Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais um que sai: OLPC perde seu presidente e responsável por software e conteúdo

Walter Bender, que foi presidente e também o chefão das áreas de software e conteúdo do OLPC, anunciou que está deixando o projeto, seguindo a onda de saídas de vários outros integrantes de posições de destaque do projeto. Várias fontes de notícia, incluindo a cobertura do Engadget, associam a onda de desligamentos a uma discordância em relação a mudanças de metas do projeto, incluindo uma possível transição oficial para o Windows XP, que por enquanto não passa de rumor (mas leia também: IDG Now: OLPC quer gerenciar “mais como a Microsoft” e Segundo Negroponte, OLPC XO vai rodar Windows daqui a 60 dias).

Quando Ivan Krstić, o responsável pelo modelo de segurança do OLPC abandonou o projeto, há um mês, declarou: “Não posso subscrever de boa fé as novas metas e estruturas da organização, nem posso reconciliá-las com minha ética pessoal. Tendo exaurido as demais opções, há 3 semanas deixei meu posto no OLPC. (…)”

O LWN destacou um trecho da nota de despedida de Bender, em que ele afirma que vai tirar um tempo para refletir como pode melhor contribuir com o avanço da meta de dar às crianças do mundo todo oportunidades para uma experiência de qualidade na aprendizagem.

Saiba mais (engadget.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O barco continua a afundar… bye, bye…

    Hahahahahahah! Que engraçado! A imagem está genial!

    Poxa, não sabia que você assistia Futurama, Augusto!
    huahauhuauha!

    Gostei do trocadilho!!!

    E quem mais perde com isso são as crianças carentes, que ficarão sem um computador realmente feito pensando nelas…

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 1:53 am

    Essa saída do Walter Bender é com certeza o golpe mais duro sofrido pelo projeto. Não se compara a nenhuma outra notícia de crise, atraso ou afastamento, nem às declarações muitas vezes polêmicas de Negroponte.

    Este ato deixa às claras que algo não vai nada bem na organização da fundação. E depois de ter aglomerado tanta gente entorno (eu sou um deles), este será um balde de água fria e tanto na espectativa de milhões de entusiastas e centenas de desenvolvedores.

    Pode ser que diante de tudo o que já aconteceu, os problemas já passados que ajudaram a OLPC chegar até aqui, os compromissos firmados com governos e o objetivo moral que se impuseram, a superação virá.

    Mas com certeza não será a mesma OLPC e o mesmo projeto.

    Eu espero por alguma coisa mais liberal. Algo que sempre rondou o projeto, travestido de radicalização da liberdade.

    Um abraço

    Ronin (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 9:25 am

    Não vai esperar muito,pois o OLPC está se tranformando em uma
    organização de caridade dos Gates.

    “E depois de ter aglomerado tanta gente entorno (eu sou um deles)”.

    Idem. Meu projeto de conclusão de curso ia fazer referência à OLCP. Ia.

    Terramel (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 4:23 pm

    O único que deve sair do projeto é o Negroponte.. O cara só aparece para falar que vai gerenciar mais como a M$, ou que vai por Windows no OLPC ou que o preço do OLPC vai ter que aumentar.

Este post é antigo (2008-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.