Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Governo francês escolhe Mandrake para substituir NT em 1500 servidores

Notícia publicada por brain em julho 9, 2004 11:40 PM | TrackBack


Henrique Paiva (sacilist@softhome.net) disse: "Mais uma para a nossa lista de grandes migrações a partir do Microsoft Windows NT: 'O governo francês escolheu o Mandrakelinux Corporate Server para substituir 1500 servidores baseados em Windows NT nacionalmente. Recentemente, o Ministro do Serviço Civil Renaud Dutreil foi citado pela Reuters dizendo que ''a competição está aberta'' entre o código aberto e a MS para quase um milhão de computadores do governo francês." A onda está se espalhando para o restante do mundo, e vale mencionar que a Mandrake é uma empresa francesa.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Amonimo () em 10/07 00:34

Parabens ao governo frances por ter a corragem de mudar e enfrentar o monopolio da MS.E + parabens por apoiar uma empresa nacional "Mandrake".

Ja no Brasil é bem capaz de atotarem uma distro estrangeira.....


» Henrique Vicente () em 10/07 02:16

Anônimo,
não deveriamos tratar como estrangeiros...
Se o governo for fazer algo em servidores certamente não irá escolher o Kurumin, então, escolher o Conectiva? Pode ser, mas ficar apenas com ele? Claro que não! E em software livre não tem essa de país assim não, para mim essa coisa tronxa de estrangeiro é coisa de mundo capitalista viu... escolha o que for melhor para a ocasião.. :) pena que não foi p/ desktops também pelo jeito... e parabéns também


» unxusr () em 10/07 09:54

"escolha o que for melhor para a ocasião".
Alguém aqui pensa no emprego dos seus filhos?
Sou contra monopólios, mas favorecer produtos nacionais é incentivar nossa ainda pequena e incipiente indústria de software. Se nós não fizermos isso, não esperem que o outros façam ;) Além do mais, hoje em dia já temos competição na indústria nacional do software livre. Só pra citar, além da Conectiva, temos essa nova distro: "Fredows". Concorrência SIM e soberania nacional TAMBÉM.


» Marcos Alexandre () em 10/07 10:23

O que faz a industria nacional melhorar é a concorrência e não a super proteção.

Bom, pra não desviar do assunto e virar troll, é uma excelente notícia pro Linux. Apesar de ser somente os servidores, isso é o primeiro passo. O que a maioria das empresas fazem é portar primeiro os servidores, mais pra frente as aplicaçoes (suite de escritorio, browser,...) e por ultimo o desktop. Isso porque eles vão precisar portar os programas que usam, o que pode demorar meses ou até anos.
Não sei se alguém conhece as lojas Mig, uma rede varejista. Nossos servidores sao Linux e Solaris. O sistema de venda era todo em Delphi e agora estamos portando para Java pra rodar no Linux. Tem 5 meses de serviço e ainda estamos longe de terminar.


» Leidson (PopolonY2k) () em 10/07 13:39

Marcos Alexandre disse,

"O que faz a industria nacional melhorar é a concorrência e não a super proteção"

Bom Marcos, eu sinceramente acredito nisso que vc escreveu, mas temos que parar de ser ingênuos e nos conscientizar de que no mundo real isso acontece sim (a super proteção de empresas de um Páis por parte de seus governos), basta tomar como exemplo os Estados Unidos, que é um país super protecionista de pessoas/empresas de origem americana. E não podemos negar que eles são a maior potência mundial em diversos aspectos, e justamente por esse fato (além de outros é claro).
Bem, aprendemos a lição, agora está na hora de superar o mestre.

Leidson Campos Ferreira
PopolonY2k
PlanetaMessenger.org


» henrique paiva () em 10/07 13:41

Acho que não adiante discutir muito, uma que a maioria de nós usam distros "não nacionais" como suse, mandrake, slackware, debian, fedora.


» Leidson (PopolonY2k) () em 10/07 13:41

Amigos,

onde está "Páis" leia-se País, desculpem o erro de digitação.

Leidson


» Brasileiro, maior, vacinado e reservista () em 10/07 14:45

O governo tem obrigação de escolher Conectiva como sua distro principal. Afinal, é a Conectiva que paga imposto e gera empregos de alto nível no Brasil.

Mas o governo nem devia pensar em obrigação. Devia pensar em estratégia. A França escolheu Mandrake para fortalecer uma indústria de software livre baseada em seu próprio território para fazer frente ao que já se faz na China, Japão e Estados Unidos. É uma questão de estratégia política, comercial e tecnológica.

Portanto, nosso governo não pode desperdiçar a chance de contratar a Conectiva e fazer dela uma empresa comparável às empresas que os governos estrangeiros estão fazendo em seus próprios territórios.

Odiaria ver o dinheiro dos meus impostos sendo usado para promover uma marca estrangeira em detrimento de uma iniciativa legitimamente nacional. Odiaria, porque é exatamente isso que nos faz um país cliente, de terceiro mundo, exportador de talentos, lucros, juros e ofertante de mão de obra barata, sem vez nem voz nos nossos próprios destinos.


» Paulo Cesar () em 10/07 14:47

Os Estados Unidos são protecionistas sim, mas prefiro ver o Brasil falido do que vê-lo se tornar os EUA.


» #startx# () em 10/07 16:46

Parabéns ao Mandrake. Já foi pixado por muita gente, passou uma crise financeira tremenda, sobreviveu e desde que eu comecei a usar Linux (1999) foi a distribuição que me conquistou pela facilidade e preocupação com o usuário final. Nunca "consegui não conseguir" fazer nada no Mandrake. Sempre me atendeu em tudo o que eu esperava de um SO. Recentemente li um post falando sobre a dificuldade do dvd no Linux, dificuldade essa que não tive no Mandrake. Enquanto no Ruindows vc só vê dvd a um custo alto (incoerente face a existência dos aparelhos de DVD), no MDK 10, não foi necessário adicionar nada. Foi só instalar o SO e sair assistindo com o MPlayer.

