Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mod do Kurumin com WindowMaker

Notícia publicada por brain em agosto 1, 2003 10:38 AM | TrackBack


Rafael A. Ribeiro (linux_user@uol.com.br) disse: " Venho através deste informar que até o fim desta semana, lanço o VeLinux 1.0. Esta distribuição é baseada no KURUMIN e Knoppix, o que a torna acessível via cdrom sem instalar (podendo sim ser instalado caso quiser). Algumas modificações foram realizadas e a inclusão do Window Maker que 'talvez' será o Desktop padrão por ser mais leve que o KDE. Algumas aplicações tb serão incorporadas. O log completo eu envio assim que terminar a distro." Sem URL ainda, mas já que ele mandou este aviso antecipado, talvez seja uma boa hora para interessados em contribuir com o projeto entrarem em contato com ele.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ismair () em 01/08 12:49

qual o tamanho da distro???
onde vc vai lancar???
mais informacoe onde eu consigo???


» Marcelo Ulianov () em 01/08 13:26

Grande !!! Adoro o Window Maker e acho a ideia otima !!! Se eu puder ajudar em alguma coisa ...Sei la no que... Mas estou esperando noticias !!!


» Manoel Pinho () em 01/08 14:49

Poderia aproveitar e colocar o OpenOffice pt_BR também... O Knoppix tem o OO, mas não na nossa língua.


» Rafael A. Ribeiro () em 01/08 14:55

Então, ia usar o Vale do Linux para hospedar, mas estamos com problemas no site, e o servidor (http://www.valedolinux.com.br).

Estou pensando no OO mesmo, vamos ver no que vai dar.

Eu estou tentando criar um lugar no sourceforge.net mas tá meio complicado.


» NaArea () em 01/08 15:02

Ae , coloca pra nos tb o BB, eh muito pq e eh Rlz d+++!!


» Woody () em 02/08 00:02

Fica maneiro colocar FluxBox tb .


» Manoel Pinho () em 02/08 11:49

Rafael,

Me mande um email em pvt que posso ver se ajudo na hospedagem. Preciso falar com o chefe para ver se podemos hospedar em nossa faculdade.

Eu já falei com o Morimoto mas eu não sei porque ele insiste em manter o limite de 200MB no tamanho do Kurumin. Afinal, um CD virgem é barato e cabe 650MB.

Acho que haveria muito mais interesse se o Kurumin crescesse e virasse um Cacique :-)

Nós gostaríamos, para distribuir aos alunos de nossa faculdade, de um linux que rodasse em CD como o Knoppix ou o Kurumin, mas que estivesse em pt_BR e tivesse os programas mais usados, como o OO. O Kurumin com programas adicionais em pt_BR seria justamente o que precisamos (e acredito que muita gente também).


» Manoel Pinho () em 02/08 11:57

Rafael,

Outra sugestão: faça como o Kurumin. Use o link

ftp://ftp.ibiblio.org/pub/Linux/Incoming/

e faça o upload para este diretório. O link é muito rápido. Mas leia antes

ftp://ftp.ibiblio.org/pub/Linux/Incoming/HOW.TO.SUBMIT.html

para saber as regras.


» Pacozila () em 02/08 15:10

Até onde sei o Morimoto mantém esse limite porque é o limite de um minicd (196MB, se não me engano).
Independente da decisão dele, acho que seria uma idéia muito boa fazer extensões do Kurumim que completem um CD de 650MB, à Kokar, só que voltadas para fins específicos. Um exemplo disso é juntar todos os programas que se utilizam em um curso de engenharia (alguns na notícia sobre o Spice http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/000690.html)
, um outro poderia ter material pedagógico para o ginásio e assim por diante. Caso ainda sobre espaço, este pode ser completado com e-books.
Para aqueles que não têm um gravador, ou conexão, os próprios DA's poderiam vender o CD. Vejo isso como uma boa maneira de se quebrar o vício da pirataria.


» Manoel Pinho () em 02/08 17:19

Pacozila,

Ah, entendi o espírito da decisão... Este Kokar que vc citou já é um projeto existente ? Não vi nada no site do Kurumin sobre isso.


» Augusto Campos () em 02/08 19:25

Aqui tem alguns detalhes sobre o kokar:

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/tutoriais/000311.html


» Alexandre Silvino () em 02/08 20:48

Bom, eu achei bem legal esta iniciativa de fazer um "MOD" do Kurumin. Seria bastante interessante se várias outras pessoas fizessem suas modificações na distribuição (incluir não só um Window Manager diferente mais adicionar outras características específicas). Viajando um pouco na idéia podia rolar até uma competição (sadia!) pra ver quem monta a distro mais original baseada no Kurumin, sei lá. Acho que isso contribuiria ainda mais c/ o projeto do Morimoto.


