Desenvolvimento do windowmaker está voltando?
Leia também: BR-Linux entrevista: Alfredo Kojima fala sobre o estado atual e o futuro do Window Maker.
“Segundo notícia no windowmaker.info, o site está colocando no ar novamente seus recursos de suporta à comunidade, e seus mantenedores esperam que o desenvolvimento ativo do gerenciador de janelas minimalista recomece em breve.”
Enviado por Haroldo Gambini Santos (haroldo·santosΘgmail·com) – referência (windowmaker.info).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-07-06
Haaa! Isso realmente eh nostalgia !! Tomara que seja verdade. Gosto muito do window maker e o dia que comprar um notebook pretendo usa-lo novamente. NoteBook Grafitado com um window maker todo lindão, realmente é diferente…
Legal, porque sempre achei o Window Maker muito bom… Simples, rápido e funcional.
Interessante, estou curioso porém sobre qual é o objetivo dos caras com esse remake e se eles vão manter os paradigmas do WindowMaker ou tentar inovar com algum paradigma novo de interface
Bacana essa notícia, lembra meus primeiros tempos no linux em um slackware 9 (Não faz muito tempo :)
Espero que no futuro tenhamos um Window Maker com transparecia(virtual), tilling e todas essas novas frescuras dos WM
Eu ainda uso windowmaker hoje! Estou enviando esse comentário de dentro dele!
Pelo funcionalidade esse ambiente altamente configurável. Mais pela aparência, está muito anos-luz atrás de outros ambientes. Mudar o logo ( parece casca de ovo quebrada ), seria um passo a frente para o projeto
Étoilé!!!
http://www.etoile-project.org/etoile/mediawiki/index.php?title=Main_Page
Espero que não seja uma notícia de 1º de abril, pois há um grupo desenvolvendo um ambiente gráfico baseado no GNUStep, e seria muito interessante se o time do WindowMaker e do Etoile se juntassem para desenvolver um ambiente comum. Muito interessante. Experimentem.
PS: embora fã do enlightenment e KDE, estou utilizando o Wmaker neste momento. Os dockapps são demais :-)
Windowmaker é clássico, todo linuxer que se preze já usou ou vai usar, nem que for só por curiosidade.
Nossa… tomara q eles continuem… eu voltaria a usar o WMaker sem pestanejar se ele funcionasse legal com Compiz-Fusion.
Na verdade eu uso ele como desktop light em notes velhos… gostaria muito de ve-lo ficando melhor do que ja é.
:) Sem dúvida a melhor notícia do mês!
Espero que integrem com GTK ou QT. Ou se optarem por um framework próprio eles pelo menos poderiam usar os scrolls do lado certo!
Que massa.
Old school! =D
[flame off]Tomara que o melhor e mais bem sucedido projeto OpenSource criado por um brasileiro volte “a ativa”.[/flame off]
Excelente notícia !
O WMaker é uma das poucas idéias *realmente* diferente de desktop. Gostaria de vê-lo modernizado (na parte de integração com docks, etc), mas sem perder a leveza, limpeza e agilidade que sempre o caracterizaram…
Josenir
Excelente noticia, vida longa ao WindowMaker!!!
Melhor WM de todos os tempos.
Se o Window Maker voltar, não tem pra nenhum outro.
Eu sinceramente não entendo porque os comentários do tipo “modernizar a interface” ou “deixar mais bonito”. Será que só bordas redondas, gradientes etc são realmente bonitos ?
Também foi o primeiro que usei, quando meu antigo computador não conseguia rodar nada mais pesado, no Slackware 9… meu início… até hoje mantenho como um dos gerenciadores de janelas do GoblinX.
GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware
O Wmaker é mesmo demais !!! Uso ele com o PCManfm de gerenciador e o wterm sempre aberto. Dockapps são o Santo Graal !!!
Cara, tu tá por fora! O WindowMaker é uma reimplementação da interface (gerenciador de janelas) do NEXTSTEP (depois incorporado à Apple).
Ele certamente cairia bem em um destes netbook com recursos limitados.
Pra quem quiser deixar a interface do Window Maker mais bonita, é só clicar aqui!
Usei o WindowMaker ainda quando comecei a usar linux nas primeiras distribuições conectiva, mas infelizmente ele perdeu todo o desenvolvimento não evolui-o em nada. Vejo que este ainda tem chance de retornar ao desenvolvimento e inovar existem muitas coisas boas para se fazerem pelo WM mas isto depende apenas dos desenvolvedores.