Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Anunciado o livro "Ferramentas Técnicas - Guia Prático", de Carlos Morimoto

Pedro AxL (pedroaxl[arroba]gmail.com) enviou este link do anúncio de pré-venda e acrescentou: “Foi liberada a pré venda do novo livro de Carlos E. Morimoto, Ferramentas Técnicas - Guia Prático. 'As distribuições Linux estão de um modo geral se tornando muito fáceis de usar, em algumas áreas até mesmo mais fáceis de usar que o Windows. Mas, isso acaba deixando um gosto amargo na boca. Afinal, onde está o desafio? Em outros casos as coisas não funcionam tão bem assim e o gosto amargo fica por conta do modem, webcam, placa 3D ou placa wireless que não está funcionando ou outro problema qualquer, que não pode ser solucionado usando as ferramentas gráficas. Este livro é uma coleção de dicas que ensinam a configurar e corrigir problemas 'na unha', manipulando diretamente os arquivos de configuração e módulos do sistema, sem depender de nenhum configurador. É ideal para quem gosta de fuçar e quer entender melhor como o sistema funciona internamente, editando arquivos de configuração, compilando módulos e escrevendo scripts. Você encontrará também uma grande quantidade de informações sobre uma área em que o Linux ainda é mais fraco: suporte a hardware, especialmente placas wireless, softmodems, placas 3D e outros dispositivos que funcionam usando drivers proprietários, que precisam ser instalados manualmente. Por ser escrito em uma linguagem simples e didática e com um nível crescente de dificuldade, este livro é indicado tanto para usuários avançados, quanto iniciantes que desejam compreender mais profundamente o sistema'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luc
Tem CD ou não?: Notei uma certa confusão na parte sobre "Envio via CARTA REGISTRADA":

"Você receberá o CD dentro de 4 a 5 dias úteis após o lançamento do livro."

Em seguida,

"Esta modalidade de envio (Carta registrada) só é válida para o envio de 01 livro sem qualquer CD incluso pois de acordo com a legislação dos Correios não é permitido o envio de CDs via carta registrada."

Afinal, quem pede carta registrada recebe CD ou não?
Comentário de Cristiane
:
Ops, erro de digitação mesmo :-) Este livro não acompanha CD, por isso pode ser enviado via carta registrada
Comentário de direito
Bibliografia.: Será que ele cita as fontes de onde retirou algumas soluções ou ao menos agradece os usuários que postaram no forum mostrando soluções??

Um professor de Métodos de Pesquisa sempre dizia: "Um livro sem Bibliografia não vale nada".

Vamos ver como está este livro. :)
Comentário de well
Bibliografia?: Ué, você não citou as fontes do qual aprendeu a escrever ou usar o computador, nem quem indicou este site pra você. Também não vejo, no seu comentário, os nomes daqueles que te formaram e são os verdadeiros autores dos seus idéais. Nem mesmo o nome deste seu professor.
Comentário de Marcusss
O comentário dele não é um: O comentário dele não é um livro.
Comentário de direito
Bibliografia: Pelo seu comentario vc nunca fez uma faculdade e nunca fará.
Quando se quer saber se o livro é bom veja a Bibliografia pra ver se o cara pesquisou bastante sobre o assunto ou se conhece bem do assunto, não é o fato de fazer um livro que torna o autor um expert no assunto. Qualquer um copiando e colando na net pode fazer um. ;)

E como disse nosso amigo abaixo, meu comentario não é um livro.
Comentário de well
Sim, bibliografia...: Concordo com você em tudo o que disse. Na verdade eu estava tentando ser sarcastico porque você, como muitos outros, ficam pegando no pé do Morimoto o tempo todo. Parece que escolheram o Morimoto pra ser o Judas, e qualquer tópico ou comentário sobre o mesmo a moçada manda logo bala.

Não estou puxando o saco dele, nem o conheço. Mas acho desnecessário toda esta crítica leviana.
Comentário de Roberto
:
Por que você não posta o curriculum do seu professor, vamos comparar com o do Morimoto e com o das outras pessoas que você fica atacando aqui no br-linux

Melhor, por que você não posta o seu? Tenho certeza que é desenvolvedor de várias distribuições, autor de muitos livros e sites e contribui um com sem-número de projetos.

Tenho certeza também que vários grandes nomes vão reconhê-lo e enaltecer suas qualidades...

