br-linux

Artigos br-linux.org
Artigos sobre Linux em bom português, originais e com qualidade

Kurumin Linux 1.4 e Kokar
Publicado em 26 de maio de 2003

Recebi na semana passada CDs da versão beta do Kurumin Linux 1.4 e de seu novo companheiro, o Kokar. Leia abaixo a análise do produto.

Kurumin 1.4 Beta
por Augusto Campos (brain@br-linux.com)

Recebi na semana passada uma cópia beta da versão 1.4 do Kurumin Linux. Seu autor, o Carlos Morimoto (do Guia do Hardware) me enviou o pacote pelo correio, apresentando-o com as seguintes palavras: "Augusto, eu estou terminando o Kurumin 1.4, tem varias melhorias em relação ao 1.1 que você testou para revista do Linux, eu gostaria de mandar um CD pra você dar uma olhada. Ele tem scripts pra instalar automaticamente os drivers da nVidia, VMware (o demo de 30 dias) e o Quake 3 (pede o CD original pra copiar os arquivos dos mapas) mais drivers para softmodems, KDE 3.11, suporte a impressao entre outras coisas."

Como o ciclo de desenvolvimento do Kurumin é aceleradíssimo, entre esta primeira mensagem e o envio do meu endereço postal, o novo e-mail dele já tinha mais novidades: "Eu fiz uma versão especial chamada Kokar, que vem com os pacotes e arquivos dos icones magicos incluídos no proprio CD e um ícone magico que cuida da cópia. Uma vez copiados os arquivos, você não precisa mais estar conectado na web para instalar os programas. Automatizei coisas "complicadas" como instalar os drivers da nVidia, VMware, Quake 3 arena, o demo do Unreal 2003, Kazaa (aquele receita para rodar via wine) etc. Sim, tem drivers para mais modems e suporte a impressão "out of the box" :-) "

Quando chegaram os CDs, naturalmente ele foi para o alto da lista de atividades pendentes na minha agenda, e ontem finalmente pude fazer uma instalação, testes e "converter" mais um micro para Linux. Utilizei um notebook "genérico" que tinha Windows XP e já tinha sido previamente particionado, e o resultado foi excelente.

A instalação

Se você chegou a ler alguma coisa sobre o Kurumin, sabe que ele é uma distribuição que pode rodar diretamente a partir do CD-ROM, dispensando instalação no seu disco rígido. Minha análise prévia sobre a versão 1.1 (publicada na edição de Abril da Revista do Linux) mostra os detalhes sobre este modo de operação. Mas com relação a esta nova versão 1.4, nota-se a clara ênfase na possibilidade de instalação no disco rígido, como se fosse uma distribuição tradicional.

A instalação inicia a partir de uma opção do menu do KDE , na distribuição em execução. A grande vantagem é que enquanto aguardamos a cópia dos arquivos, podemos jogar Tetris ou acessar a Internet - a instalação é apenas mais uma janela no seu ambiente de trabalho.

As opções e a maneira de operar o programa de instalação lembram as que eram comuns nas últimas distribuições comerciais com instalação em modo texto, há dois ou três anos atrás - uma série de perguntas (qual a partição, a senha de root, etc.) seguidas pelo pressionamento do botão ok ou cancelar. Há duas opções de particionador (um deles pode até redimensionar partições do Windows que você queira encolher), e não há seleção de hardware - o Kurumin se encarrega de reconhecer e configurar automaticamente. As janelas em Dialog são claras e a operação é bem simples.

A única opção da qual senti falta foi a criação automática da configuração do gerenciador de boot (o Kurumin usa o LiLo) para permitir o boot dos sistemas operacionais previamente instalados na máquina - instalei o sistema em um PC de um usuário de Windows, e tive que editar o lilo.conf manualmente. O instalador facilita o processo, o lilo.conf fornecido já vem bem comentado e basta remover alguns sinais de comentário para ativar a opção desejada, mas mesmo assim eu acho que daria para melhorar este item, para evitar pânicos pós-instalação ;-) Mas conhecendo a velocidade de desenvolvimento do Kurumin, eu não me espantaria se esta opção estivesse disponível antes de você terminar de ler esta análise!

O sistema instalado

Após instalado, o sistema é igual ao que roda diretamente do CD, embora bem mais rápido. Meu hardware foi reconhecido, a rede funcionou imediatamente, o monitor exibiu os 1024x768 pixels que eu desejava, tudo sem intervenção.

Como esta análise é um complemento do meu texto anterior (prometo publicar aqui oportunamente), não vou descrever todo o ambiente, mas sim apenas os itens que me chamaram mais a atenção.

O primeiro deles é o suporte a softmodems - há opções no menu para ativar o suporte a winmodems PCTel PCI, PCTel onboard (M598, M810, M812, M817), Intel 536ep, Intel Ham, Lucent e Agere. Não tenho um modem desses para testar, mas parece algo bem simples, e os relatos dos usuários satisfeitos confirmam.

Outra novidade desta versão é o "Kurumin Firewall", que permite compartilhar a conexão à Internet disponível na máquina que roda o Kurumin com outros micros da rede local - o menu inclui opções para compartilhar a conexão do modem ou da primeira (ou única, se for o caso) placa de rede.

O menu de configuração do sistema continua rico, com opções de configurar ADSL, Cabo, PPPoE, ISDN, Impressoras, Placa de som (a minha foi configurada automaticamente), rede, Wireless, Swap, Kppp, Wvdial, Instalar no HD, dar acesso a uma shell de root, e gravar tudo isso em um disquete (útil para quem roda o sistema a partir de um CD, mas quer gravar suas alterações).

Entre os aplicativos, muitas utilidades. Garimpando nos menus encontrei uma bela listagem, dentre os quais destaco: Bluefish, Joe, Kate, KWord, KSpread, Acrobat, JPilot, GTKam, MPlayer, Xine, XMMS, GAIM (icq, msn e aim), KMail, KSirc, Kopete, Komba, LinNeighborhood, Konqueror, Phoenix (com suporte a flash), VNC viewer, X-chat, k3b e X-CDRoast.