E rede no MDK 10? Tudo configurado graficamente através de Wizards. Veja bem, não estou nem um pouco interessado em me tornar um Geek. Quero ligar o computador e encontrar tudo pronto sim. Sou usuário final, apesar de já ter encarado muito a linha de comando, mas a minha intenção não é trabalhar com programação ou consultoria técnica, ou ainda: percorrer os fóruns querendo aparecer como o fodão da informática, como muita gente faz.

Sou fã de carteirinha do Mandrake e não troco por nada.


» Brasileiro, maior, vacinado e reservista () em 10/07 16:51

> Os Estados Unidos são protecionistas sim, mas prefiro ver o Brasil falido do que vê-lo se tornar
> os EUA.

É por causa dessa mentalidade que o Brasil ficou pra trás...

O Brasil não precisa se tornar os EUA, mas também não precisa ser mané. Priviliegiar sua própria indústria é a obrigação de qualquer governo que se preze.

Você quer que o dinheiro de seus impostos seja usado para a prosperidade de seu país, ou de um país alheio? Não é nem uma questão de protecionismo. É uma questão de entender que o dinheiro dos seus impostos continua sendo seu, mesmo que esteja na mão do governo, e lá ele serve para defender os interesses do país que constituiu o governo que o administra. Caso contrário, não há sentido em haver governo.

Portanto, prefiro ver o Brasil próspero, dirigindo seus próprios destinos e ajudando a liderar o mundo a vê-lo falido.

Se quiser o Brasil falido, seu lugar não é aqui.


» Evaldo () em 10/07 17:02

#startx#, concordo plenamente com você. Para que ficar sofrendo para realizar uma simples configuração? Perde-se muito tempo com a configuração "na unha". Também sou fã do Mandrake, tudo o que você faz nas outras distribuições, você também faz nele.


» Eu () em 10/07 18:47

Comprar produto brasileiro simplesmente por que é brasileiro é protecionismo burro.
O certo é comprar o produto bom, e é isso que o governo tem que fazer.
No caso, têm-se que comprar o produto brasileiro por que ele é bom, e não por que ele é brasileiro.
Agora, se ele não for bom, compra o estrangeiro, até que o brasileiro seja bom.
Apelar para o protecioniso é o mesmo que admitir a incapacidade da indústria nacional de produzir algo competitivo.


» voodoo () em 10/07 19:34


Só para tornar a discussão mais interessante - uma terceira possibilidade, que é não usar distros nacionais e nem mandar dinheiro para o gringos: o governo poderia criar sua propria distro.

Chuto até um nome - BRx. Afinal, BR Linux já está em uso :o)


» EdCrypt () em 10/07 19:39

Uma quarta possibilidade seria usar uma distribuição mantida por uma comunidade (como Debian e Gentoo) e adaptar ela ao uso que seria dado. Debian-Br CDD (Custom Debian Distribution) já existe (poderia até ser baseado nele) mas nome é o de menos agora :P


» marcon () em 10/07 19:49

Leidson escreveu:"basta tomar como exemplo os Estados Unidos, que é um país super protecionista de pessoas/empresas de origem americana."
Bota protecioniosta nisso. Nos anos 50, quando a nicarágua quis nacionalizar empresas estrangeiras, a United Fruit reclamou com o governo dos EUA, eloes mandaram a CIA que fez um golpe e derrubou o presidente e mergulhou o país em 30 anos de conflitos. Milhões de mortos e feridos. Tudo para preservar os interesses de uma empresa dos EUA.
Eu escreveu: "O certo é comprar o produto bom, e é isso que o governo tem que fazer."
Se essa regra valesse LÁ, eles comprariam nosso suco de laranja e nosso algodão, por exemplo. mas eles impõem taxas absurdas ao nosso suco e pagam bilhões pors agricultores deles poderem se tornar competitivos.
Mercado livre só vale para os outros, quem for trouxa que acredite no que eles dizem.


» Anônimo () em 10/07 20:02

O governo do Brasil não deve adotar o Conectiva Linux, afinal é uma distribuição mal acabada e repleta de bugs. Não devemos adotar o Conectiva Linux somente porque é nacional, na minha opinião o software nacional só deve ter preferencia se for equivalente ou melhor que o importado, oque no caso do Conectiva Linux não ocorre. Se a Conectiva fosse uma empresa de tecnologia de primeira linha não estaria na situação pré-falimentar em que se encontra.
No passado eu fui usuário do Conectiva Linux, comprei o Conectiva Linux 3.0 (Guarani) e achei um ótimo produto. Hoje, infelizmente, o Conectiva Linux é um péssimo produto de uma empresa que se tormou inviável.


» Cadu () em 10/07 20:10

Na verdade, vocês estão viajando.
O Governo Brasileiro está desenvolvendo a sua própria distro Linux: Linux Seguro.
Nada de Conectiva, nem Debian, nem Slack, nem Mandrake, mas sim Linux Seguro. =)
Para quem não conhece, é bem interessante a idéia deles e o que eles estão fazendo. Acho que no site do ITI fala algo sobre isso.


» Brasileiro, maior, vacinado e reservista () em 10/07 20:33

> Comprar produto brasileiro simplesmente por que é brasileiro é protecionismo burro.

E que seria o protecionismo inteligente?

> O certo é comprar o produto bom, e é isso que o governo tem que fazer.