Se não for fazer isso, então cale a boca. Troll.


Comentário de Manoel Pinho
Morimoto: Acho uma palhaçada esses ataques gratuitos ao Morimoto. Não interessa se o kurumin não foi escrito do zero, mas baseado no Knoppix, nem se as suas dicas e artigos consistem de coletâneas de conhecimentos obtidos na internet. O que importa é que ele FAZ, em vez de ficar trollando.

Ele é uma das pessoas que escreve artigos e livros de linux com mais didatismo e linguagem acessível. O kurumin também é um show de usabilidade e de como idéias simples (como shell scripts, uso do kommander, etc) podem simplificar o linux para novatos.

E não estou puxando o saco dele, até porque uso o kurumin apenas como livecd e não participo muito da comunidade de usuários do kurumin porque já era um usuário linux com razoável experiência quando o kurumin surgiu, não precisando de distribuições tão amigáveis. Mas reconheço o bom trabalho feito.

Apesar de isso não ser um orgulho para o país, a verdade é que existe uma quantidade enorme de profissionais de informática que não dominam o inglês técnico e não sabem usar o google e outras ferramentas de busca para tirar suas dúvidas de linux. Ainda dependem de livros em português e cursos formais para aprenderem a usar o sistema. E, portanto, livros como esse e outros são bemvindos.
Comentário de direito
Bem well, como vc disse que c: Bem well, como vc disse que concorda vejo que vc é sensato, pois em nenhum momento ataquei pessoalmente o Morimoto, acho oq ele fez pelo Linux vai ser dificil de outra pessoa fazer. Mas uma coisa é certo, até no forum sempre reclamam que ele não coloca as referencias de onde e de quem tirou a resolução para o problema. E isso para quem ajuda o kurumin ou ate mesmo o SL é sacanagem.

Agora Roberto Avila quem falou em curriculo? Por isso as estatisticas apontam que no Brasil cerca de 70% da população é semi-analfabeta, não sabe interpretar o que lê. Eu repito, admiro oq ele fez e continua fazendo pelo Linux mas quero ver realmente se ele vai colocar referencias bibliograficas no seu Livro, isto é requisito basico, agora se vc's não entenderam infelizmente vc's fazem parte dos 70% da população que não sabem interpretarem um texto. :)
Comentário de Roberto
:
Tem que ver se esse pessoal que reclama do fórum realmente ajudou a solucionar os problemas. Na epoca que comecei a usar o Kurumin passei um tempo acessando o forum e via muita gente colando receitas de outros lugares, ou mesmo postando soluções erradas. Não era de muita ajuda nem pra mim que era visitante, imagino que menos ainda pra quem desenvolve...

Depois vi que criaram um forum de desenvolvimento, mas aquilo anda mais parado que o PC Conectado. Vi que tem varias citacoes de contribuições dentro dos scripts. E algumas no change-log.

Outra coisa, nunca vi nenhuma distribuição que fique colocando fix de bug nos creditos, só quando é alguem que realmente ajudou substancialmente. Geralmente deixam o nome apenas na pagina do bugzila.

Em geral o Brasileiro faz muito pouco e quer muito crédito. É um sintoma de mediocridade.

Comentário de Roberto
:
Mas esse é justamente mais um sintoma de mediocridade. Existem muitas pessoas inteligentes e extremamente capazes, mas o Brasileiro médio, principalmente na área de informática é mediocre.

Não tem acesso à informação técnica por que não sabe Inglês, não lê os livros nacionais por preguiça e fica atacando quem consegue mais sucesso que ele.

Depois reclamam que são sub-desenvolvidos por causa dos Americanos. São sub-desenvolvidos por que não medíocres, verdade nua e crua.

Comentário de Luc
Brazucada: Além disso, se você fala inglês, experimente postar alguma crítica em alguns fóruns internacionais (em inglês), a mesma crítica em alguns fóruns brasileiros, meça as reações e veja *quanta* diferença.
Comentário de chatus
Regra áurea: Pelo visto quase ninguém aqui fez facul...não importa se é o Morimoto, Albert Einstein, Tio Patinhas ou Homer Simpson...até mesmo trabalhos muito originais possuem componentes criadas por outras pessoas, você TEM de citar as fontes, é a única exigência no mundo acadêmico.
Se você nunca cita nada e publica no estilo :

"Guia xxx"
por Eu

Sinto muito, mas isso é errado sim, pois passa a impressão que é tudo criação pessoal, isso não existe até nos casos de trabalhos que mudaram os rumos do conhecimento humano.

