Notícia publicada por brain em julho 9, 2004 11:07 AM
| TrackBack
Rael (rael@grad.icmc.usp.br) disse: "Saiu na Agência Estadão uma notícia que diz que Intel, IBM, HP, Microsoft, Telefônica, Time Warner e Cisco formaram um grupo para tentarem influir nos governos da América Latina. Alguns propósitos nobres, como inclusão digital e diminuição da pirataria. Outros nem tanto, como melhores leis de direitos autorais (pra quê se nossa lei já protege isso e não é abusiva como nos EUA?)." E eu acrescento: melhores leis do ponto de vista de quem? Nossas leis de direitos autorais são recentes e bastante avançadas.
Vem cá, ninguém aqui vê TV não? Ja saíram notícias no Jornal Hoje e no Jornal Nacional sobre a pirataria de softwares. Estranho, não? Detalhe: O entrevistado era o presidente da ABES... Não era a hora do software livre se movimentar?
Acho que o software livre vem se movimentando há algumas décadas. Claro que se você tiver alguma proposta de ação adicional, certamente haverá interessados em ouvir.
Isto está me cheirando muito mal.
jcassale
Bota cheirando mal nisso.....
Eita agenda setting dos infernos =)
é a bola da vez. acho que eles estão tentando pressionar a legalização dos softwares com a redução ao máximo das taxas de pirataria e ameaça de barreiras comerciais.
Nesse contexto, as empresas que usam piratas têm duas opções: ou migra de uma vez pro linux ou compra a licensa do windows... osso hein?
A Hora de agir pesado tá começando, a guerra tá começando a esquentar. Agora temos que falar com todos, todos mesmo o que é o linux e mostra na prática como ele pode mudar o que o senso comum entende por computador, mostrando-os que existem diveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeersas alternativas ao windows e que só o fato de usá-las, está ajudando não só o país, mas o mundo todo :P
Vamos interpretar a notícia:
"Gigantes da TI formam grupo"
Apesar de ser percebidos como empresas independentes que têm lá suas diferenças no varejo, no atacado, eles representam o mesmo interesse. Então esse grupo sempre existiu. A ALCA era o fórum preparado por eles para, a troco de uma suposta inclusão em seus mercados, perpetrar o intento de mudar nossas leis. A ALCA fracassou, então é hora da usar outros argumentos e uma estratégia de "guerrilha" para submeter mais uma vez toda a América Latina.
Mas há algo que precisamos notar. Se a notícia está na imprensa, é porque os esforços já estão adiantados. Esperamos que nossos políticos não cedam à tentação e façam como fizeram com nossa indústria de cinema nos anos 50 (Vera Cruz e Atlântida), dando incentivos fiscais para distribuição estrangeira de filmes, inviabilizando a produção nacional.
Pram mim isso parece parte de uma manobra maior ainda para exportar para os Latino Americanos as idéias por traz de termos como "MPAA", "RIAA", "EULA", "SOFTWARE PATENTS", etc e etc... Tudo com intuito de transformar informação e cultura em puros objetos de mercado. Do mercado deles, claro.
Pessoal
É hora de mostrar, principalmente, que SW Livre é viável! Não de ficar pensando em uma ou outra distribuição, mas principalmente em quais resultados já foram alcançados.
Eu venho a algum tempo montando bons servidores de arquivos para integração com redes Windows, por menos de R$ 5000,00. Com backup automatizado e tudo. O melhor é que meus clientes enxergaram que não era gasto, era investimento!
O boca a boca é a propaganda de melhor retorno, pois as pessoas confiam em indicações! É hora de falarmos de Linux e mostrar que dá resultado...
Augusto: me expressei mal. Entenda "melhores leis de direitos autorais" como "leis de direitos autorais mais abusivas".
Não sei se é viajar de mais mas seria um ESTARDALHAÇO se o Globo Reporter (Tô viajando....) fizesse um programa sobre software livre. Era muito pano para manga.... Imaginem:
Marcelo Tossati, o carinha do windowmaker(não lebro o nome era ko alguma coisa....) sendo entrevistados.....O stallman(Se é que ele dá entrevistas para a TV), Carlos Morioto, sergio Amadeu...... Telecentros....E por ai vai..... Seria uma Viagem ou pode ocorrer em um futuro distante?
Li a notícia lá no www.extadao.com.br e não deixei de notar a seguinte frase:
"amplo respeito ao direito de propriedade intelectual"
Isso me cheira (ou melhor, fede) a patentes de software.
Pessoal estar na hora de começar realmente a fazer manifestos maiores do que estão sendo feitos, pois só assim poderemos combater esta destruição da liberdade. E também devemos criar um documento provando que as leis de direitos autorais americanas são abusivas, restringe o desenvolvimento para as grandes coorporações e impedem dos paises "subdesenvolvidos" criarem sua própria tecnologia. Além do mais não devemos esperar para que as pessoas dos nossos paises que defende essas grandes coorporações acordarem e perceberem que foram enganadas.
Não espere por estas pessoas, João! Faça sua parte! Escreva o documento, que não faltará onde publicá-lo! Ou inicie o projeto, e não faltará onde anunciar para solicitar colaboradores nas áreas que você precisar de ajuda.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.