O grande problema aqui é confundir PREFERÊNCIAS com decisões adminstrativas. O governo jamais deve usar esta ou aquela distro porque configura mais rápido, roda melhor no desktop, ou qualquer coisa que se baseie em preferências pessoais, de uma comunidade, de um grupo de usuários. Qualquer administrador que tome decisões com base em preferências leva sua administração para o lixo. O Governo deve tomar suas decisões com base na lógica, nos fatos e na racionalidade. Racionalmente, não faz nenhum sentido o Governo adotar como sua distro principal qualquer outra distro que não tenha sua origem no Brasil e que não crie mercado ou uma quantidade significativa de profissionais de alto nível localmente.

> No caso, têm-se que comprar o produto brasileiro por que ele é bom, e não por que ele é brasileiro.

Linux não é só para o governo economizar. Aliás, a burrice está em economizar com política industrial. Onde o povo quer que o governo economize é quando se gasta desnecessariamente por conta do desgoverno, da desadministração, das bateções de cabeça, das obras faraônicas e inacabas, dos salários nababescos que se pagam a políticos corruptos e incompetentes. Na política industrial, que se resume em o governo dar preferência absoluta às empresas nacionais, o governo deve gastar e gastar MUUUUUITTTO.

Se Linux servir apenas para o governo economizar e não criar um mercado local de distro comerciais, então Linux não serve pra nada. Estamos fazendo papel de idiotas trabalhando de graça para o fortalecimento de marcas e iniciativas estrangeiras. Você até pode trabalhar para marcas e iniciativas estrangeiras, mas de graça é o cúmulo do absurdo.

> Agora, se ele não for bom, compra o estrangeiro, até que o brasileiro seja bom.

Isso é um paradoxo. Como tornar o produto brasileiro bom, se os brasileiros se recusam a comprá-lo? Que incentivo terão os empresários brasileiros de melhorar o produto nacional se já existe uma pré-disposição de alguns brasileiros de preferir o produto estrangeiro só porque é bom.

> Apelar para o protecioniso é o mesmo que admitir a incapacidade da indústria nacional de produzir
> algo competitivo.

Como disse lá em cima, não se trata de protecionismo, mas sim de ESTRATÉGIA política, comercial e tecnológica. Protecionismo seria se o Brasil impusesse barreiras para entrada de distros estrangeiras no país. Isso não existe. Não confunda protecionismo com estratégia para ganhar vantagens competitivas no mercado global, porque você vai fazer o país andar pra trás.


» Brasileiro, maior, vacinado e reservista () em 10/07 20:46

> O Governo Brasileiro está desenvolvendo a sua própria distro Linux: Linux Seguro.

O que é uma lástima. O governo não pode atuar comercialmente com o conhecimento que adquire. O conhecimento fica lá dentro do governo e não gera uma indústria. O certo é o governo chamar empresas brasileiras para desenvolver distribuições nacionais que atendam suas necessidades e, de resto, toda a sociedade. O governo cria um mercado nacional, e as empresas podem usar o conhecimento adquirido para vender os produtos que quiser para quem quiser arrecadando impostos para o governo.

Fazendo internamente, ou contratando uma empresa brasileira externamente, o governo vai gastar de qualquer jeito, já que os funcionários do governo não trabalham de graça. Já que ao contratar empresas nacionais ou fazer internamente, o governo gasta do mesmo jeito, contratando empresas nacionais o governo faz política industrial e ainda arrecada impostos.

Se isso não acontecer, vamos mais uma vez perder o bonde da História. Escrevam aí.


» Brasileiro, maior, vacinado e reservistsa () em 10/07 20:57

>O governo do Brasil não deve adotar o Conectiva Linux, afinal é uma distribuição mal acabada e
> repleta de bugs.

É uma ótima distribuição, melhor que as estrangeiras. Criou ao apt-rpm que é largamente usado por usuários de SuSE, Red Hat, Fedora, etc. A Conectiva mantém em seus quadros desenvolvedores de primeira linha no mercado internacional.

> Não devemos adotar o Conectiva Linux somente porque é nacional, na minha opinião o software
> nacional só deve ter preferencia se for equivalente ou melhor que o importado, oque no
> caso do Conectiva Linux não ocorre.

O que importa é fazer política industrial e criar um mercado local em torno do software livre. A qualidade do software pode ser melhorada usando a própria política industrial.

> Se a Conectiva fosse uma empresa de tecnologia de primeira linha não estaria na situação
> pré-falimentar em que se encontra.

Só se o AMRO, controlador da Conectiva estiver falindo. O AMRO é uma montanha de dinheiro e a Conectiva está sentada sobre essa montanha e portanto longe de qualquer perspectiva de falir.

> No passado eu fui usuário do Conectiva Linux, comprei o Conectiva Linux 3.0 (Guarani) e achei um
> ótimo produto. Hoje, infelizmente, o Conectiva Linux é um péssimo produto de uma empresa que se
> tormou inviável.

O GOVERNO DEVE CONTRATAR A CONECTIVA OSTENSIVAMENTE.

Por quê? Porque sou pagador de impostos, e quero que meus impostos sejam usados para vitalizar o mercado nacional de tecnologia. E não dá para pensar em mercado de tecnologia no Brasil sem pensar em Conectiva.


» Emerson () em 11/07 10:34

Vamos lá pessoal, o que vale é o que está escrito:

"Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Capítulo I - Das Disposições Gerais
Seção I - Dos Princípios

Art 3° A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
§ 1º É vedado aos agentes públicos:
...
II - estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agências internacionais, ressalvado o disposto no parágrafo seguinte e no art. 3º da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.
...

§ 2º Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:
I - produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional;
II - produzidos no País;
III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
....
"

Então, que vença o melhor, o melhor para o Brasil.


» Kamayuha () em 11/07 13:14

Lamento pela conectiva, mas ja tem "aliens" abduzindo mentes no governo federal a favor da dobradinha NOVEL/SUSI. Acho que no final das contas a Conectica vai ficar chupando dedo no processo de migração pro softaware livre no brasil. ou melhor "BRAZIL COM Z"


» voodoo () em 11/07 13:29


O governo não pode escolher a Conectiva sem licitação porque, no dia seguinte, RH, IBM, SUN e outras entrariam na justiça.

