Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Crescimento da Wikipedia em português

Notícia publicada por brain em julho 9, 2004 11:12 AM | TrackBack


Patrick (allan.patrick-ig.com.br) disse: "Dois dias depois da edição em inglês alcançar os 300.000 artigos, a Wikipédia em português chega aos 10.000. O crescimento impressiona, pois no início do ano tinhamos pouco mais de 1.000. Colabore, crie um artigo!" A Wikipedia é uma enciclopédia colaborativa desenvolvida livremente por colaboradores do mundo todo. Veja também a notícia recente sobre a edição em inglês.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» depassagem () em 09/07 13:16

Não se intimidem com os textos em pt_PT. O único jeito de se criar novo conteúdo em pt_BR é cada um indo lá e fazendo a sua parte :).


» anakinpendragon () em 09/07 17:06

Galera, muita gente da area de informatica conhece a wikipedia, mas acho que ela precisa de muita coisa na area didatica, seria uma boa se cada pessoa que conhece a pagina tentasse mostra-la para seus conhecidos que sejam professores, e das demais formações possiveis , encorajando os a escreverem artigos, se todo mundo ajudar logo teremos uma enciclopedia on-line que sirva para consultas escolares, e possa ser usada pelos telecentros , por exemplo para estudo das pessoas carentes. Acho Augusto que seria uma boa campanha, "divulgue o site da wikipedia um amigo"


» Augusto Campos () em 09/07 17:39

Conte comigo para ajudar a divulgar a campanha se você for organizá-la!


» Matheus Villela () em 09/07 21:07

Comecei a ajudar lá :)

Fiz uma pequena e breve descrição do gentoo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gentoo_Linux
Mas não estava logado, depois que fui ver como cadastrar :S

E fiz uma descrição bastante detalhada sobre emuladores:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emuladores

Seria interessante se o pessoal que têm sites com artigos e costumam os lançar sobre a FDL os colocassem lá ;)


» anakinpendragon () em 09/07 21:11

Eu realmente nao sei por onde começar,gostaria de uma ideia de como fazer isso. ja passei para uns amigos da universidade e para uma professora de portugues que prometeu passar a ideia para os colegas da area academica...
do resto oque poderia fazer? divulgar em alguns sites de noticias? além de passar e-mail pros demais amigos? (sem que seja como spam...)
Qualquer apoio a um projeto desse deve ser valido.


» depassagem () em 09/07 21:14

Anakin: que tal começar criando ou ampliando um artigo sobre sua cidade ou sobre um assunto que te interesse muito? Informática ou linux, por exemplo. Algumas sugestões de artigos cuja tradução ainda não está completa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mozilla
http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian
http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Wozniak


» xthrx () em 09/07 21:58

Adicionado:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Knoppix


» Paulo Zambon () em 09/07 23:31

Um link do widipedia em um trabalho acadêmico, mestrado ou até mesmo um doutorado seria aceito? Se sim ou se não, por quê? Obrigado.


» Augusto Campos () em 09/07 23:44

Bibliografia em trabalhos é bastante livre. Você pode até mencionar e-mails pessoais, cartas, discursos, panfletos, entrevistas... ou a wikipedia.

Se o avaliador vai considerar uma fonte relevante já é outra história, e depende do contexto.


» http://emulacao.net () em 09/07 23:45

Um link de [[wikipedia]](isso pega hehe) deve ser adicionado acho que da maneira com que se referência qualquer outro texto na internet ;)


» carlinhos () em 10/07 00:17

Não sei se é o caso, mas gostaria de debater: porque não contribuirmos com a wikipédia em pt_BR, a ponto da URL vir a ser http://pt-BR.wikipedia.org/ ?? Vale lembrar que mesmo a wikipédia considera a existência de padrões diferentes da língua portuguesa (veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/Português). A proposta de divulgação apresentada por anakinpendragon pode mesmo ser acrescida de uma mobilização para produzirmos coletivamente nossa wikipedia em pt-BR. O que dizem?!


» gbitten () em 10/07 00:32

Carlinhos,

Discordo totalmente. Podemos perfeitamente conviver com os patrícios portugueses e com outros de nações de língua portuguesa, assim estaremos somando esforços. Fique durante esta semana navegando e contribuindo para o Wikipedia em português e em momento algum as variações linguísticas foram um impecilho ou um disconforto para mim.

