Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova interface do Gimp: Desenvolvedores criam blog para coletar sugestões

Segundo o Slashdot, a equipe que está cuidando do redesign da interface do Gimp, o mais popular programa de código aberto para manipulação de imagens, criou um blog para coletar idéias para o novo design. Todos podem encaminhar sugestões para publicação no blog.

Saiba mais (slashdot.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de isaqueprofeta
Se manter a UI original como opção OK...: Tirar a tradicional interface do GIMP é trair inúmeros usuários já acostumados com a atual interface.

E essa coisa de criar uma nova interface é muita perda de tempo, a única probabilidade é criar um MDI-Photoshop-Like.

O caso de criar uma interface nova é bobeira... é perder inúmeros usuários tanto do GIMP como do Photoshop.
Comentário de Wallacy
Na verdade não, e esse é o: Na verdade não, e esse é o objetivo do blog, ver o visual que os usuários preferem, tem muita idéia boa lá, umas lembram o photoshop, outras blender, outras o flash, outras são totalmente inovadoras.... É impossível acompanhar a evolução das ferramentas (e do numero delas), sem evoluir o próprio desing do programa, se der uma olhada lá, vai ver que tem umas idéias muito boas, não só a parte estética geral, quando a "local", como organização de itens, e tudo mais... creio que os desenvolvedores querem é isso, pegar um pouco de cada idéia para criar uma gama maior de usuários satisfeitos, muita gente usa GIMP e não gosta da interface, tem que se pesar nisso também, e também não se pode fixar somente nos atuais usuários, e os novos que não usam pois não gostam ou não compreendem a interface atual? Claro, é o ideal deixar o GIMP com cara de GIMP, mais certamente para alcançar um numero maior de utilizadores deverá usar uma interface que agrade um numero maior de pessoas, por isso do blog.
E o que importa, mais que a própria interface, são as ferramentas, ninguém deixa de usar um programa por que o "botão da direita foi pra esquerda", mais muitas pessoas nem chegam a conseguir usar o programa por conta desse "botão", e você sabe que muitas pessoas acham o GIMP nada intuitivo... bem, digamos que isso é uma coisa pessoal, cada um tem seu gosto, e é tentando alcançar uma interface que agrade a maioria não só o nicho atual de usuários, que criaram esse blog.
Como diria Francis Bacon : "Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar."


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de cwars
Falou e disse, mas meu voto: Falou e disse, mas meu voto vai para a interface que lembra o blender, pois creio que vai poder aproveitar mais o visual, além de chamar muita atenção assiom como o blender (que tem uma UI além de nosso tempo), sem contar que terá a idéia de combos de teclado mais detalhado sem ficar com a tela poluída como a do GIMP antigo (e se possível poderem aproveitar isso para surgir uma nova GTK)

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de lagaz
> Tirar a tradicional: > Tirar a tradicional interface do GIMP é trair inúmeros usuários já acostumados com a atual interface.

Cara, me desculpe, mas trair inúmeros usuários já acostumados?

Eu posso estar bem errado, mas eu só vejo "inúmeros usuários acostumados" em comentários de uma pessoa.
Não vejo inúmeros usuários dizendo isso.

Eu consigo trabalhar com o GIMP, posso dizer que estou acostumado. Mas se houvesse uma mudança em sua interface, eu ia achar o máximo, por que não é uma questão de costume que faz ele ser o melhor programa e sim questões como usabilidade, qualidade e blábláblá...

Até no paint é mais fácil aumentar o tamanho do pincel!!
Comentário de HRazgriz
Isaque profeta está correto.: discordo completamente sobre retirar a interface original, o isaque profeta está mais do que correto neste sentido, digo aos insatisfeitos ou "acostumados" a procurarem outros programas oras! =] e mais, digo ainda que 90% dos usuários são extrangeiros e não tem tempo e ou sabem da "existencia do br-linux" dai não esperem flores ou manifestações pró retardamento mental. E documentação para o gimp é o que não falta por ai então vamos para de reclamar ora essa, o software é apenas uma EXTENSÃO SUA e não o contrário. Use-o com sabedoria e ele recompensará você.
Comentário de Cristian-CE
Calma pessoal: Acredito que a busca por uma interface que seja mais produtiva é completamente aceitavel.

Concordo com o HRazgriz, mudar simplesmente para agradar usuários de outros softwares é besteira, quem quiser algo com a cara desse ou daquele software que permaneça como está, agora se a idea for evoluir e tornar a interface mais produtiva a ideia deve ser apoiada.

Eveloiur é preciso e é isso que os desenvolvedores estão querendo.
Comentário de Anderson Prado
Se é para melhorar porque não mudar?: Bom as mudanças devem ser gradual, e se possível poder escolher o visual assim agrada mais pessoas.

a squared up… lembra o inkscape eu gostei, Se pudesse colocar abas para as edições das imagems, não é seria muito diferente e poderia possibilitar que as janela sejam soltas.

Uma coisa que os desenvolvedores do GIMP tem que se preocupar mais é com a usuabilidade.

por exemplo você vai usar a ferramenta de texto é ridículo o comportamento daquilo ela abre um janela onde você digita. Só que você quer trocar a cor o tamanho tem que voltar no painel de ferramentas e escolher lá. Não era mais fácil você clicar no texto ae janela pular e você editar tudo. eu poderia citar mais coisas que desagradam.


Comentário de wagnerluis1982
As idéias estao no Blog: Lá no Blog criado pelo pessoal do GIMP para angariar idéias, ele têm um âmbito mundial e uma grande, senão maioria, parte das idéias são de um interface diferente, mais organizada.

Não acho que seja necessário ser um clone, como mostra uma das idéias que clona o Photoshop ou o Macromedia, mas uma interface produtiva (=organizada), como já se falou aqui, é necessária.
Comentário de Marco Aurelio Padilha Cassilha
Gimp: Seria legal que as barras - se minimizassem como do photoshop.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004