Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Artigo desintoxicante sobre o futuro do Linux

Notícia publicada por brain em agosto 1, 2003 10:43 AM | TrackBack


Futurologia não é uma ciência exata, mas esta sugestão de artigo é interessante porque é uma análise até certo ponto imparcial sobre o futuro do Linux. O Daniel Fonseca Alves sugeriu: "um artigo otimista sobre o futuro do linux sem deixar de ser realista. Bom para desintoxicar da SCO."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» aijá () em 01/08 12:39

Olá pessoal,

Muito interessante...

Alguém poderia traduzir e disponibilizar?

(O meu conhecimento de inglês não é tanto assim)

Acho que seria bem interessante que estivesse disponível para quem está com receio ou tem dúvidas sobre o futuro do linux.


» Manoel Pinho () em 01/08 12:43

Das afirmações abaixo

Myth: Linux will never fly on the desktop.

Reality: I don't want Linux on my desktop! I like the ease, application variety and the bells and whistles of Microsoft Windows.

Myth: Linux is painful to support.

Reality: Ordinary humans -- as opposed to nerds -- don't want to mess with it. Even for nerds it requires special savvy. Not to worry. Today's computer science faculties spit out Linux mavens by the bushel. And tech-services firms are now ready and able to take such problems off your hands.


conclui-se que todo mundo que usa linux no seu desktop, como eu, é um nerd... :-)

O engraçado é que eu vejo muito menos preconceito quanto à hipótese do linux em desktops fora dos EUA do que lá.

O único problema do linux no desktop é o "efeito Tostines", onde não há muitos softwares comerciais nativos porque não há muitos usuários com desktops linux e vice-versa, e a facilidade de obtenção de cópias piratas de programas para Windows. E a única maneira de quebrar esse círculo vicioso é através de conscientização.


» Davide () em 01/08 15:59

Realmente, fora do EUA parece haver uma aceitação maior quanto ao Linux.
Deixa eu viajar um pouco:
- Linux é um sistema comunista, a Europa é seguidamente governada por Partidos Socialistas, então, normal um gostar do outro;
- Linux NÂO pertence a nenhuma grande corporação americana e se continuar crescendo irá destruir a industria de software deles, que dita a mesma no mundo todo, e com isso perderão o controle sobre os demais países e dificultaria o "american way of life";
- Eles são "burros" demais para perceber que existe vida fora do capitalismo selvagem que praticam.


» Augusto Campos () em 01/08 16:04

Sistema comunista? Por que?


» Bambineti () em 01/08 16:18


Jah vi artigos fazendo analogia do Linux com o Comunismo e outro com Capitalismo, ambos estao corretos no meu ponto de vista... o Linux eh o melhor dos dois mundos ....
Comentando ... como diz o budismo o melhor caminho eh o do meio, nenhum dos extremos eh melhor, nem capitalis nem comunismo e sim o sistema que equilibra os dois extremos... assim como funciona na suecia ..... hhehe ta ficando off-topic

T+


» Davide () em 01/08 16:58

Augusto,
o sistema não pertence a ninguém, mas a todos.
Todos trabalham para que ele seja aproveitado por todos.
Já vi textos americanos usando esse tipo de coisa para dizer que o linux é um sistema comunista.
E como americano tem "pavor" de comunistas....

Obs.: esses mesmos argumentos, em minha opnião, podem ser usados para comparar a democracia.


» Augusto Campos () em 01/08 17:31

Lembra socialismo sim, mas não comunismo. O comunismo tem uns ingredientes a mais, tipo o Estado centralizador, a supressão de algumas liberdades do indivíduo... Não estou querendo dizer que o comunismo seja um sistema melhor ou pior, mas acho que a comparação com o modelo de desenvolvimento do Linux não procede :)


» Edgard Lemos () em 01/08 22:28

Na realidade Linux é capitalista até o osso.

Antes, computador era uma coisa cara e que só empresas podiam possuir. Portanto, era natural que as empresas tentassem proteger seus investimentos criando dificuldades para acesso ao software.

Hoje, com a popularização dos computadores e das redes promovida pelos métodos de produção capitalistas, qualquer um tem computador e pode produzir software.

Não é mais privilégio das empresas.

É um fenômeno da nossa era e não um movimento ideológico.


» EdCrypt () em 02/08 02:33

O 'Linux' não é um sistema politico. Ele não pode ser comparado a comunismo ou capitalismo. Informatica é ciencia não produto, deve pertencer a todos não por ser comunista, mas por ser informação cientifica.


» Edgard Lemos () em 02/08 13:42

Eu entendi o que você quiz dizer. O Linux em si não promove este ou aquele sistema econômico.

Mas a gente se lembra de algumas declarações por aí de que o Linux é "comunista" ou que "destrói o valor do software".

Só que os caras que falam isso se esquecem de que suas empresas ajudaram a popularizar a informática de modo que hoje qualquer um pode produzir software.

Depois ficam reclamando que as pessoas passaram a ter acesso à tecnologia de forma independente.

O que muita gente já percebeu é que a produção independente de software, a que muitas vezes damos o nome de Software Livre, ou Linux, é mais que amontoar e empacotar bits sob o nome desta o daquela marca. É um fenômeno sócio-econômico típico da Era da Informação, que encontra paralelo em outras áreas de produção intelectual e, com um pouco de boa vontade, em outros exemplos da História.


» Manoel Pinho () em 02/08 17:29

Eu acho engraçado falar em comunismo com o linux quando na realidade ele permite que qualquer empresa possa fazer aplicativos fechados e ainda por cima sem gastar nenhum dinheiro com ferramentas de desenvolvimento...

E ainda por cima não acontece como no Windows, em que seu principal concorrente também é o que faz o sistema operacional e, portanto, tem acesso à especificações que você não tem acesso e que tem o poder de estabelecer formatos e APIs que serão usadas por ela. Isso acontece, por exemplo, no caso de Bancos de Dados. Por isso que a Oracle (que não tem nada de comunista !) gosta tanto do linux...


» EdCrypt () em 03/08 00:28

Concordo com você, Edgard. Acredito que devemos usar argumentos como esse que descrevi para evitar que as pessoas enquadrem os softares livres em uma posição politica, gerando, assim, os temidos preconceitos. Devemos demonstrar, tambem, que essas filosofia de liberdade serve a ambos os sistemas (capitalista e comunista), justamente por ser livre.


» EdCrypt () em 03/08 00:29

Concordo com você, Edgard. Acredito que devemos usar argumentos como esse que descrevi para evitar que as pessoas enquadrem os softares livres em uma posição politica, gerando, assim, os temidos preconceitos. Devemos demonstrar, tambem, que essa filosofia de liberdade serve a ambos os sistemas (capitalista e comunista), justamente por ser livre.


» Savio () em 03/08 15:42

Alguém sabe dizer o que o Linux tem em comum com o Esperanto, a língua internacional?


» Augusto Campos () em 03/08 16:05

Espero que pouco, porque o Esperanto é uma ótima idéia mas que pouca gente usa na prática :)


» Savio () em 04/08 09:29

É interessante que existem aplicações Linux em Esperanto, e também distribuições Linux em Esperanto. Você pode ver determinado programa com versão para Esperanto e não o vê com opções para outras línguas nacionais mais conhecidas.

Parece que a comunidade Linux entende que o Esperanto é um benefício para a humanidade assim como a existência de projetos científicos Livres.


» Gildasio () em 04/08 10:03

Pelo amor de Deus !
Nunca vi conversa mais inútil.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.