Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Firefox alcançou 25% do mercado de navegadores


“Um estudo da Consultoria W3 Counter que envolve o uso de navegadores na Web indica que um em cada quatro internautas no mundo usa o Firefox. Ou seja, atualmente, o browser de código aberto da Mozilla Foundation já responde por 25% deste mercado.



Segundo dados da pesquisa, 66% dos usuários seguem usando o Internet Explorer, sendo 50% na versão IE 6. Enquanto isso, o Firefox segue em seu notável crescimento, com 25%, com 14,47% usando a edição 2. Segundo a mesma pesquisa, o Safari 2.0 é usado por 1,94% dos internautas e o Opera 9.0 por 0,77%.”


Enviado por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) - referência (wnews.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Burro Demais
Qual era a desculpa para: Qual era a desculpa para desenvolver somente para o IE, mesmo? Ah! Lembrei que 99% da Internet só usava ele, e agora qual é a desculpa, talvez porque ele é usado por 66%? Claro e cia que tal responder está? Acho que as empresas brasileiras terão que ficar com os 66%, pois o restante optou por algo muito melhor e que usa padrão de verdade. Desculpe Bill e Ballmer, o FF chegou para ficar e não é mais uma modinha, como falavam também do Linux. Ou ainda acham que Linux, FF, e cia é ainda é uma modinha passageira? E que para ser realista está demorando demais a passar. O que fazer? Bill, Ballmer, MorteAoLinux.com, alguém? Alô???

Acho que a ligação caiu. :-D
Comentário de EthraZa
O q me deixa feliz...: Ao ver q o IEca continua no domínio, a única coisa q me deixa feliz com essas pesquisas é saber q eu vou estar vivo pra ver o IEca sendo desbancado e ficar com os 1,??% que vai ser o uso de quem ainda não instalou o FF pq teve q reinstalar o rWindows.
E lógico q mesmo esse cenário só vai se sustentar enquanto tiver alguns perdidos por ai usando rWindows, provavelmente por causa de aplicações legadas.
O q me deixa feliz... Eu vou estar vivo pra ver tudo isso acontecer e poder curtir o momento da vitória! :)
Comentário de Dm7
Diferentes estudos, diferentes números: Temos a Xiti na Europa, que mostra o Firefox com cerca de 17% mundialmente; A NetApplications, 15,4%; A Onestat.com, cerca de 12%; e agora a W3Counter aponta 25%. Inconsistência? Não. Diferentes estudos, diferentes métodos, diferentes números. Qual número reflete melhor a realidade? Difícil responder. Diria que é algo próximo a 17,35% ;-)
Comentário de andretomasi
IE: Engracado que de 66% de usuarios de IE, 50% usem a versao antiga.. se pensarmos que as atualizacoes automaticas vêm ativadas por padrão no Win, ou seja em sistemas legalizados o IE é atualizado automaticamente, esse número não poderia ser considerado um reflexo do número de Windows piratas por aí?
Instalar o IE7 evitando a ativacao do WGA não é simples pra um usuário "não geek"..


--
André Tomasi

..::Xubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de CWagner
... que eu diria muito: ... que eu diria muito significativo, por se tratar de um projeto de Software Livre que é atacado por todos os lados. Dos concorrentes aos usuários, cada um que apota os defeitos do Firefox tem a cada momento uma resposta da comunidade, seja dos desenvolvedores, seja dos usuários desse belo exemplo de que com vontade se consegue.

Sejam 25%, 17% ou 15%. Parabéns à equipe do Firefox e todos que contribuem para o aumento da utilização de software de qualidade.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Roger de Almeida
A aceitação do firefox: A aceitação do firefox poderia ser muito maior, se boa parte das páginas fossem compatíveis com a W3C. Essa é a grande verdade!!!

O usuário "comum" não quer amolação. Ele quer entrar numa página e navegar sem inconsistência, sem essa de clicar num botão e nada de processar......

Mas não é culpa do Firefox mas se, não custa imaginar, o firefox fosse compatível com páginas feitas exclusivamente para o IE? Acho que esse é caminho. Não adianta bater o pé e dizer que é W3C se as páginas não são.

Apenas adiantando. O Unibanco a partir de ontem, baniu os clientes que usam Linux, mesmo que o navegador seja o Firefox. Apenas as pessoas que usam o windows, podem ser clientes do Unibanco que nem parece banco.

Uma ação de um banco, impactou de forma dura o meu trabalho de migração para o Linux junto ao meus clientes. É frustrante ser empreendedor no Brasil. É foda!!!