Provavelmente a maior novidade desta versão são os chamados "ícones mágicos", em um menu de instalação de novos aplicativos - que naturalmente só funciona para quem tiver instalado o sistema no disco rígido. Você seleciona uma opção do menu, e o sistema se encarrega de fazer o download do programa para você, instalar, configurar e acrescentar a opção ao menu do KDE. Se você dispuser do CD do Kokar (que o Morimoto também me enviou), a instalação é feita a partir de arquivos copiados do CD, poupando uma série de downloads. O menu de instalação tem 6 categorias, cada uma delas com alguns programas selecionados pelo autor da distribuição. Dentre as seleções, destaco alguns itens para você ter uma idéia:

- Games: epsxe (emulador de playstation), PowerManga, ZSNES (emulador de super nintendo)
- Games 3D: instalador de drivers 3D da NVidia,, Chromium, Quake 3 (você precisa ter o CD do jogo), Unreal 2003 Demo
- Internet: Opera, D4X, Evolution, Mozilla, Sylpheed
- Utilitários: Abiword, Blender, Gimp, Gkrellm, fontes do kernel, OpenOffice, VNC server, compiladores
- Multimídia: Audacity, GnomeMeeting, Kazaa, RealPlayer, Suporte a DVDs protegidos, Mplayer com Quicktime
- Windows: CrossOver Office, VMWare 4, WineX-lite

Todos os ícones mágicos geram uma instalação completa, sem complicações. Claro que você pode instalar também problemas não listados, usando as mesmas técnicas que usaria para instalá-los usando o Debian GNU/Linux: apt-get e companhia.

Concluindo

Considerando que o Kurumin Linux vá manter seu desenvolvimento ativo e em rápida evolução, a versatilidade do seu uso e a possibilidade de aproveitar todo o conhecimento acumulado da comunidade Debian, acredito que ele seja atualmente uma excelente opção para os mais diversos tipos de usem ambiente desktop doméstico ou pequenos escritórios. Acredito que com um pouco mais de esforço aplicado à interface de instalação no HD, ele estará bastante adequado para instalações até mesmo por usuários inexperientes e desassistidos.

Gostaria de sugerir a todos os grupos de usuários que estejam considerando a idéia de realizar uma Install Fest em breve que avaliem o Kurumin - pode não ser o que vocês estão acostumados a usar, mas a versatilidade e simplicidade dele certamente agregam valor para o usuário que estiver tendo seu primeiro contato com o Linux.

Postado por brain em maio 26, 2003 10:59 AM

Comentários para "Kurumin Linux 1.4 e Kokar"

» Postado por: Myke em maio 26, 2003 01:13 PM, 200.229.133:

    Testei a versão 1.3 do kurumin e simplesmente achei ele uma distribuição versátil a usuários que estão ingressando no linux. o único crime que o kurumin 1.3 fesz, foi o pppoe, que ñ funcionava de jeito nenhum. fora isso reconheceu o meu hardware de primeira.
    O mais interessante foi a detectação dos hd´s, monitor e do processador.
    Testei o kurumin nos seguintes notebooks:
    Dell: celeron 1.3, memória 256mb, hd20gb, gravador de 24x, rede intel 10/100.
    ocorreu alguns bugs como detectar o processador a 1.100mhz. a placade de video ati radeon, foi detectado de primeira.
    Em outro notebook dell pIII 750 ele ñ consegui detectar a placa de video também ati. e ñ conseguir fazer subir o X. Outra coisa curiosa foi ñ achar uma opção p/ instalar o kurumin em modo shell, após ter iniciado o kurumin.
    Em outro notebook, agora um Toshiba satellite 4300, funcionou perfeitamente, sem erros.
    Só achei um ponto estranho no notebook dell pIII 750mhz, foi que além dele ñ detectar a placa de video, a tela de boot dele fica diferentes dos outros computadores.
    Já no meu computador um athlon 1800+, com 760mb de ram, 3 hd´s de 20gb, placa de video nvidia riva tnt2 32mb, motherboard gigabit (ñ lembro o modelo), rede rtl8139 onboard, placa de som creative (ñ lembro o modelo). detectou todo o meu hardware de primeira sem nenhum problema. só o meu speedy (ADSL) ñ funcionou.
    a instalação foi simplesmente rápida(em apenas 10min) o kurumin já estava instalado. Detalhe: era um hd sem sistema. ñ encontrei uma opção para detectar partições de outros sistemas, só mesmo editando no lilo.conf.
    Outro ponto forte, foi a documentação, vale lembrar que ao contrário das documentações como conectiva, red hat, a documentação do kurumin é voltada p/ usuários desktop totalmente newbie.
    Um ponto importante são os menus do kde. ao contrários do que se vê quando se instala outras distros, o menu ñ é amarrotado de programas p/ desenvolvimento que os novos usuários linux ñ sabem p/ que server e só enche o hd de linguiça.
    Ao ritmo que o kurumin anda, até o fim do ano teremos talvez a melhor distro p/ desktop no brasil.
    Parabéns ao morimoto pelo trabalho que ele vem desenvolvendo ao kurumin.
    Apesar de ser um user desconhecido aqui no site, navego no linux in brasil desde 97. Quem quiser que eu teste algum tipo de distro (principalmente distros tupiniquins) é só mandar um e.mail p/ mim.

 

» Postado por: iceknight em maio 26, 2003 05:59 PM, 200.165.47.:

    Testei tambem o kurumin 1.3 e o pppoe aqui funcionou normal, instalei ele em tres maquinas com velox (adsl da Telemar-ES) e funcionou joinha joinha.

 

» Postado por: Aritimo em maio 26, 2003 09:50 PM, 200.148.3.2:

    Tenho o kurumin 1.3 instalado no meu laptop KDS, pentiun III 700 MHZ, funcionou tudo corretamente, sendo que tenho uma pcmcia SURECOM, a qual outros linux nao a reconheceram. so a capacidade de instalar o pacotes do debian ja vale.