Sugiro uma leitura atenta a está página:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Vers%C3%B5es_da_l%C3%ADngua_portuguesa


» Henrique Vicente () em 10/07 02:12

É, eu discordo de você também carlinhos, mas quase que concordo, mas se analisarmos.. nós entedemos português de portugal tanto como de Moçambique, então, para que fazer dois diferentes? Não vejo problemas de algumas palavras estranhas ou até mesmo coisas como por exemplo palavras que aqui são palavrões e lá não e vice-versa aparecer de vez em quando... e quando aparecer e for possível dependendo substituir por uma palavra mais comum para ambos ne..

Basta lembrar que não encontramos sites para ingleses, canadenses e estado unidenses :) encontramos em inglês..


» Henrique Vicente () em 10/07 02:13

Só para lembrar, acima notei que muita gente escreve coisa de informática... poderiam escrever outra coisa que conhecem também, não há problema :) que tal falar da sua cidade...


» depassagem () em 10/07 07:40

As normas que tratam de referências bibliográficas dizem que, ao listar uma página na Internet, devemos indicar a data em que foi feito o acesso. Justamente em virtude da dinâmica inerente ao meio. Já apresentei trabalhos na faculdade colocando a wikipédia como referência bibliográfica. Exemplo:

WIKIPÉDIA. Brasil. http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil Acesso em 10 de julho de 2004.


» Dherik () em 10/07 09:22

Muito bom! Ontem, fazendo um trabalho sobre memórias, acabei passando por aqui e tendo a idéia de adicionar uma descrição das memórias DDR-II... agora, tô terminando sobre as XDR da Rambus (pro trabalho), e depois coloca lá tb.


» Paulo Zambon () em 10/07 10:59

O chato de novo vai ter que ser eu, mas gosto das coisas certas. Com todo mundo contribuindo para o Wikipedia, o conteúdo não fica um pouco "duvidoso", já que não há base científica para atestar o que lá for posto?

Por exemplo: Eu escrevo sobre um certo conteúdo, mas eu sou uma pessoa leiga que quis apenas contribuir, só que o mesmo conteúdo que escrevi pode conter erros (datas, dados, informações imprecisas). Não fica um pouco complicado confiar nessas fontes?

Resumindo o que eu disse; não fica faltando um "ar científico" nessa enciclopédia online, já que o que está escrito vem de uma "fonte duvidosa"?

Desculpem gente, eu sou totalmente a favor do Wikipedia, mas certos pontos têm de ser levantados, não concordam?


» carlinhos () em 10/07 12:32

Ainda sobre o pt-br, gostaria de continuar debatendo. Sim, é certo que não encontramos grandes dificuldades ao navegar na wikipédia, mas mesmo entre seus tradutores o assunto tem esquentado grandes debates, (gbitten dê uma olhada no debate da prória página que você indicou: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia_Discussão:Versões_da_língua_portuguesa )

A página http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Guia_de_tradução_da_Nupedia traz algumas orientações sobre tradução da Wikipédia para pt e como os artigos pt-br serão adaptados por portugueses para pt-pt e os artigos pt-pt serão adaptados por brasileiros para pt-br ...

O debate certamente sobre as "versões" parece que mal começou. Acredito que é mais simples construirmos um Wikcionário http://pt.wiktionary.org único para as "versões" da língua portuguesa do que a Wikipédia.

Acredito e luto muito por trabalhos coletivos, colaborativos e solidários. E não se trata disso, pois assim prosseguirá a wikipédia. Mas será que com uma versão pt-BR não teríamos mais brasileiros contribuindo; e com uma versão pt-pt, mais portugueses? Aliás, o debate em http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia_Discussão:Versões_da_língua_portuguesa )
também caminha por aí.


» Augusto Campos () em 10/07 12:36

A relevância da fonte depende do contexto. Para alguns assuntos, é bem provável que você possa encontrar uma fonte melhor. Para outros, o que você encontra na wikipedia ainda vai demorar uns 10 anos pra entrar em enciclopédias tradicionais.

