O
Window Maker foi um dos gerenciadores de janelas mais populares em sistemas livres na década de 90, e continua com fãs fiéis até hoje.
Criação do brasileiro Alfredo Kojima, o Window Maker (inicialmente chamado WindowMaker) teve seu desenvolvimento iniciado logo após a versão 1.0 do AfterStep, que também buscava replicar o visual e comportamento do NeXTStep. Em um começo típico de softwares livres, a faísca inicial foi o debate na lista de desenvolvimento do AfterStep sobre os rumos de sua versão 2: Alfredo Kojima havia sugerido a reescrita do código a partir do zero, porque a manutenção do sistema estava muito penosa na época e porque muitos dos recursos desejados para a nova versão requeriam uma reestruturação considerável do código.
Segundo o próprio Kojima (em entrevista anterior ao BR-Linux), enquanto discutiam o que fazer ou não fazer, "resolvi começar eu mesmo a escrever o AfterStep 2, ao invés de ficar esperando que alguém mais o fizesse. Depois de algum tempo, percebi que as pessoas pareciam não considerar o wmaker (WindowMaker era o codinome do AfterStep 2) como sendo uma continuação do AfterStep, provavelmente por razões como a falta de funcionalidades consideradas fundamentais ao AfterStep. Assim, resolvi fazer do wmaker um projeto independente do AfterStep. Após algum tempo, outras pessoas retomaram o desenvolvimento do AfterStep."
O Window Maker é um projeto suficientemente maduro, e o intervalo entre lançamentos de novas versões foi se ampliando. Recentemente comecei a receber várias mensagens de leitores pedindo informações sobre a situação atual do Window Maker, e ativei a rede de contatos (obrigado especialmente ao Helio Castro e ao Rudá Moura) para chegar ao Kojima e perguntar diretamente a ele o que há, em uma brevíssima entrevista.
Veja abaixo as respostas sobre a razão do hiato, e sobre como ter desenvolvido o Window Maker enquanto ainda estava na faculdade influenciou a vida e a carreira de Alfredo Kojima.
Augusto Campos - Tenho recebido diversos questionamentos sobre a situação atual e o futuro do Window Maker. Ele parou? É pausa ou fim mesmo? Há chances de recomeçar?
Alfredo Kojima - A verdade é que já há algum tempo não tenho tido tempo para mexer no wmaker. O Dan Pascu também está ocupado com a empresa dele e sem tempo. A intencao é continuar sempre quando for possível, mas é dificil achar tempo livre e motivacão pra usar esse tempo livre pra programar...
Augusto Campos - Como o WindowMaker influenciou tua vida e carreira? De que formas isso fez valer a pena prosseguir, ou em algum momento te levou a parar?
Alfredo Kojima - Bom, o wmaker sem dúvida influenciou bastante o que rolou depois (e durante) a universidade. O que eu sei de programacão em Linux eu aprendi mexendo nele. O meu primeiro emprego (na Conectiva) me foi oferecido por causa do wmaker. Conheci um monte de gente legal lá com quem ainda tenho contato e com quem também cheguei a trabalhar em outros lugares.
E hoje em dia trabalho na MySQL, fazendo algo que eu gosto (Software Livre em Linux e Mac) graças à indicacão de alguém que ajudou com o projeto e trabalhava lá; além de eles já conhecerem o wmaker e
meu trabalho nele.
Ah, também foi gracas ao wmaker que conheci minha esposa, já que ela é usuária do wmaker :)
Fico muito feliz em ver este ambiente em desenvolvimento, e acho que se distribui?ões como o debian cdd e o kurumin trouxessem a op?ão do uso do wmaker já customizado teriamos um boom no número de usuários deste ambiente.