Instalando winmodem lucent no linux

O Antonio Carlos V. da Silva (acvsilva@terra.com.br) mandou mais um tutorial de sua autoria, desta vez sobre a instalação de modems Lucent no Linux a partir da compilação dos drivers. Este assunto é bastante batido, mas os usuários continuam curiosos...

Ele descreve: "Aproveitando sua valiosa dica, refiz o tutorial para winmodem lucent de uma forma mais simples e com apenas dois recortezinhos para dar uma "valorizada" no material... Cheguei à conclusão de que as entrelinhas não interessam. O importante é o resultado final. Um grande abraço e espero que esta mui humilde contribuição possa retribuir de alguma forma o quanto de útil tenho aprendido no site br-linux e absorvido do cérebro dos bambas que por aí trafegam..."

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 09:40 PM | Comments (50)

Software livre não é reserva de mercado

Publico artigo enviado pelo Paulino Michelazzo. Fugindo um pouco do meu esquema tradicional de publicar apenas tutoriais sobre Linux, este texto do Paulino é sobre o mercado de software e as pressões que os grandes players atuais fazem para tentar refrear a nova onda do software livre.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:18 AM | Comments (9)

Raid nivel 1 via software em sistemas Linux

O Luiz Cassetari Vieira Filho (luiz@altoriopreto.com.br) mandou esta substancial contribuição: um completo artigo que ele escreveu sobre RAID nivel 1 via software em Linux. A versão original está no site da Alto Rio Preto Informática empresa em que ele trabalha, e que disponibiliza uma série de outros artigos originais para a consulta pelos interessados.

Veja o texto dele logo abaixo.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...

Posted by brain at 10:05 AM | Comments (16)

Configurando modems PCTel AMR sem desabilitar a placa de som

O Esdras Beleza de Noronha (gyodai@uol.com.br) mandou o tutorial que vocês podem ler na íntegra abaixo. Ele apresentou o trabalho assim: "Aqui vai uma contribuição para o site: um tutorial ensinando a configurar winmodems PCTel AMR. O driver mais conhecido só possibilita que o usuário use OU o modem, OU a placa de som, já o driver que cito no tutorial permite os dois ao mesmo tempo - dá pra navegar e ouvir o XMMS, por exemplo :) - e vale a pena divulgar isso."

Está divulgado, detalhes logo abaixo.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 09:54 AM | Comments (125)

Pencam USB em distribuições sem suporte

O Antonio Carlos V. da Silva (acvsilva@terra.com.br) mandou um tutorial que ele escreveu sobre a instalação das câmeras PenCam USB (aquelas mini câmeras digitais com resolução de 640x480 ou 320x240) no Linux. Na verdade elas já são suportadas pelo projeto Video4Linux há cerca de um ano, portanto a maior parte das distribuições já deve suportá-las automaticamente (e silenciosamente): desde o SuSE 8.0 eu vejo as fotos da minha PenCam usando as ferramentas "normais" do sistema, e no SuSE 8.2 o KDE a encontra automaticamente e até cria um ícone no desktop para acessar as fotos dela ;-) Veja abaixo dois modelos da PenCam: o da esquerda é o que o Antonio descreve, e o da direita é o que eu uso.

De qualquer forma, o procedimento descrito pelo Antonio funciona, pode ser a única alternativa para distribuições sem suporte, e pode ser lido na íntegra abaixo.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 11:21 AM | Comments (58)

Kurumin Linux 1.4 e Kokar

Recebi na semana passada CDs da versão beta do Kurumin Linux 1.4 e de seu novo companheiro, o Kokar. Leia abaixo a análise do produto.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:59 AM | Comments (84)

User Mode Linux

Este artigo de minha autoria foi publicado originalmente na Revista do Linux, e explica detalhes sobre o uso de uma ferramenta que permite rodar uma instância virtual do Linux, excelente para treinamentos e testes, além de tar diversas outras aplicações práticas.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...

Posted by brain at 11:17 AM | Comments (16)

Scanners Videocompo de porta paralela no Linux

Escrevi o tutorial abaixo em um feriadão de 2001, quando precisei muito de um scanner e o único disponível era o velho Videocompo ScanMagic 4800 de porta paralela, suportado oficialmente apenas pelo Windows. Google daqui, FTP de lá, e descobri que se tratava na realidade de um scanner Mustek com a etiqueta da Videocompo. Com um pouco de trabalho pude habilitar o suporte a ele no Linux, e aproveitei para relatar a experiência.

