Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft "esclarece" provocação contra Sérgio Amadeu. E a imprensa?

Notícia publicada por brain em junho 18, 2004 01:05 PM | TrackBack


Marcelo Vivan Borro (marcelovborro@ig.com.br) enviou este link do Terra e acrescentou: "Possivelmente arrependida por causa do rebuliço que o assunto causou, a Microsoft está tentando colocar 'panos quentes' sobre o 'pedido de explicações' feito a Sérgio Amadeu: 'Nota de esclarecimento: Não estamos processando ninguém, e o pedido de explicações não está relacionado a uma questão pessoal. A Microsoft continua comprometida com um diálogo respeitoso e aberto com o governo, clientes e a indústria para endereçar as necessidades da economia e da comunidade brasileiras.'"

Além da boa notícia de ver a Microsoft voltar atrás em sua tentativa de provocação judicial, é interessante ver o fato aparecer na imprensa semi-especializada. Lembrando o episódio da ausência de cobertura do FISL na revista Info, pergunto a vocês: o que acharam da cobertura de todo este caso na imprensa nacional? Existiu? Quem tiver links para matérias publicadas fora da comunidade Linux antes de a Microsoft publicar a sua "Nota de Esclarecimento", favor postar.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Gustavo () em 18/06 13:21

Tá com medinho é Microsoft! Queimaram feio o filme... Na nota do sr. Rinaldo Zangirolami ainda tem a coragem de dizer que Micro$oft arrecada mais de um bilhão de imposto por ano! E as porra das licenças que custam uma verdadeira fortuna por um produto verdadeiramente um lixo! Tome vergonha Microsoft!


» Cadu () em 18/06 13:33

Ih... Pelo jeito a Microsoft, além de dizer que os brasileiros não sabem governar direito ( precisando de uma "mãozinha" da MS ) também pensa que somos burros.

Só um burro acreditaria nessa explicação covarde da Microsoft. Além de não admitir as burradas que fez, quer levar vantagem, contando historinhas para boi dormir... Está na hora de dizer NÃO à Microsoft!

Não só por ser uma empresa estadosunidense, ou por cobrar caro por um software de péssima qualidade, mas sim por ser um monopólio.

Muitas pessoas não detestam a Microsoft como monopólio, mas vejam só uma coisa:
Hoje a questão dos transgênicos está ficando cada vez mais polêmica. Não sei se vocês sabem, mas a única empresa que tem a tecnologia e desenvolve sementes transgênicas é uma tal de Monsanto. As plantas, depois de nascerem, não produzem semente, obrigando os agricultores a comprarem mais, e mais, e mais... Quantos ficariam irados ao saber que, em menos de 10 anos toda a agricultura do Brasil e do mundo pode estar nas mãos de uma empresa monopolista??? Pois é... Então por que muitos ainda acham que o monopólio da Microsoft é inofensivo, que não tem problema??

Está na hora de abrir o olho e dar um chute na bunda dessa gigante que só sabe ganhar dinheiro às custas de um povo que passa fome, se passando por boazinha, e que de software não sabe nada... Até uma anta sabe diferenciar software grátis de software livre. Eles porém, não sabem.


» Henrique Vicente () em 18/06 13:37

Acho que a M$ está comprando os jornalistas de muitos jornais por ai, ou então 'facilitando' o trabalho deles.. entregando matérias semi-prontas etc...


» Anderson () em 18/06 13:45

Teve notícia sim, e saiu no Estadão em 16/04 (04:15):
Microsoft leva à Justiça defensor de software livre no governo
http://www.estadao.com.br/rss/tecnologia/2004/jun/16/7.htm


» Augusto Campos () em 18/06 13:49

Que teve eu sei ;-) Peço para publicarem os links de onde teve, para que possamos diferenciar os que cobriram o assunto de forma isenta e os que simplesmente preferiram ignorar o fato.


» tux-br () em 18/06 13:52

No site da info não tem nada sobre o assunto. Eles estão com equipe bem exuta hein !!!!!!!!

Info publica as materias da microsoft
Quantro-rodas publica as da vw
veja.... bom a veja vcs sabem

A maior editora do país chego ua esse ponto !!!


» Charles Bambineti () em 18/06 13:59

Esse mundo ta cada vez hilariante (acho que to rindo pra não chorar), Bush e sua guerrinha estúpida, Micosoft e suas declarações que acha que somos completos imbecis pra engolir, e outros miquinhos amestrados tipo Alice Ramos e Márcio Girão, presidente da Softex falando asneiras por ai...


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 18/06 14:00

Deixando claro que trata-se de uma opinião pessoal, o que tenho a dizer é que a INFO deixou de ser uma revista séria de informática há anos. O público-alvo da INFO deixou de ser profissionais de informática, sendo destinada hoje para usuários finais com conhecimentos limitados. Deixou de tratar assuntos com objetividade para cobrir benchmarks de câmeras digitais.
Se você não faz parte deste grupo que pretende saber qual marca de equipamento é melhor que outra, a INFO não é revista pra você.
Gostaria de ressaltar a todos a importância de iniciativas como esta do Augusto, a criar o br-linux.org. Viva a imprensa independente, objetiva, sem rabo preso com ninguém.


» Marcelo Vivan Borro () em 18/06 14:10

Augusto, achei este link do Infoguerra excelente: http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1087508668,47335,

Completo e explicando bem a situação, inclusive frisando que software livre não é necessariamente grátis.


» Eu () em 18/06 14:22

Eu acho que esse episódio mais uma vez provou que a comunidade de usuários Linux/OSS brasileira, assim como a grande maioria dos brasileiros, são uns retardados mentais.

A MS processa um cara por este ter comparado a atividade daquela ao tráfico de drogas, e os usuários de Linux, que adoram manifestações, que adoram mostrar como eles defendem a comunidade, criam um movimento "O Brasil tem o direito de escolher", mesmo sabendo que o processo não questiona, em momento algum, a escolha feita pelo governo, e sim a comparação infeliz feita pelo Sérgio qualquer coisa.

Pelo o que eu saiba centenas, ou mesmo milhares, de outras empresas também fazem doações para o Governo, assim como a MS. E nenhuma delas gostaria de ser comparada ao tráfico de drogas.

Além disso, eu também não gostaria, por exemplo, de ver o governo dos EUA falando que a Petrobrás atua de forma semelhante ao tráfico de drogas, ou então que aquela base de processamento de urânio enriquecido de Alcântara, que saiu no Fantástico, tem fins terroristas.

Embora uma PESSOA tenha o direito de manifestar suas opiniões, sejam boas ou ruins, um Governo não pode, oficialmente, manifestar uma opinião ridícula como essa, até por que existem milhares de outras empresas que fazem o mesmo que MS faz.

A comunidade Linux brasileira MAIS UMA VEZ provou que é composta por vários retardados rebeldes, e não por pessoas sérias que propõem uma opção viável.


» Marcelo Vivan Borro () em 18/06 14:25

Alias, que tal se o governo criasse uma campanha anti-pirataria de software própria?
Algo mais simples porém amplo, tipo quando houver alguma visita de fiscalização em uma empresa, o fiscal poderia solicitar pelo menos as licenças dos sistemas operacionais de todos micros (mesmo sem inspecionar os micros) e conferir com a Microsoft Brasil a existência das mesmas.
Nada que aumentasse muito a carga de trabalho da fiscalização: Cadê as licenças? Quantos micros são? Confirmar com a MS.
Não tem licença? Ou paga ou migra para SL :-)))


» Ricardo Rabelo Mota () em 18/06 14:37

Ué. Será que este "eu" (um covarde atrás de um pseudônimo) é alguém da M$? Tá parecendo, hein. Aliás, para falar tanta asneira, só sendo da mesma raça.


» Eduardo () em 18/06 14:44

EU... fala besteira não.

O movimento "o brasil tem direito a escolher" tem tudo a ver sim. Não devemos tratar esse fato sem relacioná-lo com as ações que a M$ vem fazendo no sentido de barrar o crescimento e apoio do governo ao Linux, forçando o governo a escolher o Windows.

Porque a MS não processou o BamBamBam da Sun?

Porque aqui a MS acha que ainda está por cima da carne seca, que é como antes, bastava dar umas ligações e os governistas aliados tratavam de lamber o saco ou queimar o alvo...

Dessa vez tem jeito não, lulinha e dirceu tão lado a lado com o amadeu, e pra "queimar o alvo", só tirando o lulinha open source da jogada, hehehe

O futuro é livre... A prática da MS é igual de traficantes (será que vou ser processado?!) Ai, que meda!


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 18/06 14:45

Como sempre, existem pessoas que dão opiniões polêmicas e mal-educadas (afinal, o problema não foi ser polêmico, foi usar o termo 'retardados rebeldes').
Mas em uma coisa eu concordo: a opinião do Sérgio Amadeu, apesar de ser tratar de uma analogia bastante válida, não deveria ter sido dita tão abertamente.. acaba causando este tipo de desconforto.. (acho que é aquele lance de "certas verdades não se dizem..." pelo menos não no palco, deixa este tipo de opinião sincera para os bastidores, em off).

A propósito, acredito que o governo tenha que trabalhar com a obrigatoriedade de adoção do SL no governo porque, se deixar aberto os administradores/gerentes escolherem, eles seriam facilmente seduzidos por "comissões" e "brindezinhos"... dos fornecedores de software proprietário ... não preciso dizer que somos todos adultos e sabemos que este tipo de coisa acontece. "Mudando totalmente de assunto", pagamento de propina também é coisa de marginal .. (melhor não fazer analogia nenhuma desta vez, vai que alguém veste a carapuça e me processa ..)


» Eu () em 18/06 14:45

Ricardo Rabelo Mota,

ao invés de simplesmente dizer que eu estou "falando asneira", que tal dizer qual foi a "asneria" que eu falei?

Por acaso é mentira que o processo era contra a afirmarção feita pelo Sérgio Amadeu, e não contra a escolha feita pelo Governo?