» Adraconn () em 02/08 23:09

Boa iniciativa. Sobre o WindowMaker, achei uma excelente idéia disponibilizá-lo na nova distro.

Sobre a questão do espaço ocupado pelo Kurumin, acredito que o Morimoto já tenha deixado bem claro os motivos de deixá-lo assim, como por exemplo utilizá-lo até mesmo em mini-cds, e como usuário do Kurumin, posso atestar que mesmo com um tamanho menor que outras distros, o Kurumin tem se mostrado cada vez mais útil.


» HiPow () em 03/08 13:45

A questão do Mini-CD se deve á portabilidade, é muito mais fácil carregar um Mini-CD no bolso do que aquele "bolachão" de 650Mb. É como o próprio Morimoto diz, um "American Express Card, não saia de casa sem ele...mas não coloque no bolso de trás da calça :-)"


» Carlos E. Morimoto () em 03/08 23:50


Essa era uma das principais ideias desde o início, que cada um possa desenvolver CDs personalizados para as suas necessidades :-)

Por isso que tem o manual de como remasterizar o CD, junto com o "remasterizar-kurumin". É bom até pra mim que posso ir pegando as melhorias e ir implementando no Kurumin :))


» Filipe Renaldi () em 04/08 07:24

WindowMaker??? blz!!! eu ia essa semana mesmo remasterizar um Kurumin com window maker!!
Como sugestao, poderia por compilador Pascal free-pascal e o nosso amigável vim.


» Victor Zucarino () em 04/08 07:35

Mt legais essas modificaçõs no Knoppix e Kurumin p/ deixá-lo com o ambiente q gostamos. Como sou fã do IceWM tô pensando em criar um ambiente agradável e substituir o KDE do Kurumin (q considero pesado).


» DEjair () em 04/08 10:49

[Eu estou tentando criar um lugar no sourceforge.net mas tá meio complicado.]

Aê Rafael

Porque não hospedas o projeto no http://www.codigolivre.org.br ?


» Beto () em 07/08 20:35

Criar mais uma distro? Tenho minhas dúvidas.O melhor seria trabalhar em cima do que já existe e subsidiar o Morimoto para aperfeiçoar o Kurumin. Incorporar o WindowMaker seria um tremendo avanço,pois é um gerenciador que funciona bem tanto com aplicações escritas para o Gnome como para o KDE.É na minha opinião o gerenciador de janelas mais equilibrado neste sentido,sem comprometer a performance de máquinas com recursos mais modestos.E já que estamos numa onda de nacionalismo exacerbado vamos apoiar o nosso Alfredo Kojima... A impressão que eu tenho é que o Morimoto e Cia preocuparam-se em usar o KDE para facilitar a vida do pessoal que usa Windoze e relegaram a segundo plano o FluxBox e o IceWM,já que uma minoria usaria outros ambientes além do KDE. Como resultado, o menu do FluxBox, por exemplo, traz uma série de coisas duplicadas em inglês e português que são,no mínimo, pouco elegantes.Não seria o caso de colaborar para melhorar o que já existe? O WindowMaker seria nesse caso uma excelente alternativa.É apenas uma sugestão...


» Attila Rivera () em 07/09 20:19

Gostaria que alguém me diga COMO EU POSSO INSTALAR O KURUMIN EM MEU HD , DISPENSANDO O USO DO CD?
TORNA-SE MUITO LENTO O USO DO JURUMIN A PARTIR DO CD.
QUERO O KURUMIN rodando apartir de meu HD
como eu faço isso???????
obrigado
Att


» Attila Rivera () em 07/09 20:19

Gostaria que alguém me diga COMO EU POSSO INSTALAR O KURUMIN EM MEU HD , DISPENSANDO O USO DO CD?
TORNA-SE MUITO LENTO O USO DO KURUMIN A PARTIR DO CD.
QUERO O KURUMIN rodando apartir de meu HD
como eu faço isso???????
obrigado
Att


» Flavio Moreira () em 08/09 00:13

Para instalar o Kurumin no HD, basta

K (iniciar)
Configuração do Sistema
Instalar Kurumin no HD

... ok ?