 

» Postado por: Esdras em maio 26, 2003 09:57 PM, 200.253.205:

    Testei o Kurumin 1.3 e achei MUITO bom, tanto é que instalei no HD. Infelizmente, não consegui fazer ele usar minha conexão a cabo de jeito nenhum (Supercabo). Mas o resto é muito bom, e dá para usar tanto o Kurumin "cru", ou então dar um update pro Debian.

 

» Postado por: Ricardo Volkweis Lopes em maio 26, 2003 10:31 PM, 200.102.89.:

    Vale lembrar que o Carlos Morimoto disponibiliza um tutorial para quem quer personalizar seu Kurumin e gravar em CD.
    Isso, ao meu ver, atrai também os usuários avançados que queiram seus próprios programas no sistema.

    Parabéns ao Morimoto e ao grupo de colaboradores.
    py3vhq

 

» Postado por: head em maio 26, 2003 11:40 PM, 200.138.106:

    Instalei a versão 1.4 beta, rodou tudo direitinho, ADSL, video, som e rede PERFEITO, tive um probleminha com videos DIVX, pois não abria em fullscreen, e as legendas estavam pequenas, mas encontrei no forum do kurumin, umas dicas e resolvitudo muito rapidamente, ajustes de tela: zoo=yes, apos acrescentar esta linha no mplayer.conf o video abriu em tela cheia e as legendas era só aumentar o tamanho da fonte :-)Aposto que o kurumin será uma distribuição quase unanime do linux para novos usuários> VALEU MORIMOTO!!!!

 

» Postado por: Sávio em maio 27, 2003 12:37 AM, 200.196.24.:

    Gostei muito do Kurumin, reconhece periféricos USB, configura diversos hardwares, muito bom.

    Apenas em dois computadores de amigos que tentei apresentá-lo, tive um erro de "Kernel Panic".

    Após escolher a opção de inicialização, ele travava com este erro.

    Gostaria até de saber se outros usuários tiveram tal erro e como contorná-lo.

    Outra coisa que senti muita falta foi do MC (Midnight Commander), e da opção para iniciar apenas em Modo Texto (Shell).

    O MC em conjunto com o Links são ótimas ferramentas de trabalho.

    Um detalhe também, se possível, seria interessante permitir que o usuário instale programas mesmo que temporáriamente na memória do computador.

    Tentei usar o APT-GET, mas precisei alterar o Link Simbólico para outra área na memória, copiando os arquivos do APT para este diretório na memória.

    Ao tentar usar o dkpg, também tive o mesmo problema. Pois seus links simbólicos apontam para o CD, e não é possível escrita.

    No mais o Kurumin está se tornando uma ferramenta de trabalho.

    Sempre que uma configuração não funciona em determinada distro, executo o Kurumin e dou uma olhada na sua configuração para ver como tal dispositivo ficou configurado.

    Agradeço aos desenvolvedores do Kurumin e aos desenvolvedores do Knoppix e do Debian por mais esta pérola.

    Boa sorte a todos.

    Sávio

 

» Postado por: Carlos E. Morimoto em maio 27, 2003 12:24 PM, 200.148.200:


    Sobre os travamentos, você pode tentar desativar o APCI no Bios, geralmente resolve ;-)

    Sobre instalar coisas na memoria, ja fica um pouco mais complicado. Da para instalar alguns programas do tipo descompactar e rodar, é so extrair na pasta /home/knoppix que fica no Ramdisk, mas isso nao funciona muito bem para programas maiores, como o OpenOffice, senao haja memoria RAM... :)

    Acho que a melhor solução é remasterizar o CD, ja incluindo os programas que você pretender usar.

 

» Postado por: Leir da Silva Carvalho em junho 4, 2003 05:04 PM, 200.222.70.:

    Instalei o Kurumin 1.3 no Dell PIII 1.Ghz e reconheceu tudo , funcionou perfeitamente!

 

» Postado por: Carlos Wagner em junho 13, 2003 10:04 PM, 200.158.163:

    Tenho e uso a versão 1.1 do Kurumim e tenho a informar a excelente qualidade do produto que utilizo para testar maquinas sem hd apenas com cdrom... todas sem excessão funcionaram perfeitamente, inclusive com hardware antigo, tipo Pentium 233 MMX com 96 Mb de memória, placa de som awe32 da criative isa, modem usr sportster 56k6 e 33k6, placa de video Trident 9440 ( tem porcaria maior ???? acho que não ... ) monitor Goldstar 1024x768, cdrom 8x, preciso dizer mais alguma coisa ??? a sim funciona em um 166 MMX com 32 Mb com hd de 2.5 usando swap no disco e por incrivel que pareça funcionou em um 486dx4-100 com 64 mb de memoria e com a interface grafica mais leve com kde nao deu pé...
    É isso ai pessoal... ao Morimoto meus parabens e tão logo grave o iso no mini-disc do 1.4 venho aqui e comento também...

    Fte 73
    CW

 

» Postado por: David em junho 15, 2003 07:47 PM, 200.171.111:

    Venho acompanhando o kurumin desde sua primeira versão beta, testando todas as versões..

    Acredito que esta distro ainda não esteja perfeita, mas com certeza é a melhor e mais facil que já usei. Finalmente encontrei uma distro que realmente me da prazer de usar (no bom sentido!)

    Ela foi feita sempre voltada aos usuarios (e não programadores e/ou administradores), oq resultou em um sistema extremamente simples de usar, mas sem perder o poder e as vantagens do mundo *unix.

    Ja falaram sobre isso, mas acho legal falar denovo : O Kurumin pode ser mudado e adaptado as suas necessidades, sendo que voce pode "remasterizar" o CD incluindo ou removendo programas que vc precisa. Esta não é uma tarefa muito simples, mas pode ajudar bastante umas pessoas ai, afinal não da pra fazer uma distro que tenha exatamente tudo que todos precisam (sem nada de mais ou de menos !)

