Mudanças no Gobuntu e integração com o GNewSense
Os desenvolvedores do Gobuntu, variante do projeto Ubuntu que tem por objetivo incluir apenas softwares considerados livres pelas definições da Free Software Foundation, anunciaram que a pós a versão 8.04 vão passar a se dedicar a incluir suas mudanças diretamente no Ubuntu original – por exemplo, na opção de instalação que inclui apenas softwares livres.
No mesmo anúncio, menciona-se a questão da maior integração com o gNewSense, projeto independente e com objetivos similares, já apoiado diretamente pela FSF. O projeto Ubuntu pretende oferecer ao gNewSense condições de realizar suas atividades da melhor maneira possível para produzir sua distribuição usando os critérios adotados por sua equipe.
Saiba mais (lwn.net).
Se tem idéias semelhantes, estão estão certos em se ajudarem
Traduzindo o comentário acima… primeiro é em chinês, depois japonês, depois coreano e acho que russo. Só sei japonês. :-)
Eu não acredito que estes projetos sejam realmente necessários. Se a FSF realmente visasse a manutenção da liberdade dos usuários de software, finalizaria o HURD e não ficaria dizendo coisas inúteis sobre todos esses assuntos secundários.
http://translate.google.com/translate_t
Nem precisa saber ;-)
@Daniel,
Eu prefiro a minha tradução. ;-)
As do google:
André Caldas.
Uhehehehe, essas traduções on line são dose mesmo ;-)
Mas dá pra quebrar um galho… cheguei a pensar que os outros parágrafos queriam dizer outra coisa, mas pelo visto o rapaz lá em cima só fez passar por lá também e mudou o idioma…
[]s
Salve o unicode.
Isso parece arte de quem quer falar demais!Talvez tenha coisas que ele não queira dizer.(troll/flame)
Pra esse cara é o seguinte.Não adianta lutar pelo hurd se as pessoas continuar a usar software proprietário. A FSF está lutando pela liberdade primeiramente .
E a FSF está fazendo um bom trabalho.
Tiraram o módulo glx proprietário que muitas distribuições usam sem saber.
Mais de 100 firmwares e pequenos binários foram retirados.
Todos os módulos de som estão sendo verificados pois aparenta existir modulos de som fechados da creativo
Para o nosso brasileiro poliglota, temos que lembrar que e fsf não lutasse por isso ,estariamos ferrados.Ela está tentando evitar a invasão descontrolada dos softwares proprietários.
@self_liar,
Eu concordo com você em todos os pontos. :-)
Só traduzi a mensagem do chinês. Eu nem ia traduzir nada, mas percebi que o texto era realmente uma opinião sobre o artigo! O mais massa, foi que o cara até agradeceu. :-D
Eu queria ver o HURD funcionando, também. Mas acho que esses outros projetos são em geral mais importantes. Se o Linux não existisse, talvez o HURD já estivesse na versão 2.0… ;-)
@tenchi,
Salve!! Eu pensei a mesma coisa!
Quando eu era criança não era fácil arrumar um computador que escrevesse em japonês. Hoje eu uso sciim/anthy. Viva o software livre, a interoperabilidade e os padrões internacionais sérios!
André Caldas.
Hehe, to no Windows Xp e só vejo um monte de “????????????????????????”
Melhor que veja assim do que ver comentários de um troll poliglota.
“Melhor que veja assim do que ver comentários de um troll poliglota.”
Acho que não eh poliglota não, isso se chama googleota.
@tiaggs,
Eu acho que o cara é poliglota, mesmo… pelo nome, ele é chinês. O japonês dele, apesar de ter uns erros, é muito bom. Eu concluo que ao menos chinês e japonês ele fala.
@self_liar,
Apesar de eu discordar da opinião do cara, eu não acho que seja um troll. Ele simplesmente acha que esse tipo de projeto não é importante, e que a FSF deveria dar mais prioridade ao Hurd, já que a idéia é “libertar” os usuários.
@edempoa,
Cria vergonha na cara. :-D
Tô brincando… é melhor um XPista assumido do que enrustido. Mas… cê já experimentou o gNewSense/ubuntu/debian/xxx?
André Caldas.
Porque bloquearam o post do self_liar?
http://br-linux.org/2008/modera/
@Augusto,
Valeu pela dica. Mas o que eu queria saber mesmo é porque as pessoas que votaram para bloquear o comentário o fizeram. :-)
André, eu uso Ubuntu, mas estava no trabalho :-)