Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO complica sua própria situação ao processar a Novell

Notícia publicada por brain em fevereiro 11, 2004 12:01 PM | TrackBack


Este artigo do Newsforge explica em linguagem coloquial (embora em inglês) por que a SCO se colocou em uma situação muito difícil ao processar a Novell (sim, é mais um processo - agora ela está nos tribunais em oposição à IBM, Red Hat e Novell) para tentar demonstrar que possui os direitos autorais do Unix System V.

Não vou me arriscar a tentar resumir os argumentos do consultor jurídico da Free Software Foundation (leia o artigo, vale a pena!), mas a idéia central é a seguinte: a SCO está mandando comunicados às maiores empresas norte-americanas dizendo a elas: "se você usa Linux, você nos deve dinheiro, porque o Linux inclui partes cujo copyright é nosso"; até agora, a resposta estava sendo algo como "ok, mas então prove que estas partes estão mesmo lá". Só que agora, como a própria SCO processou a Novell para tentar "esclarecer" quem é o dono dos citados copyrights, a resposta passou a ser: "Ok, mas você mesmo está debatendo nos tribunais se esses copyrights são mesmo seus. Passe aqui quando tiver resolvido isso, ok? E não nos incomode enquanto isso". E como ela aparentemente contava com as receitas destas licenças para poder gerar retorno para os investidores que colocaram dinheiro nela neste momento complicado.... a situação subitamente ficou muito pior para ela. E como os documentos liberados até agora parecem deixar muito claro que os copyrights cruciais são mesmo da Novell... fica cada vez mais claro onde isso vai dar.

E em uma notícia relacionada, veja nesta matéria do Slashdot a Novell exercendo seus direitos contratuais e mandando (literalmente) a SCO desfazer as medidas que tomou contra a Sequent com relação à licença do uso do Unix System V. Isto já aconteceu outras vezes, e a SCO esperneia bastante, mas obedece. Aparentemente, no momento em que a SCO tomar esta mesma atitude contra qualquer distribuição de Linux, a Novell poderá realizar o mesmo passo (leia o artigo para saber os detalhes). A partir daquele momento, o kernel distribuído por aquela distribuição ficará imune contra acusações da SCO, e todas as outras distribuições e desenvolvedores poderão fazer download dele e desenvolverem a partir dali, já que ele permanecerá sendo GPL. Você já tinha parado para pensar nisso? ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rogerio A. de Sousa () em 11/02 13:19

ridiculo!
http://216.250.128.21/5reasons/

http://www.google.com/search?hl=pt&ie=ISO-8859-1&q=sco+group&btnG=Pesquisa+Google&lr=

The SCO Group | SCO Grows Your Business - [ Traduzir esta página ]
... SCO Offers Reward For Arrest And Conviction Of Mydoom Virus Author The SCO Group,
Inc. ... Deutsche Bank analyst starts SCO Group at 'buy' -- Mercury News. ...
216.250.128.21/ - 17k - Em cache - Páginas Semelhantes



» Joao Emanuel () em 12/02 08:27

Agora já pensou se as pessoas da comunidade começar a acusar a Novell, até o ponto de encher o saco da Novell, ela poderá não criar este kernel e teremos que ficar sendo ameaçado pela SCO até que um dia num futuro bem distante um tribunal americano julgue o caso. Que tal? Pois a SCO está sendo financiada pela Microsoft que manda e desmanda nos tribunais americanos.


» Builder () em 12/02 12:39

Este é o último comentério que faço a respeito do assunto SCO, pois é isso mesmo que ela quer: estar na mídia e conseguir publicidade. Não quero mais colaborar mais com isso e acho que ninguém da comunidade deveria.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.