    É isso ai...
    David

 

» Postado por: SAID em junho 17, 2003 12:20 PM, 200.176.132:


    Instalei o Kurumin 1.4,por sinal está ótimo,com as seguiintes observações:
    Vídeo - o default não carregou,mas apenas o troquei para nvidia.
    Vídeo - não há driver para nvidia geforce 4 mx 440 64 mb ddr,instalei server do geforce 2.
    Win modem - não há ícone mágico para modem da conexant.
    Root - não está totalmente traduzido o menu K,apenas para usuário.

    Não são críticas,pois o sistema está cada vez melhor.

    Said

 

» Postado por: Luiz Manuel em junho 29, 2003 01:51 PM, 200.144.30.:

    Parabéns ao Morimoto. O Kurumin 1.4 é sensacional. SO como o Conectiva 9.0, o Mandrake 9.1, não conseguem fazer o modem Lucent funcionar. O Kurumin foi o primeiro a fazê-lo sem intervenção. Ótimo programa.

 

» Postado por: Lewis em junho 30, 2003 07:59 PM, 192.193.210:

    O Kurumim ta de parabéns!!!!

    Eu como usuário de Debian a 4 anos e de Kurumim a 2 semanas estou muito feliz de ver uma distribuição baseada no Debian tão facil e funcional.

    Acabo de tornar o Kurumim minha distribuição padrão e estou usando aquela recitinha de criar meu próprio ISO, logo mais disponibilizo pra galera.

    Parabéns Morimoto.

 

» Postado por: Otávio em julho 2, 2003 09:36 PM, 200.182.142:

    Concordo com a maioria dos colegas no que se refere à facilidade de detecção de hardware. No meu caso o vídeo ficou deslocado usando a primeira opção (fb 1024x768), mas qdo optei pelo fb 800x600 deu certinho. Usei o Kurumin 1.4 normalmente rodando pelo CD, inclusive navegando pela internet (a configuração do modem Lucent foi instantânea). No entanto tive um problema, que não consegui resolver ainda. Não consigo instalar no HD. Isso aconteceu em versões anteriores do Kurumin. Mandei um email para o Morimoto detalhando os erros para ver se é algum vacilo meu. Creio que não porque tinha na minha máquina o Debian 3.0 r1 funcionando normalmente e antes disso usei o Slackware 9.
    Se alguém puder me ajudar os erros eram os seguintes:
    AO tentar particionar o HD (aí eu já não entendi pois estava acostumado com as distribuições que reconheciam as partições do linux automaticamente, ou fazia o particionamento detectando a parte livre do HD)aparecia o seguinte erro: "nenhuma partição linux-swap foi encontrada" ou "impossível ler o HD". O Cfdisk nem rodava: "fatal error tecle uma tecla para fechar o programa"
    Enfim, foram muitas tentativas. Fiz até o particionamento usando um Cd do Conectiva para ver se o Kurumin "via" o hd particionado mas não deu certo tb.
    Minha máquina: Pentium III, 600, 10gb hd (5 gb rodando o Win me), modem PCI Lucent, 196 mb Ram, placa mãe onboard das mais genéricas possíveis com vídeo Sis 620, monitor de 15".

    Valeu,

    Otávio

 

» Postado por: Anjogreen em julho 2, 2003 10:30 PM, 200.230.55.:

    Testei a última versão do kurumin. Beleza. Senti falta da internet pois utilizo modem pctel amr onboar. Mas, o kurumin é uma beleza. Leve e roda direto de um cdrom.

 

» Postado por: Newolecram em julho 13, 2003 10:19 AM, 200.164.119:

    Intalei o kurumim 1.4 no hd mais ele naum roda com minha placa TNT2, já rodou com o sis630, tentei instalar o drive q vem como kokar e nada alguem pode me ajudar

 

» Postado por: sergio paz em julho 14, 2003 04:33 PM, 200.226.89.:

    gostei muito do kurumin 1.4, foi o primeiro linux que consegui acessar a internet, e olha, eu ja estou a quase 2 meses brincando no fim de semana de instalar o linux e tentar acessar a internet. So tem um problema, quando faco a geracao em disco o meu modem nao reconhece o sinal da linha. gostaria de uma dica. obrigado sergio paz e parabens a todos pelo kurumin 1.4 valeu......

 

» Postado por: Code em julho 19, 2003 02:39 PM, 200.149.90.:

    Morimoto, tentei diversas vezes instalar o Kurumin em minhas mãquinas, mas so funciona em mãquinas alheias...
    No meu notebook da choque de naum sei de que...
    nos meus 2 dsktop ele naum bate com as placas de video.
    Uma e Gfroce 4- NViadia e a outra Cirrus logic 4880.

    mas acho que o problema estã no monitor que naum aguenta a resoluçcâo.

 

» Postado por: Rafael em julho 21, 2003 04:45 PM, 200.201.164:

    Bom d+, estou com o Kurimun 2.0 e está uma maravilha, estou na família Kurumin desde o 1.4 e não largo mais! Ele foi o único linux que eu consegui acessar a internet da minha casa... sem problemas com meu (wim)modem Ham Intel. Galera, vamos ajudar o Marimoto! esta distro está ficando cada vez melhor! Entrem em: http://www.guiadohardware.net/

 

» Postado por: Edison em julho 23, 2003 08:43 AM, 200.20.226.:

    Estou testando o Kurumin 1.4.
    Extremamente leve com fluxbox e esta me permitindo instalar o linux em um velho computador mmx com 32 mb de memória.
    Belíssima distro tupiniquim.
    Acredito que em mais duas versões teremos uma poderosa distro.
    Continuarei aompanhado seu desenvolvimento com carinho.
    Sugestão: icluir o midnight commander

 

» Postado por: rodrigo em julho 23, 2003 09:25 AM, 200.216.31.:

    eu tenho o kurumim 1.4 sendo que eu não estou conseguindo acessar a internet pelo meu modem que é um lucent v92 será que eu poderia consegui um drive para este modem. fora o problema do modem o programa e excelente para iniciante. há gostaria também de solicitar uma apostila de linux.