Por acaso é mentira que criou-se um movimento que criticava a MS por que ela estaria processando o governo por este escolher usar Software Livre (o que ela não fez), e não por que ela estava processando o cara por ele ter comparado a MS ao tráfico de drogas (o que a MS fez)?

"Covarde atrás de pseudônimo"?
Se eu estivesse minimamente preocupado com isso, eu poderia colocar qualquer nome, e ninguém nunca teria como saber se o nome era verdadeiro ou falso.


» Celacanto Provoca Maremoto () em 18/06 14:48

Para "Eu" :

Eu sei e você assim como 99% da população incluindo promotores e juízes sabem que a declaração é apenas uma metáfora. É óbvio que ninguém disse que a M$ é traficante de drogas. O que se questiona é a atitude da M$ em CONSTRANGER a autoridade publica responsável pela política de TI no Brasil. É óbvio que está ação foi minuciosamente e estrategicamente estudada pela M$ de forma a causar o maior dano possível ao processo de implantação do SL no Governo Federal.

No país "deles" a M$ seria processada e condenada por um ato desses ... como de fato o foi em outros processos por práticas que o Brasil tenta se livrar !

Lembrem-se : estamos "lidando" com uma Cia. que já foi CONDENADA em seu próprio país por práticas monopolistas entre outras coisas ...


» Marcelo Vivan Borro () em 18/06 14:49

Re: Eu

>Pelo o que eu saiba centenas, ou mesmo milhares, de outras empresas também fazem doações para o Governo, assim como a MS. E nenhuma delas gostaria de ser comparada ao tráfico de drogas.

Fazer uma doação ao governo ou mesmo propaganda de um produto através de doações não tem nada a ver com criar uma dependência para forçar a compra posterior do produto que está sendo doado. Isto sim é uma atitude de traficantes.

>Além disso, eu também não gostaria, por exemplo, de ver o governo dos EUA falando que a Petrobrás atua de forma semelhante ao tráfico de drogas, ou então que aquela base de processamento de urânio enriquecido de Alcântara, que saiu no Fantástico, tem fins terroristas.

Se alguma destas afirmações fossem *verdadeiras*, ou até poderia não gostar de ouvir, mas jamais criticaria a liberdade de outros poderem falar a verdade.


>um Governo não pode, oficialmente, manifestar uma opinião ridícula como essa, até por que existem milhares de outras empresas que fazem o mesmo que MS faz.

Um governo DEVE manifestar suas opiniões, principalmente quando se trata de defender interesses do país, não de empresas particulares.

Aliás, posso perfeitamente afirmar que sua atitude de se esconder atrás de pseudônimos e emails falsos, é algo típico de adolescentes covardes e inseguros. Estou errado? Não. Mesmo que não seja este o seu caso, a atitude continua sendo a de um adolescente inseguro.
E perceba bem: Isto não é uma ofensa à sua pessoa. É apenas uma metáfora relativa ao fato apresentado. Exatamente o caso da metáfora Microsoft/traficante. :-)


» Eu () em 18/06 14:52

Eduardo,

"Porque a MS não processou o BamBamBam da Sun?"

Por que a Sun não é o Governo, por que a MS não paga impostos pra Sun, por que a Sun não deve nada à MS, enquanto o Governo deve (assim como deve a todos os brasileiros, e a todas as empresas com representação no Brasil e que paguem seus impostos).

Enquanto o governo cobrar impostos de pessoas e empresas ele é OBRIGADO a respeitá-las.


E mais uma vez, para os que não sabem ler: existem milhares de outras empresas que também doam para o Governo.


» Covarde Anonimo () em 18/06 14:52

"Alias, que tal se o governo criasse uma campanha anti-pirataria de software própria?"

acho que poderia ser assim:

a PF vai na empresa, fuça tudo, levanta a lista da pirataria na empresa, calcula a multa e oferece um acordo:

ou legaliza
ou muda pra soft livre (o agente jah deixa uma caixinha de CDs com debian, openoffice, etc.)
ou vai em cana.

do jeito que brasileiro é duro, aposto que a maioria vai adotar a opção mais barata e mais pratica: soft livre.


» Pink () em 18/06 14:53

Direito Penal

CAPÍTULO II - DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR
CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

Resistência
Art.329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário
competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:
Pena - detenção, de 2 (dois) meses a 2 (dois) anos.
§ 1º - Se o ato, em razão da resistência, não se executa:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos.
§ 2º - As penas deste artigo são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.

Desobediência
Art.330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:
Pena - detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, e multa.

Desacato
Art.331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.


Preciso dizer mais?


» Daniel Fonseca Alves () em 18/06 14:58

Eu (é estranho falar comigo mesmo ;-))
Acho que neste caso o Sérgio Agiu em legítima defesa pois ao dar a entrevista foi interpelado judicialmente(pelo menos foi a informação passada).
Neste caso acho que a reposta da comunidade seria combater fogo com fogo.
Agora se depois a Microsoft veio com a notícia de que não há processo e que queria apenas conversar a respeito, se era isto desde o início então alguém botou fogo na fogueira de forma irresponsável.
Mas as informações que partiram de diversos meios de informação atestam que houve um ação judicial da Microsoft, ora, se alguém me processa não vou ser bonzinho e agir imparcialmente tentando mostrar os meus erros.
Eu dou é porrada(num sentido jurídico)!


» Eu, o adolescente inseguro () em 18/06 15:00

Marcelo Vivan Borro,

"Aliás, posso perfeitamente afirmar que sua atitude de se esconder atrás de pseudônimos e emails falsos, é algo típico de adolescentes covardes e inseguros"

Leia mais acima o que eu falei sobre a grande importância que eu dou ao fato de usar ou não pseudônimos.


"Um governo DEVE manifestar suas opiniões"

Não, não deve. O Governo deve garantir que as leis estejam sendo cumpridas. Se o que MS faz é crime, ela tem que ser punida criminalmente, e não com afirmações idiotas feitas de formas idiotas.


"Fazer uma doação ao governo ou mesmo propaganda de um produto através de doações não tem nada a ver com criar uma dependência para forçar a compra posterior do produto que está sendo doado. Isto sim é uma atitude de traficantes."

Meu amigo, você parece acreditar que existe empresa altruísta. O ÚNICO objetivo de qualquer empresa é o lucro. Se qualquer empresa faz qualquer doação pro governo, é por que ela acha que de alguma forma vai conseguir lucrar com isso, o que coloca todas as empresas doadoras no mesmíssiomo patamar.

Se o Governo acha que as doações são prejudiciais, ele pode simplesmente não aceitá-las, e não teria problema nenhum.


» Eu, o adolescente inseguro () em 18/06 15:03

Daniel Fonseca Alves,

te passaram a informação errada.

Todo o causo começou quando o Sérgio Amadeu comparou, numa entrevista, se não me engano, para Carta Capital, a atividade da Microsoft de doar softwares para o Governo à atividade de traficantes de drogas.

Ele não poderia estar agindo em legítima defesa, já que ele em nenhum momento havia sido atacado.


» biozit () em 18/06 15:04

esta tendo um abaixo assiando apoiando Sérgio Amadeu.......olha o endereço

http://www.petitiononline.com/amadeu/petition.html


» Eu, o adolescente inseguro () em 18/06 15:08

O que eu mais me questiono é:

se o governo tem tanta certeza que a doação de softwares é prejudicial o prejudica, por que que ele simplesmente não recusa às ofertas?

Por que precisa ficar fazendo declaraçõeszinhas idiotas?

Fazer declaraçõeszinhas idiotas faz parte do governo Lula? Eu pensei que fosse restrito só ao presidente.
(Por favor, uma flame war é suficiente. Não vamos começar a discutir política também.)


» FatTux () em 18/06 15:09

Se o problema é chamar a MS de traficante, então ela deveria processar o próprio dono, o Bill Gates:

"Apesar de cerca de 3 milhões de computadores serem vendidos a cada ano na China, as pessoas não pagam pelo software. Algum dia eles pagarão, no entanto. Já que eles vão roubá-lo, nós queremos que eles roubem o nosso. Eles se tornarão como que viciados, e então, de alguma forma, nós descobriremos como cobrar por ele em algum momento da próxima década." - Bill Gates

Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/2557


» Eu, o adolescente inseguro () em 18/06 15:09

Ooops, faltou uma letra:

"...a doação de softwares é prejudicial _E_ o prejudica..."


» Daniel Fonseca Alves () em 18/06 15:11

Eu
veja esta matéria do Terra.
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI327394-EI553,00.html
Confirma que houve uma ação judicial.


» Eu, o adolescente inseguro () em 18/06 15:16

FatTux,

embora você sido o primeiro a manifestar uma opinião razoável, ainda assim está errado.

O tráfico de drogas não é o único que gera vício.

Existem viciados em coca-cola, viciados em cinema, viciados em futebol, viciados em estudar e também viciados em drogras.

Entretanto, o tráfico de drogas é o único que chega ao poder matando seus adversários, e também outras pessoas, trazendo o caos, um guerra civil, para uma cidade. (moro no Rio de Janeiro, que é uma cidade que está em guerra, graças ao tráfico de drogas, e a coca-cola, nem o cinema, nem o futebol nem o estudo causam isso)

Toda empresa quer criar dependência em torno dela. Isso não é novidade. Não é só a MS que faz.


» Eu, o A I (cansei de escrever, Marcelo me desculpe) () em 18/06 15:19

Daniel Fonseca Alves,

a ação judicial aconteceu *depois* da declaração do Sérgio Amadeu, então esta (a declaração) não pode ter sido em legítima defesa, já que ela que iniciou tudo isso.


» Daniel Fonseca Alves () em 18/06 15:19

Ora temos que convir que se houve um movimento da Microsoft em punir judicialmente Sérgio Amadeu, e a empresa declarou publicamente que não era isto, então recuou.
E se recuou estava errada.


