Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Análise do novo Ubuntu Server 8.04 LTS

Leia também: Ubuntu 8.04: download, análise e screenshots do Hardy Heron.

“O projeto Ubuntu liberou hoje a versão 8.04 de sua distribuição. Os administradores de sistemas devem olhar com atenção na versão para servidor: o Ubuntu Server 8.04 (codinome Hardy Heron). É uma distribuição Linux corporativa, para qual o fabricante oferece suporte e atualizações de longo prazo (o famoso Long Term Support — LTS), o que significa pelo menos 5 anos de “tranqüilidade”.

O suporte comercial à distribuição é oferecido pela Canonical. Na página da empresa podem ser encontrados o e-mail e telefone de suporte para contato. Todas as atualizações e correções de falhas relativas à segurança poderão ser baixadas gratuitamente através do sistema de administração de pacotes da própria distribuição.”

Enviado por Rafael Peregrino (rperegrinoΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lyx (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 6:17 pm

    Alguém tem notícia de empresas utilizando isso aí?

    Os mais sensatos, ao que parece, preferem as soluções da Red Hat e Novell.

    Eu pessoalmente desconheço qualquer produto que já nasce na liderança, especialmente em mercados conservadores como o de TI.

    Ronin (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 7:45 pm

    Impressionante o capricho, se realmente tudo funcionar como dizem ,eles logo alcançaram uma posição de destaque na área de servidores.

    Eu vi uma empresa de hospedagem americana que dava para escolher o Ubuntu-server, eh claro que tinha uns 10 sistema operacionais diferentes para escolher.

    às vezes me pego pensando q o pior teste a ser vencido pelas distros é o teste da língua da comunidade…

    e nem limpam a espuma do veneno no canto da boca.

    =o)

    Jeronimo Zucco (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 11:55 pm

    Eu já uso e recomendo !

    giovany (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 12:26 am

    É incrível esse pessoal de TI, sequer conhecem e comentam, o que tem se o produto nasce ou está na liderança? é bom? satisfaz minhas necessidades? EU acredito que é isso o que importa.
    Fico pensando, aqui só comenta gênios, deve existir uma “distro” com o nome de cada um …

    que tal “clesio_server8.04″ ou lyx_desktop_edition8.04….

    Uso o Ubuntu Server como servidor proxy, ótimo por sinal. Utilizo também o ubuntu desktop em algumas escolas, com softwares educativos, vulgo “edubuntu”. Nenhuma reclamação!!!

    Lyx (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 10:00 am

    @giovany

    A ideia não é ruim.

    É incrível esse pessoal de TI, sequer conhecem e comentam, o que tem se o produto nasce ou está na liderança? é bom? satisfaz minhas necessidades? EU acredito que é isso o que importa.
    Fico pensando, aqui só comenta gênios, deve existir uma “distro” com o nome de cada um …

    que tal “clesio_server8.04″ ou lyx_desktop_edition8.04….

    Rapaz… Incrível são os erros de interpretação…
    Desculpe se interpretei errado, mas pelo que entendi, o Clesio quis dizer o contrário do que você parace ter interpretado:

    Eu pessoalmente desconheço qualquer produto que já nasce na liderança, especialmente em mercados conservadores como o de TI.

    Pelo que entendi ele disse que o Ubuntu Server ainda NÃO é líder, mesmo por que é muito jovem e um dos “requisitos” para se conquistar tal popularidade entre os profissionais de TI é ter “tempo de estrada”. O que acho que é até normal, afinal prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém, principalmente em áreas críticas como servidores.

    Um abraço a todos.

    Será que estou enganado em minha interpretação?

    Rui Vasco da Gama (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 11:11 am

    Como posso instalar o ambiente gráfico na versão Server do Ubunto 8.04?
    Estou com algumas dificuldades.
    Sei que esta versão vem sem ambiente gráfico instalado.
    Fiz o “apt get” do “xinit”
    Após instalado fiz “startx”
    mas diz que ñ existe

    Alguém m pode ajudar?