Por outro lado, a Conectiva não conseguiria se qualificar em licitação enfrentando esses caras. Competir com os 'profissionais do marketing' não é fácil...


» LinuxNewsReader () em 11/07 14:13

>É uma ótima distribuição, melhor que as estrangeiras. Criou ao apt-rpm que é largamente usado por usuários de SuSE, Red Hat, Fedora, etc. A Conectiva mantém em seus quadros desenvolvedores de primeira linha no mercado internacional.

É uma boa distro, agora pode se dizer que é igual as estrangeiras. Dizer que é melhor é apenas exagero patriótico. Todas as distros citadas por vc também fizeram contribuições tão importantes quanto o apt-rpm


> A qualidade do software pode ser melhorada usando a própria política industrial.

Isso não funciona, citando o caso dos americanos
que foi usado como exemplo : Quando um governo protege sua industria ela n melhora, ela se acomoda. O suco de laranja e algodão brasileiros são melhores que os americanos, o aço também. E sabe porque os americanos não melhoram o produto deles ? pq não tem concorrência. O governo os protege e eles ficam fazendo produtos de segunda linha.

O governo americano está gastando bilhões com subsídios porque as industrias estão acomodadas.
Isso é o que o protecionismo acaba causando e não é não é dessa forma que eu quero que gastem meus impostos aqui.


> Só se o AMRO, controlador da Conectiva estiver falindo. O AMRO é uma montanha de dinheiro e a Conectiva está sentada sobre essa montanha e portanto longe de qualquer perspectiva de falir.

Errado. A conectiva pode falir sim, o AMRO é uma montanha de dinheiro mas não vão torrar essa montanha de dinheiro na Conectiva. Linux é só mais um negócio na longa lista de negócios deles, se a qq momento definirem que não querem mais investir em linux adeus montanha de dinheiro. E mesmo eles querendo investir não devem destinar muito dessa montanha para a conectiva.

>O GOVERNO DEVE CONTRATAR A CONECTIVA OSTENSIVAMENTE.
>E não dá para pensar em mercado de tecnologia
no Brasil sem pensar em Conectiva.

Não deve, deve escolher a melhor opção. E é possível que não seja a Conectiva. Não dá pra pensar ? Essas duas frases mostram que vc saiu um pouco da linha de argumentos sério e entrou em divagações. Parece papo de acionista da conectiva


» Paulo Cesar () em 11/07 16:32

Nacionalismo é triste...
O governo tem que avaliar o que é melhor para o país. Se ele escolher a conectiva só porque é nacional, vai acabar gastando dinheiro a toa, e ele não vai retornar pro pagador de imposto chorão aí em cima, ele vai é pro bolso dos sócios da conectiva. Só queria lembrar que o protecionismo e pagamento de subsidios ta custando caro pro governo americano, e o Bush só continua pagando os milhoes que isso custa porque assim como aqui, quem mando no governo la os EUA são os empresários.


» semente () em 11/07 23:54

Software livre é universal! Optemos por software livre e por técnicos próximos, locais. ;-)


» Leidson (PopolonY2k) () em 12/07 00:32

Paulo Cesar disse..

"Nacionalismo é triste..."

Triste não, necessário e é algo que infelizmente não temos. Uns 4 anos atrás estive em NY e fiquei impressionado que a grande maioria das casas e apartamentos tem uma bandeira americana estendida na entrada das casas e janelas dos aptos.

Um amigo que morou na França me disse que os franceses são 10 mil vezes piores que os americanos na questão do nacionalismo, tanto que chega a dar raiva.

E quanto ao Bush estar pagando milhões por causa do protecionismo e pagamento de subsidios, pode ter certeza que esse dinheiro só está circulando dentro dos EUA (sem escapar para outros países), ou seja, se tiver que pagar milhões, que fique aqui no Brasil movimentando nosso mercado.

Leidson Campos Ferreira
PopolonY2k
PlanetaMessenger.org


» Guilherme Yan () em 12/07 01:25

Uso Mandrake 10, não importa a distribuição que você use, o que importa é o fortalecimento do Linux como um todo.


» Henrique Paiva () em 12/07 01:46

Citaram ateriormente a criacao do apt-rpm como uma vantagem, mas não devemos nos esquecer que também existe do urpmi utilizado pelo Mandrake que é excelente, nao conheço o apt suficientemente para dizer se é melhor ou pior que o urpmi, mas acho que isso não importa muito né?
Mas não entendo porque tanto alvoroço com o apt, como se fosse o único existente, e ninguém comenta sobre o urpmi.


» LinuxNewsReader () em 12/07 02:06

"E quanto ao Bush estar pagando milhões por causa do protecionismo e pagamento de subsidios, pode ter certeza que esse dinheiro só está circulando dentro dos EUA (sem escapar para outros países), ou seja, se tiver que pagar milhões, que fique aqui no Brasil movimentando nosso mercado."

Esse argumento de que o dinheiro está circulando no pais eh bobagem. Não são milhões e sim bilhões que poderiam estar sendo usados em saúde e educação. Enquanto isso a indústria se acomoda e não se aperfeiçoa pq. a concorrência é afastada.

Paga-se mais caro por um produto, de qualidade menor, o governo deixa de investir o dinheiro jogado nessa indústria em outras áreas.E ainda tem gente querendo defender esse modelo !!!


» Brasileiro, maior, vacinado, reservista e feliz pagador de impostos () em 12/07 03:13

Vou responder aos vários comentários:

> Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993.
> Então, que vença o melhor, o melhor para o Brasil.