 

» Postado por: Ericson em julho 25, 2003 02:22 PM, 200.151.179:

    Qual é a senha do root no Kurumin 1.4 (rodando direto do cd)?

 

» Postado por: Augusto Campos em julho 27, 2003 08:55 PM, 200.193.12.:

    Ericson, você não precisa da senha de root. Se quiser "virar" root, digite assim:

    sudo bash

    Abraços
    Augusto

 

» Postado por: Barry Rogers Barduco em agosto 8, 2003 08:50 PM, 200.205.245:

    Gostei muito do Kurumin. Estou usando o 1.4 direto do cd. Estou inclusive navegando na internet com um modem pctel onboard. O único problema é que cada vez que eu ligo o computador tenho de refazer toda a configuração pois o kurumin não reconhece as configurações gravadas no disquete, inclusive o disquete entra num loop interminável de leitura que só para quando eu reinicializo o micro.

 

» Postado por: Harley Alves Virgens em agosto 24, 2003 12:17 AM, 200.214.83.:

    Estou ADORANDO o kurumin Linux 2.01!!!
    Se vc puder colocar mais coisas voltadas para o público final caseiro, como mais drivers de softmodem, video 3D, som, tocadores de MP3/OGG, DVD's, Gravadores de CD-RW/DVD, Drivers para Joystycks, drivers p/ cameras webcam de vários modelos USB/PARALELA, mais Jogos 3D, estratégia, raciocínio, baixadores de músicas, Resolvedores de equações matemáticas, novos chats como o Odigo, configurações de servidores linux, clientes para os servidores linux, windows, mac, etc... tudo de forma bem simples e rápida de serem feitas pelo usuário final, sem deixar de lado a boa e velha configuração manual caso haja a necessidade e com a ajuda passo-a-passo que vc tem se preocupado em fornecer. Em fim, já deu pra vc er uma idéia de como conquistar o público do rwindows... Eles estam acostumados com assistentes que fazem tudo pra eles e vc está fazendo isto. Obrigado e Aguardo novas versões do kurumin Linux ansiosamente!!!! :-)

    Tenha Muito Sucesso!!!!

    Harley Alves Virgens

 

» Postado por: Harley Alves Virgens em agosto 24, 2003 11:23 AM, 200.214.105:

    Bom dia,
    Como no meu comentário anterior estou ADORANDO o Kurumin Linux!!!!
    Só tenho uma coisa a perguntar:
    COMO FAÇO PARA COMPRAR OS DOIS CDS KURUMIN LINUX 2.0 + CD KOKAR PELA INTERNET? SOU DO RJ-RJ E DESEJO RAPIDAMENTE ADQUIRÍ-LOS.

    OBRIGADO MAIS UMA VEZ

 

» Postado por: Harley Alves Virgens em agosto 24, 2003 11:23 AM, 200.214.105:

    Bom dia,
    Como no meu comentário anterior estou ADORANDO o Kurumin Linux!!!!
    Só tenho uma coisa a perguntar:
    COMO FAÇO PARA COMPRAR OS DOIS CDS KURUMIN LINUX 2.0 + CD KOKAR PELA INTERNET? SOU DO RJ-RJ E DESEJO RAPIDAMENTE ADQUIRÍ-LOS.

    OBRIGADO MAIS UMA VEZ

 

» Postado por: Augusto Campos em agosto 24, 2003 01:08 PM, 200.193.12.:

 

» Postado por: EdCrypt em setembro 7, 2003 06:43 PM, 200.182.62.:

    Intel ham? Já sei que distro instalar no pc de um colega meu..
    O melhor é que ele (kurumim) é debian-based, é so teclar apt-get instal denemo llylipond e blz...
    Eu só gostaria de ver agorta uma versão com GNOME2... :)

 

» Postado por: sodavascojp em setembro 16, 2003 01:21 AM, 200.217.137:

    Putz,
    Passo o "kurumin" para todo mundo que posso...
    Só não rodo na minha máquina caseira!

    Alguém sabe como fazer funfar numa?
    M812
    Sis730
    Duron de 1.1Ghz
    128 RAM

    Kernel Panic é folds!

    Outras distribuições funcionam(ex.:red hat 9.0). Não com a praticidade do kurumin!

 

» Postado por: Maicon em setembro 16, 2003 04:34 PM, 200.158.46.:

    Gostaria de saber como instalar o Speedy...? Tenho o Kurumim 2.0...

 

» Postado por: Victor em setembro 22, 2003 08:07 PM, 200.190.24.:

    Gostaria que pudessem me mandar um tutorial sobre essa verção do linux

 

» Postado por: GustavO em setembro 22, 2003 09:18 PM, 200.147.123:

    Queria sabe se tem como me mandar um tutorial me ensinando a instalar o compilador no Kurumin 2.0 ! Estou precisando urgente deles.. Obrigado!

 

» Postado por: Tiago em setembro 23, 2003 12:15 AM, 200.199.157:

    olá amigos.. uso o kurumim e queria saber pq que quando quero entrar com outro usuario ele trava o mouse...

 

» Postado por: Rodrigo Fonseca em outubro 10, 2003 02:57 AM, 200.184.42.:

    Parabéns, o Kurumin é 10, mas não estou conseguindo fazer minha webcam aipteck pencam trio vga funcionar, uso o kurumin 2.0.3 e também não consigo fazer o meu palm sincronizar com o jpilot.
    Poderia me dar algumas dicas.

    Obrigado.