    Muito Obrigado

    Cumprimentos

    Qual ambiente gráfico você quer instalar?

    Pelo que sei, existem meta-pacotes para instalar diversos ambientes como kde, gnome e XFCE.

    Um abraço.

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 12:09 pm

    Bem, vamos ao meu recente teste. Muito cuidado com o uso do Ubuntu como Servidor, não no quesito funcionalidade dos serviços mas sim nas atualizações de versão. Peguei um servidor de teste aqui rodando o Ubuntu Server 7.10 totalmente atualizado e fiz a atualização para o 8.04. De cara o cacti e o phpmyadmin apresentaram problemas. O cacti quando acessei fez como se eu estivesse instalando pela primeira vez e um dos diretórios nos testes não passou pois nem existia. Criei na mão e continuei. Pelo menos ele não apagou as estatísticas anteriores.
    Quanto ao phpmyadmin na atualização do php ele me mostrou a diff entre os php.ini e vi que no final ele estava para excluir umas extensions instaladas por outros pacotes do próprio Ubuntu. Propositalmente eu atualizei e o phpmyadmin também acusou erro na mcrypt. A solução foi simples re-instalar os pacotes cujas extensions foram removidas. O interessante é que no Debian isso não teria acontecido porque as extensions são colocadas em /etc/php5/apache2/conf.d/ e não dentro do php.ini. Eu poderia ter feito a atualização normalmente sem prejudicar outros programas já instalados. Por essa razão prefiro usar o Debian em meus servidores, pois existe um cuidado maior em não afetar o que já existe. :)

    Espero ter contribuído. :)

    laurocesar obrigado pelo comentário, era o que eu ia tentar explicar pra ele.

    E quero ir adiantando que o Linux Clesio Server Edition Special Plus 8.04 vá foi lançado e está dando um banho na concorrência, nos quesitos estabilidade, segurança, facilidade de uso, beleza, praticidade, robustez, e confiabilidade. Para fazer o download, basta entrar na página http://www.organizacoestabajara.com.br/clesioserver, baixar a ISO em bluray, gravar e mostrar por seu amigos administradores o quanto ele é da hora.

    Rui Vasco da Gama (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 5:43 pm

    Caro Laurocesar

    Qualquer ambiente gráfico serve, mas tenho preferência pelo KDE.
    Agradecia que me ajudar.

    Muito obrigado pela atenção.

    Cumprimentos

    foobob (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 7:44 pm

    Rui, baixe Kubuntu, não o Ubuntu normal.

    Usei muito Debian e Slackware nos velhos tempos e aprendi a me virar na linha-de-comando e compilar pacotes na unha. Agora só quero o sossego que o Ubuntu proporciona. É claro, Suse, Fedora, Mandriva e outros também proporcionam.

    É uma questão de ter alguém tomando decisões no sentido de padronização e que todos os diferentes pacotes de diferentes projetos se integrem bem e funcionem harmoniosamente. No Debian, Slackware e outros projetos comunitários esse alguém é você, editando diversos arquivos de configuração e resolvendo conflitos eventuais. Nas distros com empresas por trás, já vem tudo mastigado e pronto para uso. Ponto para elas!

    Rui, acredito que basta você usar o apt-get como root ou usando sudo:

    sudo apt-get install kubuntu-desktop

    Fonte: http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaFeisty#head-c70eab8223d0b1f93ef6bda3aa281c5ff9527145

    Um abraço.

    Andrielber (usuário não registrado) em 3/05/2008 às 1:21 am

    OI, não sei porque mas ao terminar a atualização do ubuntu 8.04 LTS, o meu som ficou péssimo, agora nem consigo ouvir as musicas de tanto ruido. Como resolver isso? minha cam também não funciona.
    Se alguém puder me ajudar, meu e-mail é andrielber@gmail.com
    Muito Obrigado

Este post é antigo (2008-04-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.