O melhor para o Brasil é contratar as empresas nacionais. Se é esse o critério, então espero ver o governo contratar a Conectiva sem demora como distro padrão para toda a administração Federal, Estadual e Municipal. Mas não é o que diz a lei. A Lei 8666 apenas diz que a Conectiva é IGUAL a qualquer outra empresa estrangeira. Isso demole qualquer argumento contrário à contratação da Conectiva pelo governo.

> Lamento pela conectiva, mas ja tem "aliens" abduzindo mentes no governo federal
> a favor da dobradinha NOVEL/SUSI. Acho que no final das contas a Conectica vai
> ficar chupando dedo no processo de migração pro softaware livre no brasil.
> ou melhor "BRAZIL COM Z"

Suponho que se a Conectiva sequer demonstrar algum interesse em se aproximar do governo para ser considerada para uma licitação justa, poderá ser criticada e acusada de buscar favorecimento. Espero que a Conectiva, nacional, tenha os mesmos direitos que a SuSE, estrangeira. Pois o contrário vai demonstrar que não existe nenhuma vantagem em ser brasileiro no Brasil.

> O governo não pode escolher a Conectiva sem licitação porque, no dia seguinte,
> RH, IBM, SUN e outras entrariam na justiça.

Ninguém está falando em contrar a Conectiva sem licitação.

> Dizer que é melhor é apenas exagero patriótico. Todas as distros citadas por vc
> também fizeram contribuições tão importantes quanto o apt-rpm.

A Conectiva é melhor porque é nossa. Tudo que é nosso é melhor do que o que é dos outros. A casa de uma pessoa, por mais humilde que seja, é melhor que a melhor mansão do mundo, pois é nela que encontra abrigo e repouso. Podemos admirar a mansão dos outros, mas não é lá onde refazemos nossas forças. Quanto às outras distros, agradeçemos pela contribuição delas, mas jamais vão se igualar na contribuição que a Conectiva deu e dá ao Brasil.

> Isso não funciona, citando o caso dos americanos que foi usado como exemplo : Quando um governo protege sua industria ela n melhora, ela se acomoda.

Você está cometendo o erro comum: confundindo política industrial com protecionismo. POLÍTICA INDUSTRIAL != PROTECIONISMO. O que estamos falando é de uma postura de incentivo ao mercado interno, à industria nacional, ao talento local. Que é o que todos os brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, querem.

>E mesmo eles querendo investir não devem destinar muito dessa montanha para a conectiva.

O mercado de Linux está crescendo. Se eles não quiserem a Conectiva, eu quero. O conhecimento empresarial em software livre da Conectiva tem um valor inestimável. Não está no código do Linux, mas está dentro de nossas fronteiras.

> Nacionalismo é triste...

O que é triste é ver alguém vender seu terreno por uma ninharia sem saber que tem um tesouro enterrado em seu quintal.

> Se ele escolher a conectiva só porque é nacional, vai acabar gastando dinheiro
> a toa, e ele não vai retornar pro pagador de imposto chorão aí em cima, ele vai
> é pro bolso dos sócios da conectiva.

Se contratar outra distro, vai pro bolso dos sócios da outra distro. Então que vantagem Maria leva? A diferença é que a Conectiva tem uma estrutura empresarial baseada no Brasil, além de posicionar o Brasil como líder tecnológico, contratando e formando mão de obra de alto nível.

>Software livre é universal! Optemos por software livre e por técnicos próximos, locais. ;-)

Muito bem observado. Software é universal, mas as economias têm fronteiras. Contratemos as distros nacionais de SL que oferecem software livre, mas mantêm nosso mercado sob nosso controle.

RESUMO DA ÓPERA

Não há outra saída para o Brasil em sua ambição de ser 1º mundo a não ser seguir a fórmula simples de privilegiar as inciativas nacionais em detrimento das estrangeiras. Não se conhece outra fórmula em toda a História da humanidade. Ser desenvolvido sem privilegiar a indústria nacional é tão absurdo quanto tentar fazer regime e comer bem, ser monge e pular o carnaval. Nós temos que escolher: ou privilegiamos nossa indústria, ou continuamos país de 3º mundo.


» Marcos Alexandre () em 12/07 08:37

É incrível como tem tanta gente que defende o protecionismo.
Concordo com o LinuxNewsReader. Os EUA e Europa só ficaram protecionistas depois que suas indústrias ficaram fortes e eles conseguiram vencer a concorrencia ganhando muito dinheiro.

O Brasil já foi protecionista no passado, com a reserva de mercado para "proteger a industria nacional". A herança disso nós vivemos até hoje. É verdade que tínhamos uma indústria nacional, mas ela se desenvolvia num ritmo muito mais lento que o resto do mundo. Se o país não tivesse mudado essa política, o Brasil ia estar muito mais atrasado tecnologicamente.


» Manoel Pinho () em 12/07 09:11

Embora eu seja contra a contratação de qualquer empresa sem uma licitação, eu acho curioso é que vemos o Mandrake sendo adotado na França e o SUSE na Alemanha (em Munique) e ninguém lá chiou. Houve licitação nesses países também ou simplesmente adotaram a distribuição nacional ? Alguém sabe ?

A meu ver o Brasil deve encarar a escolha da distribuição linux adotada no governo como uma questão estratégica e de soberania. Não acharia certo também o governo largar a M$ e comer na mão de uma Novell/Suse ou IBM só porque ganhou uma licitação.

Na minha opinião o governo não deveria adotar nenhuma distribuição pronta, mas usar uma distribuição customizada (mesmo que seja baseada em outra já existente), de responsabilidade do Serpro ou algum outro órgão governamental, para que o governo tenha a PROPRIEDADE de alguma distribuição, e não sendo um mero consumidor de algo encaixotado. A licitação então poderia ser para escolher alguma empresa como CONSULTORA linux somente (não teria direitos de propriedade sobre a distribuição governamental que ajudasse a criar). O governo então pagaria somente pelos serviços que fossem feitos, e não por licenças de software ou royalties.