Assim, na minha opinião, a wikipedia pode ser vista como um complemento às enciclopédias tradicionais - e não como um substituto. Pelo menos no estágio atual.

Mas ela tem uma vantagem que pode fazer sua aceitação crescer muito rápido: quando se encontra um erro nela, a própria pessoa que encontrou pode dar início ao processo de correção, que tem possibilidade de ser bastante veloz.


» Douglas Augusto () em 10/07 12:38

Não sei exatamente como as informações de histórico são armazenadas na Wikipédia. Mas se não puder (facilmente) restaurar o conteúdo de um verbete em uma data (incluindo hora) específica, não há como ter credibilidade para ser usada como referência. O mesmo ocorre para qualquer outro conteúdo dinâmico na internet.

Ademais, é um espaço onde anônimos escrevem (inclusive aceitando mal intencionados), e não há o olhar crítico de uma fonte responsável, de um revisor (identificável) que poderia dar o aval.

Portanto acredito que a Wikipédia, por sua natureza dinâmica e "sem autor", não deve ser utilizada como uma referência científica. É claro que serve muito bem para pesquisas pessoais, inclusive já busquei conhecimento em muitos verbetes da Wikipédia.


» Paulo Zambon () em 10/07 13:03

Augusto Campos e Douglas Augusto,

Obrigado pelas sensatas respostas. Eram essas mesmas palavras que eu estava buscando. O nível da conversa aqui está agradável e só está enriquecendo meu conteúdo. Obrigado pela serenidade. Gostaria de ouvir outras opiniões também. ;-)


» Adrian Nicolaiev () em 10/07 16:28

É muito interessante acompanhar a evolução diária (quase horária) da Wikipedia em português, usando o link RSS disponibilizado para leitores de notícias:
http://pt.wikipedia.org/w/wiki.phtml?title=Especial:Recentchanges&feed=rss
Particularmente, utilizo o SharpReader (http://www.sharpreader.net/screenshots.html) para acompanhar as atualizações da Wikipedia em português.

Espero que possa ser útil aos demais...



» patrick () em 10/07 16:47

Primeira questão (Douglas Augusto): basta clicar na aba história que será possível ver o conteúdo do artigo em determinada data. E, a partir daí, torna-se fácil reverter mudanças.

Segunda questão (carlinhos): é um ambiente democrático, portanto as pessoas discutem os rumos do projeto publicamente e a vista de todos. Como tomar decisões se não for a partir do diálogo entre posições opostas? Ninguém nasce concordando com todo mundo. Venho participando da wikipédia em português desde fevereiro e só três ou quatro artigos (dos mais de 10.000) resultaram em controvérsias sobre pt_PT e pt_BR. E sempre que há uma discussão tratando do assunto, o objetivo de todos têm sido como chegar a um consenso para uma boa convivência.


» Professor Natale () em 10/07 17:12

Coincidentemente, estive pesquisando sobre a língua portuguesa (em inglês) no Wikipedia e fiquei sabendo de uns dados interessantes:

Português:

- É a sexta língua mais falada no mundo;
- É uma das poucas línguas que possui comunidades falantes em todo o mundo (devido a imigrações e colonizações portuguesas);
- Chegou à maturidade ainda na Idade Média;
- Apresenta alto grau de sofisticação, produzindo literatura de reconhecimento mundial
- Era língua franca na Ásia dos Descobrimentos
- É uma das línguas oficiais da União Européia
- É uma das línguas oficiais do Continente Africano
- Reis e dignatários procuravam ser fluentes em português, na época áurea do Império Português.
- Foi a língua oficial desse mesmo império que foi o de maior duração dos tempos modernos (1415-1975).
- Tem 90% de seu vocabulário derivado do latim, mas incorpora vocábulos do tupi, árabe, francês, provençal, catalão, italiano, russo, inglês, alemão, malaio, hindu, japonês, hebraico, persa, etc.
- É uma língua moderna e versátil.

Parabéns aos que contribuem para que o Wikipedia seja também depositário dessa riqueza cultural que é a Língua Portuguesa.


» cabelo (Luciano Silveira) () em 12/07 19:57

uma opção para quem não tem ideia de qual conteudo contribuir é acessar os verbetes em inglês e traduzi-los.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.