Vou dar um exemplo para vocês

Publicado pelo Morimoto: http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/101.htm

Mas basta uma consulta ao google e:
http://www.cs.ucr.edu/~jbyrne/vmware.htm

É possível que ele tenha lido esse tutorial antes, não custava nada ele citar o link.
Comentário de Roberto
:
Bom, eu náo uso slackware, mas um que li e que percebi mais ou menos como foi escrito foi o de placas wireless: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/092/

Eu leio bem em ingles e na época eu procurei muito na net e não achei um tutorial que desse uma visão global sobre a wireless no linux. Era um cocô, por que tinhamos varias placas diferentes onde trabalho.

Nesse tutorial você pode perceber que ele se deu ao trabalho de ir pesquisando placa por placa, relacionando os drivers disponíveis a cada placa, testando cada um (acredito, senão teria um monte de erros e nas placas que testei vi que realmente não tem) e incluindo um monte de dicas que não vi em outros tutoriais pela net.

Ele vai citando "as fontes" ao longo do tutorial, na forma do monte de links incluídos e incluindo dicas originais. Me parece ser só uma questão de estilo. Até por que ninguem lê a bibliografia no final do livro ou tutorial. Incluir a bibliografia no meio texto me parece ser mais útil.

Aqui tem alguns trechos:

"As placas wireless mais indicadas para uso no Linux são as com chipsets Prism, Lucent Wavelan (usado por exemplo nas placas Oricono) e Atmel. Estas possuem drivers de código aberto, estáveis e que suportam todos os recursos das placas. Estes drivers fazem parte do pacote linux-wlan-ng (http://www.linux-wlan.org/) e passaram a vir pré-instalados a partir do Kernel 2.6.

As placas com suporte nativo são quase sempre detectadas automaticamente durante a instalação. Você pode ver uma lista das placas compatíveis com os drivers nativos no: http://www.linux-wlan.org/docs/wlan_adapters.html.gz. Para as demais você pode usar um dos drivers a seguir."

"A página do projeto é a: http://madwifi.sourceforge.net/

O driver pode ser baixado no: http://madwifi.otaku42.de/

Assim como o driver para placas ACX100, o Madwifi é dividido em dois componentes: o driver propriamente dito e o firmware. A diferença é que o firmware já vem incluído no pacote, não é necessário baixá-lo separadamente.

Para instalar, descompacte o arquivo http://madwifi.otaku42.de/madwifi-cvs-current.tar.gz e acesse a pasta que será criada. Rode os comandos de sempre:

# make
# make install

Depois de instalado, você pode carregar os módulos com os comandos:

# modprobe wlan
# modprobe ath_hal
# modprobe ath_pci

O módulo wlan contém os componentes genéricos que dão suporte a placas Wireless no Linux. O ath_hal contém o firmware da placa e o ath_pci contém o driver propriamente dito, que deve ser sempre carregado depois dos dois.

Ao carregar os módulos, o led da placa já irá acender, indicando que ela está ativa. Para que eles sejam carregados automaticamente durante o boot, adicione as linhas "wlan", "ath_hal" e "ath_pci" no final do arquivo /etc/modules.

Este outro link ensina a compilar pacotes .deb com os drivers, procedimento ideal para quem usa distribuições derivadas do Debian, como o Kurumin. Lembre-se que os pacotes gerados conterão os módulos compilados para o Kernel usado na sua instalação, e não funcionarão em instalações com versões diferentes do Kernel. http://www.marlow.dk/site.php/tech/madwifi"

"Este chipset é encontrado em alguns modelos de placas PCI, principalmente um modelo vendido pela LG. Embora seja mais raro, você também encontrará algumas placas PCMCIA e até algumas placas mãe com ela onboard.

A Realtek chegou a disponibilizar um driver for Linux, mas ele funciona apenas em distribuições com Kernel 2.4.18 ou 2.4.20:

http://www.realtek.com.tw/downloads/downloads1-3.aspx?Keyword=rtl8180l

Existe um driver atualizado, para distribuições com versões mais recentes do Kernel, ainda em estágio inicial de desenvolvimento disponível no:
http://sourceforge.net/projects/rtl8180-sa2400

Mas, atualmente, a forma mais prática de ativar estas placas é usar o Ndiswrapper."

