Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Qualidade do e-mail nos provedores (comerciais e gratuitos) brasileiros

Notícia publicada por brain em fevereiro 11, 2004 12:25 PM | TrackBack


Até a semana passada, quando passei a gerenciar o envio da newsletter do br-linux para várias centenas de usuários, nunca havia me dado conta de como é grande a perda de mensagens. O envio ocorre sem erros, a mensagem é aceita pelo servidor SMTP, nenhuma mensagem de erro é retornada, mas... o destinatário não recebe nada.

Claro que isso é exceção - a maior parte dos assinantes recebe sua mensagem normalmente. Mas notei que os usuários de alguns provedores tem tendência a se destacar na perda de mensagens.

Resolvi pesquisar se há estatísticas a respeito, e acabei descobrindo que a Revista Info pesquisou o assunto em sua edição de dezembro (página 22). Segundo ela, 76% dos usuários pesquisados reclamaram de retardo na recepção de e-mails, e em uma experiência da própria revista, apenas 76% das mensagens enviadas em horários aleatórios para contas dos provedores BOL, Hotmail, iG, Terra, UOL e Yahoo ao longo de um período de 11 dias chegaram ao seu destino.

É isso mesmo: 24% das mensagens (quase uma em cada 4) do teste da Info não chegaram a seu destino. Os provedores com melhor desempenho foram o iG, Terra, Hotmail e Yahoo, e mesmo estes entregaram apenas cerca de 90% das mensagens, segundo a revista. A matéria cita um caso de índice baixíssimo de entrega: "O BOL foi o lanterninha, com 19%"

Embora saber destes dados me deixe mais resignado ao perceber que qualquer administrador de newsletter por e-mail não tem como evitar que até 1/4 dos seus assinantes não a recebam a cada semana (e tenham que a ler no site, na semana seguinte - pelo menos no nosso caso), por outro lado eu gostaria de saber: vocês, como usuários ou mesmo como administradores de correio eletrônico, tem dicas sobre como um usuário de e-mail qualquer pode melhorar a chance de um e-mail comum ser recebido pelo seu destinatário sem problemas?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcos de Souza (mds) () em 11/02 12:39

Por que essas mensagens se perdem tão facilmente?

Devido ao grande número de Spam, e então o server acaba se "perdendo" e deixa de enviar algumas msgs?


Sobre a reportagem, eu havia lido ela, e nossa, sem comentários sobre o tão falado BOL! Graças a deus não uso. A brturbo, provedor que eu uso atualmente, por enquanto não me deixou na mão nenhuma vez (levando em consideração que o meu tráfego de e-mails é pequeno).


» Guilherme Ceschiatti () em 11/02 12:40

Sugestão de serviço de e-mail gratuito:
http://www.fastmail.fm
Depois de procurar e experimentar muitos, sou usuário do Fastmail há mais de um ano. É realmente muito bom o serviço, com acesso POP, IMAP e Web, sendo que a interface web é bem simples e ao mesmo tempo poderosa.


» Rogerio A. de Sousa () em 11/02 12:46

bom, uso o Yahoo! ha anos e nunca tive problemas. Para mim é o mais confiavel.


» tsbega () em 11/02 13:09

Uso bol ig e yahoo...
pra listas e etc..
o melhor de todos pra mim é o yahoo

inclusive no controle de spam e virus

todos os mydoom da vida que recebo vão direto pra caixa de email em massa assim como outros spam
é o melhor dos que euutilizo

ja o BOl é a lanterninha na minha opinião


» chimpa () em 11/02 13:40

Por que as mensagens se perdem ? Bom, vou listar aqui alguns que me vem à cabeça:

