isso que estão dizendo), mas o problema de credibilidade vai ficar com a equipe do LinuxFx mesmo, ou acham que credibilidade e algo que se ganha fácil……

    Aff…
    Dificil até fazer algum comentário a respeito.

    claito (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 11:35 am

    Até concordo com o pessoal da http://www.portalcriativa.com.br, se eles desenvolvem um projeto que da muito trabalho é lógico que eles tem que proteger isso. Agora em questão de certo e errado gostaria de saber até onde está correto o uso de ícones e temas da MS, isso eu vi nas telas do Desktop padrão do LanOS 6 Reality. Isso é correto? Isso também não seria uma violação? (os direitos do titular da propriedade intelectual afetada seja ressarcido). Não estou acusando ninguém,até porque meu conhecimento messa área é zero, só to querendo saber se alguém pode me esclarecer esse detalhe que não entendi.

    Mauro Xavier (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 12:03 pm

    Claito,

    Sem dúvida seu questionamento é louvável, segue abaixo minha explicação.

    Os temas do LanOS 6 Reality estão totalmente baseados no tema criado por “Etienne Alaurent” e disponível no site http://www.gnome-look.org. Da parte do Portal Criativa nenhum ícone foi pego diretamente do Windows Vista, e acredito que por mais semelhante que seja, o criador do tema LiNsta não deve ter feito o mesmo.

    Poderá baixar e conferir tudo diretamente no Sourceforge, onde o tema para o Ubuntu 7.04 está disponível junto aos ícones, incluindo comentários a respeito:
    http://sourceforge.net/projects/lanos-oe/

    Ainda estamos modificando algumas questões para perfeita compatibilidade com o Ubuntu 7.10, pois algumas coisas mudaram de posição para temas, e no LanOS 6 Reality isso nos obrigou a efetuar processos totalmente manuais.

    Se não der tempo de efetuar as mudanças para que seja algo publicamente prático, do tipo “instalar e funcionar”, provavelmente todos os temas, ícones e ferramentas livres serão lançadas para o Ubuntu 7.10 somente ou Ubuntu 8.04, o que constituirá todo o pacote do LanOS 6 Open Edition.

    Estou à disposição de todos da comunidade para maiores esclarecimentos.

    Mauro Xavier (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 12:14 pm

    Claito,

    Complementando a mensagem anterior…

    Na época que acessamos o site gnome-look em setembro de 2007, tudo estava exposto como GPL, mas em minha pesquisa agora mesmo constatei que alguns (não todos) os temas do tipo LiNsta ou Murrina-Linsta (onde baseamos os nossos) tem licenças através da DevianArt ou licenças proprietárias não explícitas.

    Iremos verificar isso com a maior velocidade possível a fim de resolver a questão, pois se este for o caso iremos lançar uma atualização para nossos usuários a fim de promover a imediata substituição de qualquer ícone que não possa ser licenciado ou licenciar as artes que puderem ser fornecidas com um acordo correspondente ao detentor dos direitos.

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 1:07 pm

    Rapaz, quando falam nesse LinuxFX só é rolo…

    Sérgio Berlotto (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 1:38 pm

    Puxa, é de realmente ficar triste este história de roubar o programa do outro. Na comunidade livre tem-se muitos, mas muitos programas que te dão direito de alterar e redistribuir o mesmo como quiseres, desde que na mesma licença que o pegaste. É simples ! Não é realmente necessário pegar algo que nao seja livre !
    Temos muitos códigos e exemplos de sistemas, e lógicas, e algorítimos, e tudo mais que são realmente livres.
    A comunidade está deste tamanho hj por justamente isto, por estar unida e em constante troca de conhecimentos !
    Se realmente tiveram a intensão de utilizar algo nao livre, que sejam punidos pelo seu ato !

    claito (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 1:45 pm

    Meu muito obrigado pela explicação do Mauro Xavier, agora sim entendi legal essa questão em relação ao LanOS 6 Reality e sua resposta pra mim já somou um ponto positivo na seriedade em que vcs estão trabalhando no desenvolvimento do LanOS 6 Reality. Valeu!