E lembrem que há a possibilidade de contratação de pessoas e empresas sem licitação por causa de "notório saber".


» depassagem () em 12/07 09:43

Marcos, é exatamente o contrário. Os países ricos só abriram parcialmente suas economias depois que se tornaram ricos. E apenas nos setores em que são mais competitivos. Veja: ninguém se lembra que não há barreiras de importação de soja no Brasil. Então por que não há importação? Simples: porque somos muito competitivos nesse mercado.

Os países que estão dando um salto qualitativo nas últimas décadas são aqueles que estão fazendo o que os países ricos fizeram e não o que os países ricos disseram que eles deveriam fazer. Exemplos: Coréia do Sul, Malásia, China (recuando um pouco mais no tempo, o Japão).


» LinuxNewsReader () em 12/07 13:01

"A Conectiva é melhor porque é nossa. Tudo que é nosso é melhor do que o que é dos outros"

Isso é ridículo. É o mesmo que dizer que o GURGEL
é o melhor carro porque é nosso, dizer que os aparelhos da CCE são melhores que o da Sony e
Aiwa só porque a CCE é nacional.
se acomoda.

"Você está cometendo o erro comum: confundindo política industrial com protecionismo. POLÍTICA INDUSTRIAL != PROTECIONISMO. O que estamos falando é de uma postura de incentivo ao mercado interno, à industria nacional, ao talento local. Que é o que todos os brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, querem."

É vc. que está comentendo o erro. Suas palavras foram ( e escreveu gritando ) : O GOVERNO DEVE
CONTRATAR A CONECTIVA OSTENSIVAMENTE

Isso é protecionismo. Por acaso isso é "postura de incentivo ao mercado interno", e as outras empresas que trabalham com linux no brasil ?


"O que é triste é ver alguém vender seu terreno por uma ninharia sem saber que tem um tesouro enterrado em seu quintal."

E quem falou nisso ??? A discussão aqui é não favorecer uma distro somente por ser nacional.

E o "RESUMO DA OPÉRA" é apenas um monte de frases nacionalistas. O modo de se tornar um país do 1.o mundo não é favorecer industria nacional, é algo bem mais complexo. Envolve educação, melhor distribuição de renda, desburocratização do estado, combate a corrupção, melhoria nas leis, ajustes na politíca economica, só para citar alguns.


» odir () em 12/07 13:04

A Conectiva é uma empresa de capital brasileiro?

Odair


» Brasileiro, maior, vacinado e reservista () em 12/07 15:34

> Os EUA e Europa só ficaram protecionistas depois que suas indústrias
> ficaram fortes e eles conseguiram vencer a concorrencia ganhando muito dinheiro.

Isso não correponde aos fatos históricos.

> Se o país não tivesse mudado essa política, o Brasil ia estar muito mais atrasado tecnologicamente.

O Brasil ESTÁ atrasado tecnologicamente. Há alguma indústria tecnológica sobre a qual detemos controle?

De qualquer forma insisto, vocês estão confundindo política industrial com protecionismo. A crítica que se faz ao protecionismo dos EUA é legitima, mas somos nós que a criticamos. Os estadunidenses não estão nem aí se sua indústria é obsoleta, contanto que detenham o controle sobre o mercado interno. Devemos imitá-los nesse quesito: não abrir mão de modo algum do controle do nosso mercado interno. Mas podemos inovar não apelando para o protecionismo.

> A licitação então poderia ser para escolher alguma empresa como CONSULTORA
> linux somente (não teria direitos de propriedade sobre a distribuição
> governamental que ajudasse a criar).

É o começo de uma idéia. É assim que se faz nos EUA. Mas a Conectiva já está aí há dez anos. Fazer o que com ela? Simplesmente rejeitá-la? Que governo é esse que rejeita as inicitivas de seus próprios cidadãos para tornar o Brasil competitivo? Não tem saída. O governo TEM de Contratar a Conectiva, por todas as razões possíveis.

> É o mesmo que dizer que o GURGEL é o melhor carro porque é nosso, dizer que
> os aparelhos da CCE são melhores que o da Sony e Aiwa só porque a CCE é nacional.

Só que a Conectiva não é a Gurgel. Compare a Conectiva com a Embraer, com a Petrobrás, que foram empresas fortemente apoiadas pelo Governo e estão aí dando show. Aliás a Petrobrás e a Embraer demolem qualquer argumento de que o apoio preferencial à indústria nacional acomoda as empresas.

> Suas palavras foram ( e escreveu gritando ) : O GOVERNO DEVE
> CONTRATAR A CONECTIVA OSTENSIVAMENTE
> Isso é protecionismo.

Ostensivamente, quer dizer a olhos vistos, para dar sinal de que ESTE GOVERNO trabalha pelos brasileiros e premia os que os brasileiros que criam iniciativas lícitas aqui.

> Por acaso isso é "postura de incentivo ao mercado interno", e as outras
> empresas que trabalham com linux no brasil ?

Boa pergunta. E a resposta é: se elas forem tão nacionais quanto a Conectiva devem ser contratadas OSTENSIVAMENTE também.

> E o "RESUMO DA OPÉRA" é apenas um monte de frases nacionalistas.

Não é nacionalismo. Alias, não é nacionalismo, não é protecionismo, não é reserva de mercado. Vamos abolir esses termos da discussão porque já está virando muleta para argumentação. E digo mais, se você condena alguém que está disposto a defender e incentivar uma política nacional, você precisa rever seus conceitos, urgentemente.