Roger()

Comentário de Dm7
É uma teoria, André! Em um: É uma teoria, André! Em um desses estudos, o IE7 está estagnando em 30%. Têm também as empresas, onde o processo de atualização é um pouco diferente. Onde eu trabalho e na faculdade que curso, por exemplo, o IE 6 ainda é amplamente utilizado, descartando-se a atualização para o IE7, ou mesmo a adoção do Firefox como alternativa. Essas empresas e instituições simplesmente ignoram uma opção mais segura, estável e funcional de um aplicativo que não obteriam nem que se gastassem somas razoáveis de dinheiro em atualizações de hardware e softwares M$. Contraditório. Só para dar um exemplo, estou tendo aulas em laboratórios de informática, e tenho que baixar e instalar o Fx em cada sessão que me logo, pois o Firefox não é instalado como alternativa. Então eu instalo a extensão Tab Mix Plus, configuro para abrir abas automaticamente a partir do campo de pesquisa (que mudo para a Wikpédia), e enquanto o Professor vai explicando vou pesquisando e conferindo os termos e tirando as dúvidas simultaneamente... mais rápido e e eficiente do que ficar abrindo janelas e janelas... :-p
Comentário de silveira
Eu espero que o FF continue: Eu espero que o FF continue crescendo, e de maneira saudável, é claro.

No meu blog, que não conta pra nada eu sei, as estatísticas são:

  • Mozilla/Gecko Core - 51.53%

  • MSIE Core - 45.44%

  • Opera - 1.94%

  • Outros - 1.05%

  • Netscape - 0.03%

  • Mobile Browsers - 0.01%


Esse números estão mais ou menos estacionados a um bom tempo, devido ao perfil do público. Ainda bem, é chato ficar todo tempo gastando trabalho em resolver probleminhas para o IE.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de MARCELO2007
Aqui está o Linux: http://www.w3counter.com/globalstats.php?date=2007-05-20

Menos que Windows 98.

Menos que metade do Mac (que custa os zóio da cara).

Menos que o Vista, que não tem nem 6 meses de mercado.

Bem, pelo menos ganha do Windows ME... :-P
Comentário de Burro Demais
Sim e daí??? Não disse que: Sim e daí??? Não disse que o Linux é o sistema mais utilizado do planeta Terra, desculpe do universo já visto que só existe inteligência no planeta Terra :-D, comentei que vocês passaram a década de 90 inteira dizendo aos quatro ventos que o Linux era apenas uma moda e como Unix, como vocês pensam, iria sair do mercado mais rápido que chegou. Desculpe, mas mesmo que você não goste o Linux existe, como o Unix existe e como o BSD existe. Não quero saber se o Linux é o mais usado, só preciso saber que ele irá continuar existir.
Comentário de Sonolento
Ouvi falar disso, mas foi: Ouvi falar disso, mas foi algo divulgado ou escamoteado ?

Bota pressão, enche a caixa de mails deles, ve se consegue o mail de alguma ouvidoria(costumam ser mais solícitos).

Isso me fez lembrar o comercial do unibanco com o Bill Gates... que coisa brega.


Sobre o crescimento do Firefox, vale lembrar o óbvio: Começou com 0% ! Que têm isso de importante ?! Muito, é bom para lembrarmos que não temos que escutar muito o que os Ballmers e MS Monkeys* da vida falam, importante é seguir seu caminho, trabalhando, fazendo um sistema que seja bom e claro, investir em divulgação também.


O Linux Também começou com 0%. Hoje em servidores é cada dia mais usado, em desktop é baixo, mas está crescendo aos poucos.


:)

*Puxa-sacos da MS.
Comentário de timm
Bem..: Fui um dos usuários de Windows 95 que navegavam na internet com Netscape, acessavam emails com Eudora, baixavam músicas no Napster e escutavam-nas no Soníque. E eu vi o Netscape ruir. ERa um excelente navegador e dava de 10 x 0 no Internet Explorer.

Como a Netscape abriu o código de fonte posteriormente e mais tarde nasceu o FireFox. Das cinzas do netscape ele vai com tudo para ganhar novamente o território que sempre foi seu. Eu gosto de ver isso.

Mas... Atualmente eu uso Opera e não tenho pretenção de mudar!!! :)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de MARCELO2007
E daí...: "Vocês"? Com quem você pensa que está falando? Eu uso Linux também.

Mas Linux não pode sair de moda porque *nunca esteve* na moda. Somos pior que minoria, somos marginais. Não conte com o respeito da sociedade. E não delire achando que alguma coisa está mudando.
Comentário de MARCELO2007
Unibanco sux: Desculpe aí, mas você escolheu muito mal. O Unibanco sempre foi uma porcaria de banco. Ruim e caro. Um monte de gente acha isso.