 

» Postado por: Mario Veloso em outubro 15, 2003 11:27 AM, 161.79.76.1:

    Td funciona bem no Kurumin - menos o modem USR PCI 2977 56k. Ví um coment do Carlos Wagner sobre isso, gostaria q alguem pudesse me dar uma receita de bolo p fazer o dito cujo trabalhar.
    Todas as tty dao aviso de "em uso", menos a ttyS1 q dá a msg "Modem Pronto" e depois "Modem nao responde".
    No ruindows o bicho está em COM2 IRQ9.
    Grato
    []

 

» Postado por: Nilson em outubro 18, 2003 07:55 PM, 200.177.16.:

    Comprei um CD-ROM S_NINTENDO ZSNES,e não estou conseguindo instalar na minha máquina Windows XP1.2
    Se puderem me dar umas dicas fico muito agradecido.

 

» Postado por: Fábio Rodrigues em outubro 25, 2003 08:20 PM, 200.226.232:

    Uma ótima distribuição para quem ainda não conhece linux, fácil de instalar, meu winmodem lucent funcionou sem nenhum problema depois que eu ativei o suporte pra ele pelo menu do KDE.
    O problema que encontrei é quando eu dou logout o mouse trava na tela de login e mesmo que eu entre denovo o mouse continua travado e eu necessito reiniciar o micro. (ele é um ps/2 normal)
    Se alguém puder me mandar uma solução :)
    falow

 

» Postado por: gilberto em novembro 29, 2003 05:41 PM, 200.138.171:

    Acho muito interessante as novidades do Kurumin, mas voces deveriam se ligar em alguns fatos importantes. No quais o Morimoto esta infrigindo de forma grave a lei de software no pais. Primeiro como ele da suporte a quicktime no windows!! as dlls são proprietarias segundo, ele tem permissão para incluir o kazza dentro de seu cd, pois isto tambem e crime, terceiro os drivers para winmodem que estao inseridos no kurumin possuem firmware proprietarios, outro grande problema. Se ele esta distribuindo este CD desta forma. Acho que todos deveriam se ligar e com certeza devemos dar apoio para iniciativas de software livre, mas nao devemos apoiar iniciativas ilegais. QUE PODEM COMPROMETER AS EMPRESAS QUE PODEM QUERER USAR O KURUMIN.CONSIDERO ISTO MUITO GRAVE!!!!

 

» Postado por: Geraldo Lino Batista em dezembro 10, 2003 11:14 PM, 200.141.46.:

    Eu não consigo montar meu disquete nem cdrom, estou usando Kurumin 2.05a, maquina, durom 750mhz, 256ram, se alguém puder me ajudar eu agradećo, agora que conectei pelo Kurumin não quero voltar para o Windows.

 

» Postado por: maria tereza barbizan em dezembro 11, 2003 12:51 PM, 200.98.21.4:

    gostaria de comprar um grill george foreman e nao estou conseguindo nao falo ingles preciso ajuda...

 

» Postado por: Daitenshi em janeiro 3, 2004 11:35 PM, 200.243.70.:

    Olha, estou passando em qualquer grupod e discussão pra gritar bem alto o meu expanto e minha grande satisfação de ter instalado um Kurumim Versao 2.01 em meu computador.Ja uso linux desde a versao Conectiva 4.0 e de fato nunca vi uma instalação e uma interface tão amigavel.E os famosos icones magicos são realmente magicos. Evita que fiquemos horas procurando drivers ,codecs, libs e arquivos pras mais diversas aplicações.Olha eu nunca vi Um sistema operacional com a capacidade do Linux ser tao amigavel quanto o Windows. Sem modestia mas o kurumim neste ritmo esta quase beirando a perfeição, em sistemas operacionais para usuarios domesticos.E esta dando de 10 nas versoes internacionais.

 

» Postado por: Carlos em janeiro 4, 2004 06:32 PM, 200.196.82.:

    Socorro ajudem me tenho varias distro de linux , e possuo um antena atmel usb fastvnet(ar)instalada em meu micro , claro na porta USB mas nuca consegui ativa la no linux o que fazer ja baixei os driver libusb e mesmo assim o dispositivo aparece no gerenciador do sistema com dispositivo desconhecido o que fazer helllllllll pe meeeeeeeeeeee gratos

 

» Postado por: Junior em janeiro 14, 2004 04:01 PM, 200.191.155:

    Adorei o Kurumin!!! Acabei de instalar a v. 1.4, embora já mkeio atrazado, mas mesmo assim, ele é ótimo pra quem tá entrando na terra do pinguim agora.
    Embora eu não tenha coonseguido acessar a internet pelo Kurumin, gostei dele por que ele é leve, e é fácil de se usar(até eu, que usei o SO da microsoft a vida toda, não vi nenhuma dificuldade em instalar e usar). Meus parabéns ao criador do Kurimin.

    Valeu!

 

» Postado por: Vagner em janeiro 15, 2004 12:23 PM, 200.169.158:

    Sou novo no mundo Linux e ja tinha tentado diversas distro porem adquiri o Kurumim e já estou conseguindo me familiarizar muito bem adorei a versatilidade e a facilidade do programa. Agora posso me dedicar com mais afinco a este SO maravilhoso.

 

» Postado por: Alexandre em janeiro 15, 2004 03:44 PM, 200.252.140:

    Olá.
    Por favor.
    Poderia me ajudar?
    Como faço para instalar uma webcam da Intel no Kurumim?Esse procedimento pderá ser usado para todas as suas versões e outras marcas de webcans?
    Muito obrigado.

 

» Postado por: paulo drumond em janeiro 17, 2004 10:22 AM, 200.223.57.:

    Tenho o kurumim 2.12 instalado em minha máquina, gostaria de um passo a passo para configurar o Velox residencial!
    Obrigado
    P A

 

» Postado por: Felipe Dytz em janeiro 28, 2004 03:21 PM, 200.223.161:

    Eu instalei o Kurumim 2.13 e gostaria de saber como eu instalo(passo a passo) o Velox.

