Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

O primeiro dia do FISL

Notícia publicada por brain em junho 5, 2003 11:11 PM | TrackBack


Hoje foi o primeiro dia do IV Fórum Internacional do Software Livre, aqui em Porto Alegre. O evento é impressionante: literalmente milhares de pessoas reunidas entre as 4 salas de 400 lugares, a sala de 1500 lugares, a área de workshops e a área de exposição. Hoje assisti a algumas palestras interessantes, com destaques para a apresentação dos autores do Gobo Linux, a palestra do Bdale Garbee sobre o Debian, a apresentação do Sandro Nunes Henrique sobre a Abrasol, e a do Binhara sobre orientação a objetos usando ferramentas livres. Tinha várias outras interessantes, mas como a cada momento estavam havendo 6 eventos em paralelo, era difícil acompanhar todos ;-)

Minha apresentação foi bastante prestigiada - obrigado! Tive 60 minutos para falar sobre as experiências e lições aprendidas nos 7 anos de vida do Linux in Brazil. O pessoal que tirou foto pode se sentir à vontade para mandar cópias pra mim pelo e-mail brain@br-linux.com ;-) Outro dia eu coloco os arquivos para download aqui, mas no momento não tenho condições técnicas para isso.

Eu tirei algumas fotos dos stands dos amigos, e de fatos pitorescos - um cara andando de skate dentro do evento, a reunião que o pessoal do projeto Debian (incluindo o project leader Bdale Garbee em pessoa) estava fazendo sentados no chão, as filas para credenciamento e várias outras coisas - futuramente publico elas, se ficarem boas. Enquanto isso não acontece, veja neste post do GuiadoHardware as fotos que o Flávio Moreira tirou, em especial esta aqui que ele tirou comigo e com o Tux em pessoa, logo após a minha palestra :-)

Me chamou a atenção a quantidade de participantes do governo federal, tanto nas palestras como nos stands. Sinal dos tempos :-)

Para finalizar, o prof. Marco André ficou devendo a combinação da pizza/churrasco/etc. - se ele se emendar até amanhã, eu posto aqui! E postei uma série de notícias agora de noite para contrabalançar a ausência durante o dia - amanhã o ritmo deverá ser o mesmo.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcos de Souza (mds) () em 05/06 23:28

No endereço http://www.abcdasaude.com.br/flaviao/ tem varias foto do FISL :)


» nerd () em 06/06 01:04

ate o bill gates ficaria mais tranquilo que voce... mas voce me convenceu... pode ficar com todos os hits que quiser... so queria mandar um abraco gaucho e um chimarraum de erva resinada (se eh que me entende!!! heheheheheh)


» Luciano Giordani Bassani () em 06/06 01:52

Augusto, aproveitando que tu destacou a apresentação dos autores do GoboLinux, gostaria de indicar o site do pessoal que está trabalhando nesta distribuição: http://www.gobolinux.org/

Eu tive a oportunidade de ver a proposta da reestruturação da árvore de diretórios no ano passado, durante o III FISL. Na época eu lembro que o projeto deles era uma espécie de trabalho de faculdade, mas muita gente acabou se interessando por esta "novidade"... Pelo que pude notar o projeto está ganhando mais "fama" e mais pessoas interessadas em desenvolver e usar esta distribuição. Particularmente eu acho esta proposta de mudança de árvore de diretórios muito radical, mas reconheço que a idéia deles é original e bastante lógica. :o)


» Wagner Saback Dantas () em 06/06 10:30

Tive o ensejo também de presenciar as idéias dos rapazes (André e Hisham) pessoalmente há uns 15 dias.

Minha surpresa foi similar à de Luciano quando verifiquei as mudanças realizadas na estrutura de diretórios e os efeitos causados como, por exemplo, nas instalações de programas.

Acima de tudo, excetuando-se o sentimento de estranheza por estar dando de cara com tanta coisa distinta do originalmente conhecido, vejo o quão benéfico e saudável é estar lidando com o "software" livre. Uma idéia na cabeça, como surgiu com Hisham, e uma possibilidade real de concretizá-la. :-)


» col () em 06/06 15:44

Porra, pq nao tirou fotos das mulheres no evento ? Foi caçar tirar foto com homem. Puta merda. Cade a Tuxa gostosa ?


» Joe () em 06/06 17:42

Seguinte, parece mentira ter q ficar sabendo o q ocorre no forum por um website... mas esses foruns viraram palhaçada... politicagem braba... o protecionismo certos grupos de pessoas trocando favores com os politicos q comandam a entidade organizadora do evento, uma org totalmente tendenciosa politicamente... o FISL ainda eh interessante pelas palestras apresentadas. Algumas pessoas convidadas a palestrar realmente tem valor, mas a "coisa" desvirtuou-se, prostituiu-se.


» Flavio Moreira () em 07/06 02:30

Citação :

"Porra, pq nao tirou fotos das mulheres no evento ?"

Acho que você DEVE ler isso :

http://br.linuxchix.org/encouragewoman/x168pt.html


» Knuckles () em 07/06 19:29

Poxa Augusto, eu invejo voce... espero um dia ter independencia suficiente pra ir nesses foruns... por enquanto sou só um muleque hehehehehe...
um dia, quando eu ficar mais velho e rico (espero mais rico do que velho :), eu vo num forum desses...
Forte Abraço,
Knuckles


» Bernardo Silveira () em 08/06 16:19

Porcaria. Será que ninguém mais pode andar de skate em paz? ;)
Pena que aqueles guardinhas que mais pareciam da SS não curtiram muito e pediram com toda a educação pra eu parar.
Só pra lembrar, nem estava andando de skate lá dentro.
De qualquer maneira, curti o fórum pra caramba, pela oportunidade de conhecer pessoalmente o pessoal que eu conhecia por irc, sites ou listas.
As palestras estavam muito legais, bastante interessantes.
Melhor palestrante: Icaza. O cara comanda a palestra, é engraçado e o jeito que ele programa e digita não é humano.
Melhor palestra: Prevayler. O programa não tem nem 300 linhas de código, mas a sacada dos caras foi grande.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.