» Vagner () em 18/06 15:20

O pessoal do site que me desculpe. Pelo que vi, não adianta conversar com esse tal de EU. Você estava certo APENAS em corrigir as acusações da microsoft, porém vc não respeitou ninguém. Então eu tenho umas sugestões pra vc:

Passa o seu endereço residencial para a gente mandar:

- 3 cópias da revista veja;
- 3 cópias da revista info;
- 1 kit com todas as versões do windows (piratas, é claro);
- 1 fita vhs com uma semana de jornal nacional.

A propósito, existe um site que possui informações que com certeza vc vai gostar. Sugiro que vc acesse esse site e esqueça que o br-linux.org existe:

www.aliceramos.com

Um abraço por trás pra vc e pra quem fô da sua família.


» domus () em 18/06 15:22

pelo jeito só pode ter gente do baboo por estas bandas!!

http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?topicID=220487


» Augusto Campos () em 18/06 15:23

Pra mim está claro que o "Eu" não achou certo a comunidade Linux brasileira expressar seu apoio ao Sérgio Amadeu quando este se viu interpelado judicialmente por uma empresa sobre uma opinião que ele expressou na imprensa, mesmo que ela seja condizente com ações da própria empresa (vide a declaração de Bill Gates sobre a pirataria de software da MS na China, que ele via como positiva porque criava dependência, por exemplo) e também com opiniões expressas publicamente por outras pessoas que ocupam posições de destaque no mesmo mercado em que a empresa participa de forma hegemônica.

Ele acha que seus argumentos a favor da sua opinião permitem inclusive chamar a comunidade Linux brasileira de "retardados", e o pessoal até já tentou discutir com ele a respeito, mas ele está bastante convencido.

Na minha opinião podemos todos nos ocupar com outras coisas e deixar ele com a opinião dele. Claro que vocês podem também ficar debatendo o dia inteiro com ele, mas acho que esta questão em debate não é de fatos e sim de opiniões, portanto não vejo razão em tentar demovê-lo, se ele prefere pensar dessa maneira.

Abraços
Augusto


» Daniel Fonseca Alves () em 18/06 15:27

Eu.
A comunidade partiu em defesa de Sergio Amadeu por considerar que não houve intenção alguma de difamar a empresa e sim uma comparação.
Comparação esta feita por inúmeras pessoas públicas e que não foram processadas judicialmente.
OK, é uma autoridade, mas não sei com certeza se haveria alguma restrição de alguma autoridade se expressar livremente o seu pensamento.
Considere, comparar com o tráfico não é chamar de traficante.


» FatTux () em 18/06 15:35

-- "Existem viciados em coca-cola, viciados em cinema, viciados em futebol, viciados em estudar e também viciados em drogas"

Ok, "Eu". Eu não estou dizendo que a MS é o único vilão da Terra (aliás a Coca-Cola tem uma ficha bem longa tb).

O problema que vejo no seu argumento é que ele é igual ao de diversas pessoas que conheço, que é o de exigir "coerência" nas atitudes: "se você critica a MS, então tem que criticar todas as outras empresas, etc" - você sabe como é...

O argumento da coerência é um recurso sempre usado por quem está na defensiva. A este argumento eu retruco: escolha uma causa relevante e não perca o foco.

Hoje a "bola da vez" é o lobby da MS, e nada mais. Não precisamos ao mesmo tempo criticar a destruição da camada de ozônio, os alimentos transgênicos, a invasão do Iraque ou a Coca-Cola. O argumento da "coerência" só serve para tentar desviar a atenção.

Nesses dias a "bola da vez" foi a MS, amanhã poderá ser outro cara, e a vida continua.

[]s



» domus () em 18/06 15:49

Pode creh fatTux esse epsodio da MS já ta ficando repetitivo demais, já deu o que tinha que dar.

vamos nos antenar em fatos como esse, deem uma lida e irao gostar

http://www.softwarelivre.gov.br/softwarelivre/artigos/slot_c


» Manoel Dantas () em 18/06 15:56

A Gazeta mercantil apresenta na seção de tecnologia quase todos os dias noticias sobre o Linux, inclusive uma opinião do Gartner Group sobre o uso do Linux. Não vi nada noticiado sobre o caso Amadeu x Microsoft no site de plantão da revista info... apesar da newsletter deles frisar que eles são Powered by Linux. Por que será ?


» Ronaldo Yoyart () em 18/06 15:58

Eu, (no acaso o eu acima, não eu mesmo, entende?)

Acho que entendi o que você quis dizer com os impostos, onde o país pode perder mais dinheiro com a falta de arrecadação de impostos dos produtos Microsoft, do que ela paga para os produtos microsoft.

Porém discordo, com vc que isso seja sustentavel a medio ou longo prazo, visto que com o aumento do nível intelectual das pessoas que trabalharão com o linux, o Brasil, vai passar a ser menos dependente de tecnologia externa, reduzindo assim a emissão de lucros de empresas multinacionais (ou alguem acha que o dinheiro que MS lucra fica todo no Brasil?, qual o custo de manter 150 funcionários no Brasil ?), portanto a justificativa, de que o governo vai arrecadar menos dinheiro com isso é bullshit.

Acredito que num futuro onde o SL estiver estabelecido, o Governo vai sim arrecadar menos impostos com software, mas vai também deixar de enviar dolares para fora do país.
E se o governo e empresas no Brasil deixar de gastar com Software Pago extrangeiro, vai sobrar mais dinheiro para comprar qq outra coisa que seja feita no Brasil, desde o salário do pessoal até e melhoria da qualidade da comida no refeitório.

Concordo com a opnião dos outros que EU(digo, ele acima),foi muito precipitado, ingenuo, e com falta de visão para o futuro.

Chega de imediatismo, acho que tanto o Braisl como os Latinos em geral, procuram sempre fazer as coisas para o agora, nunca pensa no futuro.


» Joao Emanuel () em 18/06 16:13

Para terminardevemos é discutir com pessoas que pensam em melhorar o Brasil e não com pessoas que querem que ficamos dependentes dos Estados Unidos. Este EU deve pensar a mesma coisa que o presidente da MS "Brasil" que foi ótimo acabar com a reserva de mercado, pois assim as empresas brasileiras nunca irão para frente como ocorreu com o hardware, pois no Estados Unidos ocorre reserva de mercado em todos os setores e as empresas americanas estão atualmente extremamente fortes. E no Brasil foi tentado implantar isso, só que pessoas como este EU e o presidente da Microsoft "Brasil" liberou o mercado e acabou com a indústria brasileira, pois temos investimento financeiro externo, mas em contra-partida as nossas empresas são destruídas. Um exemplo: no Brasil não há uma empresa que cria e desenvolve hardware atualmente.


» Ricardo Ribeiro () em 18/06 16:22

Olhem, eu assisti uma palestra do Sr. Sérgio Amadeu no SENAI no começo do ano e sei que ele é uma pessoa extraordinária (seguro, e inteligente) e neste ponto a minha opinião é que o Brasil deveria ter 1.000 Sérgios como ele a frente de nossa Pátria para defender os nossos interesses.
E como eu não posso deixar de comentar eu peço a gentileza daqueles que tem visão de mundo como eu que visitem o meu site e entrem no link: http://usuarios.sili.com.br/ricardoribeiro/brasilnotrombone.htm para perceber o que vem ocorrendo aos olhos de nossos representantes e talvez no mundo todo e ninguém toma uma providência enquanto isso, pessoas não tem o que comer e estão desempregadas expostas a todo o tipo de humilhação neste país desigual onde a Justiça só é privilégio dos ricos e desampara os mais pobres.
http://usuarios.sili.com.br/ricardoribeiro/


» Celacanto Provoca Maremoto () em 18/06 16:23

Repercutindo no SENADO DA REPUBLICA

http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/PressRelease2004Jun17B


» hamacker () em 18/06 16:26

Eu posso estar enganado, mas nao ví nenhum comentario sobre o epsódio na infovexame, digo, info-online. Será que estavam com medo de perder o seu maior anunciante ?
Um comentário maldoso : Acho que a infoexame já era, igual a fenasoft ela se tornou um classificados.


» Nuno () em 18/06 16:50

Quem leu a resposta do Sr. Sérgio Amadeu ás provocações da Microsoft, entende que há por parte dessa empresa forte interesse que o Brasil continue no analfabetismo tecnológico. O governo tem a OBRIGAÇÃO de incentivar o desenvolvimento do conhecimento no BRASIL.
Da minha parte esperava mais empenho do governo petista na NACIONALIZAÇÃO da tecnologia de Informação - mas, por favor sem reservas de mercado ....
Saudações, NUNO


» Theneus () em 18/06 16:54

Me desculpe se estou enganado... mas o governo ja deu os primeiros passos... não espere que as coisas se resolvam de um dia para outro... se é para ser feito que seja bem feito e não as pressas.


» Manoel Pinho () em 18/06 17:06

Vcs leram a quantidade de asneiras e FUD no link do site do Baboo que o domus citou ? Aquele Baboo é o maior vendido que eu já vi e tem sempre idiota que acredita. Não consigo acreditar que haja gente tão desinformada e tendenciosa...

Teve várias antas que chegaram a dizer que o Linus Torvalds que é dono do linux e quer ficar rico como o Bill Gates !!

Eu posso até aceitar o cara preferir usar Windows por qualquer motivo mas preferir a empresa Microsoft e justificar as suas práticas é outra coisa bem diferente. Pelo menos nós temos uma ideologia a defender e eles o que têm ?


» Builder () em 18/06 17:09

Concordo com quem disse que a MS esta comprando a imprensa em geral e o dinheiro que está rolando não deve ser pouco. Recentement uma revista que era declaradamente anti MS passou a apresntar propagandas anti-Linux nas suas páginas. Curiosamente as matérias anti-MS sumiram das páginas. Santa coincidência Batman !


