Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: BR-Linux 2x na Folha, GNU/Snowboard, MS, Ubuntu+Dell no Brasil

Gandhicon 3: Microsoft muda discurso e anuncia acesso a informações de interoperabilidade do Windows, MS Office e outros produtos: “O anúncio de hoje não significa, entretanto, que a Microsoft vá abrir o código de seus produtos ou abraçar o open source de vez. É um meio de admitir, entretanto, que o mundo de TI mudou e eles precisam de alguma ajuda externa. Afinal, o futuro da empresa, nas palavras de Ballmer, está nas mãos da comunidade.”, segundo o Zumo. Na minha opinião, é preciso ir além do anúncio – vou esperar para ver os efeitos. À primeira vista, parecem ser vários passos na direção certa, sob o ponto de vista dos clientes, do mercado e dos desenvolvedores independentes. Sob o ponto de vista exclusivamente concentrado no software livre, ainda me faltam alguns detalhes para entender melhor os possíveis efeitos, mas divulgar abertamente APIs, formatos de arquivo, protocolos e listas de patentes envolvidas é algo que há muito se pede. Vou aguardar para ver o que o SFLC dirá sobre os anúncios.

Microsoft expõe especificações de formatos de arquivos do Office: “”A Microsoft Corp. expôs publicamente as informações técnicas sobre formatos de arquivos binários do pacote de produtividade Office, na sexta-feira (15/02), a todos os desenvolvedores interessados.

Abertura na Microsoft: Novell jogou errado, Red Hat, Ubuntu e Mandriva jogaram certo: Matt Asay não tem medo de expor opiniões controversas, mas muitas vezes provoca a reflexão.

BR-Linux no caderno ‘Dinheiro’ da Folha de SP desta sexta: Desta vez no papel de fonte para comentar e repercutir os anúncios de quinta da Microsoft. “Para Augusto Campos, do site BR-Linux, “o anúncio não é perfeito, mas vai na direção certa: mais desenvolvedores vão poder criar softwares que conversem mais com os aplicativos da Microsoft”. “Mas a empresa não está abrindo seu código, apenas informando padrões de funcionamento e como programas de outras empresas podem usar recursos do sistema operacional Windows e de softwares da Microsoft”, disse Campos.”

GNU/Esportes de Inverno: a GNU Riders Choice MTX Snowboard: Quando uma prancha com o nome de GNU Riders Choice MTX recebe destaque em um site que eu acompanho, não posso deixar de compartilhar com vocês. Ela custa US$ 380 e é voltada para as modalidades de estilo *livre*.

BR-Linux na Folha de SP desta quarta: compatibilidade de hardware: O caderno Informática, da Folha de São Paulo desta quarta-feira, trouxe uma matéria sobre as novidades do mercado em impressoras a laser, e a pauta incluiu a questão da compatibilidade Linux, em um quadro preparado pela jornalista Camila Rodrigues. A fonte foi o BR-Linux.

Ubuntu 8.04 Hardy Heron Alpha 5, o que vem por aí: “O penúltimo lançamento antes do lançamento final já mostra a cara do Ubuntu.

Canonical confirma Ubuntu pré-instalado em laptops Dell a caminho do Brasil: A Dell firmou um acordo para comercializar computadores com Linux (Ubuntu) pré-instalado no mercado brasileiro. A informação é de Fábio Filho, Gerente de Negócios para a América Latina da Canonical

Pesquisa: Quais seriam as configurações de software ideais para PCs com Ubuntu vendidos no Brasil?: “Para você, quais softwares e configurações deveriam vir por padrão num computador vendido com Ubuntu Linux no Brasil? Quem pergunta é uma fábrica interessada em produzi-los.

Ubuntu 8.04: um screenshot da versão atual do tema do Hardy Heron: Em versões anteriores, os aspectos visuais e artísticos estavam sujeitos a mudanças até as vésperas do lançamento, que para o Hardy Heron está previsto para abril.

Ubuntu 8.04 entra em “feature freeze”, e saem detalhes sobre o desenvolvimento do 8.10 Intrepid Ibex: “O Ubuntu versão 8.04, conhecido como Hardy Heron, que será lançada em abril já entrou no estágio de “feature freeze”, significando que nenhum novo recurso será incluído a partir de então: o foco agora é refinamento e correção de problemas.

Ataques bem-sucedidos a partições criptografadas, usando leitura das chaves na RAM após desligar e religar o micro: Você imaginaria algo assim?

Uma primeira olhada na arte do Fedora 9: “Agora que o codinome foi escolhido, a equipe de arte do Projeto Fedora está trabalhando na aparência da nova versão do sistema.

Análise e screenshots do Dreamlinux 3.0 Beta 3: Daniel Voicu publicou na Softpedia uma análise recheada de screenshots do Dreamlinux 3.0 Beta 3 (leia também: Dreamlinux volta-se aos usuários internacionais).

G1: “Linux sem medo”: “Matéria veiculada no G1, autoria de Fernando Panissi, trata sobre a situação atual de usabilidade dos desktops com Linux.

Faça o download do simulador de vôo Flight Gear: O simulador de vôo Flight Gear, que recentemente teve lançada a sua versão 1.0, é o tema de um interessante post do Sergio Rafael Lemke.

Amsn 0.98 no Ubuntu 7.10: Como fazer a instalação do amsn 0.98 (svn) para o ubuntu 7.10, sem grandes complicações.

Observatório da Imprensa: “Pirataria e inclusão digital, uma relação sórdida”: “Uma funcionária da Agência Brasil faz uma crítica ao modo como o software livre está sendo implantado em órgãos do governo.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-02-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.