Mas hoje, ao tentar instalá-lo novamente em um micro moderno rodando o SuSE Linux 8.2, descobri que a versão corrente do SANE não suporta mais este modelo (o suporte deve retornar em versões futuras, diz a documentação). Assim, tive que instalar uma versão antiga do SANE (sane-1.0.8) para fazer tudo funcionar como eu esperava. No mais, testei novamente todos os passos do tutorial, e garanto que funcionou ;-)

Uma observação: se você chegou a este artigo através do Google e procura drivers para usar o seu scanner no Windows, eu não os possuo. Mas sugiro que você os procure aqui.
LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...

Posted by brain at 11:14 PM | Comments (71)

Scanner Epson Perfection 610 USB

O Evandro Luis Lima Pastor (tigre-de-bengala@bol.com.br) mandou a sequência de passos necessários para configurar o seu scanner Epson Perfection 610 USB no Linux. Veja abaixo os detalhes.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 11:38 AM | Comments (12)

O que muda no Linux 2.6

Este é um artigo de minha autoria, publicado na edição de abril/2003 da Revista do Linux e reproduzido aqui com autorização. Apresentei a lista das principais novidades da nova série do kernel que está por sair, um pouco do panorama sobre como o kernel é feito, e qual a importância de uma nova série. Seus comentários são bem vindos! Leia a íntegra do artigo logo abaixo.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...

Posted by brain at 08:15 PM | Comments (15)

VPN no Red hat Linux

O leitor Paulo Roberto Ralio (paulo_ralio@andriello.com.br) é administrador Unix e mandou um artigo sobre a configuração de VPNs em Linux, incluindo até mesmo o acesso a partir de máquinas com Windows. Ele usou como base o Red Hat 7.3, e a adaptação para as características de cada distribuição fica a seu critério ;-) Leia o artigo abaixo.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...

Posted by brain at 07:33 PM | Comments (21)

Samba atuando como PDC

Eu pedi para o Tiago Cruz (tiagocruz18@uol.com.br), mantenedor do site LinuxRápido a permissão para publicar uma cópia do seu guia para configuração do Samba como PDC. O texto dele explica de maneira simples uma maneira de colocar um servidor Linux para controlar um domínio Windows. O texto está publicado abaixo. Obrigado, Tiago!

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...

Posted by brain at 07:00 PM | Comments (44)

Instalando e usando o Kazaa Lite no Linux

O leitor Cesar Henrique (inback - opensrc@gmx.net) enviou um artigo de sua autoria (leia na íntegra, abaixo) ensinando a instalar o Kazaa no Linux. A ênfase é no Slackware, e ele ensina inclusive a instalar o pacote Wine (necessário para poder rodar o Kazaa) a partir do código fonte. Se você usa uma distribuição recente de Linux, este passo pode ser desnecessário, a maior parte já inclui versões pré-compiladas do Wine capazes de rodar o Kazaa (e outros programas feitos para Windows) sem problemas.

O Manoel Pinho também mantém em sua página pessoal um tutorial completo e coleção de links sobre este mesmo assunto - não vai ser por falta de documentação que você vai deixar de rodar o Kazaa no Linux! Aliás, você já experimentou as alternativas mldonkey e BitTorrent?

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...

Posted by brain at 11:56 AM | Comments (71)

Scanners TCE S450 no Linux

Cabral (cabrone@ig.com.br) mandou uma dica: Este texto aborda a instalação de scanners TCE S450 (muito comuns no nosso mercado) no Linux, já que estes scanners não são suportados pelo SANE (Pelo menos o TCE S450, que é um scaner PRIMAX). Meu texto é a abordagem de um usuário iniciante utilizando o CL9. A dica dele é no estilo "diário de bordo", descrevendo tudo o que ele tentou - inclusive o que deu errado. Mas no final funcionou :-)

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 08:38 PM | Comments (60)

Saída para TV nas placas de vídeo NVIDIA

O NegoLinux (negolinux@terra.com.br) mandou um pequeno tutorial sobre como utilizar a saída para TV disponível nas placas de vídeo com chipset NVIDIA. Está publicado, basta ler e testar.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 08:43 PM | Comments (88)

Memory key no Linux

Essa vem da lista Linux-BR. O Ricardo Igarashi (um dos brasileiros que mais teve artigos mencionados pelo Slashdot) mandou uma pequena descrição de como se habilita o suporte a memory keys no Linux.

Ilustração

Um trecho: "Um amigo meu ganhou de presente um Memory Key (um daqueles 'cartuchinhos' com memória Flash, que vai conectado na porta USB), e eu, obviamente, peguei emprestado para testar no Linux. Vejam o que aconteceu..."

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 08:50 PM | Comments (18)