 

» Postado por: Ivo Zanoni em janeiro 29, 2004 04:45 PM, 200.192.77.:

    Instalei o Kurumim 2.12 e achei ótima a interface gráfica do KDE inclusive o perfeito funcionamento do OpenOffice. Entretanto estou apanhando para concetar a internet com ADSL e modem externo USR 9001. Agradeceria alguma dica.

 

» Postado por: Ivo Zanoni em janeiro 29, 2004 04:49 PM, 200.192.77.:

    Correção: Kurumin 2.12. Estou tendo dificuldades para conectar a internet com modem externo USR 9001 (Global Telecom). Meu micro é Athlon 1700+ e roda com uma partição windows e outra FreeBSD.

 

» Postado por: Erasmo em fevereiro 1, 2004 02:21 AM, 200.241.171:

    Quero comprar Linux Kurumin Br Original.

 

» Postado por: adaisi em fevereiro 5, 2004 12:41 AM, 200.192.249:

    Comprei uma câmera AIPTEK PELA INTERNET e não consigo usá-la. Poderia me ajudar?

 

» Postado por: Pedro em fevereiro 5, 2004 10:50 PM, 200.158.177:

    Instalei o Kurumin 2.12. Rodou muito bem.
    Reconheceu todo hardware, só que não consigo compartilhar a conexão da internet.
    Intalei o Kurumin no servidor (que tem o windows 98 em outra partição) e que tem acesso a internet pelo Speedy Home 256 (é não cai na conversa da telefonica para atualizar a velocidade) via eth0 ligada ao modem da speedy. Uso a eth1 para a rede interna com outro micro (placa com placa) tambem com windows 98. Rodando pelo windows nos 2 micros o compartilhamento funciona. Rodando o Kurumin no servidor e usando o ícone mágico para compartilhar a conexão, o cliente, com o windows não consegue acessar a internet compartilhada. Já tentei tudo ( o que é pouco, faz pouco tempo que testo Linux- usava o mandrake 8.2 que faz esse compartilhamento sem problemas). Analizei e mudei scripts e nada consegui. Como faço esse compartilhamento ?
    Agradeço a ajuada antecipadamente.

 

» Postado por: Ivo Zanoni em fevereiro 16, 2004 05:28 PM, 200.138.203:

    Comentei sobre a dificuldade em ligar o ADSL no Kurumin 2.12, mas já a superei atentando a pequenos detalhes de configuração. A distro é excelente e enxuta e merece aplausos. Parabéns ao brasileiro que lidera e seu desenvolvimento, que também, segundo consta, é autor da interface gráfica Windowmaker. é o Morimoto.

 

» Postado por: josé batista em fevereiro 28, 2004 05:16 PM, 200.191.170:

    por nâo inventaram isso antes do windows ?
    foi a melhor coisa que aconteceu ao meu computador

 

» Postado por: HELIO em março 16, 2004 09:06 PM, 200.191.176:

    Testei e aprovei, mudou a minha ideia a respeito do linux, contudo estou com um problema devido a minha pouca experiencia NAO CONSIGO INSTALAR OUTROS PROGRAMAS, TENHO UM CD COM ALGUNS PROGRAMAS PARA LINUX E NAO SEI COMO INSTALAR. SERA QUE ALGUM AMIGO PODE ME AJUDAR PASSO A PASSO. Estou usando KURUMIM 2.12. obrigado

 

» Postado por: _Riddle_ em março 29, 2004 04:37 PM, 200.222.74.:

    Estou usando o Kurumin 12.4 reconheceu todo o hardware de primeira... Só estava afim de um programa para particionar meu HD, quem puder mande um emai para _Riddle_@brasnet.org

 

» Postado por: _Riddle_ em março 29, 2004 04:41 PM, 200.222.74.:

    ... Op's... Corrigindo... a versão do linux postada na menssagem anterior refere-se á versão 2.14 e não 12.4 postado acima.... quem puder me enviar ou indicar um particionador bom mande um email para _Riddle_@brasnet.org

 

» Postado por: roger_2 em março 31, 2004 03:24 PM, 200.186.153:

    Estou rodando o Kurumim 2.20 pelo CD em um notebook IBM ThinkPad P4-M 2GHz, ele autoconfigurou tudo... nenhum problema!

    Enfim... rápido e certeiro como uma flecha!

 

» Postado por: Tiago em abril 7, 2004 07:04 PM, 201.1.37.14:

    Eu nunca havia usado o linux, meu colega chegou aqui em casa com um chamado (Kurumin) Eu falei pq não testar, cara o negocio é bom de mais, e não precisei fazer quase nada, ele é ótimo, Parabéns para os desenvolvedores, eu só queria aprender a programar no suporte de programação do Kurumin. Mandem-me emails explicando o máximo que puderem.

 

» Postado por: Tiago em abril 7, 2004 07:10 PM, 201.1.37.14:

    Cara eu ainda não entendo quase nada de linux, quanto mais ajuda eu tiver melhor, assim poderei ajudar em alguma coisa referente a programaçã e outros, quero aprender,o linux é de mais eu só usava o windows, mas cara agora q conheci o linux, poxa blz. Ah já ia esquecendo, eu acesso muito as salas de Bate-Papo do yahoo, usando o yahoo messenger, mas a versão do yahoo messenger que saiu para o linux não dá suporte para audio, ai que graça tem entrar numa sala de bate-papo e não poder falar com as pessoas pelo audio, ficar só digitando é cruel, se alguém puder me ajudar blz, assim poderia está ajudando muita gente.

 

» Postado por: Rafael em abril 11, 2004 08:59 AM, 200.215.83.:

    Que versão de Kernel o Kurumin Linux usa...e se essa versão está vulneravel....

