Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto Red Hat Linux se torna Fedora Project

Notícia publicada por brain em setembro 22, 2003 09:13 PM | TrackBack


Joerlei P. Lima (joerlei@entele.com.br) disse: " Quem visitar o site rhl.redhat.com vai ter uma surpresa. A Red Hat resolveu patrocinar o Fedora, que a partir de agora será o novo Red Hat 'Community', feito exclusivamente de software livre. Ao que parece, a 'Chapéu Vermelho' resolveu se dedicar à sua linha Enterprise, que é mais lucrativa."

Esta análise está meio incompleta, né? Ao dizer que ela resolveu se dedicar à linha mais lucrativa, parece que ela fez algo de errado... Mas além disso, ela resolveu patrocinar a comunidade do Fedora, um projeto previamente existente e bastante ligado ao desenvolvimento do próprio Red Hat Linux, efetivamente passando a esta comunidade a responsabilidade de continuar com a herança do seu produto. Como o código permanece livre e conta com o apoio (inclusive financeiro) da Red Hat, creio que não haja o que criticar. Claro que as empresas dispostas a pagar o preço da linha Enterprise continuarão sendo atendidas pela empresa, que usará o Fedora como uma das fontes de novas tecnologias para sua linha Enterprise. Poderia até usar sem pagar, mas vai usar pagando.

E fedora, para quem não sabe, é um modelo clássico de chapéu ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» byCE () em 22/09 21:29

... O Severn será então o Fedora Linux e não o RH 10. Pelo visto é uma tendência:
Conectiva/Suse/TurboLinux X UL;
RedHat X Fedora;
...
Afinal, empresas precisam fazer $, não?
Quando chegar no slack é que ficará realmente interessante :)


» Ark () em 22/09 22:30

Se fizer com o Slack, só os fãs do Patrick é que vão comprar...


» Joerlei P. Lima () em 23/09 09:41

A única coisa que não gostei foi o fato de não haver uma versão comercial "intermediária" e esta versão livre não ter suporte, além de um ciclo de vida extremamente curto. Felizmente temos SuSE e Mandrake, que mantém versões de varejo a um custo razoável para nosso mercado (isso sem citar o CL).
Espero também que essa mudança contribua para aumentar a qualidade do Red Hat/Fedora e que esse tipo de parceria se extenda a outras distros/fornecedores.


» KALAMATH () em 23/09 15:44

Não entendi nada...
A RH se desfez da sua linha gratuita :-( e a repassou ao projeto fedora e vai continuar apenas com a enterprise?
Depois disso ela vai trocar de nome para MS Red Hat também???

Se continuar assim a tendência é a redução de distros livres como Stallman prega...


» Augusto Campos () em 23/09 18:01

Não, Kalamath. Ela repassou o Red Hat Linux para o Projeto Fedora, o qual é patrocinado por ela (embora seja uma comunidade livre e independente).

O Red Hat Enterprise é pago, mas é livre - seus usuários tem acesso aos fontes da mesma forma que você tem acesso aos fontes da distribuição de Linux que utiliza.

Não vejo muita base para comparação com a MS aí. Se a empresa financia uma comunidade para desenvolver uma distribuição de Linux gratuita, e vende seus produtos e serviços mantendo a liberdade das licenças, o que mais você deseja dela?


» DBS () em 23/09 18:06

Amigos!! Hj a RH é a maior distribuição linux do mundo ela não conseguiu isso fazendo caridade ela teve que pagar salarios e ter bons profissionais tudo isso custa dinheiro. O problema de quem argumenta contra isso são as pessoas que não entende o siguinificado do FREE de SOFTWARE LIVRE e o FREE de GRATIS.

Hj na RH trabalham 7 das 10 pessoas mais envolvidas com o linux. Vcs acham que o Alan Cox trabalha de graça ? Creo que não.

O linux é o que é hj porque empresas como a Rh estão se dedicando ao mercado coorporativo, senão estariamos ainda com o linux somente em nossas estações e nunca veriamos o linux rodando em GRANDES EMPRESAS pois ninguém se sente confortavél usando algo que não tem dono, a RH assumiu o linux e profissionalizou o linux.

Bem pergunte ao seu gerente se ele prefere usar um produto que é homologado pela oracle , ibm , hp , veritas e muitos outros tendo suporte e garantias do frabricante ou usar um linux compilado em sua maquina onde "La garantia soy yo" ?