> O modo de se tornar um país do 1.o mundo não é favorecer industria nacional,

Ninguém jamais será eleito, nem sequer pra síndico de prédio, se exibir essa idéia acima. Se um país não existe para favorecer as iniciativas de seus locais, então ele não presta pra nada. Se ser brasileiro no Brasil não dá vantagem nenhuma em relação ao estrangeiro, não vale a pena ser brasileiro. O síndico do prédio deve defender a unhas e dentes os interesses de seus condôminos, assim como um prefeito deve defender e incentivar os interesses e as inciativas de seus cidadãos e de suas indústrias. O mesmo vale para o governo estadual e federal. É a obrigação deles, é para isso que foram eleitos, é por isso que recebem o dinheiro dos impostos. É para isso que existem.

> é algo bem mais complexo. Envolve educação, melhor distribuição de renda,
> desburocratização do estado, combate a corrupção, melhoria nas leis,
> ajustes na politíca economica, só para citar alguns.

Tudo isso é necessário e desejável, mas não é suficiente. Se você ficar esperando acontecer, o desenvolvimento jamais virá. Corte caminho, favoreça o mercado nacional, fique rico enquanto vai cuidando de todos os itens que você citou. Mas sem dinheiro, nada disso pode acontecer. Porque já diz o ditado "Em casa que não tem pão não há união".


» Hermes () em 12/07 16:50

Manoel Pinho, parabens pela sua colocação.
Hoje a possibilidade de customização de uma Distribuição DEBIAN por exemplo, é muito grande e até simples.
Não esqueçamos que uma distribuição para uso no Desktop é bem simples, requer apenas OpenOffice, navegador, cliente de e-mail, acesso a rede e mais algumas coisinhas. Algo como a instalação padrão do Conectiva 10.
Sinceramente não acredito que seja necessário comprar licensa disto (serão milhões de reais gastos).


» Hermes () em 12/07 16:54

quanto ao "notório saber", ele é altamente questionável: é necessário títulos, etc.
mais o maior problema: Se existirem 2 pessoas com notório saber, qual o critério para selecionar uma delas (neste caso é a licitação).


» LinuxNewsReader () em 12/07 17:03

>Não tem saída. O governo TEM de Contratar a Conectiva, por todas as razões possíveis.

Tem nada, vc. quer passar a idéia errada de que isso é questão de vida ou morte para salvar a industria tecnólogica no Brasil. Papo furado.

> É o mesmo que dizer que o GURGEL é o melhor carro porque é nosso, dizer que os aparelhos da CCE são melhores que o da Sony e Aiwa só porque a CCE é nacional.

"Só que a Conectiva não é a Gurgel."
Ué, mas a GURGEL é nacional, vc. não disse que o nosso é melhor ?

"foram empresas fortemente apoiadas pelo Governo e estão aí dando show."
Apoiar é uma coisa. Contratar ostensivamente é outra, parece que vc hora fala de uma coisa hora fala de outra. O governo não contrata a Embraer ostensivamente.

"Aliás a Petrobrás e a Embraer demolem qualquer argumento de que o apoio preferencial à indústria nacional acomoda as empresas."

Não demolem nada. A Embraer e a Petrobrás não se acomodam pq o governo apóia, não "contrata ostensivamente" os serviços dela. Tanto que o novo jato do presidente não é fabricado pela Embraer.
É a concorrência que as fazem eficiêntes, não apoio de governo.


"Não é nacionalismo. Alias, não é nacionalismo, não é protecionismo, não é reserva de mercado. Vamos abolir esses termos da discussão porque já está virando muleta para argumentação."

Muleta para minha argumentação ? Vc diz o nosso é melhor do que qualquer coisa. Hora diz que o govenro deve contratar hora diz que deve apoiar.
Acho que vc é que precisa rever o que vc está argumentando.

"...você precisa rever seus conceitos, urgentemente..."
Vale o que foi dito acima.


"Ninguém jamais será eleito, nem sequer pra síndico de prédio, se exibir essa idéia acima."

Se exibir apenas idéia essa não será mesmo. Mas vc pegou só essa frase para contruir seu argumento de sindico de prédio.


"Tudo isso é necessário e desejável, mas não é suficiente. Se você ficar esperando acontecer, o desenvolvimento jamais virá."

Caro que é suficiente, dá e sobra para o objetivo. E isso não é ficar esperando acontecer.

"Corte caminho, favoreça o mercado nacional, fique rico enquanto vai cuidando de todos os itens que você citou. Mas sem dinheiro, nada disso pode acontecer. Porque já diz o ditado "Em casa que não tem pão não há união."

O problema não é falta de dinheiro. É como o dinheiro é utilizado. Ficar achando que basta apoiar as empresas para q tudo melhore é ser simplista demais.

Ficar rico e ir cuidando do problema ? As empresa agraciadas com o "apoio" ficarão, seus empregados talvez. Mas e o resto ? Essa idéia de fazer o bolo crescer para depois dividir é o que esta sendo feito até hoje. E Olhe resultado.


» Brasileiro, maior, vacinado e reservista () em 12/07 22:26

>Sinceramente não acredito que seja necessário comprar licensa disto

Ninguém precisa comprar licenças da Conectiva. Basta instalar sua distribuição que é GPL e contratar seu suporte.

>(serão milhões de reais gastos).

Economizar com política industrial não é sensato. O que o povo quer é que o governo economize nos gastos exagerados e descabidos da "desadministração" do dinheiro. Na política industrial, todo centavo gasto vale a pena.

> c. quer passar a idéia errada de que isso é questão de vida ou morte para salvar a industria
> tecnólogica no Brasil. Papo furado.

Salvar a indústria tecnológica no Brasil? Então quer dizer que você admite que nossa indústria tecnológica é um patrimônio ameaçado e que deve ser preservado?

> Ué, mas a GURGEL é nacional, vc. não disse que o
> nosso é melhor ?