Comentário de Roberto
:
Só o que eu realmente não consigo entender é como esse cara consegue escrever e desenvolver coisas tão diferentes, ao mesmo tempo.

Geralmente que escreve sobre hardware sabe um pouco sobre redes e olhe lá. Quem escreve sobre Linux não sabe nada software Hardware e quem programa muito não sabre sobre mais nada, muitas vezes nem como escrever direito (hehe).

O cara escreve sobre Hardware, sobre redes, sobre Linux e ainda por cima desenvolve uma distribuição "nas horas vagas" (!!!).

Não é questão de sair copiando, senão um monte de gente já teria feito (e olha que os Brasileiros são bons em copiar, se fosse facil já teriam feito a muito tempo). Se fosse fácil desenvolver um desktop fácil de usar como Kurumin a Conectiva teria feito. Se fosse fácil escrever um livro de Linux decente, um monte de egozinhos inflados da comunidade já teria feito.

Ele deve ser algum ciborgue, ou veio do futuro, ou é um ET, ou bateu a cabeça quando era pequeno :-P

Já ouvi até dizer que na verdade é "Carlos *E* Morimoto" por que na verdade são dois caras e não um... Vai saber.


Comentário de Julio Nascimento
O Morimoto é um ET: Morri de risos da tua definição do Morimoto!!!
Acho q ele é um ET que mora dentro de uma capa de humano, com cara de japonês. Como no filme do M.I.B!!!!

Brincadeiras a parte, o trabalho dele é de se elogiar....Pena que alguns da comunidade não reconhecem isso. Preferem esculhambar o trabalho dele. Engraçado q nenhum deles nunca fez algo do porte q o Morimoto faz.
Egos inflados, infelizmente.
Comentário de anonymous
King: "Ei ei ei...Morimoto é u nóssu rei!"
huahuahua
Como é mesmo ?
"A ignorância é uma benção..." (Matrix)
Comentário de Roberto
:
"'A ignorância é uma benção...' (Matrix)"

Isso por acaso foi uma auto-crítica? hehe

Troll.
Comentário de _kernel-
Desses ai que falam e critic: Desses ai que falam e criticam o Morimoto... quantoa ai tem uma distro pra eu testar? Eh so falar que eu baixo rapidinho...

Pessoas com o Lame Duck que tem distro baseadas no Kurumin que poderiam falar mal porque tenta aperfeiçoar o Kurumin com ba numa nova distro contribuem e ja os desafortunados e desprovidos de inteligência que se dizem acadêmicos ficam atras de Referências, vá la no caixão de Einstein e pergunta pra ele cade as referencias dos trabalhos dele...

Deixa de enxer o saco de pessoas que contribuem com o Open Source e va trabalhar numa coisa que realmente Preste.

O critico está fazendo as vezes daquele ex-apresentador da Redetv que foi demitido por falar mal de tudo e de todos e nunca fazia nada construtivo.

Se Morimoto fosse dar atenção a determinados tipos de críticas o kurumin ja teria sumido do mapa faz tempo... no entanto tá eh crescendo a cada dia que passa e hoje eh a distro mais baixada no site do superdownloads eh so conferir, prova disto eh que o proprio governo federal usa (no governo não tem acadêmicos? não vi eles perguntarem por referencia nenhuma).

Desabafei... abraços a todos. Firme Morimoto
Comentário de Robson Franklin
Conhecimento: Algo tão importante quanto o conhacimento, é a idéia que se tem com ele, ou seja o interessante não é apenas acumular informaçãoes mas idealizar com elas diversos fins. É isso que faz pessoas como Carlos E Morimoro, Fábio Berbet e tantos outros que se destacam na comunidade Linux. Portanto acredito que se queremos criticar o trabalho de alguem, temos que ser muito sábio em apontar erros e demandar melhorias para o mesmo, mas além de tudo procurar sermos também um destaque, pra que assim possamos contribuir até com nossas ofensas construtivamente falando. Postamos tantas linhas aqui para o que? pois não é criticando que se destaca, mas sim contribuindo com solidariedade e conhecimento. Que tal irmos lá no Viva o Linux e postarmos uma dica ou responder uma dúvida de algum usuário ou até mesmo iniciarmos um artigo. Querem criticar, melhorar ou algo parecido? então que tenhamos respaudo para tal e um nome sobre o conhecimento que possuímos para que nos vejam como soluções e refêrencia.