» Fernando Berton () em 24/09 09:01

Não acho que temos o direito de julgar se é certo ou errado a posição adotada pela Red Hat, visto que sem receita não há investimento e sem investimento não há desenvolvimento de novas tecnologias. Certamente as versões ou distribuições perderiam potencial.
Uma boa alternativa para pequenas empresas que não dispõe de verba para a aquisição de S.O. Livre e Gratuíto é o Debian ou o próprio Fedora.
Entendo que essa mudança seja boa para o mercado de suporte técnico e administração de servidores, pois profissionais qualificados e certificados terão cada vez mais valor no mercado.
Todos nós precisamo de $ --- Para manter nossa internet banda larga, nosso computador, nosso escritório, nosso site, enfim quase tudo gira em torno de $ ou vcs acham que as doações serão para sempre... Grandes investidores empenharam tempo e dinheiro visando um retorno --- criar um produto que pudesse ser melhor do que os da MS (seja qual for a sua visão todos tem pontos positivos e negativos).........

Bom fica ai a minha opinião....

[ ]'s
Fberton


» Klamath () em 24/09 09:37

Tudo bem, entendo que todos precisam fazer caixa, porém essa prática de tornar algo disponível pra todos e depois que se tem uma enorme base instalada, tirar o time de campo e empurrar com a barriga é velha!

só pra exemplificar, veja o caso do MP3, agora que os caras se tornaram padrão querem cobrar...
a própria RH foi vítima disso..

Sei que alguns vão dizer que são coisas diferentes, porém se analizarmos no fundo é bem parecido!!! Alguém se torna padrão e tchau! agora só pagando... que é o caso do RH Enterprise server...

por isso entrei pro time do redHATE!!!


» alexandre () em 26/09 08:41

em primeiro lugar, estou impressionado com o nível das mensagens postadas.
sou "usuário" do linux in brasil há muitos anos e sempre presenciei vaidades de slackers, debian users, e outros tantos, um atacando o outros, criticando esta ou aquela distro.
estamos todos de parabéns pelo nível dos comentários.

segundo, a própria RH foi criticada por não utilizar-se 100% de software livre em seus pacotes.
o que eu acho?
QUE BOM que a RH está patrocinando um projeto para a comunidade.
o suporte para o linux SEMPRE veio da comunidade.
SEMPRE alguém veio com uma correçãozinha de bug aqui outra acolá.

não devemos jogar pedras na Red Hat.
ela foi pioneira.
sem desmerecer nenhuma outra distribuição, mesmo porque usei várias outras e as respeito imensamente, a RED HAT tem seu lugar.


» Eduardo () em 27/09 09:11

Eu acho e que todos devem migrar para o Slackware... num tem dessas :D
Forever Slack

3l33t...! :)


» Allan Miranda () em 28/09 07:03

A RH contribui com a comunidade e semrpe contribuiu, acho que isso não é uma dúvida. O caso é que manter softwares proprietarios e investir danmdo enfase a uma versão que é paga e tem licenças mais restritas, não é contribuição.

Alguem falou da diferença do software gratuito pro software livre, mas ser gratuito é parte de ser livre. Liberdade de pra ter, redistruibuir, modificar e estudar. Nem tudo que vem no enterprise é livre. E isso não é um anvaço pra comunidade, o que precisamos é mutia gente apoiando, usando e desenvolvendo software livre e negando o que for proprietario. É uma unidade de contrarios, um é conflitante com o outro, é uma contradiçao. Para se fortalecer o softawre livre se nega o software proprietario, esse é o unico caminho.

Os usuarios de Slack e Debian realmente tem o que falar pois utilizam, defendem e contribuem como deve ser feito. Utilizando o livre negando o proprietario.

Espero que a RH não continue dando passos no caminho contrario pois continuará se distanciando da comunidade e do povo.


» Dispatcherbr () em 02/10 14:19

Bem acho que todos sabem que tanto a CL,SuSe,RH,Mandrake,TurboLinux e outras não são casas de caridades, por tanto eles precisam de dinheiro para pagar as contas, afinal quem trabalha de graça é santo, como ninguém aqui é santo então, já viram né ? Eles não acabaram com o produto repassaram para outra equipe e se dedicaram a um outro produto, só isso
PS não uso RH.


» Carlos AB () em 07/11 11:12

Eu acho que a pioneira em termos de distro, foi o slackware e em termos comerciais tbém. Pois a distro era vendida no site da Walnut Creek. E antes da Red Hat e Slackware existiram outras ainda, que até nem existem mais, um exemplo era o Linux-FT (minha primeira distro) e Unifix .

Pergunta: Alguém já usou uma das duas distros que citei acima?


» ^rEsEt () em 19/01 16:05

E durante essas transições todas, o Fedora está homologado pela Oracle também, ou a facilidade de instalar o Oracle em RH é a mesmo no Fedora?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.