» Penetro () em 18/06 17:12

>Para terminar devemos é discutir com pessoas que pensam em melhorar o Brasil e não com pessoas que querem que ficamos dependentes dos Estados Unidos

Aham.. grande sacada... o "EU" não vem de Eu, Tu, Ele,... e sim de Estados Unidos,

(heheh pra relaxar)

Uma outra coisa interessante, é que grande o índice de participação destes baboozeiros aqui no BR-Linux significa de alguma forma que têm aqui como referência, o que por si só já é um mérito!


» darkside () em 18/06 17:45

Temos que deixar de ser tão bitolados, é óbvio que o fato do Brasil estar seguindo o rumo do SWL levou ao processo da MS. A MS não tem "poder" para barrar a utilização do SWL nas escolas, nos tele-centros, a capacitação de pessoas no governo e tão pouco os estudos feitos nos ministérios, e isso amaeaça muito ela. Se os nossos políticos uma vez na vida colocarem a mão na conciência e pensarem no povo e que o Brasil para ser um país forte deve exportar conhecimento e não importar Caixinhas bugadas! E como a MS pode de alguma maneira tentar impedir o avanço do SWL? Processando e ameaçando pessoas importantes do Governo por coisas banais. Tudo bem que na posição que ele ocupa algumas coisas não devem ser ditas, mas isso foi apenas um bode-espiatório para algo maior.


» domus () em 18/06 17:58

putz olha lá na pagina 3 do forum do baboo, nao fazia ideia que o primeiro de abril tinha um potencial tao grande em bitolar as pessoas, vejam

http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?mode=viewtopic&topicID=220487&num=20&sessionID=ABD25E50305942F996A5B22CCB049CAB&pageNo=3


» Penetro () em 18/06 18:12

> Recentement uma revista que era declaradamente anti MS passou a apresntar propagandas anti-Linux nas suas páginas. Curiosamente as matérias anti-MS sumiram das páginas. Santa coincidência Batman !

Você tocou num ponto interessante. Fica difícil culpar os caras das revistas, dado que a publicidade ajuda a sustentá-las, mas mesmo assim é lamentável ver revistas que sempre se pronunciam a favor do Software Livre/Linux ostentando duas propagandas de duas páginas da MS, bem no inicio da revista.

Mas é isso aí... esta é a MS. Este é o seu jeito de agir, pois o negócio deles apesar de SER RELACIONADO a Software, não é software. O negócio deles é BUSINESS. E esta é a razão de suas práticas monopolistas.

Agora que se sente de fato ameaçada, é que ela vai começar a atacar, e vai defender o seu monopólio até o final. A "guerra" contra o linux vai durar enquanto for mais lucrativo bater de frente com o Linux do que trabalhar junto com este.

Quando em dado momento eles fizerem as contas e chegarem à conclusão de que estão perdendo dinheiro, eles farão produtos para Linux, assim como hoje fazem para MAC.


» FatTux () em 18/06 18:22

"Quando em dado momento eles fizerem as contas e chegarem à conclusão de que estão perdendo dinheiro, eles farão produtos para Linux, assim como hoje fazem para MAC."

Mandou ver! E tenho certeza, esse dia vai chegar!


» Eu () em 18/06 19:00

Eu voltei (ou Eu voltou, tanto faz)

Uma frase do FatTux resume tudo o que eu penso sobre o assunto:

"O problema que vejo no seu argumento é que ele é igual ao de diversas pessoas que conheço, que é o de exigir "coerência" nas atitudes"

Realmente... que absurdo.. exigir "coerência nas atitudes"? Onde já se viu...

Mas... como eu não gosto de resumos vou continuar a responder:

Vagner,
"porém vc não respeitou ninguém."

Eu respeitei, e expus minha opinião, que foi confirmada pela maioria das respostas.

Augusto Campos,
"vide a declaração de Bill Gates sobre a pirataria de software da MS na China"

Pelo jeito você não conseguiu entender que existe uma grande diferença entre querer criar dependência, o que TODA empresa quer, e o tráfico de drogas. Leia mais acima meu comentário sobre a coca-cola.


Penetro,
""EU" não vem de Eu, Tu, Ele,... e sim de Estados Unidos,"

Pelo menos UM comentário com alguma inteligência, e senso de humor. Obrigado.


E para terminar, vou elaborar um pouco mais sobre o assunto:

Não sou contra o uso de SL no Governo. Pelo contrário, acho que deveria ser obrigatório o uso de software nacional, em todos os estabelecimentos públicos.

Em nenhum momento eu falei que sou favorável ao uso de produtos da MS no Governo, mas, como o pessoal daqui adora entender coisas que não estão escritas e não foram ditas, vários mensagens foram formuladas como se eu fosse. Mais atenção, por favor.

Agora, se a MS quer doar software, o problema é dela. O software é dela, e ela doa para quem quiser. Se o Governo vai aceitar a doação ou não, isso é problema do governo. E o fato da MS doar não significa, necessariamente, que o Governo seja obrigado a aceitar. Do jeito que vocês falam, parece que o Bill Gates vai vestir seu uniforme ninja, entrar no prédios públicos de madrugada, e instalar o Windows nas máquinas, contra a vontade do Governo.

Pelo o que eu saiba, não é assim que a MS age.

Agora voltando ao Sérgio Amadeu. Como eu disse, o governo não pode, sem mais nem menos, "dar opiniões". O Governo, por meio do poder Executivo, tem que garantir que as leis estejam sendo cumpridas. Se as leis estão sendo cumpridas, o Governo não pode criticar. Nesse caso, temos duas possibilidades:

(a) a MS não estava infringindo as leis;
(b) a MS estava infringindo as leis.

Supondo que a alternativa (a) seja a verdadeira, o Sérgio Amadeu estava errado, por que ele, como representante do Governo, estava criticando uma empresa que cumpre todos os seus deveres para com o Governo, e que não infringe nenhuma lei, e por isso tem o direito de ser respeitada.

Supondo que a alternativa (b) esteja certa, e que, de fato, a MS estivesse usando praticas ilegais, o Governo estaria errado, por não estar punindo, criminalmente, a empresa.

Nas duas possibilidades, o Governo errou.

Particularmente, eu acho que a alternativa (a) esteja certa. Como eu disse, a Microsoft oferecia os softwares, mas não obrigava o seu uso, e isso é EXATAMENTE O QUE MILHARES DE OUTRAS EMPRESAS FAZEM TODOS OS DIAS.

Mas tudo bem... como disse o FatTux, quem sou EU para exigir coerência nas atitudes de alguém.


» Eu () em 18/06 19:05

Ah, e por favor, isso aqui não é consulta ao psicólogo.

Eu sou mal-educado, egocêntrico, ingênuo, covarde, inseguro, etc.

Sou tudo isso, e muito mais.

Mas realmente eu não estou aqui para discutir minha personalidade, e sim minhas idéias.

Por favor, mantenham-se no tópico. (idéias, e não personalidade)


» Eu () em 18/06 19:13

Continuo:

se as práticas da MS fossem semelhantes ao do tráfico de drogas, o Sérgio Amadeu nesse momento já teria sido sequestrado, torturado, mutilado e assassinado.

Augusto,

essa é uma parte da diferença entre querer gerar dependência ou vício, e agir como o tráfico.

Entendeu?

A MS, como qualquer outra empresa, e também como o tráfico, quer ganhar dinheiro e dominar o mundo.

A diferença entre as empresas e o tráfico, é que o primeiro grupo age de acordo com as leis, e o segundo não.

É díficil? (se for, eu posso explicar melhor)


» Marcus Moreira de Souza () em 18/06 19:22

Eu,

É incrível como você insiste as pessoas participantes desse fórum como "retardados rebeldes". Nunca vi pessoas com intesse em "discutir idéias" agir com esse tipo de postura. E ainda vem pra cá pedindo pra não discutirmos a sua "personalidade"! Você é mesmo normal? Tenha santa paciência!


» Augusto Campos () em 18/06 19:22

Sim, eu entendi que tens tua opinião, e respeito teu direito de tê-la. Parece que tens grande desejo de externá-la, e já o fizeste. Parece também que gostas de analisar as opiniões alheias, e debatê-las. Nada contra.

Acho até interessante essa tua argumentação afirmando que esse fato fora do comum que aconteceu é algo que todas as empresas fariam se pudessem, ou que o integrante do governo não tem o direito de se pronunciar desta forma, ou que quando se pronuncia não pode ser ideológico, ou que quando a comunidade o apóia, isso te parece estranho, ou algo assim.

Parece ser um bom exercício de retórica pra ti, divirta-se. Decerto vai ter mais gente por aí querendo debater contigo.


» Bruno () em 18/06 19:38

A notícia do Terra está equivocada, pois a nota da Microsoft é ambígua! Esse pedido de explicações é um passo que qualquer pessoa pode tomar, tendo como base a Lei de Imprensa, no início de um processo por calúnia, injúria e difamação. Leiam só o texto legal:
"Art. 25. Se de referências, alusões ou frases se infere calúnia, difamação ou injúria, quem se julgar ofendido poderá notificar judicialmente o responsável, para que, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, as explique.
§ 1 .°. Se neste prazo o notificado não dá explicação, ou, a critério do juiz, essas não são satisfatórias, responde pela ofensa.
§ 2ª A pedido do notificante, o juiz pode determinar que as explicações dadas sejam publicadas ou transmitidas, nos termos dos arts. 29 e seguintes."
A Lei de Imprensa inteira pode ser lida aqui - http://www.igutenberg.org/leiatual.html

Repetindo: o press release divulgado pela Microsoft é enganoso, e a empresa pode não ter desistido do processo judicial.


» C'K () em 18/06 19:40

Que coisa, vc "EU" parace ser dono da razão, o Brasil já escolheu o caminho, e não voltará atrás, a MS, tem que aceitar que está sofrendo uma derrota a longo prazo.

O $$$ que supostamente a MS investe no Brasil, volta aos EUA, em forma de lucro, é interessante saber que 90% dos funcionários da MS em qualquer lugar do mundo não são técnicos e sim marketeiros.

Quantas empresas tiveram suas operações prejudicadas pelas falhas das diversas versões windows???

