Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Uso criativo para o RSS do br-linux.org

Notícia publicada por brain em janeiro 8, 2004 10:29 AM | TrackBack


O Fábio Henrique, membro do projeto Honeypot-Br, me mandou um script interessante que ele fez para exibir os resumos das notícias aqui do br-linux.org em um terminal transparente. Não testei, mas pelo screenshot parece interessante. Veja mais sobre o script dele (e faça o download) nos detalhes desta notícia.

Claro que para exibir nossos resumos você não precisa necessariamente recorrer a scripts - basta ter algum software com suporte ao formato RDF (exemplo: Evolution, KNewsTicker ou qualquer outro destes news aggregators que andam na moda) e apontá-lo para a URL do nosso resumo. Simples e prático. Eu acompanho dezenas de sites de notícias desta maneira - site de tecnologia que ainda não tenha resumo RDF ou RSS não merece ser acompanhado ;-)

Esta notícia anterior tem mais detalhes.

Segue o e-mail do Fábio Henrique:


Como eu gosto muito de ler as noticias do seu site eu fiz um script em perl que junto com o eterm causam um efeito legal...

Saca só:

1 -> eu coloquei no cron as linhas:
SHELL=/bin/bash
MAILTO=NULL
*/30 * * * * /home/user/RDF/startrdf

2 -> criei a pasta /home/user/RDF e coloquei lá dentro o script "startrdf", que é feito em bash, e o script rdf.pl, que é feito em perl. Estes scripts estao anexados a este e-mail. OBS: Ambos devem estar com permissão de execução.

Resumo:

O Cron irá execultar o bash-script "startrdf" a cada 30 min, eu acho um tempo rasoavel, que usará o wget para baixar o arquivo index.rdf, depois chamará o Eterm com a flag transparente (-O) e execultará o rdf.pl.

Este último imprime só os tópicos e apresenta um prompt para a escolha através de um número em ordem crescente, uma vez escolhido o número ele imprime um resumo e pergunta se o usuário quer voltar ao menu inicial ou navegar, se pressinado "n" e enter ele abre a url da notícia com o netscape (aqui no meu laptop eu uso o dillo para este fim). Estou mandando 3 screenshots do meu desktop para vc ver como fica se arrumado direitinho. Uso CL9 e como ambiente gráfico Enlightenment.

screenshot

download dos scripts (suporte diretamente com o Fábio Henrique - fabio@simonsen.br)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo César () em 09/01 08:10

Existe algum cliente RDF ou RSS para Windows, é que aqui na empresa só temos linux nos servidores... ai fica meio dificil ...


» Marcos de Souza (mds) () em 09/01 08:23

Você pode baixar um ótimo cliente RSS pra windows aqui: http://info.abril.com.br/download/3575.shl.


» Leonardo_R.D () em 10/01 22:53

O que eu uso é o feedreader que esta sob a licensa GNU/GPL.
url: www.feedreader.com


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.