Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvedor livre abandona OLPC por discordar de mudanças nas metas e estrutura do projeto

Ivan Krstić, o desenvolvedor por trás do modelo de segurnaça do OLPC (entre outras contribuições), publicou uma mensagem sobre sua saída do projeto: “Não posso subscrever de boa fé as novas metas e estruturas da organização, nem posso reconciliá-las com minha ética pessoal. Tendo exaurido as demais opções, há 3 semanas deixei meu posto no OLPC. (…)”

Leia também:

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Foi a primeira coisa que pensei quando o Negroponte falou que o XO ia rodar o XP, … O trabalho da comunidade foi por ralo a baixo, o trabalho dos voluntarios do projeto foi em vão, trabalharam tanto pelo projeto agora o Negroponte se vendeu por tão pouco….devia ter acreditado no começo quando falaram que o OLPC não é seria.

    Sonolento (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 5:39 pm

    Colocar o Xp para rodar no XO é uma afronta. O “micrinho” tem recursos muito limitados, o Linux para ele não é (ou era) simplesmente um linux, havia todo um trabalho de customização, aplicativos especiais pra ele e tudo mais.

    Quem sabe alguém vai querer rodar Office nesse XP ? Então pra que o XP, a MS mostra como sempre aquilo que muita gente não quer ver: Ela faz tudo para impedir o Linux onde puder, custe o que custar.

    Terramel (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 9:47 pm

    Concordo com vocês… Na minha opinião é realmente lamentável o que o Negroponte fez… Sem contar que o OLPC era para ser excelente. A interface do XO é ótima… Um excelente trabalho sendo jogado fora…

    Sem contar o tanto de vezes que o preço foi alterado -.-

    Pelo que vi os colaboradores estão fulos da vida, estão fazendo de tudo para que a MS não parasite o XO comendo Sugar.

    Senhores, achei ridícula a inclusão do MS Windows XP no OLPC, visto que ele é um equipamento educacional. Porém, o Suggar é o Suggar, e poderia ter sido construído em torno de qualquer outro sistema, inclusive o próprio Windows. E, não haverá diferença para as pobres criancinhas entre o MS Windows XP e o Linux se ambos rodarem o Suggar.

    Entretanto, se o OLPC vai vir com o MS Windows nu e cru (claro, com uns tweakszinhos para poder rodar no hardware da porcaria – isso foi meu gauchês, não um xingamento), colocar Linux nele foi total perda de tempo e de dinheiro, deveriam ter feito isso desde o começo.

    Porém, o que vejo é outra coisa: Lembram que Deus não afundava o Titanic, e ele está no fundo do mar desde sua viagem inaugural? A situação é semelhante…

    Eu acreditei em Negroponte. Ó vida, ó céus…

    Agora estou vendo um projeto promissor indo por água abaixo.

    É… Augusto… “o desenvolvedor por trás do modelo de segurnaça“?

    Timm, concordo – em parte – com o que disse. Não há nada que obrigue o XO a rodar Linux. Em momento algum o projeto foi “abençoado” pelo Stallman.

    Mas, se você verificar, entre os objetivos do projeto era: utilizar somente software livre (ou depender o mínimo possível de soluções proprietárias). Tanto que todos os componentes de software dele eram opensource. Desde a/o BIOS (openbios) até o programa mensageiro. Se não me engano somente o firmware da rede mesh que era proprietário.

    Será que Negropoint e cia. eram comunistas? Não. Eles simplesmente sabiam que era a possível o projeto fazer tudo que precisava utilizando somente software livre/open source. Não há uma razão técnica que diga que o o projeto só funcionará com Windows. Há sim razões econômicas, q não são bem o foco do projeto, certo?

    O (GNU?/)Linux entrou nessa história ‘só de gaiato”. É um sistema operacional de código aberto mais utilizado, tem uma quantidade imensa de desenolvedores e colaboradores, etc, etc, etc. Mas poderiam muito bem ter utilizado FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, OpenSolaris, ou outro sistema semelhante. Mas Windows não! Não que eu esteja sendo xiita, freetardado, fanboy (neologismos meiobitianos), mas não há uma razão técnica para o verdinho rodar Windows! Será esforço jogado fora!

    O Windows é superior sim em muitos aspectos. Cito a quantidade e até qualidade de muitos softwares, como Corew Draw, Office, AutoCAD, MSN Messenger. Mas me diga: acho que o objetivo do XO não era ser utilizado em aulas de Design ou Engenharia Civil, capisca?

    Não tenho nada contra o computador rodar Windows, assim como o próprio Classmate roda também, mas quanto ao fato de que o projeto provavelmente só vai realmente ganhar fôlego depois que o Windows, como está, for incluído no projeto. Aí toda a ideologia inicial será esquecida e teremos mais um subnotebook para concorrer com o eee e tantos outros. Mas este certamente irá agradar um público específico, no caso, alguns poucos emos que acham o computador ‘foFuXxO’.

    Se o projeto ganhar mesmo o apoio da MS, provavelmente se tornará mais um projeto congelado, já que todos sabemos que a MS não cria nada portável, nada multiplataforma e nada que possa ser reaproveitado por outros.

    Como exemplo oposto a este temos o próprio Sugar, que, por sua natureza, pode ser facilmente portado para outras plataformas, quem sabe até para o próprio Windows. Eu mesmo baixei uma imagem ISO do XO e rodei aqui no meu PC. Se quiserem, baixem no site do OLPC. Ou seja: não há nenhuma trava que diga: “este programa só pode rodar em Windows original”.

    Não culpo o Negroponte. Acredito que tenha sido um ato de desespero de sua parte, principalmente após o aparente fracasso do OLPC – e parece que da idéia de laptops educacionais. Talvez seja só uma tentativa de não fazer o projto não morrer, mesmo que não agrade à todos.

    Uma pena, já que a idéia é muito boa. Teve tudo para dar certo.

    Ou talvez, como dizem lá no outro site, eu seja um freetardado mesmo…

Este post é antigo (2008-03-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.