 

» Postado por: antonio corinto em abril 13, 2004 10:30 PM, 200.164.55.:

    Boa noite gostaria que tirasse uma duvida instalei o kurumin 2.03 no meu computador adorei a interface dele é legal de usar mais queria saber como instalar a internet pois tenho um moldem adls da telemar uso pela usb e fiz de tudo mais não consigo, e for fossivel poderia me ajudar fico grato

 

» Postado por: José Carlos Bernardelli em abril 21, 2004 06:49 PM, 200.150.64.:

    Rodei o Kurumin 2.21 num notebook COMPAQ EVO, celeron 1.7 e funcionou perfeitamente. O Kurumin reconheceu todo o hardware e a internet (via rede local) funcionou!!

 

» Postado por: palma maria em abril 30, 2004 05:42 PM, 83.76.69.32:

    Boa noite pedia um favor caso possam ajudar.me. Tinha o milenium e agora a 1 semana que instalei o xp , tinha uma camera de marca Aiptek e agora nao esta compativel , poderia ajudar-me para conseguir saber o pilote .

 

» Postado por: palma maria em abril 30, 2004 05:42 PM, 83.76.69.32:

    Boa noite pedia um favor caso possam ajudar.me. Tinha o milenium e agora a 1 semana que instalei o xp , tinha uma camera de marca Aiptek e agora nao esta compativel , poderia ajudar-me para conseguir saber o pilote .

 

» Postado por: Claudio em maio 9, 2004 09:42 AM, 200.226.84.:

    Bom dia? gostei muito do Linux Kurumin mais tenho duvidas? gotaria de saber pq nao da p/ usar o flopp quando estou usando o cd do Kurumin,e goatsria desaber se é possivel instalar o kurumin que roda direto do cd? At Claudio souza

 

» Postado por: Claudio em maio 9, 2004 09:42 AM, 200.226.84.:

    Bom dia? gostei muito do Linux Kurumin mais tenho duvidas? gotaria de saber pq nao da p/ usar o flopp quando estou usando o cd do Kurumin,e goatsria desaber se é possivel instalar o kurumin que roda direto do cd? At Claudio souza

 

» Postado por: Diego de Melo Leite em maio 13, 2004 08:31 PM, 200.151.136:

    Eu tenho um pentium 2 300Mhz com 192Mb de ram e um Hd de 20Gb e outro de 1,7Gb, comprei o cd do Kurumin 2.12 instalei no hd de 1,7Gb funcionou, mas, muito lentemente, fui instalar no hd de 20Gb e acontece um erro na montagem o que faço Carlos?

    Diego, Sergipe

 

» Postado por: carlos em junho 20, 2004 08:47 PM, 201.4.229.1:

    Esse site é uma merda

 

» Postado por: spanking-real em julho 20, 2004 10:23 AM, 66.98.226.5:

    real spanking

 

» Postado por: camilla em agosto 1, 2004 02:18 PM, 198.81.8.1:

    como eu consigo maNDAR MENSSAGUEM INSTANTANEA PARA FORA DO PAIS

 

» Postado por: Rodrigo Reus em agosto 17, 2004 01:57 AM, 200.175.33.:

    uma apostila detalhada de como usar a interface grafica do "KURUMIN" porq eu tenho este sistema operacional mas não sei usar.Ainda sou iniciante tem muitas coisinhas diferente do "WINDOWS"

    OBS: GOSTARIA Q A APOSTILA FOCE INLUSTRADA.

    ATENCIOZAMENIUTE: Rodrigo Reus.

 

» Postado por: Nonato Reis em setembro 6, 2004 07:59 AM, 200.177.222:

    Instalei o Kurumin tentei operá-lo e tive dois problemas:
    1. gravar cd ... não responde;
    instalar o scanner genius vivid pro color ... foi impossível.
    Só faltei futricar no hardware do micro, quase faço dele um macro ... e não achei como fazer. O que dizem e fazem e escrevem não funcionou no meu pIII1ghz.
    Que fazer?

 

» Postado por: Nonato Reis em setembro 6, 2004 07:59 AM, 200.177.222:

    Instalei o Kurumin tentei operá-lo e tive dois problemas:
    1. gravar cd ... não responde;
    instalar o scanner genius vivid pro color ... foi impossível.
    Só faltei futricar no hardware do micro, quase faço dele um macro ... e não achei como fazer. O que dizem e fazem e escrevem não funcionou no meu pIII1ghz.
    Que fazer?

 

» Postado por: Nonato Reis em setembro 6, 2004 08:00 AM, 200.177.222:

    Instalei o Kurumin tentei operá-lo e tive dois problemas:
    1. gravar cd ... não responde;
    instalar o scanner genius vivid pro color ... foi impossível.
    Só faltei futricar no hardware do micro, quase faço dele um macro ... e não achei como fazer. O que dizem e fazem e escrevem não funcionou no meu pIII1ghz.
    Que fazer?

 

» Postado por: Ali Landry em setembro 9, 2004 05:53 AM, 200.48.218.:

    hello !

 

» Postado por: Zithromax em setembro 25, 2004 08:18 AM, 65.75.139.9:

    Zithromax online antibiotic.

 

» Postado por: Buy Amoxicillin em outubro 5, 2004 09:36 AM, 67.19.91.50:

    Information on Amoxicillin online.

 

» Postado por: Cialis em outubro 9, 2004 09:11 AM, 67.19.91.50:

    Cialis information site.

 

» Postado por: Remeron prescription em outubro 23, 2004 07:52 AM, 208.53.138.:

    Remeron online site.

 

» Postado por: Elidel em novembro 3, 2004 04:24 PM, 67.19.91.50:

    Elidel online site.

 

» Postado por: Junior em novembro 4, 2004 06:34 PM, 200.157.228:

    Caro amigo, eu transformei meu modem sppedtree e240 adls em roteador porém esqueci a senha vc sabe como faço para entrar nele.

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)

Envie seu comentário









Lembrar as informações pessoais?


Atenção: Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum, onde mais pessoas estarão disponíveis para respondê-lo..






Nota: os comentários pertencem a seus respectivos autores e são de responsabilidade de quem os postou. O restante desta nota está disponível sob a licença GNU FDL, exceto se explicitamente declarado em contrário.