Ps: Uma LIDA no manual também ajuda bastante :

http://www.kurumin.org
http://www.kurumin.org/manual
http://www.kurumin.org/dicas
http://www.kurumin.org/faq


» lombra () em 08/09 11:23

Onde consigo o kurumin com gnome?


» Daniel André Beck () em 11/09 11:29

Achei muito interessante este mod do Kurumin com o WindowMaker, já que adoro ele. Acho o Kurimin bom, mas muito pessado para computadores antigos (meu caso). Se puder ajudar em alguma coisa estou a disposição.


» Luciano Giordani Bassani () em 12/09 00:18

Kurumin com o GNOME 2.2.2 e OpenOffice 1.1 RC3 em pt_BR:

http://www.bbsi.com.br/?/linux/


» Renato Alvim () em 14/09 15:59

Kurumin é fantástico.
Falta um leitor de news por padrão : um em modo texto (slrn) e um em modo gráfico (knode ou pan)
Criar ou não nova distro é discussão interessante, mas creio que o Kurumin instalando um pouco mais de coisas, como o Free PAscal sugerido por um colega, seria bem mais viável.
Não precisaria ser uma distro, apenas uma versão com tais acessórios, uma configuração.Algo como instalação mínima ou média ou máxima.


» Guilherme () em 29/02 16:34

olá, sou novo no lidar com o linux e não estou conseguindo instalar o novo kurumin no hd... alguém poderia me ajudar???


» Marcio Prado () em 04/05 10:31

A primeira vez que eu vi o Linux Kurumin fiquei extasiado, a segunda vez encantado e depois MARAVILHADO! Beleza! Não dá dor de cabeça (nem para os empresarios e comerciantes pois é free ao contrario do Windows que quando a fiscalização abaixa, dá uma multa de até 2.000 vezes o valor do software! e as vezes até cadeia!. As faculdades vão usado em efeito dominó! Os catedráticos vão ajudar a melhorá-lo (pois essa é a finalidade para que o Linux foi criado : EVOLUÇÃO! Foi pra isso que seu patrono e inventor LINUX TOVALD há 13 anos criou-o , para crescer e evoluir em multiplataforma e multiusuário) o Mac da Apple que o diga! Seu kernel novo , o MAC OS X v.10 ,v.11,Panther, etc..., é baseado em LINUX/UNIX e roda REDONDINHO! É só dar uma olhada no linK da apple: http://www.apple.com/macosx/
neste site o desenvolver já conta com mais de 10.000 (repito: DEZ MIL) Programas desenvolvidos para ele.!!! LEIAM ISSO: "FreeBSD 5 into Darwin — the Open Source, UNIX-based foundation of Mac OS X — to provide enhanced performance, compatibility and usability. " bASEADO no FREE BSD 5 !!! Puro linux ou não? Bom , enfim, nosso semelhante e 100% brasileirissimo KURUMIN está de parabéns e seu eu fosse um mega-empresario investiria (e muito) neste SO (Sistema Operacional) sem sombra de duvida! Então faça a sua parte, copie , empreste , doe, dê , e faça-se conhecer o KURUMIN para seus amigos (e até inimigos!) é e sempre será um bom presente!
Viva o Linux , Deus abençoe os criadores do KURUMIN!!! BY! WELCOME!!!


» Marcio Prado () em 04/05 10:40

+++===ERRATA===+++

Correção da mensagem postada anteriormente (sorry...)

O nome correto do LINUX TOVALD é Linus Torvalds !
seu dados e seu e-mail são o seguitne:

Contact Information
Snail-mail (work):
Linus Torvalds
Transmeta Corp
3940 Freedom Circle
Santa Clara, CA 95054
USA
Phone (work):
+1 (408) 327 9830 x328
Email:
torvalds@transmeta.com
============================
E aonde se lê: Então faça a sua parte, copie , empreste , doe, dê , e faça-se conhecer o KURUMIN para seus amigos.

O correto é:Então faça a sua parte, copie , empreste , doe, dê E COMPRE* ! faça-se conhecer o KURUMIN para seus amigos

COMPRE-O NO SEGUINTE SITE: http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1539

==========
vALEU! Até+


» Flavio Moreira () em 04/05 13:06

ôôô "flood" brabo ... já sabemos que você gosta do Kurumin ... mas basta postar uma unica vez ! :-P

No fórum do kurumin : http://www.kurumin.com.br temos uma sala chamada "Divulgação do Kurumin" - é um excelente lugar para postar um "caso de sucesso" - aproveite !

Abraços


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.