É claro que é! Você já leu a história do automóvel? Se você hoje anda num carro com ar condicionado e assento reclinável, sabe que ele nasceu sem capota, com partida a manivela, caro e dando defeito de quilômetro em quilômetro. Fico feliz porque um empresário brasileiro teve a coragem de criar em pleno território brasileiro, contra tudo e todos, uma inciativa legitimamente nacional. Só o exemplo dele já valeu por mil Ferraris do Rubinho.

> O governo não contrata a Embraer ostensivamente.

Em que país você mora? E os Tucanos que a AFA usa para treinar seus pilotos? E os Bandeirantes e Brasílias espalhados pelos Ministérios e Forças Armadas? Quanto ao petróleo, o Brasil tem acho que uns 80% de auto-suficiência em petróleo produzido por ninguém menos que a Petrobrás. Não só o governo, mas eu e você usamos o produto da Petrobrás OSTENSIVAMENTE.

> Tanto que o novo jato do presidente não é
> fabricado pela Embraer.

A categoria de jato que o presidente comprou não é fabricado pela Embraer. Mesmo assim a compra desse jato foi mais que criticada. Se a Embraer fabricasse o tipo de jato que o presidente comprou, e o presidente preferisse um estrangeiro, seria o maior caso de desprezo por uma indústria nacional de que o mundo teria notícia. Voltando à Conectiva, ela faz uma distro par-a-par com qualquer outra do mundo. Não há sentido contratar outra.

> Ficar achando que basta apoiar as empresas para q tudo melhore é ser simplista demais.

Mas se não apoiar, não melhora.

>As empresa agraciadas com o "apoio" ficarão, seus empregados talvez. Mas e o resto ?

Que resto? Só existe a Conectiva como distro comercial brasileira com competência para assumir esse lugar de direito. Eles se preparam para isso, investiram em seus funcionários, ganharam experiência, tiveram visão de mercado. Se anteciparam saindo na frente de muita distro que só apareceu depois que Linux virou auê. Eles têm competência e agora vamos premiá-los alijando-os do mercado porque temos a tradição de nivelar tudo por baixo?

Isso, sim, é comodismo.

> Essa idéia de fazer o bolo crescer para depois dividir é o que esta sendo feito até hoje. E Olhe > resultado.

Cara, sinceramente, não sei do que você está falando. Não falei nada de bolo, nem de divisão de bolo. Falei de política industrial. Sem contratação maciça de empresas nacionais pelo governo não há política indústrial que se sustente. O resto é necessário e deve acompanhar esse movimento, mas não é suficiente se esse passo fundamental não for dado pelo governo.


» LinuxNewsReader () em 12/07 23:37

> Salvar a indústria tecnológica no Brasil? Então quer dizer que você admite que nossa indústria tecnológica é um patrimônio ameaçado e que deve ser preservado?

Eu não disse que é. Vc. tentando "por palavras em minha boca". Eu disse que VC está falando COMO SE contratar a Conectiva fosse a salvação. Não que está ameaçada.

"É claro que é!"
Sim, e vc. dirige um certo ?
:)

E eu também acho a iniciativa do Gurgel válida, mas não é um bom carro.E o usei como exemplo para rebater o seu argumento de que o nosso é melhor só por ser nacional.

"Em que país você mora? E os Tucanos que a AFA usa para treinar seus pilotos? E os Bandeirantes e Brasílias espalhados pelos Ministérios e Forças Armadas?"

Ela tem um contrato com a Embraer como tem com outras. Isso não é "Comprar Ostensivamente", ela também compra aviões dos EUA, Inglaterra e França.

> Tanto que o novo jato do presidente não é
fabricado pela Embraer.

"A categoria de jato que o presidente comprou não é fabricado pela Embraer."
Não é ? Um avião da linha legacy serviria muito bem.

"Voltando à Conectiva, ela faz uma distro par-a-par com qualquer outra do mundo. Não há sentido contratar outra."

Olha, mudou de novo :)
Antes era :
"A Conectiva é melhor porque é nossa. Tudo que é
nosso é melhor do que o que é dos outros"
Agora é :
"par-a-par com qualquer outra do mundo"


"Que resto? Só existe a Conectiva como distro comercial brasileira com competência para assumir esse lugar de direito."

Nesse ponto especifico não estavamo discutindo conectiva. Estavamos discutindo como ser pais de 1.o mundo ( ou 1.o do mundo como vc disse )
O que eu quis dizer foi o seguinte. Ajudar empresa nacional não resolve todo o problema, 1.o tem que tratar de todos os pontos que citei para realmete melhorar. O resto no caso são todos que não fazem parte da empresa "apoiada".


"Eles têm competência e agora vamos premiá-los alijando-os do mercado porque temos a tradição de nivelar tudo por baixo?"

E quem stá fazendo isso ? Só discordo quando vc diz que devemos contratar o nacional "ostensivamente" ou não só por ser nacional.


"Cara, sinceramente, não sei do que você está falando. Não falei nada de bolo, nem de divisão de bolo."

Você disse :

"Corte caminho, favoreça o mercado nacional,
fique rico enquanto vai cuidando de todos os
itens que você citou."

Isso é crescer o bolo ( se tornar rico ) e depois dividir ( investir nos outros itens para
melhorar )

"Sem contratação maciça de empresas nacionais pelo governo não há política indústrial que se sustente."

Tem sim, se as empresas forem competentes e competitivas os clientes aparecerão. O governo
não compra "ostensivamete" sapatos nacionais. E a industria de sapatos vende bem, inclusive para estrangeiros.


» LinuxNewsReader () em 12/07 23:39

"Sem contratação maciça de empresas nacionais pelo governo não há política indústrial que se sustente."

E outra coisa :

Politica industrial é uma coisa, Contratação
maciça de empresas nacionais pelo governo é
outra.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.