Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Carlos Morimoto - Get the facts: a verdade sobre o crescimento do IIS

As estatísticas de Junho da Netcraft sobre o uso de servidores Web mostram um crescimento substancial no uso do IIS em relação ao Apache. O IIS cresceu 4.25% em Maio, acumulando 16.7% em três meses. Porém, por trás destes números espantosos, existem alguns fatos interessantes. Esta pesquisa da Netcraft calcula o market share de cada servidor baseado no número de domínios hospedados e não no tráfego ou número de servidores. Com isso em mente, leia esta outra notícia, publicada a alguns meses atrás, que mostra o grande esforço da Microsoft em migrar grandes empresas de registro de domínios para o IIS.

Apenas com a migração do GoDaddy, ganharam 3,5 milhoes de domínios, o que equivale a quase 3.5% do total, ou seja, quase todo o ganho que foi registrado em Março. Se você fosse um profissional de marketing trabalhando para a Microsoft, você realmente adoraria ver estes números, mas na realidade, estes 3,5 milhoes de domínios da GoDaddy e mais outros tantos 'conquistados' em manobras semelhantes são apenas parked domains, ou seja, sites sem nenhum contéudo além de uma página de abertura, que existem apenas para manter o domínio registrado. Por não possuírem nenhum conteúdo, nem receberem muitas visitas, eles são simples de hospedar. Um único servidor pode hospedar centenas de milhares deles, em contraste com sites 'de verdade'.

Ou seja, por trás do impressionante crescimento do IIS nos últimos meses, está um conjunto de manobras para aumentar seu uso nos parked domains e assim manipular os números da Netcraft, ao invés de crescimento real. Get the facts!
” A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Veja também: Perens wants you to park your site on open source e Bruce Perens has become a distraction.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Na verdade essa sempre foi a: Na verdade essa sempre foi a desculpa da MS para o número de sites rodando Apache: que qualquer site cretino tinha o mesmo valor que um site grande para a estatística da Netcraft...
Comentário de Caio Coimbra Carvalho Costa
Faltou um pedaço: Por falar em fatos, faltou citar um pedacinhozinho do artigo:

Além disso, Rich Miller, analista da Netcraft, informa que a representação do Apache no mercado já é inflacionada por serviços de hospedagem provisória de domínios:

"O servidor Apache tem sido o maior beneficiário das 'aparências' criadas pelos domínios em regime de hospedagem provisória", escreve o analista da Netcraft Rich Miller. "Gestores de registro como Register.com, 1&1 Internet, Dotster e DirectNIC usam Apache, enquanto Go Daddy e enom usam Windows Server 2003 e a Network Solutions usa Solaris OS e SunOne."

Na verdade, a migração do Go Daddy provavelmente apenas torna estes números inflacionados mais equilibrados, e não mais distorcidos.

Tudo bem, acho que vocês se esqueceram desta parte... Acontece.
Comentário de maiconfaria
tudo bem!: Tudo bem, pode até ser que isso é verdade, mas a propaganda da MS diz respeito ao crescimento de sites hospedados e aparentemente o número só cresceu com sites vazios !
Comentário de nemesis
dark future: é, não deixa de ser verdade. :P

tempos tenebrosos parecem se formar adiante, com Linux enclausurado numa jaula virtual rodando sob o Vista para aqueles que precisem, Apache substituido por IIS, PDF substituido pelo formato da M$, Java por .Net etc etc

e o rebanho candidamente em seu pasto, engordando pro abate pelo Grande Irmão...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Irrelevante.: É o tipo da coisa irrelevante.

Todo mundo sabe as estratégias que a M$ usa para conquistar mercado. Não existe vínculo algum de que IIS seja melhor que Apache só porque tem mais ou por estar conquistado mais o mercado.

A M$ tem estratégias de marqueting bastante agressivas que passam até pelas populares "jantinhas" com os gerentes de TI.

Acho totalmente vago este número publicado à medida que o Apache não dispõe de meios (e nem precisa...)para sua auto-promoção, nem sequer de uma estratégia definida de marketing para combater um "pseudo concorrente".

A impressão que passa é de que IIS cresce mais porque é melhor que o Apache.
Seria o mesmo que dizer que IExplorer é melhor que Firefox porque (ainda) mais usuários utilizam ele.

Será que alguem acredita nisso?

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Spock
Essa foi para o Baboo...: Com certeza essa foi para o Baboo calar a boca :)
Comentário de nemesis
"Será que alguem acredita: "Será que alguem acredita nisso?"

Uns 2 bilhões de pessoas no planeta respondem em uníssono: "Siiiiimmmm"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Desconhecimento.: Não, não... Peraí.

Uns 99,9% destes 2 bilhões nem conhecem o Firefox ou que sequer existe vida depois do RWindows.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004