Já imaginou se todas empresas que tiveram prejuizos respodessem com processos? e aí como fica?

Seu argumento é típico de que vc depende ou é funcionário da Microsoft, então limite-se ao seu espaço e seja inteligente em debater com os outros


» C'K () em 18/06 19:41

Que coisa, vc "EU" parace ser dono da razão, o Brasil já escolheu o caminho, e não voltará atrás, a MS, tem que aceitar que está sofrendo uma derrota a longo prazo.

O $$$ que supostamente a MS investe no Brasil, volta aos EUA, em forma de lucro, é interessante saber que 90% dos funcionários da MS em qualquer lugar do mundo não são técnicos e sim marketeiros.

Quantas empresas tiveram suas operações prejudicadas pelas falhas das diversas versões windows???

Já imaginou se todas empresas que tiveram prejuizos respodessem com processos? e aí como fica?

Seu argumento é típico de que vc depende ou é funcionário da Microsoft, então limite-se ao seu espaço e seja inteligente em debater com os outros


» Daniel Fonseca Alves () em 18/06 19:42

Eu.
Acho que uma autoridade não poder se expressar é para mim algo sem fundamento jurídico.
Agora o Sérgio Amadeu segundo vc deve então ser processado por calúnia e difamação.
Acho muito difícil um juiz dar ganho de causa por ter o Sérgio dito que a empresa usa de "práticas de traficante" sendo muito bem entendido como a prática de vício(e não outras mais violentas).
Sem mais;


» eu () em 18/06 19:47

Augusto,

Realmente, não existe nada mais ridículo do que bancar o superior na Internet.

Essa posição de "pode falar a vontade, que eu não to nem aí" parece o que eu fazia quando tinha 10 anos.
(hmmm... provavelmente sua próxima posição vai ser não responder nada, já que é isso que as mães ensinam pras crianças: "Filhinho, quando alguém te provocar, seja superior e ignore a provocação". Bom, agora, pra provar que eu estou errado, você talvez responda)

Agora:
"afirmando que esse fato fora do comum que aconteceu é algo que todas as empresas fariam se pudessem"

(assumo que o "fato" é a doação de softwares para o governo)
1o) esse fato não é fora do cumum, acontece todos os dias, com a MS e com outras empresas. (e não é só de software que estamos falando)

2o) as outras empresas não "fariam se pudessem". Elas fazem, o que é normal.

Se você está falando sobre o processo judicial, eu acho que qualquer empresa que fosse comparada ao tráfico de drogas pelo governo, mesmo sem estar infringindo nenhuma lei, faria o mesmo.

Não só empresas. O mesmo vale para pessoas físicas. Se o governo lhe acusar de algo injustamente, você pode processar o Governo. É assim que funciona.

Lembre-se, que o Lula expulsou um jornalista do país por que ele disse que o Lula era acoólico. (falar que uma pessoa que constantemente aparece com um copo de chaçaca na mão é alcoolico não pode... agora, sair por aí dizendo que um empresa usa táticas do tráfico de droga, isso é outro história)

E você parece insistir que não tem problema um integrante do Governo sair por aí falando o que quiser. Tem sim. A revista não estava fazendo uma reportagem para conhecer detalhes da vida pessoal do Sérgio Amadeu, e sim do Presidente do ITI, cargo oficial do Governo, financiado por impostos. Ele não estava ali como "pessoa física", e sim como representante do Governo. Nessa posição, as opiniões que ele manifestasse estariam sendo atribuídas não só a ele, mas também ao Governo.


E mais uma vez: eu não estou interessado em opiniões sobre a minha personalidade, obrigado.

Comprovando o que eu disse antes...

"Que coisa, vc "EU" parace ser dono da razão, o Brasil já escolheu o caminho, e não voltará atrás"

Que caminho? Usar SL livre no Governo? Se for, eu lamento informar, mas eu também sou favorável. (leia, antes de falar)


» Eu () em 18/06 19:56

Daniel,
"o Sérgio dito que a empresa usa de "práticas de traficante" sendo muito bem entendido como a prática de vício"

O vício, ou a dependência, é desejado por qualquer empresa que vende um produto, de qualquer ramo, seja ele software, carro, roupa, ou drogas.

Nesse caso, esse tipo de comparação (comparei com traficantes por que eles também querem viciar o consumidor) é sem sentido, por que, "viciar o consumidor" é o desejo de qualquer empresa. Não só de empresas, mas também de pessoas. Quando uma pessoa trabalha para se destacar e ficar importante dentro de uma empresa, ele está querendo tornar a presença dele algo importante, a ponto de a empresa depender dele. Isso é normal, e não é ilegal. (nem imoral)

Acho que já dei muitas explicações, mas, infinitas explicações não são suficientes para quem não quer entender.

Vou fazer igual a mãe do Augusto ensinou, e vou adotar um silêncio profundo, para mostrar como sou superior.

Abram a minha home-page.
Se aplica a todos nós. (inclusive a mim e ao Augusto, mesmo tendo ele agido exatamente como a mãe dele mandou.)


» Celacanto Provoca Maremoto () em 18/06 19:57

Tô até triste pois o "EU" não comentou os meus posts ... isso é DISCRIMINAÇÃO .. ! Também quero arder nos quintos dos infernos com este flame ... !! Vou processar o "EU" criminalmente ! !


» Augusto Campos () em 18/06 20:08

manda bala, Eu!


» Bruno () em 18/06 20:08

Explicando meu post anterior: a Microsoft disse que não está processando ninguém porque, a rigor, esse "pedido de explicações" não é um processo. Mas é quase uma intimação. Se não for respondido em 48 horas, permite que seja aberto um processo judicial. E, se a Microsoft considerar que essas explicações são boas, pode pedir a um juiz obrigar a revista Carta Capital a publicar tal explicação, a título de direito de resposta.


» Eu mando () em 18/06 20:14

Já que o Augusto quebrou seu voto de silêncio, vou abrir uma exceção também, para perguntar:

O que é pior, um jornalista dizer que o Lula é acoolatra, ou um representante do Governo afirmar, em nome do Governo, que uma empresa usa táticas de traficantes de droga?

Por favor, se forem responder alguma mensagem minha, que seja essa.


» Tomas () em 18/06 20:35

O engraçado é que estas empresas sempre tocam no assunto que diz respeito a empregos e divisas, impostos, ou seja, 'beneficios' que ela traria ao Brasil e nessa nota não é diferente, e outra coisa.. na mesma nota ela fala em compromissos a longo prazo.

Software livre tb não vai gerar impostos, nem bilhões de doláres a curto prazo, mas educação, inclusão digital, conhecimento é algo mto bom para um país a longo prazo.


» Marcus Moreira de Souza () em 18/06 20:41

Eu,

O que é pior? Pior é um bando de "retardados rebeldes" ficar aqui batendo palmas pra maluco dançar! Você tá dando um show heim?!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 18/06 20:50

O problema do Lula alcoólatra foi ele ter usado de meios autoritários - cancelar o visto do sujeito etc. - em vez dos meios de qualquer outro mortal: utilizar de seus direitos e acionar o judiciário por calúnia e difamação. Pode ter certeza que se ele tivesse apenas processado o gringo não haveria essa polêmica toda.

Já o caso da Microsoft é bem diferente. O Sérgio Amadeu fez uma analogia - falou que eles se comportavam COMO traficantes de drogas no que se tange ao vício. Foi mais longe: explicou que essa analogia se aplicava ao modo que o traficante primeiro dá drogas de graça pra depois cobrar preços exorbitantes pelas próximas doses, uma vez que o usuário estivesse independente (não usou essas palavras, mas não tô com o artigo aberto aqui). Ou seja, não mencionou que a analogia se aplicava a usar armas e ficar na ilegalidade.

A meu ver, embora seja uma figura de linguagem forte (e pra talhar bem a impressão, pra ser educativo, isso é desejável), não tem nada de errado com a declaração do Sérgio Amadeu. Ele não chama a Microsoft de traficantes. Ele faz uma analogia e até especifica que parte da analogia é válida. Outras sumidades e autoridades já disseram analogias e declarações muito piores.

A comunidade reagiu fortemente com o acionamento do Sérgio Amadeu. Claro, muitos com desconhecimento de causa - ninguém sabia se ele estava sendo processado ou ameaçado de processo ou o quê. Acho que os posts aqui já disseram bem o que aconteceu. Mas além de apoiar o senhor Sérgio Amadeu por ter feito uma analogia válida e não um ataque sem sentido, fez a (em minha opinião válida) inferência de que a Microsoft está fazendo esta incursão no campo judicial para intimidar o governo e de alguma maneira prejudicar o processo de adoção do software livre.

Felizmente, parece que o tiro saiu pela culatra. Isso constou como grande publicidade negativa para a Microsoft (exceto pela Info e outras publicações compradas ;) ).


» Leidson (PopolonY2k) () em 18/06 20:54

Augusto essa é para o EU,

Como vc pode ver o EU não deve ter "10 anos" tentando "ser mais superior", segundo ele, conforme as mães ensinam - (engraçado a minha não me ensinou isso ...vou processa-la), ele está na fase rebelde....com 13 anos, igual o Harry Potter (já assistiu o último HP EU ??).

Me desculpe fazer um post sobre sua personalidade, mas como sou um "retardado", "débil mental" não entendi.

Beijinhos

Leidson Campos
PopolonY2k
PlanetaMessenger.org


» Augusto Campos () em 18/06 21:13

Eu não fiz nenhum voto de silêncio, você que tentou fazer em meu nome. E como em um caso anterior, você parece se indignar quando as pessoas não querem debater com você. Isso não é me considerar superior, é simplesmente saber conviver com quem tem idéias opostas. Não sei se é bem o caso, mas eu não me importaria se você quisesse achar e afirmar que o Sérgio Amadeu é o vilão e que a Microsoft é vítima. Sério! Só que acho perda de tempo ficar aqui debatendo esse ponto contigo horas a fio...


