Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais sobre o sistema de gestão de Lan Houses Netparty

Na seqüência da nota enviada pelos autores do sistema Lan BR, informando que o “sistema Netparty 1 para LinuxFx Xtreme” era uma versão “crackeada” do seu software, sendo distribuída sem autorização (saiba mais: Sistema “gratuito” de gerenciamento de lan houses não era tão grátis assim), segue o comunicado enviado pelos desenvolvedores do LinuxFx.

Publiquei na íntegra o texto, abaixo, e embora eu prefira não comentar, acho importante registrar que distribuir software sem autorização também é uma infração aos direitos do autor. O BR-Linux recomenda que se prefira o software livre, naturalmente, mas também registra que os direitos autorais do software devem ser respeitados, independente do licenciamento adotado.


Nota da LinuxFx sobre o Sistema de Gerenciamento Falsificado

“Nota de remoção de software e esclarecimentos do Netparty 1
01/01/2008

A LinuxFx.org na tentativa de fornecer um sistema de gerenciamento LIVRE de Lan Houses e estabelecimentos semelhantes, se dispôs a receber softwares de terceiros para implementação em seus Sistemas Operacionais, não medindo esforços para que os mesmos servissem os propósitos de sua criação, distribuir uma plataforma segura e totalmente grátis, tentando de diversas maneiras migrar os usuários de sistemas pagos e plataforma não livres a utilizar sistemas livres.

A Devil Crackwarez é um caso isolado e problema da Portal Criativa. A LinuxFx.org removeu imediatamente dos seus servidores o link de instalação do NetParty 1 a fim de proteger os direitos dos criadores do Lan Br.

Se constatado a alteração real do sistema comercial da Portal Criativa, as medidas jurídicas cabíveis serão tomadas contra os responsáveis pelo ocorrido.

A LinuxFx se propôs a substituir o sistema da Devil Crackwarez pela nova versão do NetParty, desenvolvida em conjunto com a LinuxFx.org diretamente pelos seus colaboradores e com código fonte disponível diretamente no nosso site.

Apesar das “derrapadas” em alguns textos e notícias enviadas e o “modo diferente” que a LinuxFx trabalha como empresa, Nós da LinuxFx.org não temos nenhuma intensão de prejudicar outras empresas que comercializam seus softwares e sistema em nenhuma hipótese. Como já dito antes, a LinuxFx.org se mantem da manutenção e suporte dos seus sistemas desenvolvidos, e não de pirataria e falsificação de sistemas e produtos de terceiros.

A Linuxfx.org ressalta mais uma vez que os usuários que fizeram download do Netparty 1 devem remover os pacotes e baixar o novo NetParty, já com o código fonte no site da LinuxFx.

A LinuxFx.org se desculpa pela atividade ilícita da Devil Crackwarez e reafirma que não tem nenhum contato direto com essa Equipe/Empresa. Se a Portal Criativa foi vítima de pirataria, nós também, pois fomos usados como transporte desse sistema ilegal.

LinuxFx.org e Sistemas Operacionais
ADM Informática ME
Equipe FX – www.linuxfx.org”

Enviado por Rafael Wagner Souza da Silva (rafaelΘLinuxfx·org) – referência (linuxfx.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Agora que eu não entendi mesmo. Quer dizer que o pessoal do LinuxFx.org aceitou como contribuição um programa sem saber sua procedência? Qual a credibilidade que eles esperam que seus – também futuros – clientes dêem a tal empresa então?
    Deve haver claro um critério para incluir um software numa distro, principalmente quando se trata de uma com caráter comercial, como é o caso do LinuxFx.
    Veja como exemplo o próprio Linux. O Linus Torvalds recebe centenas de patches para serem incluídos no código oficial, mas todos que são incluídos passam por testes – desenvolvimento comunitário não é “a casa da mãe Joana” -, para depois serem incluídos no código oficial.
    É talvez seja por isso que o Linux acabou se tornando um dos softwares de maior destaque atualmente.

    PS: tome cuidado com o termo LIVRE, pois um dos requisitos para um software ser livre é a exigência da disponibilidade do seu código-fonte. Em momento algum vi no site a possibilidade de download de código-fonte de qualquer parte do LinuxFx, muito menos do NetParty. É só uma dica ;-)

    Não entendo também esta confusão toda a respeito deste programa para lan-houses. Porém, esta foi a única distro até então compatível com o meu notebook. Já tentei diversas outras distros, e passei muita decepção até encontrar esta que é extremamente fácil de configurar. É certo que o mérito não é todo deles, pois é baseada no Kanotix, mas algumas coisas do Kurumin e de outras distros também o são. Também é fortemente baseada no Debian instável, e provavelmente grande parte dos recursos da minha máquina são reconhecidos por causa disso. Só sei que não pretendo trocar tão cedo. Ah! A o meu notebook é um Itautec W7635.

    Vou resumir a confusão, para facilitar o entendimento então:

    1) os distribuidores do LinuxFx enviaram para cá uma notícia sobre a disponibilidade do Netparty, um sistema para lan houses distribuído em conjunto com o LinuxFx.

    2) os autores do sistema Lan BR perceberam que o Netparty era uma versão “crackeada” do seu software, que não é livre. Enviaram um comunicado a respeito.

    3) Após a publicação do comunicado acima, os distribuidores do LinuxFx, autores da notícia original, enviaram também um comunicado a respeito.

    Rafael Wagner (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 10:18 pm

    Olá a todos;

    Nós não só enviamos um comunicado a respeito do ocorrido, como também substituímos o NetParty da “Devil” pela nossa versão, que está em constante desenvolvimento pela nossa equipe e nossos colaboradores, totalmente escrito em Java, com os códigos fontes disponíveis.

    E quem me garante que depois disso, a verdadeira intenção deles é não fazer algo ilícito, pois uma fraude já foi descoberta…e tenho minhas duvidas quanto a integridade dos envolvidos nessa suposta empresa:

    LinuxFx.org e Sistemas Operacionais
    ADM Informática ME
    Equipe FX – http://www.linuxfx.org”

    Vocês(sai do buraco e se mostra wrochal)comigo não tem credibilidade alguma (eu já tava de segunda…), cheiram a golpistas, caso de PF…

    icoslau (usuário não registrado) em 3/02/2008 às 10:21 am

    Eu ainda aguardo as réplicas da empresa…

    e reintero, continua a violar os direitos sobre a marca Linux, como provavelmente outros.

    Mas agora vislumbro que benefício se obtém dessa história toda, afinal, como obter colaboração para ajustar seu trabalho sem ter que contratar trabalho humano? Ora, crie uma polêmica e siga os comentários, boa parte do trabalha vai estar feita!

    Abs

    Rafael Wagner (usuário não registrado) em 3/02/2008 às 3:27 pm

    Golpistas que desenvolvem sistemas operacionais e aplicativos.
    Cai na real cara.

Este post é antigo (2008-02-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.