Este tutorial do Alessandro de Oliveira Faria (CABELO) ensina a criar um repositório local das vacinas do antivírus AVG, com atualização automática, permitindo que as estações clientes façam seus upgrades sem que cada uma delas precise fazer o download diretamente da Internet.
Atualizações em 5/10/2003: aparentemente a Grisoft mudou seu formato de dados, quebrando as versões dos scripts. Veja as mudanças:
(1) o Alessandro de Oliveira Faria (alessandrofaria@netitec.com.br) publicou uma versão atualizada deste documento. Siga o link para maiores informações - a versão antiga será mantida aqui apenas para propósitos históricos.
(2) O Andre - FPM (informatica@polimatao.edu.br) mandou uma sugestão de adaptação ao script alternativo do Marcus Grando, que consta nos comentários deste artigo: "A linha 92 correta para ser alterada no script do Marcus Grando é: bin_update=`$cat $arqinfo | $grep .bin | tr -d '"'| awk '{print $1}'`"
Obrigado pelas atualizações!
O texto abaixo é uma tradução de um artigo original em Inglês de autoria do Patrick Wagstrom. O Leonardo S.R. (cefet_tuc@yahoo.com.br) obteve a permissão para traduzir o texto para o nosso idioma, e enviou para publicação aqui no Linux in Brazil.
Trata-se de um tutorial sobre como adaptar o gerenciador de impressão LPD para enfileirar e ouvir MP3. Por mais que a utilidade prática possa ser questionada, no mínimo trata-se de uma maneira interessante de conhecer melhor o funcionamento do LPD.
O tutorial abaixo é de autoria do Rodrigo Ovidio (ovidio@br-linux.com), e explica como ele fez para ativar sua conexão Speedy (baseada no protocolo PPPoE ADSL) no Linux. Os passos descritos funcionam apenas em distribuições que possuam o configurador Linuxconf (Conectiva, Red Hat...)
Vale lembrar que a maior parte das distribuições recentes incluem em seus CDs o software rp-ppoe, dispensando o download e compilação que o tutorial ensinam a fazer. A mais nova safra de distribuições (eu testei esta característica no SuSE 8.2, por exemplo) pode até ativar a conexão ADSL já durante a instalação do sistema - tudo o que eu tive que informar ao instalador foi o meu login e minha senha.
LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...Leia abaixo um tutorial do Sidney3 (sidney3@domain.com.br) explicando como criar VCDs e SVCDs (inclusive com legendas) utilizando apenas ferramentas nativas do Linux.
Nota:Atualizado em 13/6 com uma nova versão do texto do Sidney3
LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...O Gustavo Soares (gustavo@gruposim.com.br) enviou um tutorial de instalação do antivírus Antivir em ambiente Linux. A possibilidade de vírus de outros sistemas operacionais armazenados em servidores Linux (pense num servidor de arquivos que atende a uma rede de computadores Windows) preocupa os administradores de sistemas, e a alternativa de rodar um antivírus interativamente pode ser interessante para alguns. Obrigado, Gustavo!
Veja abaixo um tutorial do Alexandre de Jesus Marcolino explicando como instalar e configurar o antivírus Clamav.
A configuração de um anti-vírus no servidor de e-mail baseado em Linux, para evitar que os usuários de sistemas operacionais sujeitos a vírus sejam infectados através de mensagens que trafegaram pelo servidor, é uma dúvida comum. Alexandre Macedo, analista de sistemas sênior, preparou o guia a seguir, que ensina a instalar e configurar o AMaVis e o ViruScan no servidor Sendmail.
LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...Esta é uma alternativa um pouco mais radical contra vírus via e-mail: o procmail-sanitizer torna impossíveis de executar diretamente todos os arquivos que você quiser "bloquear" - ou seja, você pode configurar o servidor de e-mail Linux para impedir que seus usuários de estações Windows recebam arquivos .exe, .scr, .pif e outros típicos vetores de vírus. Leia abaixo o artigo.
Veja abaixo o artigo do Anderson de Souza sobre o combate a vírus e spam diretamente no servidor de e-mail através do MailScanner.
Até algum tempo atrás, em redes cujo único meio de acesso era o Squid tornava-se impossível utilizar softwares de comunicação online (como o ICQ, o AIM e o IRC), pois o Squid limita-se a um subconjunto de protocolos (principalmente HTTP, HTTPS e FTP), e cada um dos serviços online utiliza um padrão diferente. O tempo passa, e embora o Squid continue suportando os mesmos protocolos, alguns softwares de comunicação online "aprenderam" a utilizar uma proxy HTTPS (como o Squid) para trafegar.
O Fernando Patzlaff (patz@via-rs.net), ao notar a ausência de referências nos demais tutoriais do site a este progresso, enviou um rápido texto ilustrado explicando como configurar o ICQ e o Licq, edescreveu: "Utilizamos o squid com autenticação em servidores windows na empresa em que trabalho, e fizemos funcionar utilizando a autenticacao https (que o squid permite), pois o novo icq 2003 e alguns mais antigos a partir do 2000 se não me engano, já permitem esta utilização."
Leia abaixo o texto do Fernando. O procedimento é simples, fácil e rápido - e dispensa alterações no squid.
Este é mais um artigo introdutório sobre a proxy web squid. Leia abaixo como instalar e configurar uma proxy e dar acesso Internet aos computadores da sua rede local, mesmo que eles não tenham rota direta para a Internet.
Veja abaixo um longo artigo introdutório sobre o Squid, o mais popular sistema de proxy web e ftp para Linux. Este artigo é de minha autoria, e foi publicado originalmente na edição impressa da Revista do Linux.
Leia abaixo meu artigo sobre a autenticação no Squid, que permite de maneira simples configurar a sua proxy para exigir login e senha (através do browser) dos usuários que desejam acessar determinados sites (ou toda a web), registrar este acesso e criar regras personalizadas de acesso. Este artigo foi publicado anteriormente aqui mesmo no Linux in Brazil, e agora está adaptado ao novo formato do site.
Veja também o livro Squid - Configurando proxy para Linux, que tem um capítulo específico sobre autenticação, incluindo até mesmo o método via arquivo htpasswd.
Leia abaixo o meu artigo (originalmente publicado na Revista do Linux) sobre o SquidGuard e o Calamaris, duas ferramentas que tornam ainda mais eficaz a proxy web squid - a primeira através da maior granularidade das regras de filtragem e bloqueio, e a srgunda fornecendo relatórios detalhados de acesso.