» Caadu () em 18/06 21:19

Concordo em gênero, número e grau com o EU!
Afinal... Não sou retardado mental? =)


» JCCyC () em 18/06 21:24

Ô "Eu", vê se é dificil entender isto aqui:

Por mais desagradável que a declaração do Sérgio Amadeu possa ter parecido à Microsoft, ela NÃO TEM NADA DE ILEGAL. Não se está acusando ninguém de crime. O crime dos traficantes não é o "mecanismo de vício", e sim A SUBSTÂNCIA EM SI.

Não se sentir ofendido NÃO é um direito inalienável de ninguém, muito menos de empresas.

Não foi você mesmo que disse que vários outros produtos, legais, também viciam? Pois é, eles usam a mesma tática. Falei. A Coca-Cola usa, a Pringles usa... tem cabimento me processar porque eu disse isso?


» Jose Luis () em 18/06 21:47

Ola amigos,

Todos têm o Direito de se expressar. Todos têm Direito de ficar calados. Todos têm o Direito ser ridiculos, até um certo ponto, claro! Mas esse tal de Eu, ultrapassa todos os limites da idiotice e, isso, não é concebível. Chamar uma comunidade inteira de retardados é sandice. Aliás, não só a comunidade, mas a maioria dos brasileiro. Você é brasileiro, filho? você certamente deve ter se auto-incluído no meu dessa maioria que você julga desprezível. Esse que você denomina de "retardados" são os que procuram soluções e querem liberdade. Mas, digo-te uma coisa, amigo! Não julgue os outros pelo que você é. Retardados? somos? ou será que és tu o retardado? Com ceteza não somos retardados... Talvez rebeldes. Mas, não sem causa. A causa é justissima. Provou, ao contrário que o amigo prega, a solidariedade de toda uma comunidade em prol de um de seus membros mais ilustres. Isso é ser retardado? Então eu sou retardo. Retardado é ficar paralisado no tempo e no espaço, enriquecendo os outros e exportando divisas para outros paises e, la, gerando empregos. Retardado, filho, é ficar dependendo de uma só coisa, no caso, um SO. Agora, filho, se você defense seu emprego é outra coisa. Mesmo em defendedo seu emprego não tens o direto de chamar a todos de retardado. Mas difamar tanta gente em poucas e toscas linhas, diria que é hilário, se não fosse loucura. Cego é aquele que nao quer ___. Complete se for capaz. Isso nao deve constar no curso que você fez. Mas, mesmo assim, vai uma dica: Começa com a letra V e não com a R.

PS: Será que vou ser processado por isso? Tomara! Estou mesmo precisando de dinheiro. Nada como uma Ação por Danos Morais.


» Augusto () em 18/06 22:41

Esse Brain e a os que puxam o saco, vai Brain seja homen e quando vc vai casar com a Claudia, aquela maravilhosa...


» Joao Emanuel () em 18/06 22:49

EU, quer discussão séria, ok. Vamos lá você disse que não pode comparar a MS ao tráfico, ok você está certo. Mas tenho uma pergunta a fazer para você, se o Sérgio não tem direito de dizer o que disse, será que é justo a Microsoft chamar as pessoas comercializam produtos que não foram pagos os direito autorais de piratas? Pois os piratas além de roubar, matavam todas as vítimas dos seus assaltos. Então a Microsoft também está errada em fazer comparações que não tem nada a haver.
Mesmo que neste caso esteje referindo aos piratas do vale do silício, mas mesmo assim o termo é para caracterizar pessoas que eram ladrões e assassinos que utilizavam barcos.
Se fosse assim só existiria 1% da população brasileira, exagero a parte, mas é a pura verdade.

E viva ao RMS e a GNU por me lembrar disso!!!


» Joao Emanuel () em 18/06 22:52

EU, quer discussão séria, ok. Vamos lá você disse que não pode comparar a MS ao tráfico, ok você está certo. Mas tenho uma pergunta a fazer para você, se o Sérgio não tem direito de dizer o que disse, será que é justo a Microsoft chamar as pessoas que comercializam produtos que não foram pagos os direito autorais de piratas? Pois os piratas além de roubar, matavam todas as vítimas dos seus assaltos. Então a Microsoft também está errada em fazer comparações que não tem nada a haver.
Mesmo que neste caso esteje referindo aos piratas do vale do silício, mas mesmo assim o termo é para caracterizar pessoas que eram ladrões e assassinas que utilizavam barcos.
Se fosse assim só existiria 1% da população brasileira, exagero a parte, mas é a pura verdade.

E viva ao RMS e a GNU por me lembrar disso!!!


» anonimo () em 18/06 23:11

Nenhum estudo foi feito ainda, creio eu, ou pelo menos não é do meu conhecimento, sobre como o fato de uma pessoa poder entender o funcionamento de um software, até fazer modificações, o ajuda a acelerar o seu aprendizado. Acho que estudos comparativos demonstrariam que:

1) Há um menor custo envolvido, usando-se softwares de código-fonte aberto, sendo o mesmo objeto de uso e de aprendizagem

2) Há um maior incentivo à participação, visto que esta é a essência e também é inerente ao desenvolvimento de softwares livres, e como diriam os envolvidos com processos de aprendizagem, a participação é um dos maiores motores para a real aprendizagem

3) Torna aquela coisa de elitismo, em que somente certos privilegiados podem atingir determinado grau de qualificação algo menos freqüente, ou quase inexistente, ou seja, há oportunidade para aqueles que simplesmente querem

4) Diminui grandemente, de fato pode-se dizer que elimina, os sentimentos advindos da percepção de ser explorado, por um modelo comercial atrofiador da nossa intelectualidade, aprisionador, em que se visa apenas o lucro, e desperta e faz crescer dentro da pessoa um sentimento de solidariedade, de comunidade, de dar a outros os mesmos meios que lhe foi proporcionado para crescer. A longo prazo, são imensuráveis os benefícios e, sem dúvida, maiores do que os proporcionados de outro modo, tais como os impostos alegados

Eu nasci numa região do Nordeste com poucas oportunidades educacionais. Sei o que sente uma pessoa que quer aprender, conhecer, mas não tem como. Aí luta, luta, e consegue algo. Isto é facilitado pelo interesse de outros em disponibilizar aquilo que aprenderam e desenvolveram. Poderia discorrer aqui sobre o benefício proporcionado por tudo que está envolvido no software livre, de experiência própria. Muitos dos que poderão se beneficiar também, talvez hoje não tenham voz, enquanto quem tem dinheiro, poder, facilmente se faz ouvir, mesmo que seja para desconsiderar tudo aquilo que foi construído visando o benefício de outros.


Há interesses comerciais no software livre? Há sim. Mas é bem diferente dos interesses e métodos usados por grandes corporações, que só fazem doações, se isto lhe for trazer um retorno, e mais do que o retorno, no futuro.


Desafiaria aqueles que fazem doações: que fizessem sem determinar, nem especificar. Tipo assim: beneficiar estudantes do nível fundamental disponibilizando recursos e deixando que os próprios alunos e professores decidissem como usar os recursos, claro, sem desviar da finalidade,objeto da doação. Se, por exemplo, os recursos forem para informatização das escolas, o doador não imporia nenhum tipo de programa. Aí sim, se veria um interesse real em beneficiar ao estudantes.


» Leonardo () em 18/06 23:27

EU, essa é pra vc.

Suas colocações são um tanto quanto dispersas, mas faço uma pergunta:

Tudo que é imoral é ilegal?
;-)

No caso acho que foi uma SENHORA burrada da diretoria BRASILEIRA da M$. Nem na multa da UE em cima das práticas , aham, viciantes dela por aquelas bandas (Media Player embutido no sistema) ela se aventurou a processar alguma entidade governamental.
Todas comunidades tem seus radicais, gente que segue a onda, etc...
Os "Trolls" da vida.
Você escreveu no início de sua epopéia flamejante:

"Eu acho que esse episódio mais uma vez provou que a comunidade de usuários Linux/OSS brasileira, assim como a grande maioria dos brasileiros, são uns retardados mentais."

Notei que você não se excluiu da colocação.
=o)

Só vou te dar uma dica: a inteligência humana é uma grandeza constante, e a população não pára de aumentar.
=o)

Se TODOS os usuários soubessem consertar seus computadores e programar o que precisam no seu dia a dia, e ter noção crítica como quem não é retardado mental, eu não saberia no que iria trabalhar.

E a Microsoft não existiria. Não nos moldes que existe hj.

E não teríamos os PHBs que temos hoje, na gerência de TI de grandes empresas..

E por aí vai...


» Henrique Vicente () em 18/06 23:37

Dear Me,
a Microsoft adota prática de traficante sim, então, Sérgio Amadeu não falou nada errado, então me diga, a souza cruz também não adota prática de traficante não? Ou ela não vicia... alias, se for nesse ponto a m$ adota de uma forma mais parecida ainda, primeiro, oferece de graça, segundo a baixo custo, quando já estão na mão dela oferecem pelo maior preço possível..


» Eu () em 18/06 23:55

Mais uma vez (pela milesima vez), vocês provaram que tudo o que eu falei é verdade, e que a grande maioria das pessoas que responderam se encaixam na categoria dos retardados que eu citei.

Vamos fazer uma breve recapitulação:

- Sérgio Amadeu diz que a MS usa táticas de traficantes

- MS processa/ameaça processar Sérgio Amadeu

- Grupo de usuários retardados criam um abaixo assinado indignados com o fato de a MS estar processando o Sérgio Amadeu por que esse escolheu que o governo vai usar SL (evidentemente o processo não é por esse motivo, e sim pela ofensa)

- O iluminado "Eu" (que no caso sou Eu mesmo), expõe essa opinião, criticando o abaixo assinado que é contra algo que não está acontecendo. Ao mesmo tempo "Eu" se propõe a discutir se a MS está certa ou errada ao processar o cara. (Vejam bem, mesmo que ela esteja errada, os usuários continuam sendo retardados, por que eles continuam com um abaixo assinado contra algo que não existe)

- Muita discussão

- Estamos aqui.

