Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Receita Federal garante: poderemos declarar o Imposto de Renda em Linux

Notícia publicada por brain em janeiro 7, 2004 08:33 PM | TrackBack


Para não sobrar nenhuma dúvida: "Receita Federal disponibilizará novo programa de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, desenvolvido em Java. Donizetti Rodrigues, Coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria da Receita Federal, garante que as declarações de imposto de renda pessoa física a partir deste ano de 2004 também poderão ser feitas em ambientes multiplataformas, inclusive em GNU/Linux, o mais conhecido sistema operacional de software livre. A novidade ocorre em razão do desenvolvimento de versão do programa de declaração na linguagem Java, possibilitando nova opção ao contribuinte e cidadão usuário de software livre."

A notícia saiu hoje no Portal de Software Livre do Governo Federal, confirmando o que já havíamos anunciado ontem. Agradeço a gentileza do Carlinhos Cecconi, do ITI, de ter me informado tão rapidamente, permitindo que eu espalhasse a confirmação para toda a comunidade brasileira de software livre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pacozila () em 07/01 21:25

Ficou dúbia esta chamada, parece que o programa de IRPF será aberto...

Seria mais correto "declaração poderá ser feita em SISTEMAS OPERACIONAIS livres", uma vez que não teremos acesso ao código.

Mas não deixa de ser uma exelente notícia. Agora é só esperar março para ver.


» Augusto Campos () em 07/01 21:40

tem razão, vou mudar


» Joao Emanuel () em 08/01 01:35

É bom saber se além do jvm da SUN outros podem rodar, por exemplo o kaffe.


» Jack () em 08/01 08:38

Finalmente teremos uma opção para Declaração de IR. Parabéns pela iniciativa!!!


Abraços!
Jack


» Oliver Pereira () em 08/01 09:48

Realmente esta confirmação é uma ótima noticia,só espero que o Serpro torne todos os seus programas multi-plataforma, isso iria abrir um bom caminho para o linux no desktop em algumas empresas.
Quanto ele não ter seu codigo aberto não vejo problema pois se trata de algo especifico para o governo, não teriamos a necessidade do codigo, só se pudessemos integrar as aplicações financeiras existentes..
Mais temos que ter calma e comemorar pois uma vez aberta a porta o segredo é nunca mais deixar que ela se feche novamente..


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 08/01 10:32

Se fosse código livre seria melhor sim. Daria pra um programador achar bugs no código e melhorá-lo, ou usar esses bugs pra sonegar impostos (ops!). Daria ainda pras pessoas usarem partes dele pra fazer programas de contabilidade.

Bom, de qualquer jeito, já teremos pra esse ano um IRPF multiplataforma. Próximo passo: ceder ao egoísmo e quem sabe daqui a quatro ou cinco anos exigir que ele seja feito em versão nativa somente pra sistemas livres! ;)


» Manoel Pinho () em 08/01 13:37

Seria interessante fazer um CD do kurumin contendo também o programa de declaração do IR... Assim não haveria nem a desculpa de não saber instalar o Linux ou de não ter comprado o Windows; bastaria ter um PC.


» Marcos Alexandre () em 08/01 14:16

Brilhante a idéia do Kurumim. hehehehe


» Marcos Alexandre () em 08/01 14:16

Brilhante a idéia do Kurumim. hehehehe


» welrbraga () em 08/01 16:32

Espero que funcione de verdade. Pois o SERPRO não tá sabendo lidar com software livre.

TRabalho num órgão de administração pública federal e dependo de uma solução em Java desenvolvida pelo SERPRO que funciona em JAva como emulador de terminal, para acesso aos sistemas financeiros do governo. MAs a porcaria só funciona com o Java 1 (aquele q ninguém se lembra mais que existiu - atualmente só o M$-IE consegue rodar no Windows) Eu tentei acessar pelo Linux com o Mozilla. Mas o sistema reclama que não pode rodar com Java 2. Em contato com o SERPRO, acreditem eles me disseram que tem que esperar o governo autorizar o uso de software livre pra atualizar tudo.
O que software livre tem a ver com Java2 da SUN é que eu não sei.


» Manoel Pinho () em 08/01 21:18

welbraga,

Emulador de terminal em Java ? Vc conhece esse:

http://javassh.org/

?


» Marcus Aurélio Dourado () em 09/01 02:42

Excelente noticia. Espero que essa iniciativa da Receita Federal não fique por aí, ampliando-se cada vez mais. Sinceramente, espero que um dia tenhamos todos os orgaos ligados de alguma forma ao governo (seja de que esfera for) trabalhando apenas com sistema operacional e softwares livres.


» Marcus Aurélio Dourado () em 09/01 02:42

Excelente noticia. Espero que essa iniciativa da Receita Federal não fique por aí, ampliando-se cada vez mais. Sinceramente, espero que um dia tenhamos todos os orgaos ligados de alguma forma ao governo (seja de que esfera for) trabalhando apenas com sistema operacional e softwares livres.


» chvt () em 12/01 17:54

Será que o Imposto de Renda irá rodar normalmente também nos bsds*?


» Augusto Campos () em 12/01 18:25

É em Java, né? Em tese, deve rodar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.