Há males que vêm para bem. Aproveita o embalo e troca de banco. Fecha essa conta e esquece isso.
Comentário de hardware
Pode ser: possuo o XP legalizado que veio em meu notebook mas optei por não instalar o IE7 devido a voracidade de memoria do mesmo. Na verdade só uso o Firefox - que é muito melhor que o IE em varios aspectos como a possibilidade de incluir recursos com os add-on (uso muito o NoScript e IE Tab), mas também na versão 1.5 pois a 2.0 também consome muita memória; 4 janelas abertas e lá se vão 120MB...

Usava muito o Opera que era bem leve, mas devido a incompatibilidades com internet banking nunca mais usei. Com estes 0,X% de participação, não estava na hora da Opera liberar o código fonte do seu navegador em GPL? Quem sabe a Fundação Mozilla não poderia fazer uso de algum de seus recursos para deixar o Firefox mais leve???
Comentário de Burro Demais
Do jeito que você se: Do jeito que você se expressou no seu comentário anterior entendi que você estava defendendo a Microsoft, sinto.
Se você usa Linux antes de 2000 já teve que confrontar a própria Microsoft afirmando que Linux era apenas uma moda. E você já fez seu pré-julgamento por uma pesquisa?
Comentário de Dm7
Só acrescentando,: O portal Terra possui centenas de páginas com animações flash incompatíveis. A propósito, vc já experimentou usar a extensão User Agente Switcher, para acessar o site desse banco?
Abs,
Comentário de Dm7
A propósito, parece que: A propósito, parece que essa notícia está sendo ignorada pelos meios de comunicação brasileiros... os mesmos que há algum tempo publicaram duas vezes no período de um mês a mesma (!!) pesquisa, a que mostrava um pequeno decréscimo do Firefox. Por outro lado, noticias como as vendas do Zune não são ignoradas.
Comentário de Critico
Inconclusividade mais uma vez: Essas pesquisas sao baseadas em factos inconclusivos. vou dar um exemplo claro:

se a microsoft quisesse fazer um estudo desse é claro que haveriam muitos mais usuarios usando IE do que Firefox na sua pagina (www.microsoft.com), porque la o IE funciona melhor.

um facto que nao pode ser desprezado é q apesar de muita gente usar Firefox, mesmo assim AINDA POSSUI E USA IE nas suas maquinas (eu mesmo faço isso). Por isso esses dados deixam de ser consistentes, sao volateis, inconclusivos, pior foram dados realizados por acessos realizados no proprio site da W3, o que revela porque esses dados sao assim: A maioria dos visitantes da W3 sao usuarios de openource. Incluam www.microsoft.com nas proximas pesquisas e aí veremos.
Comentário de yamane
Números exagerados!: Os números são muito otimistas e exagerados.

Para ter uma noção do avanço do Firefox o correto seria analisar os sites neutros, que NADA tem a ver com informática, linux, microsoft, blogs, etc.

As estatísticas do site da empresa onde eu trabalho (que é uma fábrica de alto falantes) mostra que somente 8,4% dos usuários usam o Firefox, e 90,9% usam o Internet Explorer.

Maiores informações em:
http://img211.imageshack.us/img211/1756/browsersgo9.jpg

Aproveitando: não percam tempo postando estatísticas de sites com 500 hits.

Att,
Renato
Comentário de jcfl1970
Recentemente meu primo: Recentemente meu primo instalou um linux chamado Ubuntu no meu computador novo e ele veio com esse firefox e eu achei muito bom pois passa segurança.

Me lembro dos sites que instalavam o "Gator", através do IE, o que é inadmissivel.

Vida longa ao Firefox.

--
Usuário iniciante Linux Ubuntu.
Paz, amor e fraternidade

Comentário de Dm7
Renato,: Só por curiosidade, vc têm acesso a dados anteriores, para efeito de comparação?
AbS,
Comentário de Felipe Raposo
Abrangência: Mas as estatísticas do seu site reflete somente usuários brasileiros, correto? Ou ele é acessado mundialmente?
Felipe Raposo

Comentário de hamacker
Por falar em internet: Por falar em internet banking, eu sempre elogiava o unibanco por funcionar corretamente no FF, pois é, aí o tempo passa e o unibanco resolve lançar uma extensão para o FF que só roda no Windows, e quem usa Linux ? Bem, se voce ligar para a central de desentendimento eles orientam a usar o IE, ou seja, nem tocam no assunto Firefox mesmo para windows.

--
http://hamacker.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004