Nesse momento, comprovando que minha crítica está certa, a maiora das pessoas que postaram alguma resposta demonstram sua indignação por que "Eu" teria dito que as pessoas que não concordam com as táticas adotas pela MS são retardadas.

Claramente, é mais um caso de um grupo de usuários retardados se "mobilizando" para criticar algo que não existe.

Embora eu tenha dito que não sou contra as práticas da MS, eu não chamei de retardadas as que são contra. Eu dei a minha opinião sobre o assunto, e me coloquei a disposição para discutir.

As pessoas que eu chamei de retardadas foram, como vocês podem ler na minha primeira mensagem, as que tratam esse abaixo assinado como se fosse para incentivar o uso de SL ao inves de produtos da MS no Governo. Chamei, e chamo novamente, de retardados aqueles que não conseguem entender que a MS não está movendo um processo contra o fato de o Governo estar usando SL, e sim contra uma ofensa (ou desacato, sei lá qual é a palavra certa) feita pelo o Governo contra a MS.

O PROCESSO NÃO É CONTRA O USO DO SL, E SIM CONTRA A OFENSA FEITA PELO SERGIO AMADEU, e são retardados todos aqueles que não entendem isso.

Também são retardados todos aqueles que responderam como se eu tivesse chamado de retardados todos aqueles que não concordam com as práticas da MS. (embora eu não veja nenhum problema nessas práticas. Como eu disse, cabe ao Governo recusar as doações)


» Cadu () em 19/06 00:03

"O PROCESSO NÃO É CONTRA O USO DO SL, E SIM CONTRA A OFENSA FEITA PELO SERGIO AMADEU, e são retardados todos aqueles que não entendem isso."

Retardado é aquele que só consegue entender algo que está literalente escrito, mas não tem capacidade suficiente de pensar sobre o que está escrito e descobrir o que não está escrito.


» Pramim () em 19/06 00:11

Para mim o Sérgio Amadeu da Silveira e um bundao tb:

"dizer que a provocação judicial movida contra minha pessoa é, por si só, tão inusitada e descabida, que não merece resposta."

Não merece resposta ou nao tem capadidade para isso ?

Bundao


» Programador () em 19/06 00:33

Moçada, espero que tenham se divertido com o meu software de IA e tese de doutorado, o "EU".

"EU" é um software que criei com a única função de trollar fóruns e a versão de hoje é a 1.04-beta. Entretanto o "EU" anda muito falante e está dando a impressão (correta) de ser artificial, então na próxima versão acho que vou cortar o FL (Fator de Loquacidade) dele em uns 40 por cento.

No momento vou deixar o "EU" rodando, puxa, não imaginei que ele traria resultados tão interessantes!...

Agradeço a paciência de vocês, bem como o reporte de bugs encontrados nesta versão.

Abraço.


» EdCrypt () em 19/06 00:34

A Microsoft está dando a cara a tapa. Isso só vai deixar as intenções do governo quanto ao software livre mais evidentes e aumentará a cobrança em cima do governo que terá que prestar contas de que está trabalhando junto à comunidade. A microsoft ainda sai com a imagem ainda pior, se é que é possivel.
Eduardo de O. Padoan, tentando ignorar o ruído...


» Heitor Moraes () em 19/06 03:10

Pq esse EU não sai do anonimato?


» lilux () em 19/06 07:49

Software Livre: Não use apenas por que é mais barato, ou por que ajuda o país, use porque é bom mesmo!


» eluan () em 19/06 08:20

"O PROCESSO NÃO É CONTRA O USO DO SL, E SIM CONTRA A OFENSA FEITA PELO SERGIO AMADEU, e são retardados todos aqueles que não entendem isso."

Você acha que se o governo quizesse continuar usando o software dela esse processo/ameaça iria acontecer?


» Carlos Roberto () em 19/06 08:28

Re: Heitor Moraes

>Pq esse EU não sai do anonimato?

Porventura algum diretor da Microsoft, ver um funcionario tentando defender a sua queria empresa, mas por consequência, consegue mais denegri-la (afinal só mostra o quanto pessoas estúpidas trabalham na Microsoft, sem querer generalizar, claro acredito AINDA que exitam pessoas inteligentes nela) do que enaltece-la. Então ele corre o risco de ser demitido, por falar ou tentar, em nome da empresa.

Re: Eu

> A comunidade Linux brasileira MAIS UMA VEZ provou que é composta por vários retardados rebeldes, e não por pessoas sérias que propõem uma opção viável.

> E mais uma vez: eu não estou interessado em opiniões sobre a minha personalidade, obrigado.

Mais uma vez, repito eu, mostra-te um completo alienado.

1- Generalizando tudo e todos no que puder.
2- Julgando as pessoas sem ao menos conhece-las.
3- Estupido em não conseguir interpretar, palavras, frases e textos em sentidos metáforicos, figurados, tropológicos.
4- Torna para si e para os outros, a sua interpretação como verdade oniciente.

O mais mesquinho é ver uma contradição em que primeiro levando para o lado pessoal, julgando nos, e depois dizeres (com a cara de pau) para não opinarmos sobre a sua pessoalidade/personalidade?

Esqueceste que está em um país democrático? Aonde o que vc tem direito e outros tb tem? Não sejas estúpido a ponto de pedir para que nos (Comunidade Linux) não opirnarmos sobre as suas colocações,pessoalidade, personalidade, ideia, estupidez.

Voltar a ter aulas de interpretação de texto e filosofia não lhe farás nenhum mal.

Ah e da proxima vez que quiseres fazer um "flame war" por favor, retire viseira do rosto e olhe para os lados antes de atravessar a rua, pq se vc continuar assim vai morrer atropelado.


» Pacozila () em 19/06 08:53

Saiu no Slashdot: http://slashdot.org/articles/04/06/19/0249246.shtml?tid=109&tid=117&tid=123&tid=187&tid=99


» Jose Luis () em 19/06 09:44

Caros amigos,

Esse tal de EU não leva nada a sério. O anonimato no qual ele se mantem, prova isso. Suas palavras sao vãs. Tirá-lo do forum não é saida, alem de ser anti-democrático. Doravante, não responderei nenhuma de suas questões por motivos obvios. Para finalizar, só uma frase: O que a Microsft está fazendo tem como objetivo pressionar o Governo do Brasil, através de seu representante. Acredito que isso seja perda de tempo porque o Governo não vai se intimidar perante essa ameaça. Cresça e apareça fiho!


» Joao Emanuel () em 19/06 14:03

O EU porque você não responde a minha pergunta? Ou é tão retardada assim? Então para você a Microsoft pode chamar os outros de ladrões e assassinos e os outros não pode chamar a MS de traficantes?
Você deixa claro que existe dois pesos e duas medidas diferentes para a mesma coisa.

E como você digitou, sou mais um dos retardados que veio a conhecer melhor a lei da imprensa sobre casos assim. E realmente como já ocorreu e muito nos EUA este pedido de esclarecimento é só um passo para o processo, pois antes do processo _"a vítima"_ pede o esclarecimento para _"o acusador"_ e depois dos esclarecimentos se ela não gostar vai e processa _"o acusador"_.


» Builder () em 19/06 14:29

Acho que a comparação ao tráfico e drogas é muito bem aplicada aqui. O fato de você utilizar um software doado, impede o uso de outro e ainda pior, inibe a sua disseminação, desenvolvimento e apoio. Com certeza, mais adiante você pagará um preço caro por isso. Ou seja, ele "vicia" você no software (software base para aquela plataforma, treinamento da equipe, etc.)e depois passa a cobrar pelo uso da droga (a palavra caiu como luva aqui :-).É mais ou menos o que fazem os fabricantes de impressora, que vendem as impresoras a um proço muito baixo e depois te matam no cartucho...


» tu () em 19/06 16:03

semos retardados, mermo. isso tudo num passa de jogada da empresa que nóis todos trabalhamos, direta e indireita, pra pode substanciar a tentativa de patentear o método, o qual os traficantes copiaram, agressivo de "vendas de produto" da microsoft. EU que bolou este plano(EU=advocato).


» Tem () em 19/06 17:03

Enquanto isso os idiotas ficam perdendo tempo com briguinhas mais idiotas que nao levam a lugar algum...


» Marcos () em 19/06 20:12

Não podemos negar que os impostos arrecadados pela M$ são uma quantia considerável,e tbém a quantia de empregos gerados são uma blz, MAS vamos ver o outro lado:
-Quanto a M$ envia anualmente à matriz? e pq estes valores não podem ficar no BRASIL, pagando a desenvolvedores brasileiros? estes valores iriam gerar riquezas no BRASIL para BRASILEIROS, não para engordar ainda mais o bolso do Mr Gates, q já tem até demais?
Alguma organização, governamental ou não poderia analizar esta questão.


» Manoel Pinho () em 20/06 16:04

Olhem esse site com um browser não-IE:

http://www.diganaoasdrogas.com.br/

Aparece um pop-up dizendo "Use o navegador Microsft Internet Explorer para vizualizar o site perfeitamente.".

Viram como a Microsoft faz como o traficante de drogas ? :-)))

Diga não às drogas ! Use Linux !


» Alan () em 21/06 11:18

Ofensas à parte, chamar quem defende a liberdade de um país de "retardados" não merece resposta.
"Eu" (ou seja lá que for), você é brasileiro?


» Eu () em 21/06 12:32

"Ofensas à parte, chamar quem defende a liberdade de um país de "retardados" não merece resposta."

Você, como muitos outros, respondeu :)

Sim, sou brasileiro, e sim, me incluí no grupo dos retardados.


» backneno () em 22/06 11:28

Re: eu

não lembro em qual citação sua, mas, vc comentou que a MS paga impostos para os produtos dela aqui vendidos no Brasil....

Vai estudar antes de falar qq baboseira...