    Ark (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 2:01 pm

    Augusto, que tal corrigir o post e deixar claro que o que houve foi apenas uma confusão das licenças relacionadas aos ícones e temas, e não “apropriação de código fonte” como dá a entender?

    Ark, são 2 casos separados. A questão das licenças relacionadas aos ícones e temas refere-se ao “Lan BR”, e não ao “Netparty 1 para LinuxFx Xtreme”. E o Netparty, segundo o comunicado, inclui mesmo código apropriado sem licenciamento.

    No caso relatado acima sobre ícones e temas, inclusive me parece não ter havido violação de qualquer licença, e que o desenvolvedor está deixando voluntariamente de usar os pacotes cujo licenciamento em versões correntes mudou.

    Mauro Xavier (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 2:38 pm

    Agradeço a compreensão e postagem de todos, e gostaria de também colocar alguns pontos.

    Claito, é com muita satisfação que eu como desenvolvedor e um dos principais responsáveis pela estrutura venho a esclarecer qualquer fato a ser questionado pela comunidade. E se por ventura o Portal Criativa cometer qualquer erro estaremos mobilizados para resolver o caso e auxiliar todas as partes envolvidas.

    Ark, a questão do post realmente é referente ao gerenciador LanBr e uma versão não licenciada chamada “NetParty Level 1″, ao qual foi criado por uma SUPOSTA EQUIPE chamada “Devil Crackwarez”, usando apenas modificações de imagens e textos em cima de um binário executável e FECHADO. O problema além é a questão de passar a terceiros esta fraude como um novo sistema e utilizar seriais do LanBr duplicados para tal.

    Augusto, só tenho a agradecer tamanha disponibilidade no gerenciamento do Br-Linux e com isto oferecendo a oportunidade ao Portal Criativa em notificar o incidente a comunidade da melhor forma possível. Ah, o caso dos ícones é referente apenas a solução LanOS 6 Reality, não afeta o gerenciador LanBr.

    Abraços a todos.

    Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

    Mauro Xavier (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 3:19 pm

    Sr. Augusto

    Aproveito para notificar que hoje, às 15:17h do dia 01/02/2008, fui notificado que no site da LinuxFX.org eles disponibilizaram outro gerenciador DE MESMO NOME, mas que não possui mais relação alguma com o gerenciador LanBr.

    Se puder incluir isto na notícia será interessante a fim de não causar confusões aos usuários a partir de agora.

    Mauro, eles me enviaram um comunicado a respeito, que devo publicar neste sábado. Quando o fizer, já aproveito e atualizo aqui.

    Paulo Diovani (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 3:34 pm

    Confesso que fiquei interessado no gerenciador quando li a notícia, ontem, mas impossibilitado de fazer o download (os links estavam quebrados no website do LinuxFX) acabei procurando por outros Kyosk por ae.
    É uma pena para a comunidade de software livre ver um ocorrido desses. Estou curioso pra ler o comunicado…

    Rafael Wagner (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 3:35 pm

    Olá a todos.

    Nós disponibilizamos no site a versão beta dos colaboradores do nosso sistema, a versão do NetParty Java e removemos os Links do sistema da “Devil”, Nós já entramos em contato com o pessoal da Portal Criativa, para desfazer os maus entendidos e resolver a questão do da violação. A LinuxFx já emitiu uma nota para o Br-Linux, e as únicas coisas que tem a dizer para a comunidade são pedidos de desculpas.

    lol (usuário não registrado) em 3/02/2008 às 3:59 pm

    uhauhuhauhuah

    viva o warez …. portalcriativa.com.br …. seus coder de merda ;P

Este post é antigo (2008-02-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.