Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gigantes da TI formam grupo para pressionar governos

Notícia publicada por brain em julho 9, 2004 11:07 AM | TrackBack


Rael (rael@grad.icmc.usp.br) disse: "Saiu na Agência Estadão uma notícia que diz que Intel, IBM, HP, Microsoft, Telefônica, Time Warner e Cisco formaram um grupo para tentarem influir nos governos da América Latina. Alguns propósitos nobres, como inclusão digital e diminuição da pirataria. Outros nem tanto, como melhores leis de direitos autorais (pra quê se nossa lei já protege isso e não é abusiva como nos EUA?)." E eu acrescento: melhores leis do ponto de vista de quem? Nossas leis de direitos autorais são recentes e bastante avançadas.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Everton Lucas () em 09/07 11:57

Vem cá, ninguém aqui vê TV não? Ja saíram notícias no Jornal Hoje e no Jornal Nacional sobre a pirataria de softwares. Estranho, não? Detalhe: O entrevistado era o presidente da ABES... Não era a hora do software livre se movimentar?


» Augusto Campos () em 09/07 12:22

Acho que o software livre vem se movimentando há algumas décadas. Claro que se você tiver alguma proposta de ação adicional, certamente haverá interessados em ouvir.


» jcassale () em 09/07 12:57

Isto está me cheirando muito mal.


» Hermes () em 09/07 13:25

jcassale

Bota cheirando mal nisso.....


» Eduardo Nogueira () em 09/07 13:37

Eita agenda setting dos infernos =)
é a bola da vez. acho que eles estão tentando pressionar a legalização dos softwares com a redução ao máximo das taxas de pirataria e ameaça de barreiras comerciais.

Nesse contexto, as empresas que usam piratas têm duas opções: ou migra de uma vez pro linux ou compra a licensa do windows... osso hein?

A Hora de agir pesado tá começando, a guerra tá começando a esquentar. Agora temos que falar com todos, todos mesmo o que é o linux e mostra na prática como ele pode mudar o que o senso comum entende por computador, mostrando-os que existem diveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeersas alternativas ao windows e que só o fato de usá-las, está ajudando não só o país, mas o mundo todo :P


» oscarito () em 09/07 15:43

Vamos interpretar a notícia:

"Gigantes da TI formam grupo"

Apesar de ser percebidos como empresas independentes que têm lá suas diferenças no varejo, no atacado, eles representam o mesmo interesse. Então esse grupo sempre existiu. A ALCA era o fórum preparado por eles para, a troco de uma suposta inclusão em seus mercados, perpetrar o intento de mudar nossas leis. A ALCA fracassou, então é hora da usar outros argumentos e uma estratégia de "guerrilha" para submeter mais uma vez toda a América Latina.

Mas há algo que precisamos notar. Se a notícia está na imprensa, é porque os esforços já estão adiantados. Esperamos que nossos políticos não cedam à tentação e façam como fizeram com nossa indústria de cinema nos anos 50 (Vera Cruz e Atlântida), dando incentivos fiscais para distribuição estrangeira de filmes, inviabilizando a produção nacional.


» EdCrypt () em 09/07 15:59

Pram mim isso parece parte de uma manobra maior ainda para exportar para os Latino Americanos as idéias por traz de termos como "MPAA", "RIAA", "EULA", "SOFTWARE PATENTS", etc e etc... Tudo com intuito de transformar informação e cultura em puros objetos de mercado. Do mercado deles, claro.


» Everton Lucas () em 09/07 17:47

Pessoal
É hora de mostrar, principalmente, que SW Livre é viável! Não de ficar pensando em uma ou outra distribuição, mas principalmente em quais resultados já foram alcançados.
Eu venho a algum tempo montando bons servidores de arquivos para integração com redes Windows, por menos de R$ 5000,00. Com backup automatizado e tudo. O melhor é que meus clientes enxergaram que não era gasto, era investimento!
O boca a boca é a propaganda de melhor retorno, pois as pessoas confiam em indicações! É hora de falarmos de Linux e mostrar que dá resultado...


» Rael () em 09/07 21:39

Augusto: me expressei mal. Entenda "melhores leis de direitos autorais" como "leis de direitos autorais mais abusivas".


» Carlos Vitoriano () em 10/07 19:53

Não sei se é viajar de mais mas seria um ESTARDALHAÇO se o Globo Reporter (Tô viajando....) fizesse um programa sobre software livre. Era muito pano para manga.... Imaginem:
Marcelo Tossati, o carinha do windowmaker(não lebro o nome era ko alguma coisa....) sendo entrevistados.....O stallman(Se é que ele dá entrevistas para a TV), Carlos Morioto, sergio Amadeu...... Telecentros....E por ai vai..... Seria uma Viagem ou pode ocorrer em um futuro distante?


» Luciano () em 11/07 01:22

Li a notícia lá no www.extadao.com.br e não deixei de notar a seguinte frase:

"amplo respeito ao direito de propriedade intelectual"

Isso me cheira (ou melhor, fede) a patentes de software.


» Joao Emanuel () em 12/07 10:40

Pessoal estar na hora de começar realmente a fazer manifestos maiores do que estão sendo feitos, pois só assim poderemos combater esta destruição da liberdade. E também devemos criar um documento provando que as leis de direitos autorais americanas são abusivas, restringe o desenvolvimento para as grandes coorporações e impedem dos paises "subdesenvolvidos" criarem sua própria tecnologia. Além do mais não devemos esperar para que as pessoas dos nossos paises que defende essas grandes coorporações acordarem e perceberem que foram enganadas.


» Augusto Campos () em 12/07 10:48

Não espere por estas pessoas, João! Faça sua parte! Escreva o documento, que não faltará onde publicá-lo! Ou inicie o projeto, e não faltará onde anunciar para solicitar colaboradores nas áreas que você precisar de ajuda.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.