A Ms não paga nem um puto centavo para qualquer produto da marca MS deixada aqui no Brasil.

seu pitoco....


» backneno () em 22/06 11:35

Re: EU

Só uma perguntinha, esqueci de fazê-la antes:

Qual é a sua formação?

Antes que responda, não estou me referindo aos cursos de excell, word, e paint..

Formação acadêmica:>

É não sei se vc sabe mas o Sérgio Amadeu é Sociólogo, espero que vc sabe o que isso significa.


» Felipe () em 23/06 01:16

Em primeiro lugar, vou esclarecendo que não li a reportagem da revista Carta Capital (faço severas restrições a tal publicação). Pelo que eu pude perceber, a grande questão para "EU" é: "Sérgio Amadeu errou ao comparar a artifício da Microsoft, doando pacotes de software aos governos, às táticas empregadas pelos traficantes de drogas?"
Desculpe-me se eu estiver errado, mas ainda que você não concorde com a prática da Microsoft, sua linha de argumentação faz parecer que ela é inofensiva. Não se pode comparar doações de softwares como o "Windows" com a doação de veículos, por exemplo. Um funcionário pode dirigir sem problemas um Renault ou um Ford, sem demandar um novo período de capacitação. Evidentemente, o mesmo não ocorre com sistemas operacionais. A Microsoft sabe, e por isso doa, que ao acostumar a burocracia com seus produtos estará criando um mercado cativo e, como você mesmo concorda, DEPENDENTE. Isso é ilegal? Não! É imoral? Bem, aí vai de cada um... É uma estratégia parecida com aquelas dos comerciantes de entorpecentes (não direi "traficantes de drogas" pois quero evitar um processo) ? Considero as similaridades óbvias. Objetivamente, a metáfora de Sérgio Amadeu é um absurdo? Não vejo onde. Por sinal, não é absurda nem como comparação direta. Aqui nada mais faço do que repetir o que já foi dito pelo Cláudio Sampaio.

Também acho inconveniente a abordagem que você faz da atuação das empresas. Ao declarar que: "O vício, ou a dependência, é desejado por qualquer empresa que vende um produto, de qualquer ramo, seja ele software, carro, roupa, ou drogas." você parece ter uma visão bastante distorcida do capitalismo. Na minha visão cor-de-rosa do mundo, um negócio surge quando um empreendedor identifica uma "necessidade" na sociedade. Então ele cria um produto ou serviço para atender a esta "necessidade" e começa a ganhar direito com isso. Alguém vê isso e pensa que também pode ganhar dinheiro com essa "necessidade", e cria uma produto (ou serviço) similar e passa a concorrer com o primeiro indivíduo. NADA (teoricamente) impede que outros se juntem a este jogo, e cabe ao consumidor decidir por aquele que melhor atende a sua "necessidade". Idealmente, é papel do governo zelar para que este "jogo" seja realmente um jogo limpo.Se isso não acontece na "vida real" é outra história...
Uma "necessidade" também pode ser criada através do marketing, que normalmente explora "bugs" da personalidade humana, mas isto não anula o raciocínio anterior. Mas quero deixar claro que "necessidade" é diferente de "vício" e a dependência que a Microsoft procura criar não é em relação a um determinado produto ou serviço (por exemplo, dependência de sistemas operacionais) mas em relação a ela. Acho que sei o que você quis dizer com aquela frase, mas empregou a palavra errada. "Toda empresa procurar dominar o mercado em que atua" e isto é inerente à lógica do sistema capitalista. A questão é saber de que modo uma empresa conquista essa hegemonia, se é por produzir o melhor produto (ou o mais barato, ou ambos) ou se é por mecanismos externos ao sistema, que prejudicam o consumidor (caso da Microsoft, já condenada na Justiça estadunidense por isso). Um desses mecanismos externos é justamente a prática similar adotada pelos comerciantes de entorpecentes - resta saber quem se inspirou em quem... : )

Eu interpreto a declaração do sr. Sérgio Amadeu como uma avaliação do comportamento MORAL da Microsoft e, em minha humilde opinião, acredito que ele está corretíssimo. A grande questão é saber se um funcionário público pode dar uma opinião dessas. Eu acho que sim e você acha que não. Aqui existem concepções pessoais de como uma autoridade pública deve se portar e não creio que um irá conseguir mudar a visão do outro. Sob o aspecto legal, das normas que regem o serviço público, o sr. Sérgio Amadeu nada fez de errado. Se você acha que as coisas não deveriam ser assim, pressione seus representantes no parlamento para que eles melhorem os códigos que regem o comportamento de funcionários públicos. Pessoalmente, acho apenas que o sr. Sérgio Amadeu deveria trabalhar por uma lei que proibisse este tipo de tática empresarial insidiosa. Seria muito mais produtivo do que declarações como esta.

O papel do poder Executivo não é somente o de fiscalizar o cumprimento da lei, mas também de definir políticas de desenvolvimento (desculpe-me se estou sendo óbvio). Criticar Sérgio Amadeu, acusando-o de agir ideologicamente (ou por xenofobia), em minha opinião é um absurdo. Possivelmente, toda decisão política é movida e justificada por algum arcabouço ideológico. Ainda que este governo seja ultra-conservador e de direita (mas não vamos discutir política aqui!), nele existe também uma preocupação em desenvolver uma indústria nacional de software, e a adoção no serviço público do Linux ou de outros programas "livres", além de representarem um alívio fiscal, estimulam um setor que no Brasil vem crescendo cada vez mais. E, acima de tudo, o software livre tem um tido uma papel extremamente relevante na criação de uma massa crítica qualificada no desenvolvimento de software. Mas é claro que você concorda com tudo isso...

Por fim, ainda que a ação fosse movida apenas pela declaração feita, (e a diretoria da Microsoft sabe que é uma ação absurda pois não move um dedo sem consultar seu departamento jurídico) é claro que ela tinha o selo da intimidação. Afinal, não é apenas na "doação" de softwares e na aquiescência com a pirataria que a Microsoft se comporta insidiosamente....

Para encerrar, admito que a comunidade Linux deveria reconhecer que muitas vezes se comporta de maneira histérica e irrefletida.


» fernando () em 18/08 10:51

Quem é esse Sérgio Amadeo? Um cara que militou na Partido Comunista e sociólogo. Isso o faz um expert ou é apenas um demagogo populista com síndrome da pequena autoridade? Dizer que a Microsoft não quer mostrar o código porque é ruim é uma bobagem colossal. Qual é a autoridade dele nesse assunto? Ele por um acaso não sabe que a MS já abriu o código para parceiros e universidades? Ele é desinformado ou manipula informações? Uma outra questão é: Sociólogo sabe programar e analisar o que é bom ou ruim? Sinceramente, estão fazendo demagogia com a gente que trabalha no setor. Daqui a pouco software vai ter que ter função social.


» Marcelo Vivan Borro () em 18/08 11:01

Não alimentem os trolls


» fernando () em 18/08 17:32

ok, mas não alimentem os políticos e seus rebanhos sem cabeça. No mais acho que enquanto a comunidade linux fica perdendo tempo com bobagens, o pessoal ligado à Microsoft trabalha... Vamos trabalhar moçada e fazer valer a pena a competição.


» Henrique Vicente () em 18/08 19:29

Sérgio Amadeu é o presidente do ITI (www.iti.br), você não sabe o que está falando... com certeza nem sobre o que aconteceu, nem do que ele falou sobre a microshit..., leia um pouco e se informe..
A autoridade dele é como presidente do ITI, e está fazendo o trabalho decentemente diferente de vários políticos safados... a m$ não abre códigos para parceiros e universidades, isso é shared code, e o que nós defendemos é software livre, não software de código aberto, software livre tem uma visão mais ampla que software de código aberto...
Ele não é desinformado nem manipula informações, ele pode não saber programar(não sei da vida dele) mas com certeza tem em mente que software deve ser livre... que o mundo deve ser livre... por mim toddo software deve ter uma função social, abaixo o capitalismo! não devemos pensar em dinheiro, ora essa, devemos pensar no bem estar da humanidade como toda...


» Henrique Vicente () em 18/08 19:31

PS: quando disse nós quis dizer eu e ele, e espero que também boa parte dos usuários desse site :)


» Henrique Vicente () em 18/08 19:32

PS: quando disse nós quis dizer eu e ele, e espero que também boa parte dos usuários desse site :) ah, e você acima que falou comunidade linux, poxa, você quis dizer software livre não? :) acho bom que as pessoas extendam o vocabulário, chamar tudo de linux é demais... software livre soa melhor :)


» fernando () em 19/08 08:27

wow como vc é infomado... não ninguém sabe o que ele disse apenas você... ninguém sabe o que ele escreveu naquele livro fajuto de inclusão digital, também ninguém viu aquela entrevista lamentável no Vitrine da Cultura, ninguém viu também a palhaçada na África. Só você!

Obrigado você abriu a minha mente. Aproveite e abra a sua também. Comunismo caiu de podre. Se você gosta de ditadura, parabéns é uma mente privilegiada! Adora ser mandado! Isso mesmo, aproveite para limpar as botas do seus senhores.


» fernando () em 19/08 09:53

apenas mais alguns comentários esclarecedores.

1. www.iti.br é uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República.Então grande coisa. Apadrinhado do PT. Mais um entre muitos. Não diz nada sobre sua capacidade, muito pelo contrário. Além do mais é ligado ao Ministro José Dirceu, assim como o Waldomiro Diniz.

2. Você disse: "m$ não abre códigos para parceiros e universidades, isso é shared code".

A sua frase é extremamente confusa. Abre ou não abre? É claro que abre. Então você é muito mal informado ou não presta atenção no que escreve.

3. caso vc não prestou atenção esse site é de Linux...Portanto minha referência é a ele. Software livre, com ´poucas exceções, é porcaria até o momento e provavelmente será durante muito tempo, simplesmente porque é um modelo de negócio não resolvido.


» Augusto Campos () em 19/08 10:18

Não alimentem os trolls...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.