- informação errada do user do endereço de email - duh ! As RFCs dizem que a etiqueta é enviar uma mensagem de erro de volta.
- DNS : para saber aonde entregar, é necessário obter o campo MX do domínio do destinatário. No entanto, se esse erro ocorrer o usuário nota no próprio cliente - não haverá IP do SMTP para ser entregue e um pop-up vai gritar que não foi possível entregar.
- Vc sabe o IP do SMTP, mas ele está indisponível no momento. O padrão é ficar tentando delivery por 3 dias - depois disso, adios. Uma msg de erro devia ser retornada ao usuário.
- False-positivos - alguém achou que sua msg era spam, quando não era. Na maioria dos servidores gigantescos de email isso significa 'nunca mais recupere aquele email'. Esse é o grande dilema das soluções anti-spam.
- Vírus/worm - algum bixinho anda anexando coisas não mto agradáveis nos teus emails. Alguns MTAs são configurados para nem mesmo responder ao usuário sobre o problema - senão seria um caos de mensagens (aliás, com este mydoom ocorreu exatamente isso).
- Filas cheias - durante o tratamento de mensagens que chegam e saem, um MTA tem diversas tarefas (que ganharam mais 2 processos - spam e vírus checking) e as mensagens normalmente esperam numa fila. Como memória ainda é finita nesse mundo, podem ocorrer alguns drops.
- E por último, muitooo menos provável, mas baseado em Murphy, sempre existe a chance do pacote IP contendo sua mensagem, sendo carregada de um lado pra outro, mesmo com as vantagens do protocolo TCP, ser perdida no meio do caminho (um roteador sobrecarregado, por ex.)

Com certeza, em época de vírus/worm novo, a probabilidade de se perder um email é maior.


» Rodrigo () em 11/02 13:43

eu uso o Hotmail/Yahoo e um outro que permite somente o acesso Web é free - o talk21..... dentre eles o unico que tive (estou tendo) problemas é o Hotmail já conversei com pessoas que disseram ter me enviado e-mail (não tiverem notificação de erro) e eu não recebi, o problema começou após a minha caixa postal ter ficado lotada em um final de semana.
bom para resolver o problema estou deixando de utilizar o Hotmail, acredito que essa seja a unica solução, quando um determinado serviço não atende suas necessidades então se possível vc deve deixar de utilizar o mesmo.


» flaviothunder () em 11/02 13:48

Voce sabe de quem é o HotMail né ?
.
.
.
Advinhou !

Sucesso.


» Adailton () em 11/02 14:23

Que saudades do HotMail, antes da M$ compra-lo ...
Só pra citar os mais conhecidos, e já citados ...
Larguei o HotMail, o Yahoo, Club Lemonde e Bol nos últimos anos ...
Já tive problemas até com contas pagas, mas isso foi lá em 99.
Atualmente, o Mail.PT e o POP estão me atendendo a contento, mas já tenho contas ativas de prontidão para substituí-los se a qualidade cair.


» Enkhrypthor () em 11/02 14:27


só pq hotmail é microsoft quer dizer que é ruim?

eu uso ibest


» Henrique () em 11/02 14:44

repondendo o Enkhrypthor:


SIM!


» carlos araujo () em 11/02 16:08

Spam e mensagens perdidas, baixa performance e disponibilidade irregular.Assim resumo as principais dificuldades vividas pelo usuário junto aos provedores.


» Escamoso () em 11/02 16:21

Que lixo de bol, eu uso esse pra listas e newsletter... Aliás só recebi o teste daqui depois nao recebi mais nada.. porcaria de bol


» Cleyton () em 11/02 17:40

Depois de informar meu login & senha no BOL, a URL é:

http://fmail8.uol.com.br/cgi-bin/webmail.exe

vai dizer que isso é linux/unix ?


» Marcos de Souza (mds) () em 11/02 18:05

Obrigado chimpa. :)


» Adilson Oliveira () em 11/02 18:30

Não posso reclamar do Tutopia. Tenho uma conta nele a anos e nunca identifiquei uma falha de entrega ou recebimento. Raramente fica fora do ar também

Adilson.


» qualquerum () em 11/02 18:51

Eu administro alguns servidores que enviam algumas mensagens, media de 200m/hora... realmente os serviços de email's estão pessimos, a BOL pra mim é a pior, quando a queue de mensagens fica gigante é quase certeza que 90% é da BOL que tá com os srv entupidos.


» marsguo () em 11/02 19:18

Acho que encontrar o problema não é tão difícil. Esse tipo de problema normalmente acontece com email gratuito e muito menos com email "pagos". Daí dá pra se ter uma idéia pela diferença técnico/estrutural entre os dois sistemas.