Vamos nos destacar !!!!
Comentário de lu
Defensora: Saio em defesa do Morimoto. Ele NAO é ET nao. É gente de carne e osso como nós! :-) E tambem nao veio do futuro nem bateu a cabeça qndo pequeno... ;-)
Comentário de Nãoimporta
Resposta sobre Morimoto e etc...: Eu acho que parece um galhineiro cheio de ko,ko,rococo..
Ou vizinhas com o síndrome de aquele dia.. hhehe
Não tem mistério, gosta do que faz Morimoto, vai no site
dele e aproveita o que por ele é compartilhado... dicas.

Não gosta, faz melhor e prepara um site para dizer
aqui estou eu, e olha que sei muito de informática.

Bom ou mal, ele (Morimoto) não está roubando como muito
politico e que ri da gente quando paga impostos desgraçados!

Em lugar de criticar Morimoto, que não tira nada de você,
vai juntar uns colegas e fazer ruído em Brasília para que
terminem de roubar (ou como falo em "gringo") AFANAR CHORIAR,
de nuestro (nosso) bolso .... Brasileiros e estrangeiros que
moramos neste pais ... falou!
Comentário de OskR
Resposta sobre Morimoto e etc...: Eu acho que parece um galhineiro cheio de ko,ko,rococo..
Ou vizinhas com o síndrome de aquele dia.. hhehe
Não tem mistério, gosta do que faz Morimoto, vai no site
dele e aproveita o que por ele é compartilhado... dicas.

Não gosta, faz melhor e prepara um site para dizer
aqui estou eu, e olha que sei muito de informática.

Bom ou mal, ele (Morimoto) não está roubando como muito
politico e que ri da gente quando paga impostos desgraçados!

Em lugar de criticar Morimoto, que não tira nada de você,
vai juntar uns colegas e fazer ruído em Brasília para que
terminem de roubar (ou como falo em "gringo") AFANAR CHORIAR,
de nuestro (nosso) bolso .... Brasileiros e estrangeiros que
moramos neste pais ... falou!
Comentário de anonymous
Não: Meu distinto lambe botas, vocês é que são extremamente ignorantes por idolatrar uma pessoa pura e simplesmente por ela escrever sobre Linux.
O sujeito copia sim informações alheias e não dá os créditos, citar links de sites não é suficiente, rode um cliente edonkey e procure por "Apostila PHP e postgresql"; no final deste ebook os autores citam a bibliografia, de onde eles APRENDERAM sobre o assunto, o que o "herói do SL" de vocês não faz. É como se o "criador" da "distro" chamada de kurumin fosse um Leonardo da Vinci tupiniquim...é uma atitude ridícula da parte de vocês

Comentário de Clovis Sena
nao alimentem os trols: estes canalhas nao passam de paus mandados! Ganham pra nos xingar. Vem aqui so pra lançar calúnias, falácias e desinformação.


:-(

UPDATE: um ataque "ad hominem", cuja descriçaõ pode ser lida no site:

Fallacy: Ad Hominem : http://www.nizkor.org/features/fallacies/ad-hominem.html


Comentário de anderson p. lindo
Cade a sua distro??: Para criticarem existem muitos, mais me digam, alguns de voçeis que criticam o morimoto, já desenvolveram alguma distro que presta-se???
Não adianta virem com argumentos filosóficos a respeito da importancia das criticas...se não vieram ao mundo para ajudar...é melhor criar o seu próprio mundo..
Anderson.
Comentário de lewis
Linux de novatos para novatos.: O kurumin também é um show de usabilidade e de como idéias simples (como shell scripts, uso do kommander, etc) podem simplificar o linux para novatos.

Novatos fazem distro para novatos, programadores para programadores, adm. de redes para adm. de redes. Geralmente quando sua distro não tem um foco comercial é assim que funciona.

As críticas ao SANTO MORIMOTO não são infundadas, mas ele tem muitos fãs que tornam tudo em um grande galinheiro. Nos scripts dele é dificil descobrir onde ele modificou um script e onde o script era original, claramente falta documentação.

Mas os novatos só levam em conta o fato de que a distro dele virou "POP" está em voga no mundo da informática e fez sucesso até no exército.

Uma mentira continua sendo uma mentira mesmo que 90% das pessoas do planeta acreditem.

Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004