» Douglas Augusto () em 11/02 22:16

Já tive problemas técnicos com o Yahoo (que chegavam até a derrubar o fetchmail) e mais recentemente com o Bol (muitas mensagens não conseguem ser deletadas remotamente).

Estou usando o POP e IG, por enquanto tudo ok.


» Douglas de Oliveira Mendes () em 11/02 23:29

Eu tinha uma conta no BOL... transformei em conta pra cadastros não importantes, tipo do fileplanet ou programas que baixo... Fiz isso porque só recebia SPAM, então desisti de usar no cotidiano.
Recomendo o Yahoo!.


» William da Rocha Lima () em 12/02 07:26

Senhores,

A linuxit disponibiliza emails para seus usuários, basta se cadastrar no site e mandar email para wrochal@linuxit.com.br solicitando o email e ja com senha, tem recurso de webmail e smtp e pop. com limite de 5 megas.

falou,

William da Rocha


» Mestre Alien () em 12/02 10:07

Só acrescentando, essa pesquisa tinha como foco as ferramentas utilizadas por esses serviços de e-mail como proteção contra spams. Então acho que essa enorme quantidade de email não recebido só ocorre com quem as usa. No meu caso, que não uso nenhuma ferramenta contra spam, acho que recebo quase 100% das mensagens "reais". Infelizmente, junto com elas, vem um mar de spams :(


» Augusto Campos () em 12/02 10:10

Mestre alien, a pesquisa não tinha nenhuma relação com filtros de spam não. Era e-mail puro, mandado para contas comuns de provedores conhecidos. Gratuitos e pagos.


» Mestre Alien () em 12/02 10:42

Eita, sério, então eu devo estar confundindo!!!
x)
Então a coisa tá feia mesmo!!! Tenho que trocar meu bol urgente então. Desculpa qualquer mal entendido. x)


» Mestre Alien () em 12/02 10:48

Eu fiz confusão pq misturei as matérias, tinha outra matéria na revista info (não sei de qual mês, só sei que tinha uns porquinhos na capa) que falava sobre filtros de spam. Acho que fiz uma salada mista na minha cabeça e transformei as duas em uma.


» Scirious () em 12/02 12:52

Tipo, eu uso o Mandic e estou bastante satisfeito. É pago mas o valor é mínimo para a qualidade do serviço. Vale a pena.

Scirious.


» Augusto () em 13/02 01:37

Uso o BrTurbo a mais ou menos 1 ano e meio.
As msgs. demoram para chegar.
As vezes para chegar no destinário.
A 1 ano atrás msg. com arquivo "atachado" ao meio dia, o SMTP não aceitava (isto durante uns dois meses ..).
As msgs. de uma amiga do click21 nunca chegam.

Antes usava o Terra, apenas uma vez deletaram minha caixa postal. A menos dos milhares de SPAMS normalmente era bom.

Tenho usado como free, POP e o :
Linuxmail.org.
Mas o meu volume de msgs. é pequeno, mas tem atendido legal.


» Isamp () em 13/02 08:47

Eu, por exemplo, bloqueei em meu filtro de e-mails todas as mensagens vindas do BOL, Yahoo, IG e outros provedores gratuitos. 98% das mensagens que eu recebia destes dominios eram SPAM.

Quando recebo uma queixa do tipo "... te mendei um e-mail, voce não leu ? ..." eu informo exatamente isto: "Talvez voce esteja usando um serviço de e-mails gratuito que é um 'ninho de spammers'"


» JR () em 13/02 11:14

Pessoal, alguem sabe aonde posso criar uma conta POP3 gratuita e de qualidade? Eu tentei o lycos, mas tem que pagar agora. :(
Eu uso o BOL faz muitos anos e depois de uns anos pra cara a qualidade dele caiu muito, se alguem puder ajudar eu agradeço.


» Gilberto C. Santos () em 18/09 16:02

Como faz para configurar o modem US ROBOTICS 3COM, no linux Mandrake 10


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.